Organização quer que a Apple libere a localização de iPhones em chamadas de emergência


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
10/08/2017 às 11:58

Volta e meia, a Apple implementa alguma melhoria relacionada a emergências nos seus produtos. Entretanto, ainda falta nos sistemas operacionais da Maçã um recurso crucial que poderia ajudar a salvar muitas vidas mundialmente. Me refiro à disponibilização automática da localização de qualquer pessoa que efetuar uma ligação de emergência.

Este assunto é tão sério que organizações de serviços emergenciais no mundo inteiro estão pedindo à Apple que implemente o chamado Advanced Mobile Location (AML, algo como “Localização Móvel Avançada”) nos iPhones.

O AML é um recurso incorporado às redes de operadoras e pode identificar automaticamente (com precisão) a posição exata de alguém que faz uma chamada de emergência. Ele é até 4.000 vezes mais preciso do que aqueles sistemas que dependem de triangulação de sinal móvel. O Google adicionou suporte a isso no Android no ano passado, mas a Apple até agora não respondeu aos pedidos para implementá-lo no iOS.

A European Emergency Number Association (EENA) — representante de mais de 1.300 serviços de emergência em 80 países no mundo — explica que este sistema não interferirá em nada na privacidade, como nós bem sabemos que é algo valioso para a Maçã.

A instituição ainda reconhece os ótimos recursos presentes nos dispositivos da Apple, como a funcionalidade do Apple Watch de enviar a localização para um contato na agenda, porém afirmou ser necessário que essa informação chegue também para os serviços de atendimento emergencial.

A EENA também afirmou que o AML somente será ativado para enviar a localização de alguém quando a pessoa fizer uma ligação de emergência e, assim que a chamada for encerrada, o sistema é desativado.

A associação compartilhou diversos casos ocorridos pelo mundo, como quando crianças na Estônia ligaram para a emergência mas não sabiam exatamente o seu endereço; ou quando, na Nova Zelândia, alguém ligou com intenções suicidas e a única coisa que os atendentes sabiam é que a pessoa estava em uma estação de trem. Em todos os casos, com o AML foi possível saber exatamente a localização das pessoas e, assim, enviar socorro prontamente.

Diversas ligações são feitas mundialmente, a todo momento, e esse tipo de recurso traria uma melhora grande que poderia literalmente salvar a vida de várias pessoas. Não é apenas capricho. Por isso, é extremamente importante que a Apple se atente para isso.

A empresa não está se negando a aplicar isso, ela apenas não respondeu ainda aos pedidos, o que não é um bom sinal já que se tratam de organizações sérias que tentam melhorar o sistema de emergências. Todavia, é possível que a mídia contribua para fazer coro à instituição e chamar a atenção da Maçã. Caso haja alguma resposta da empresa em relação a isso, certamente atualizaremos o artigo com a informação.

via 9to5Mac

Posts relacionados
Comentários
  • Samir

    Isso é de muita importância. Será que um abaixo-assinado não ajudaria?

  • Wesley

    Uau, não sabia que algo assim existia. Realmente é algo importantíssimo. Me surpreende a Apple ainda não ter feito algo pra implementar nos próprios produtos, e se a preocupação for privacidade tenho certeza que ela poderia encontrar um meio termo entre a segurança e a privacidade.

  • Ariel Marques

    Na semana passada eu tava ensinando minha mãe (que não conhece de tecnologia) como fazer uma chamada de emergência através da Siri. Aí ela falou “então é só isso e a polícia já sabe minha localização?”

    Pensei um pouco… respondi “Por enquanto não.”
    Bom, seria algo extremamente importante. Em diversos momentos isso seria muito útil.

  • Acho que faz todo sentido ser liberado, porem só no ato da ligação mesmo.

  •  lover

    Acredito que algo assim ela deva anunciar em algum evento, como o lançamento do iPhone, do que simplesmente disponibilizar silenciosamente, afinal é importante que todos saibam da existência desse recurso.

  • Felipe M C

    Proposta realmente interessante. Não vejo pq não implementar.

  • Kaue

    A Apple é muitas vezes hipocrita com relação à segurança.

    Vide, por exemplo, o discurso de que o Apple CarPlay foi criado para aumentar a segurança enquanto conduzimos nossos veículos e utilizamos os recursos do iPhone, mas por outro lado, a navegação no App Mapas nativo não está disponível em todos os países e mesmo assim a Apple não libera que Google Maps ou Waze atuem na plataforma.

    Lamentável…

  • cr

    Trocaria qualquer inovação aí para ter esse negócio. Imagina quantas vidas podem ser salvas por causa disso? Um dia até eu ou alguém que eu conheço pode precisar disso.

  • Deon

    desde sempre, acho incrível que em vários países a polícia, hospitais têm acesso a localização de quem liga pra esses serviços de emergência, o Brasil poderia implementar isso. Já precisei ligar para a polícia algumas vezes, para avisar de assaltos na vizinhança e raras vezes consegui ser atendido antes de 15 minutos. se fosse algo de vida ou morte…..

  • Leon

    Interessante. Realmente, eu não tinha conhecimento dessa funcionalidade (AML) no Android. Agora só resta esperar a boa vontade da Apple pra ela implementar essa funcionalidade deveras importante no iOS.

  • Sempre quis algo assim, tomara que liberem logo

  • Jhonatham Matos

    Apesar de todo aparelho a partir do android 2.3 ter o AEL (nome da função no Android) implementado, somente 7 países dão suporte a esse recurso.

    O importante mesmo é mais governos implantarem logo isso nos serviços de emergência.

  • Gaius Baltar

    Mas isso não se destina aos utilizadores e sim aos serviços de socorro. Para o utilizador continua tudo igual, mas para o serviço de apoio faz toda a diferença. Não é preciso um evento para divulgar isso aos operadores de emergência.

  • Gaius Baltar

    Sem falar que no Brasil temos que adivinhar para qual número devemos ligar. Na Europa todos os serviços de emergência estão concentrados no 112, e nos EUA no 911.

  • Gaius Baltar

    A Apple está muito burocrática em suas atitudes. Essa é uma mudança inócua para a empresa e extremamente vantajosa para os utilizadores de iPhones. Essa demora é inaceitável.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: