O melhor pedaço da Maçã.

Delações do HomePod, parte IV: botão de Início “flexível” e organização da barra de status (bônus: mais um vídeo!)

"Dummies" do "iPhone 8"

Estamos há 24 horas sem falar de novidades descobertas no firmware vazado do HomePod; nosso recorde é de 24 horas. Estavam com saudades? Pois senta que já tem mais coisa no pedaço — desta vez, tudo relacionado aos dois pontos mais misteriosos da interface do iOS no “iPhone 8”: o recorte na parte superior da tela e a misteriosa barra na parte de baixo que abrigará o botão de Início virtual. Vamos dar uma olhada e conjecturar juntos sobre as possibilidades.

Publicidade

Primeiramente, o desenvolvedor Steve Troughton-Smith descobriu algumas linhas de código relacionadas à barra de status do iOS:

Estas são as medidas utilizadas na barra de status do iPhone com tela de ponta-a-ponta, incluindo a altura do recorte e a largura da “orelha”. Designers, divirtam-se.

Os números crus e puros, creio eu, não significarão muita coisa para quem não manja profundamente da área de design, então o usuário do Twitter @charavel tratou de pegar esses dados e fazer um mockup de como será, afinal de contas, a disposição dos elementos na barra superior do “iPhone 8”:

Publicidade

Agradeço ao @charavel por um rápido mockup levando em conta os números acima. É assim que eu imagino que será o espaço utilizável no topo da tela do iPhone 8.

A imagem, claro, é meramente ilustrativa — pode ser que a Apple escolha colocar informações completamente diferentes na porção superior da tela, mas inegavelmente o desenho do profissional tem o pedigree do iOS. Duas questões, entretanto, permanecem: o que acontecerá com os nomes de operadoras maiores que isso e, claro, onde ficará o bendito relógio (acho que eu nunca me cansarei de perguntar isso).

Movendo para a parte de baixo da tela, temos mais algumas descobertas interessantes:

Publicidade

Nós sabemos alguns fatos sobre a área do botão de Início no iPhone 8:

  • Ela se redimensiona
  • Ela pode se esconder
  • Não existe uma API para mudar a sua cor
  • As barras de função se estendem até ela

T-S afirmou ter encontrado evidências para essas informações por meio de várias APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. espalhadas pelo firmware do HomePod, e complementa: aparentemente, essa porção inferior do telefone se “integrará” à atual barra de função (onde ficam os botões utilitários, como de compartilhamento e favoritos, no Safari), e poderá ser expandida ou retraída conforme a necessidade. Ao exibir um vídeo em tela inteira, por exemplo, a barra seria totalmente escondida, afirmou o desenvolvedor.

Eu acho harmônico. E vocês?

Publicidade

·   •   ·

Para arrematar a noite com mais um gostinho do “iPhone 8”, o YouTuber Danny Winget publicou *mais* um vídeo com dummies do aparelho — desta vez, comparando as prováveis três cores que serão lançadas.

Vejamos:

YouTube video

O mais interessante aqui é dar uma olhada mais profunda na unidade da nova cor, por enquanto chamada de “cobre dourado” (“copper gold”). Desconsiderando as bordas frontais brancas, que, ao que tudo indica, não chegarão aos produtos finais (todos eles devem ter, se a Apple tiver ainda um pouco de bom senso, a frente totalmente preta e ininterrupta), eu tive uma impressão positiva da cor, ao contrário de Winget. Basta tirar, claro, as laterais cromadas.

Aliás, falando especificamente destas laterais cromadas presentes nos três protótipos: se isso for real, é a coisa mais feia que a Apple já terá feito para um iPhone desde isto aqui. E olha que a capinha, ao menos, dava pra tirar e jogar no lixo, queimar ou qualquer coisa assim. Eu realmente espero que essa seja apenas uma característica dos dummies.

O que vocês têm a dizer?

via AppAdvice, iDownloadBlog

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple vai bem em pesquisa de confiabilidade de notebooks da Consumer Reports; revista deixa de recomendar linha Surface

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Human Anatomy Atlas 2018, Thankful for, ScrollStickies e mais!

Posts Relacionados