Eis os motivos de não estarmos vendo diversos acessórios para iPad Pro utilizando o Smart Connector


Quem tem um iPad Pro deve olhar para o Smart Connector e se perguntar: por que algo tão bacana não vingou? Se você não tem o tablet profissional da Maçã e não faz ideia do que eu estou falando, explico: tratam-se de três bolinhas que ficam localizadas na lateral esquerda do tablet (quando estamos olhando para ele em pé, no modo retrato) capazes de transferir dados e energia entre o iPad Pro e algum acessório compatível. Isso sem precisar emparelhar por Bluetooth ou qualquer coisa do gênero — é só encostar o acessório ali e tudo passa a funcionar.

Smart Keyboard para iPads Pro, da Apple

Por razões obvias, o acessório mais famoso a utilizar o Smart Connector é o Smart Keyboard, o teclado da própria Apple. Quando a Apple lançou a tecnologia paralelamente ao primeiro iPad Pro de 12,9 polegadas, porém, imaginou-se que pouco tempo depois diversas fabricantes embarcariam nessa e lançariam um mar de acessórios. Ledo engano: até hoje, temos apenas alguns poucos acessórios da Logitech que fazem uso do Smart Connector, como a case/o teclado CREATE.

No próprio review da CREATE, nós comentamos o seguinte: “Aliás, é curioso como até hoje existem tão poucos produtos compatíveis com o Smart Connector no mercado; a Logi realmente conseguiu um acordo especial para seus acessórios destinados a iPads Pro.”

Nesta semana, a Fast Company conversou com algumas fabricantes de acessórios do mundo Apple e parece ter solucionado o mistério do Smart Connector.

Uma delas (que preferiu se manter anônima) citou um tempo de espera bem alto e custos elevados para os componentes do Smart Connector. “Para um negócio como o nosso, temos que ter um ciclo de desenvolvimento de produtos muito rápido. Quando você tem um tempo longo de espera de componente, que é perto de seis meses, isso não é sustentável.”

Já a Incipio informou que, como tanto a própria Apple quanto a Logitech possuem as suas cases/teclados, eles estão avaliando o apetite do mercado por outro teclado para iPad, identificando se há alguma lacuna que possam preencher. A grosso modo, estão lutando para se diferenciar e lançar algo bacana em vez de simplesmente correr para lançar algo igual ao que já existe.

Eles [Apple] são muito cautelosos com o que eles fazem, e eles querem ter certeza de que estão corretos. Uma coisa é desenvolver algo personalizado com um parceiro [a Logitech], outra coisa é desenvolver para uma plataforma, para que outros possam usá-la.

Carlos Del Toro, diretor de produto da Incipio.

Vale comentar aqui um pequeno ruído que houve quando a Fast Company conversou com Del Toro. Inicialmente, o diretor disse que a empresa estava esperando a Apple emitir os padrões de teste para outras empresas — além da Logitech —, afirmando ainda que os componentes de testes necessários não estavam prontamente disponíveis. Depois, porém, Del Toro recuou nas afirmações e reconheceu que ainda não havia concluído o desenvolvimento de um produto com a tecnologia Smart Connector — apesar de estar interessado em fazer isso desde o fim de 2015.

Smart Connector do iPad Pro

Outras fabricantes, como a Brydge, afirmaram que o fato de você ter que construir algo que necessariamente precisa entrar em contato com as três bolinhas para funcionar é bastante limitador. Por isso, eles preferem apostar em produtos compatíveis com a tecnologia Bluetooth mesmo, abrindo um leque maior de opções (como por exemplo, utilizar o iPad em pé). A empresa não descarta usar o Smart Connector, mas provavelmente teria que ser para um tipo diferente de produto.

Olhando para o futuro, não há nenhuma razão para o Smart Connector não ser considerado nos futuros produtos Brydge se a aplicação estiver correta.

Nicholas Smith, CEO da Brydge.

Um dos possíveis pontos negativos de um acessório Bluetooth seria a necessidade de ele ter uma bateria interna — afinal, diferentemente do Smart Connector, o iPad em si não é capaz de alimentar esses acessórios (até por não necessariamente ter contato direto com eles). Contudo, esse não parece mais ser um problema atual, conforme apontou Jeff Meek, gerente sênior de produtos da Zagg. “Nossos teclados têm uma vida útil de bateria de até dois anos sob uso médio, nós não vemos energia como um ponto ruim significativo para ser algo resolvido através do conector.”

É inegável, porém, que as possibilidades com o Smart Connector são grandes. Como a matéria da Fast Company destacou, poderíamos ver um teclado capaz de carregar o iPad através de uma bateria embutida ou um com armazenamento extra que se integra ao novo aplicativo Arquivos (Files), do iOS 11.

Como boa notícia, fica a confirmação da Apple de que várias empresas agora estão desenvolvendo acessórios com o Smart Connector — e que, num futuro não tão distante assim, nós possamos ver esses novos acessórios chegando ao mercado.


iPads Pro

iPads Pro de 10,5″ e 12,9″

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: cinza espacial, prateado, dourado ou ouro rosa1
Capacidades: 64 GB, 256 GB ou 512 GB
Lançamento: junho de 2017

Botão - Comprar agora

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: