Mais demonstrações do poder do ARKit mostram o que o futuro da realidade aumentada nos reserva


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
08/08/2017 às 20:35

Assim como vocês, eu também não aguento mais ouvir falar em “iPhone 8” — imagina então quando o bicho for lançado! Portanto, para dar um refresco nesta avalanche de rumores e vazamentos, vamos passar os próximos minutos admirando outras tecnologias que estão chegando num futuro próximo para o nosso deleite.

Estou falando, claro, do ARKit — já publicamos alguns posts [1, 2, 3] cheios de demonstrações promissoras da plataforma de realidade aumentada, mas a coisa está tão legal e os desenvolvedores estão tão animados que não podemos deixar passar mais esses exemplos interessantíssimos.

Demos uma olhada nas novidades a seguir:

Manual de carro é coisa do passado

A montadora Genesis, nova divisão de luxo da Hyundai, tem uma ideia bastante interessante acerca dos manuais automotivos. Saem de cena os velhos livrões com páginas e páginas de ilustrações e textos nada intuitivos, e entra no lugar um aplicativo baseado em realidade aumentada que permite aos donos entenderem, visualmente, todos os aspectos do seu novo carro.

O aplicativo para iPhone ou iPad, destinado aos modelos G80 e G90 (de 2017), traz 135 vídeos demonstrativos e vários recursos para que os donos saibam exatamente com o que estão lidando. Assim, é possível, por exemplo, abrir o capô do carro e apontar a câmera do iGadget para suas entranhas a fim de que o aplicativo mostre onde está cada componente e lhe permita, por exemplo, checar o nível de óleo. A mesma coisa ocorre no painel interno, onde o app proverá ao usuário um tour pela profusão de botões e recursos disponíveis no carro. Incrível, não?

Animes na vida real

O Chibi Studio, app criado pelo desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo (nome, aliás, que vocês devem ter ouvido com bastante frequência nos últimos dias), permite que os usuários criem figurinhas “chibi” (um estilo característico dos animes japoneses) com alto nível de controle. Com este tweet, podemos ver que o app será levado ao próximo nível com a ajudinha do ARKit:

Os meus criadores estão se divertindo com as novidades de AR no iOS 11 <3 #WWDC17

Robôs em Londres

O desenvolvedor de jogos indie Duncan Walker postou no seu Twitter uma simulação muito realista de soldados-robôs deveras ameaçadores caminhando pelas ruas da capital inglesa, mostrando o potencial do ARKit não só para a criação de jogos, mas até mesmo para a produção multimídia — filmes e séries, por exemplo, podem tirar muito proveito da tecnologia para aplicar efeitos com mais simplicidade.

#Apple #ARKit experiências de produção de filmes. Filmado com #iPhone #MadeWithUnity #ScreenshotSaturday #MadeWithARKit

Os robôs foram criados no motor gráfico Unity3D, a filmagem foi realizada por um iPhone 7 e o ARKit foi responsável por juntar as duas coisas posteriormente — ou seja, o efeito (ainda) não pode ser replicado em tempo real. Por enquanto.

Unreal Engine

A primeira demonstração do suporte do ARKit no célebre motor gráfico da Epic foi demonstrada ainda na keynote da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017; agora, o software foi atualizado para a versão 4.17 com o primeiro suporte à plataforma de realidade aumentada da Maçã. Apesar de o suporte ainda ser “prévio e experimental”, como afirma a própria Epic, desenvolvedores ao redor do mundo já trataram de colocar a mão no update para testar a novidade.

·   •   ·

Muito animador, não é mesmo?

via 9to5Mac, The Loop

Posts relacionados
Comentários
  • Tudo sempre muito bonito… não vi nada funcional. (A trena não funciona direito, se vc instalar no device verá isso.)

  • David Cavalcante

    Esse da trena só no beta do iOS 11?

  • Matheus

    Tem link?

  • Lailan Rogerio

    Sim, apenas no beta.
    Você precisa baixar o projeto no Github ou algo do tipo e instalar no aparelho via Xcode.

  • Fabiano M. Aguilar

    TA BOM, SEI. OTIMA FEATURE PRA FICAR PARADA NO TEMPO

  • Ariel Marques

    Eu me imagino usando um óculos normal e através dele ficar vendo esses robôs andando comigo pra onde quer que eu fosse hahahaha

  • sigma7777777

    Fantástico, melhor ainda se lançarem o tal óculos para não ser preciso ficar com um celular erguido.

  • sigma7777777

    Os robôs poderiam ser guias turísticos. Esse tecnologia poderá eliminar empregos, mas alguns profissionais que sobreviverem poderão colaborar com os desenvolvedores. No entanto se a tarefa de dicas for transferida para os próprios usuários, algo bem comum hoje nas redes sociais, bye bye guias reais. Ou não?

  • Carioca32

    Cada vez que eu vejo essa bobagem eu lembro do livro da Alice no País das Maravilhas, que ia REVOLUCIONAR o mercado literário. E olha que é bem mais fácil fazer um livro interativo do que uma aplicação de realidade virtual.

  • Luiz Eduardo Official canal

    Sem fala do risco de ser assaltado


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: