Assim como vocês, eu também não aguento mais ouvir falar em “iPhone 8” — imagina então quando o bicho for lançado! Portanto, para dar um refresco nesta avalanche de rumores e vazamentos, vamos passar os próximos minutos admirando outras tecnologias que estão chegando num futuro próximo para o nosso deleite.
Estou falando, claro, do ARKit — já publicamos alguns posts [1, 2, 3] cheios de demonstrações promissoras da plataforma de realidade aumentada, mas a coisa está tão legal e os desenvolvedores estão tão animados que não podemos deixar passar mais esses exemplos interessantíssimos.
Demos uma olhada nas novidades a seguir:
Manual de carro é coisa do passado
A montadora Genesis, nova divisão de luxo da Hyundai, tem uma ideia bastante interessante acerca dos manuais automotivos. Saem de cena os velhos livrões com páginas e páginas de ilustrações e textos nada intuitivos, e entra no lugar um aplicativo baseado em realidade aumentada que permite aos donos entenderem, visualmente, todos os aspectos do seu novo carro.
O aplicativo para iPhone ou iPad, destinado aos modelos G80 e G90 (de 2017), traz 135 vídeos demonstrativos e vários recursos para que os donos saibam exatamente com o que estão lidando. Assim, é possível, por exemplo, abrir o capô do carro e apontar a câmera do iGadget para suas entranhas a fim de que o aplicativo mostre onde está cada componente e lhe permita, por exemplo, checar o nível de óleo. A mesma coisa ocorre no painel interno, onde o app proverá ao usuário um tour pela profusão de botões e recursos disponíveis no carro. Incrível, não?
Animes na vida real
O Chibi Studio, app criado pelo desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo (nome, aliás, que vocês devem ter ouvido com bastante frequência nos últimos dias), permite que os usuários criem figurinhas “chibi” (um estilo característico dos animes japoneses) com alto nível de controle. Com este tweet, podemos ver que o app será levado ao próximo nível com a ajudinha do ARKit:
My creators are having fun with the new AR stuff on iOS 11 <3 #wwdc17 pic.twitter.com/rZ6cDVJcmB
— Chibi Studio (@chibistudioapp) 9 de junho de 2017
Os meus criadores estão se divertindo com as novidades de AR no iOS 11 <3
#WWDC17
Robôs em Londres
O desenvolvedor de jogos indie Duncan Walker postou no seu Twitter uma simulação muito realista de soldados-robôs deveras ameaçadores caminhando pelas ruas da capital inglesa, mostrando o potencial do ARKit não só para a criação de jogos, mas até mesmo para a produção multimídia — filmes e séries, por exemplo, podem tirar muito proveito da tecnologia para aplicar efeitos com mais simplicidade.
#Apple #ARKit film making experiments. Shot on #iphone #madewithunity #screenshotsaturday #madewithARKit pic.twitter.com/85ljCdQqHW
— Duncan Walker (@Trashgames) 29 de julho de 2017
#Apple
#ARKit
experiências de produção de filmes. Filmado com#iPhone
#MadeWithUnity
#ScreenshotSaturday
#MadeWithARKit
Os robôs foram criados no motor gráfico Unity3D, a filmagem foi realizada por um iPhone 7 e o ARKit foi responsável por juntar as duas coisas posteriormente — ou seja, o efeito (ainda) não pode ser replicado em tempo real. Por enquanto.
Unreal Engine
A primeira demonstração do suporte do ARKit no célebre motor gráfico da Epic foi demonstrada ainda na keynote da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017; agora, o software foi atualizado para a versão 4.17 com o primeiro suporte à plataforma de realidade aumentada da Maçã. Apesar de o suporte ainda ser “prévio e experimental”, como afirma a própria Epic, desenvolvedores ao redor do mundo já trataram de colocar a mão no update para testar a novidade.
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Muito animador, não é mesmo?