O melhor pedaço da Maçã.
Craig Federighi

Sai Eddy Cue, entra Craig Federighi: Siri agora tem um novo chefe para chamar de seu

A Siri é um serviço. E, por isso, desde a sua criação, ela estava sob o comando do vice-presidente sênior de softwares e serviços para internet da Apple, também conhecido como Eddy Cue. Agora pare e pense na complexidade que deve ser fazer a assistente virtual da Apple ser o que é. Pense em todas as integrações que ela precisa necessariamente ter com todos os sistemas operacionais da Apple (iOS, macOS, watchOS e tvOS) para ser uma assistente realmente útil. Veja bem, eu não estou menosprezando os outros serviços da companhia, mas a meu ver é inegável que eles são muito mais limitados e menos abrangentes que a Siri.

Publicidade

Por que eu estou falando isso tudo? Pois hoje a Apple, através da sua página de liderança (a qual ganhou dois novos nomes) informou que Craig Federighi (chefão de software da Maçã) é agora o responsável pela Siri.

Na prática, como o MacRumors bem falou, a Apple está simplesmente confirmando uma transição que, aparentemente, já aconteceu há muitos meses se levarmos em conta algumas entrevistas recentes e as aparições no palco dos eventos da Apple quando o assunto era a Siri. Em 2016, por exemplo, Federighi foi o executivo que conversou com John Gruber sobre a abertura da Siri para aplicativos de terceiros; na WWDC 2017, foi ele também quem apresentou as melhorias relacionadas à Siri. No meu ponto de vista, considerando todo o ecossistema que a Siri se insere, faz muito mais sentido ela estar sob os cuidados de Federighi do que de Cue.

Siri no iOS 11

Algo que não podemos deixar de comentar, contudo, é como Cue fica nessa história. Este é o segundo grande serviço que deixa de fazer parte do seu guarda-chuva — em dezembro de 2015, Phil Schiller passou a cuidar das App Stores, que também eram uma responsabilidade de Cue. Agora, portanto, o vice-presidente sênior de softwares e serviços para internet passa a chefiar “apenas” a iTunes Store, o Apple Music, o Apple Pay, o iCloud, os Mapas, os anúncios da App Store e os apps de produtividade e criatividade da Maçã.

Publicidade

As aspas fazem sentido, não é mesmo? Veja que Cue ainda comanda (respondendo diretamente a Tim Cook, é claro) muita coisa na empresa, mas é inegável que ele perdeu dois dos serviços mais importantes para seus companheiros.

Além de uma possível reorganização estrutural por conta da natureza da Siri em si (conforme discorri acima), Cue pode estar bastante sobrecarregado com a nova empreitada da Apple no mercado de vídeos. Já está claro que a empresa deverá lançar em breve um serviço de streaming de vídeocom direito a bastante conteúdo original. Trata-se de algo chave para o sucesso da Apple TV e que está sendo cozinhado pela Apple internamente há bastante tempo.

Independentemente do motivo real, que a Siri tenha na equipe de Federighi uma ótima evolução!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple, Google, Facebook e outras se juntam em carta aberta para pedir a proteção de jovens imigrantes [atualizado]

Próx. Post

Logitech lança alto-falante bastante versátil; Marshall apresenta suas caixas de som multi-room

Posts Relacionados