Huawei ultrapassa Apple e conquista o 2º lugar entre as maiores fabricantes de smartphones


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
07/09/2017 às 09:57

Da última vez em que falamos aqui sobre o desempenho das fabricantes no disputadíssimo mercado de smartphones, em fevereiro, a Apple tinha o que comemorar: por uma pequena margem, ela conseguiu superar a Samsung e ser nomeada a empresa que mais despachou telefones inteligentes no último trimestre de 2016.

Os tempos, entretanto, eram outros. O desastre do Note7 ainda estava fresco nas memórias dos consumidores e não tinha nenhum S8 na história para nos fazer esquecer das explosões; os iPhones 7/7 Plus eram dois novatos no mercado com uma boa receptividade por parte do público. Hoje, o cenário é totalmente diferente — tão diferente, de fato, que a Apple não foi superada somente pela sua arquirrival, mas também por uma outra figura lá dos lados da Ásia.

Segundo dados da Counterpoint Research, a Huawei conquistou, pela primeira vez em sua história, o segundo lugar em vendas e fatia de mercado no segmento de smartphones, superando a Maçã e ficando atrás da Samsung. O gráfico abaixo, referente ao market share das três companhias, mostra bem suas evoluções ao longo dos últimos meses:

Pesquisa da Counterpoint de fatia de mercado das fabricantes de smartphone

Enquanto junho foi o mês incontestável da companhia chinesa, julho viu uma equiparação entre Huawei e Apple, ambas com fatias pouco superiores a 10% do mercado. A Samsung, embora veja uma queda razoavelmente íngreme ao longo dos últimos meses, continua bem acima das concorrentes, com uma taxa de cerca de 20% em julho. Os dados referentes a agosto ainda não foram divulgados.

É bom notar que a Huawei, mesmo com a popularidade crescente, não tem um modelo específico que atrai o público e serve como carro-chefe da empresa (como é a linha S da Samsung, por exemplo) — prova disso é o gráfico abaixo, da mesma firma de análise, que mostra os dez modelos de smartphone mais populares do mundo em julho. A chinesa não tem um aparelho sequer na lista, enquanto até mesmo uma forte concorrente, a OPPO, traz dois — em terceiro e quarto lugares, nada menos.

Pesquisa da Counterpoint de fatia de mercado das fabricantes de smartphone

Nesta métrica, a Apple continua reinando basicamente sozinha, com o iPhone 7 conquistando o primeiro lugar e o 7 Plus vindo logo em seguida — um resultado esperado, considerando que as vendas de iPhones concentram-se basicamente nestes aparelhos, enquanto outras empresas têm seus números pulverizados entre alguns (ou dezenas de) modelos.

Esta lógica, por sinal, serve para indicar que os dias de cão da Apple certamente terão um fim em breve: com a chegada do (extremamente aguardado) “iPhone 8” (ou “Edition”, ou “X”, ou seja lá o que for), a Maçã deverá ganhar um belo impulso nesse gráfico e conquistar uma posição mais honrosa nos próximos meses — quem sabe até um primeiro lugar, novamente?

via Apple World Today

Posts relacionados
Comentários
  • Vinny

    Perdeu em volume. Mas em lucro duvido. Continua sendo a maior.

  •  lover

    Só o que falta a apple dar uma de Samsung e lançar várias versões de um mesmo produto, iPhone, iPhone Plus e iPhone X. Sem falar no pequenino SE que daqui um tempo vai receber uma atualização, prq ainda existe mercado pra ele.

  • Rodrigo Moraes

    Nem sempre esse recurso de notificar sobre um erro no texto funciona? Ou pode ser alguma problema aqui no meu computador/teclado? Enfim… eu queria notificar que está escrito “o iPhones 7/7 Plus eram dois novatos”

  • Fabio Conde

    Ou seja:

    Bom pra Apple, ruim pros clientes.

  • Romário Santos Fonseca Batagim

    O mercado pede um aparelho super top da Apple. Se ela não lancar este ano a concorrência vai ganhar muito espaço.

  • Isso é computado em número de smartphones vendidos?

  • Hades666

    Já na epoca do iPhone6 venho falando e alertando…..

  • O que está errado, meu caro?

  • Thiago Lopes

    Acho que o artigo, está no singular.

  • Ah sim, valeu!

  • MFS

    Pois é, cantava a mesma bola também!!!

  • MFS

    Os chineses irão dominar o mercado mundial, estão comprando grandes empresas, como a Lenovo na compra da Motorola e divisão de servidores da IBM, a Foxxconn na compra da Sharp, enfim, temos muitos exemplos. Aos poucos e de forma crescente, estão melhorando seus produtos ao nível de empresas já consagradas no mercado, como Apple e Samsung e, podem acabar engolindo seus principais rivais muito em breve.

  • paulobr

    Sim, o gráfico mostra a porcentagem do total de smartphones vendidos por período.

    P.S. apenas essas 3 já chegaram a abocanhar METADE de todo o mercado! O.O

  • Rodrigo Moraes

    Isso. Acabei demorando para responder =D
    Errinho bobo, mas sei lá né, achei de bom tom avisar.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: