Foto em família mostra todos os (prováveis) novos iPhones juntinhos; venda de peças já está a todo vapor [atualizado: vídeo!]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
09/08/2017 às 17:50

Vocês pensaram mesmo que eu não ia reb… digo, falar do “iPhone 8” hoje? Pois podem tirar seus respectivos cavalinhos da chuva. O futuro rei dos smartphones da Maçã fez mais uma aparição relâmpago no mundo real, e, desta vez, acompanhado dos seus supostos irmãos plebeus, possivelmente chamados “iPhone 7s” e “7s Plus”.

A foto com os protótipos (ou dummies) dos três aparelhos — uma reunião mais esperada que a dos irmãos Stark — foi enviada por Sonny Dickson (que tem boas fontes na cadeia de produção da Maçã na Apple) ao 9to5Mac e ganhou o mundo. Vamos analisar a situação:

Supostos protótipos/dummies dos novos iPhones

Como dá para notar, os três aparelhos trazem as já (basicamente) confirmadas traseiras de vidro, que possibilitam o recurso de carregamento sem fio supostamente presente em toda a linha (e, de quebra, ainda elimina a necessidade das horrorosas linhas de antena). Os supostos “7s” e “7s Plus” parecem ser evoluções pontuais dos modelos que temos hoje, com os módulos de câmera aparentemente idênticos e tamanhos inalterados; já o “iPhone 8” tem um tamanho físico situado no meio-termo entre os seus parentes e traz o polêmico sistema de câmera vertical.

Um ponto interessante é que nenhum dos três dummies traz o temido sensor biométrico na traseira. Enquanto isso é absolutamente compreensível no caso do “7s” e do “7s Plus”, considerando que certamente o Touch ID permanecerá no botão de Início — e ele deverá ficar intacto na parte frontal —, a ausência do módulo no “iPhone 8” nos induz a dois caminhos: ou a Apple está conseguindo implementar a tecnologia na própria tela do aparelho ou, como é cada vez mais provável, o dispositivo limará completamente o recurso de leitura de digitais em prol de um sistema de reconhecimento facial 3D.

Abaixo, mais algumas fotos compartilhadas por Dickson — sem maiores novidades, apenas para nosso deleite pessoal:

·   •   ·

Movendo para o lado mais prático das coisas, outra dúvida ainda paira no ar e ela tem a ver com a questionável capacidade da Apple em colocar no mercado uma quantidade de “iPhones 8” disponível no seu lançamento. Ontem mesmo falamos da possibilidade da Maçã estar um pouco atrasada no cronograma do aparelho, sendo possível que ele chegue em quantidades limitadas e só ao longo dos meses tenha a sua situação de estoque normalizada.

Bom, o DigiTimes relatou que não é bem assim, mas os consumidores poderão ter uma certa dificuldade, sim, em colocar as mãos no mais caro dos novos smartphones da Apple.

A maioria dos fornecedores de componentes da cadeia de produção do iPhone relatou vendas mais altas em julho, indicando que a produção dos novos modelos de iPhones está ganhando tração, de acordo com fontes da indústria.

Todos os três novos modelos de iPhones, incluindo dois com tela LCD e um com tela OLED, já entraram em alto volume de produção, disseram as fontes, adicionando que não haverá escassez para os modelos com LCD, mas a produção dos dispositivos OLED poderá ficar abaixo da demanda por conta das altas expectativas para o modelo.

Dentro do assunto de fornecedores, aliás, é bom notar que a Lumentum, parceira da Maçã especializada na fabricação de sensores laser 3D, relatou um pedido de mais de US$200 milhões de uma empresa não-especificada — valor que, se comparado com a receita de apenas US$5 milhões obtida pela fabricante no último trimestre, nos mostra que tem alguém subitamente muito interessado em tecnologias de escaneamento 3D. Baseado nesses números, o analista Gene Munster, da LoupVentures, estimou que a Apple produzirá cerca de 55 milhões de iPhones com a tecnologia neste ano e mais 160 milhões ao longo do ano que vem.

Sim, são perspectivas otimistas, mas nada indica, no momento, que a Maçã terá um largo estoque de “iPhones 8” à disposição na ocasião do lançamento. Portanto, se você tem a expectativa de pôr as suas mãos no famigerado aparelhinho ainda este ano, é bom ir começando o aquecimento para uma árdua batalha!

via iLounge, 9to5Mac

Atualização 09/08/2017 às 18:30

Se você não estava satisfeito/a somente com as fotos ligeiramente mal-focadas publicadas mais cedo, nada tema. O YouTuber Danny Winget já tratou de colocar as mãos nos famigerados dummies e mostrar tudo em detalhes num vídeo em cristalinos 1440p.

Olha só:

No vídeo, podemos ter uma boa comparação do “iPhone 7s” com o “iPhone 8”, além de darmos uma longa olhada nos detalhes visuais dos prováveis novos dispositivos, como as laterais em aço inoxidável polido (que, particularmente, eu penso serem de péssimo gosto).

Opiniões?

via MacRumors

Posts relacionados
Comentários
  • Filipe Pablo

    Achei grosseiro.

  • Bacon

    O que aconteceu com a Apple?
    Pior design de iPhone de todos os tempos.
    Xing Ling na Gearbest é mais bonito e mais bem acabado.

  • Leonardo Negrisoli

    Vai ser meio tenso migrar do 7+ pro 8 que é fisicamente menor… Eu adoro o tamanho do meu hoje

  • Jhon

    Entre os iPhones recentes o 6s é o mais bonito, seguido pelo 7, 7s e só então o 8.

  • Filipi

    voltamos com as antenas ala iPhone 4/4s, o 7s mesmo parece um iPhone 4, e estou achando isso ótimo, pois o i4 para mim, é o mais belo feito pela apple, o único porem é o vidro ser mais pesado e espesso que o alumínio, quero ver como será o contato com esse aparelho

  • Dhuanny Almeida

    essa camera vertical faz muito sentido pra realidade aumenta e óculos VR, ja que você usaria o celular em modo paisagem

  • Sim, vamos atualizar o artigo com isso.

  • Dhuanny Almeida

    cara, isso é “protótipo”, não significa que vai ser exatamente assim

  • Gustavo Ciríaco Silva

    A grande vantagem será que você terá um espaço maior de tela, num tamanho físico menor do aparelho.
    Eu acho bem mais vantajoso.
    https://uploads.disquscdn.com/images/182e7bdf0f932561f40096963979a8498ec45a218b9e90bbcaef5d3f8cd3c8b1.jpg

  • Hades666

    Incrível, fantastico, impressionante a diferença de design entre modelos de anos anteriores para os futuros novos iPhones…..Ive ainda esta vivo ou já se juntou ao Jobs, entregou design para os estagiários????

  • Hades666

    S8 manda lembranças, rsrsrsrs

  • @danyllorosa

    Essa semana meu iPhone6 deu PT, estou desesperado com dinheiro para comprar o atual. E a duvida persiste a cada dia que sinto falta de celular: COMPRO 7plus ou espero 7S? PQ 8 para este ano … não sai mesmo.

  • Somos dois, acho que isso é um protótipo ou dummy, e ainda tenho esperança que nos surpreenda com um modelo bonito.

  • A tela será até maior, mas o corpo do aparelho menor, menos testa e menos queixo haha.

  • Bruno Santana

    Que palpite absolutamente absurdo e sem fundamento. Tá achando que eu tenho cara de quê?

    Eu uso Spotify.

  • Só eu achei cafona ao extremo essas laterais cromadas? Dá um ar de celular de 10 anos atrás.. péssimo! Kk

  • @danyllorosa

    O fato do vidro foi o que me incomodou. O preto por exemplo se for como era o 4 os riscos eram tristes, mas realmente eram muito estilosos. Mas o 7P matte é lindo demais. a versão do do alumínio envolvendo a câmera é outros 500 … Mas vamos ver no que vai dar

  • @danyllorosa

    verdade

  • Luiz

    Eu fico imaginando a hora que o design do 8 for padrão e tivemos o iPhone “9” Plus, cara isto vai ter uns 6,3 ou 6,4 de tela…
    Talvez por isso o iPad mini esteja meio abandonado, porque não vai mais fazer sentido ter um praticamente…

  • Carlos Frederico

    Cheeeggaaa de internet por hoje…

  • Carlos Frederico

    Se você pode ficar uns dois meses sem celular ou arranjar um emprestado ou arranjar alguém com trocentos pontos na operadora para pegar um celular vagabundo, recomendo fortemente fazer isso.

  • @danyllorosa

    Se modelo preto for assim… ai ficara ainda mais tenso

  • @danyllorosa

    Eu ainda estou pensando em pegar um 7P256…

  • Vitor Silva

    Bom. Até agora não vi nada que valha 1000,00 dólares. Muito chororô nessas telas OLEDS, falando que são difíceis de produzir. Tecnologia OLED já existia em TV a anos atrás, já eram para estar em todos os iPhones a algum tempo. Está vindo tarde e ainda com chororô de dificuldade. Não comprei o iPhone 7 só por causa dos boatos sobre o 8 que já vinham antes mesmo de lançarem o 7. Se tudo se concretizar como está caminhando, não será um “grande” lançamento.

  • @danyllorosa

    Concordo. Não migrei para geração 7 por esse motivo, esperava que nova geração teria revolução full. Essa semana por perder o meu i6, acredito que ficarei na geração 7+ dessa vez

  • Pois é, aparentemente tá todo black também. Mas se misturar iPhone 4 com iPhone atual vou nem pensar duas vezes numa capa bolada, ou adesivar como já faz kkkk

  • 868686

    Também achei feio.

  • Não vale a pena. Desvalorização, recursos. Vale muito mais a pena ficar com um tijolão por uns meses do que pegar um celular que vá defasar em breve.

    A não ser que não se importe nem um pouco porque os atuais são mais do que excelentes aparelhos, que não vão apresentar lentidão por pelo menos 4, 5 anos.

    Ou fazer igual eu e rasgar uns 400, 500 reais e obter o atual e depois trocar. Meu 6 também tinha dado PT e peguei um RED (por ter comércio mais forte e desvalorizar menos).

  • @danyllorosa

    Justo, um iphone4 nos tempos de hoje, modificado…

  • @danyllorosa

    Pois é, mas se for conforme a imagem do 7S+….não curti. o 7+matte é lindo demais, revestimento, cor e alumínio …veremos. ficar sem celular é complicado. mas quero saber agora das config. pra ve se vale a pena esperar. até semana que vem quero decidir se espero ou pego o 7+mate256

  • Na boa, se o diferencial, for a tela full e Reconhecimento Facial SEM impressão digital, fico com o 7sPlus.

  • Jhon

    Aguardando o link da playlist inclusive kkkkkk

  • Se for de fato essa lateral, concordo com o mestre Bruno: de péssimo gosto.

  • MFS

    Tirando esta câmera protuberante, o iPhone 8 (X Edition) é o mais bonito dos três, este melhor aproveitamento de tela ficou bacana mesmo!

  • Eduardo Pires

    Grosseiramente todos os celulares são baseados no primeiro iPhone (blac mirror sem teclado). Deve ser bem “legal” em todos os lançamentos de celulares escrever “iPhone 1a geração manda lembranças”

  • O problema é que parece um semáforo… kkk

  • Senhor Bean

    Exatamente, a todo momento falam da dificuldade, do custo blá blá blá só que o PRIMEIRO Galaxy S já tinha tela AMOLED.

    Hoje temos TVs, notebooks e diversos telefones no mercado com essa tecnologia. o S8 tem ela curva e cortada nas laterais, tá vendendo como água e não se fala em falta de estoque ou problemas na cadeia de produção. E antes que venham de mimimi dizendo que não vende tanto quanto o iPhone, vende o suficiente pra sabermos que essa história toda é balela, estamos falando do segundo smartphone mais vendido no mundo.

  • Braulio Barcellos

    Exatamente. Protótipos não tem o polimento e refinamento da versão final.

  • Bacon

    Posicionamento das lentes não vai mudar, o calombo não vai mudar, a tela sofrendo com invasão de câmera frontal e sensores não vai mudar.
    Design totalmente errado, não chega aos pés do S8 ou Xiaomi Mix.

  • Braulio Barcellos

    Exatamente. Protótipos não tem o refinamento e o acabamento da versão final.

  • Lucas Henrique

    O que vocês acharam feio nele?

  • Ubirajara Batalha

    Não sei se na sua cidade tem, mas algumas cidades também tem semáforos horizontais, como a câmera do 7 se assemelha…

  • San Alves

    Poxa..não creio que o 7S vai sair sem a câmera dupla! #chateado

  • San Alves

    Parece os Galaxys baratinhos rs

  • Bruno Franco Cançado

    Porque estes “protótipos” não ligam? Eles não funcionam? Tratar-se-iam tão somente das “carcaças”, sem os componentes internos? Alguém sabe explicar?

  • Edu!

    Esses protótipos não funcionam pelo fato de serem feitos somente para ajudar as fabricantes de cases/películas a encaixarem seus produtos neles, e quando o celular for lançado seus produtos já estarem certinho para ele.

  • Bruno Martins Mendes Vieira

    somente carcaça, não tem o pq de fazer uma carcaça e ainda colocar processadores atoa, não vai funcionar

  • Adam Santos Gonçalves

    Não consigo gostar desse novo design!! “Se for vir realmente assim”.

  •  lover

    Podia ser assim e outro do tamanho do 7 Plus somente com tela.

  • Kloeckner

    Mesmo design a 500 anos, Apple apanhando feio da concorrência.

  • Dhuanny Almeida

    não disse que é bonito kkkkk

  • Kloeckner

    Perde feio pro Huawei Honor 9.

  • Rodrigo

    E sobre o iPhone SE, algum novo rumor?!

  • Willian Carvalho

    Horrível!! Espero que a Apple surpreenda com algo que não seja cafona!

  • Eduardo Lourenço Crel

    Sem contar que agora a Samsung acabar de “inovar” em seu Samsung Galaxy Note 9, que estão tratando como uma opção semelhante ao iPhone, que no caso seria o 3D Touch que no Galaxy S8 fizeram no Botão Home.
    Apple mandou beijinho no ombro.. kkkk

  • Diego Vieira

    Cite um autor melhor que Bruno Santana e falhe miseravelmente.

  • Diego Vieira

    Tente citar um autor melhor que Bruno Santana e falhe miseravelmente.

  • Leon

    Paulo Higa.

  • Edinaldo Alves

    Eu ainda acredito que todos os três aparelhos se chamarão iPhone 8, diferenciando a terceira versão em algo do tipo “iPhone 8 Edition”, como nos Apple Watches. Essa terceira versão também possui um “power button” maior do que os outros dois, o que provavelmente será devido o touch id ser diretamente nele. E pela construção dele (touch id no botão, o recorte na parte superior da tela) deve fazê-lo ter um preço bem distante dos demais.

  • Rooney

    Concordo.

  • Wilan

    Penso isso sempre que vejo um iPhone 4/4S, a revolução dele pra época foi incrível.

  • Bruno Santana

    <3

  • p_churros

    Aqui? Eduardo Marques.

  • É o meu pensamento. Estou olhando pro 7s Plus e cada vez mais pensando que ele será meu celular.

  • Meu deus Apple para que lançar um 7 um 7s um 8 um 8 Plus? NÃO FAZ SENTIDO! CANCELA O 7S

  • Vinicius Vasques

    Engraçado, mas não vi ninguém levantar a possibilidade do Touch ID vir implementado na logo da Apple no iPhone 8. Ficaria na parte trás do aparelho mas de uma forma sutil e bastante ergonômica.

  • Phillip César

    Fora também que as fotos e videos sairiam tbm em modo paisagem, corrigindo aquelas pessoas que so so filma ou tiram foto com o celular em pé =(

  • MagicCarpetDriver

    tomara que nao tenha apenas reconhecimento facial….

  • paulobr

    Se você lembrar da produção dele na época dos Mac G3 e G4 e dos iPods, e a produção atual, dá para ver que ele ficou preguiçoso mesmo! 😀

    Tipo o designer da Porsche! 😛

  • paulobr

    Na verdade nem são protótipos.

    São chamados de dummys, que são como peças senográficas (como as bombas que você vê nos filmes).

    São feitos para se parecer o máximo possivel com o objeto real, e apenas isso. Sem se preocupar com o funcionamento, a durabilidade, etc…

  • Caio Ferreira

    Lindão, o branco e o preto, só espero que o “8” seja menos de 1000USD

  • Stanley Vaz

    Isso é um sacrilégio, o cara é super inteirado com o que acontece no mundo Apple e tira fotos do iPhone com um Android…

  • Matheus

    Acho que você não entendeu… Seria um 7S, um 7S Plus e um 8…

  • Nada, saiu um vídeo dele todo black, mesmo nas laterais. Ai sim dou valor! Hahaha

  • rafaelpz

    É que pra isso existir, teria que haver um sobressalto na maçã, algo tátil de fácil localização, já que não estaria à vista. E pelo que se vê, está liso.

  • Matheus

    Mas me diga… achou ele lindão (eu também acho) e vai usar sem capinha? Porque de nada adianta ele ser lindão e você meter uma capinha e esconder tudo. Aí o 7S+ Black ou o 7+ Matte vão ser quase iguais…

    Falo por experiência própria. Tenho um 7 Jet Black, acho lindasso, mas uso sem capinha uma vez por mês e olhe lá… hahaha! Baita medo de riscar/cair…

  • Leonardo

    Gamei no branco…

  • Vinicius Vasques

    Acabei de lembrar que a traseira é de vidro, estava com a “maçã” do iPhone 6 e 5 na cabeça.

  • Alessandro Amanajás

    Eu também.

  • Alessandro Amanajás

    Nem curti o IOS 11 vou ficar no 10.3.3 mesmo pra mim está ótimo.

  • Daniel

    Parece meu iphone 7 plus com capinha transparente de silicone…

  • William Lopes

    Eu shipo <3

  • Thiago Carvalho

    Gostei desse suposto 7s Plus. Se essa traseira de vidro evitar com que a pintura descasque ou manche já me ganhou!
    Agora o 8/Pro/Edition ta bem feio com esse design (considerando os vazamentos), optaria por ele se não tiver um valor tão absurdo e que tenha muitos recursos que não tenha no 7s/7s Plus, a tela não seria o primordial para mim.
    Esperar pra ver né.

  • Edley Santana 

    Lateral cromada?!?!?!?!?!
    Chegamos a era da breguice! Pela primeira vez comprarei uma capa que não será toda transparente…

  • @danyllorosa

    Em relação as mudanças próximas do 7p para 7Sp serão mesmo mínimas.
    Não está nada fácil sem um iOS em maos, se até semana que vem eu não decidir mesmo esperar pelo ‘S’, irei comprar o 7p mesmo.

  • Rafael

    So for real esse modelo, o produto em si ficará bem bonito 🙂

    O espaço para câmera é grande, gostaria que fosse menor, mas afetaria a qualidade provavelmente. Então não ligo muito.

  • Meu red anda sem capa kkk

  • E do Plus atual futurama. Nem por isso deixamos de nos acostumar e achar normal.. kkk

    https://uploads.disquscdn.com/images/92be1e8bf8af96d577a9876463e9e54ec3901d3b9402f66d5911e2032e81bd5d.jpg

  • Rodrigo Moraes

    Traseira de vidro… só porque a Apple tinha reduzido o famoso problema de estilhaçamento de iPhones, vai voltar para ele agora?

  • Marcelo A R Dias

    Acabamento horrível, que bom que é só um protótipo.

  • Beto Militani

    A “Verruga” cresceu!!
    Que coisa horrorosa essa protuberância da camera no iPhone 8.. 7s etc.. não acostumo de jeito nenhum! Vou ficando no design “5” forever.. to é muito feliz com meu SE de 128G! Só mudo em 2021!!

  • Alexandre

    Sério que tem um flash bem no meio das lentes da câmera e isso não vai atrapalhar nada?

  • Anderson Camões

    A câmera do iPhone é feia, destoa do resto do modelo. E pro visto continuara feia.

  • Anderson Camões

    O que cada um queria eu não sei, mas vou relatar o que eu queria:
    * fim do calombo da câmera.
    * fotos com melhor qualidade, principalmente em ambientes com pouca luz onde perdemos feio para o Samsung
    * tela com melhor definição. Olho o meu 7+ e o galaxy s7 da minha irmã e a diferença é notória, não tem esse papo que o olho humano não vê diferença.
    * melhor aproveitamento da tela, as bordas do 7+ são gigantes
    * bateria que dure o dia inteiro sem precisar dar nenhuma carga.

    Aí sim! Porque continuo com o iPhone? Pela resistência e pelo sistema operacional.

  • Anderson Camões

    Nunca tive coragem de usar sem capa. Medo de riscar e desvalorizar na revenda.
    A tela eu uso sem película, porque acho que é mais resistente a risco do que a traseira.

  • Gustavo

    Eu não acredito que venha essa cromada, acho que só vai aparecer no protótipo, pois realmente é muito brega ….

  • Gustavo

    Eu até acho que a capa ja deveria vir junto …….

  • Eduardo Ricetti

    Esse botão power enorme pode muito bem ser o “novo local” do touch id…

  • Eduardo Lourenço Crel

    Vc está falando de estética, nesse caso recomendo o Xiaomi.. Em relações a fotos nem vou comentar porque o que vc falou que o iPhone perde feio pra Samsung é gostesco. Começando pelo Marketing que a Samsung está fazendo sobre como tirar fotos com o Samsung S8 baseado no Videos que a Apple disponibizol em forma de tutoriais para usuários iOS. Em relação a tela nunca me incomodou e, agora você poderá ter isso que vc quer, já que tem uma super visão no iPhone 8.

  • Anderson Camões

    Se vc fica satisfeito com tudo que Apple faz bom pra vc.
    Eu não falei que a a Samsung não copia o Marketing, até concordo contigo que copia mesmo.
    Falei que as fotos em ambiente com pouca luz ficam melhores.
    O calombo no aparelho pode ser uma inovação pra você, mas não é para a grande maioria dos usuários. E para essa grange maioria a única razão dele existir é para que o aparelho ficasse mais fino.
    Quanto a bateria imagino que tenha concordado comigo.

  • se4n

    Nossa a camera desse Dummy parece q além de super saltada ainda é cromada, um pavor!

  • Eduardo Lourenço Crel

    Amigo, o “calombo” na câmera, tem esse conceito, pelo simples fato da colocação delas, que até o momento não seria possível a colocação delas de outra forma, levando em conta todo o resto do hardware. É óbvio que eu fico satisfeito, é exatamente por isso que uso produtos Apple, por agilizar muito minha vida e principalmente no meu trabalho. Em relação a bateria, pra ser bem sincero, poderia sim ser melhor, mas não me deixa falando. Eu usei o 3gs, 4s e 5s, não cheguei a usar nenenhum dos modelos 6 ou 6s. Pulei pro 7S Plus e em relação a bateria dos anteriores que usei, mudou muito. Meu 5s não durava até o final do Dia, já o 7 tranquilo. Uso muitos aplicativos simultâneos, Bluetooth Ligado por conta do meu Apple Watch e uso com frequência a câmera. Claro, se melhorarem isso, em relação a bateria, será mais uma ótima notícia que vou ter. Porém, hoje, não é uma coisa que incomoda. O LG V30 está vindo com uma lente 1.6 de abertura, ou seja, entra mais LUZ.. O LG V30 não é um top de linha mas é o Primeiro Smartphone a usar lente com abertura 1.6, poderia ter no iPhone não é mesmo?! Pois é, um dia quem sabe.. mas nem isso me incomoda. Consigo fazer belas fotos e sempre estou testando mais ajustes e ambientes.

  • se4n

    A tecnologia é proprietária da Samsung por isso eles tem e os outros não. A samsung guarda o Amoled de melhor qualidade pra eles, só agora estão licenciando. Tanto q celulares da LG, por exemplo, até hoje só usam telas LCD.

  • Gustavo Pinheiro

    MEU PREFERIDO TBM AAAAAAAA

  • Gustavo Pinheiro

    bom, ai vai de gosto pessoal… acho o s8 bem mais ou menos e prefiro mt mais esses mockups mostrados

  • Porfiliao

    Eu achei o iPhone 7S mais bonito que o Plus e o 8. Este ano a Apple conseguiu se auto-sabotar se for mesmo este o modelo final do iPhone 8. A parte que eu mais gostava no aparelho era justamente a sua traseira que para mim tinha o melhor designe existente ate então. Agora com esse sinaleiro na traseira, ficou horrível. Seguirei firme e forte com meu iPhone 7 até que apareça algo melhor. Talvez o Nokia 9 que deve pintar por ai em breve. Ou um iPhone 10 ou 11 sei la. O meu ainda tem uma longa jornada pela frente!.

  • Soh Sak

    Mas é um chupa rola do Tim Cook mesmo kkkk

  • Rodrigo Moraes

    Hahaha… concordo!!!


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: