Desenvolvedores chineses fazem queixa contra a Apple, alegando comportamento monopolístico


Existem muitas estratégias e um certo cuidado por trás das manobras realizadas pela Apple para conquistar o mercado chinês. Todavia, há ainda muita insatisfação, principalmente por parte dos desenvolvedores. Na verdade, pelo menos 28 deles acusaram a Apple de monopólio, conforme contou o Wall Street Journal1.

Os desenvolvedores teriam feito uma queixa formal a dois órgãos governamentais da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma2 e a Administração Estatal para Indústria e Comércio3.

A queixa acusa a Apple de se engajar em um comportamento monopolístico, […] cobrando taxas excessivas para compras no aplicativo. A queixa também alega que a Apple não fornece detalhes sobre por que os aplicativos são removidos e coloca os desenvolvedores locais em desvantagem ao não responder às consultas em chinês.

O advogado Lin Wei disse que sua firma Dare & Sure Law conversou com diferentes empresas e recebeu respostas “muito fortes” de cada uma, todas relacionadas a possíveis violações com os processos de localização da App Store. E, se a Maçã enfrentar problemas no país, sua reputação (e negócios) por lá pode piorar.

Esta reclamação de “falta de transparência” na aprovação ou rejeição de um aplicativo é algo que tem deixado desenvolvedores insatisfeitos por todo o mundo. Em resposta, a Apple contou ao WSJ que as diretrizes da App Store são aplicadas de forma igual em todos os países, e que os desenvolvedores podem solicitar uma revisão se não concordarem com uma decisão.

O mercado chinês é bastante importante para a Apple e, já que um movimento deste tipo foi iniciado por lá, mesmo que tenha utilizado as suas diretrizes como resposta, eu não duvido que ela possa modificar algo na operação da loja a fim de que isso não chegue a prejudicá-la — pelo menos no país.

Também é bom lembrarmos que toda a comunidade de desenvolvedores é imprescindível para a Maçã, já que o lucro obtido diretamente da App Store é bastante considerável.

Portanto, como eu sempre digo, esse tipo de ação talvez seja necessário para fazer com que a empresa promova algumas mudanças para beneficiar o seu público.

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: