Confira mais algumas coisas interessantes que vazaram a partir da versão GM do iOS 11 [atualizado: novo iPod touch?]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
10/09/2017 às 20:51

Na virada de sexta-feira para sábado agora, publicamos um primeiro artigo com várias coisas quentes que vazaram a partir da liberação precipitada da versão Golden Master (GM) do iOS 11 — que só deveria ter sido publicada após a keynote do evento especial do próximo dia 12. Ontem à tarde, complementamos o primeiro artigo com mais uma leva de “delações”.

Você acha que acabou? Para o desespero da Apple1, não.

Configuração do Face ID

Taí o Guilherme Rambo novamente nos trazendo coisas legais. Ele conseguiu acessar a nova área dos Ajustes dedicada ao Face ID (que, assim como o Touch ID, poderá ser usado para desbloquear o iPhone, para compras nas iTunes/App Stores, para senhas do Safari e, obviamente, também para o Apple Pay2) e nos mostrar como será o processo de cadastrar um rosto.

Como já tínhamos visto no simpático GIF que vazou antes, o processo consistirá em posicionar o rosto num círculo e “girar” a cabeça — comprovando que se trata de uma leitura realmente tridimensional e baseada em mais do que simplesmente uma imagem plana capturada pela câmera frontal do aparelho3.

E mais:

Segundo Jeffrey Grossman apurou, como a identificação do rosto do usuário tende a ser rápida e automática no “iPhone X”, a confirmação de pagamentos via Apple Pay será feita com um duplo-clique no botão lateral do aparelho.

Além disso, há referências ali de um possível futuro suporte ao Face ID em iPads e até em… iPods touch! Será que eles ainda não chegaram ao fim da linha? Tomara.

Recarga sem fio

Novas strings encontradas por Rambo comprovam, mais uma vez, que teremos recarga sem fio nos novos iPhones. Infelizmente, ao que tudo indica, será uma recarga por contato — isto é, via indução, tal como no Apple Watch e em vários smartphones com Android já presentes no mercado.

Detalhes do A11

Em uma série de tweets, Steve Troughton-Smith conta que o A11 será um system-on-a-chip de seis núcleos no total — dois deles destinados a tarefas intensivas (“Monsoon”) e quatro bastante eficientes no uso de energia (“Mistral”). São dois núcleos a mais em comparação com o chip A10 dos iPhones 7/7 Plus.

Já esperam-se resultados incríveis em testes de benchmark.

Streaming 4K na Apple TV

Steve T-S também confirmou, no meio dos códigos, que a Apple TV necessitará de uma conexão de ao menos 15Mbps para conseguir fazer streaming de conteúdo em 4K — requerimento mais do que óbvio, diga-se de passagem.

Além disso, a nova Apple TV também suportará uma grande variedade de formatos de cor.

·   •   ·

Se você aí é um desenvolvedor e tiver conseguido instalar o iOS 11 GM antes de a Apple parar de assinar a compilação nos seus servidores, Rambo colocou no GitHub um framework para os interessados em testar como seus apps ficarão com a nova barra de status do D22, isto é, do “iPhone X”.

Por ora, é só. E espero que os vazamentos acabem por aqui, afinal, não está sobrando muita coisa para a keynote de depois de amanhã… 🙄

Atualização 11/09/2017 às 14:48

Na parte sobre o Face ID que cobrimos acima, já havia uma referência a um possível novo iPod touch chegando com suporte ao reconhecimento facial 3D que veremos no “iPhone X”.

Eis que Benjamin Geskin também já encontrou indícios de um iPod8,1 no iOS 11 GM, enquanto o atual iPod touch (de sexta geração, lançado em julho de 2015) é o iPod7,1.

Será que ele vem mesmo, afinal?

Notas de rodapé

  1. Há quem ache que esse seria mais um daqueles “vazamentos” propositais. Na minha opinião, não é o caso; não faria sentido nenhum estragar tanta surpresa assim a poucos dias do evento especial.
  2. Ele não aparece nas telas do Rambo porque, bem, ele é brasileiro e, como todos nós sabemos, o Apple Pay ainda não aterrissou por aqui.
  3. Ou seja, ninguém conseguirá desbloquear o “iPhone X” usando simplesmente uma foto.
Posts relacionados
Comentários
  • Vinícius Miranda

    Ou muita gente dentro da Apple está rindo demais, ou muita gente vai ficar careca.

  • se isso for trolagem, vai ser épico!!!! Mas não acho que seja trolagem!!

  • Eduardo Papa

    Está certo que o lance agora é o iPhone X, mas e os antigos? O que terá de novidades para iPhone 7 por exemplo?

  • Adrian Demoner Malta

    Estou realmente curioso como a Apple vai tentar tratar os próximos lançamentos depois dessa Keynote…

  • Ajustes

    Óbvio que não. Teriam mais trabalho em desenvolver a trolagem do que o próprio iOS, visto que esta é a versão final do sistema.

  • João Gabriel Thomaz

    Muito curioso para o evento da terça.
    Será que a Apple tem alguma grande carta na manga ou apenas irá subir no palco e mostrar tudo como se nada tivesse vazado?

  • Igor Rodrigues

    Muito curioso para o evento da terça-feira. Em um evento que tende a ser tão especial rolar tantos vazamentos assim… Fico instigado.

  •  lover

    Esse ano os rumores extrapolaram o limite que a Apple estava acostumada. Acho que a partir de agora ela vai redobrar a segurança até no iOS, que nunca tinha visto um vazamento desses.
    Duvido muito ter alguma coisa pra mostrar que seja maior que o Face ID, que nós já não saibamos em partes. Apple, apple se apluma fia, que eu quero surpresas positivas.

  •  lover

    Nada de muito diferente que não tenhamos visto nos betas. Provavelmente em um iOS 11.3 tenhamos mais novidades, onde o iOS estará mais apresentável.

  •  lover

    Eu tô super empolgado pra asssitir, só não quero aquele carinha gaguejando de novo, me deu uma agonia.

  •  lover

    Não foi, o iOS vazou de um funcionário de alguma operadora. Dai ele publicou o link no Reddit è logo dps a apple parou de assinar pra essa build.

  • Jhon

    Tô achando que o X vai começar em 999

  •  lover

    Eu torço pelo menor preço possível. Hehehe

  • Cesar Hindenburg

    A Apple colocou o modo emergência que desabilita o touch id. Vai ser mesma a mesma coisa com o Face Id, mas como vai ser para ativar novamente. Já que não vai ter o botão home pois quando ativa o modo sos ele desabilita o touch e você tem que colocar a senha, mas o face id deve fazer a leitura automática do rosto fazendo com que o aparelho seja desbloqueado.

  • Ajustes

    As caixas dos iPhones ainda não vazaram. Estou ansioso para saber como serão as imagens nas caixas…

  • Traga a conta e fecha o bar que por hoje é só !!

  • Adrian Demoner Malta

    Eu acho que para o ano que vem a Apple vai voltar a ter somente 2 modelos tipos de linha. Nesse ano, ela ainda vai ter esse 8 e 8 plus pra dar uma “continuidade” nos updates dos aparelhos e pra dar tempo para as pessoas pegarem o jeito no iPhone X. Então, no ano que vem, ela mantém 2 modelos. Minha opinião.

  • Cristian Aymay

    O problema desses vazamentos é que não da graça nem emoção assistir a Keynote. Tudo que seria falado la, ja foi vazado aqui. Fica bem chato. Foi a época que eu ficava pilhado assistindo e curtindo as novidades, agora é chato.

  • Wilan

    A única esperança que eu tenho agora é no Watch 3 trazer algum sensor novo como medidor de glicose, porque no iPhone X não vi nada de mais que já não tinha antes em outros aparelhos, mesmo que de forma menos aprimorada.

  • Anderson Siqueira

    Uma dúvida: O trabalho de autenticação de um FaceID é feito através de algum chip ou sensor específico de hardware ou apenas por software? Oq tecnicamente impediria ampliar o faceID para outros devices?

  • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Tecnicamente os sensores de IR pra saber a distância do rosto frente à câmera e o scanner 3D. Tem muito hardware novo por trás desse reconhecimento.
    Além disso, tenho ctz que terá um processador reservado pra cuidar destas informações e manter tudo criptografado, tal como é hoje com o Touch ID.

  • Murilo Callegari

    Concordo mas leve em consideração que você que está correndo atrás dos tablóides, aqui é um site de “TITITI da Apple” diz tendência, bafafas, curiosidades, dicas e bombas… E outra, não tem nenhuma novidade nisso tudo que estão postando, absolutamente tudo já se sabia desde o início do ano, no próprio podcast eles falavam sobre exatamente isso.. Rs

  • Rodrigo Vieira

    Mais ou menos. No lançamento do iPhone 4, por exemplo, basicamente o “iPhone” em si vazou.

  • J_Eduardo

    Eu ao quero mesmo é o IOS11 com os controles da aba inferior disponível pq dona Apple removeu as funcionalidades dos apps de terceiros nos widgets e está me atrapalhando no dia a dia…aguardando ancioso q seja liberado na terça mesmo e não dia 20 como especulam alguns….

  • steang

    Na verdade, parte de US$ 1099

  • Thiago Lopes

    As mesmas coisas que já tinham antes do GM, a única diferença é que no GM veio coisas dos novos iPhones, que antes estavam “escondidas”…

  • Wagner Carvalho

    Pessoal, nada de novidades quanto ao multitarefa? vai morrer mesmo o atalho pelo forcetouch?

  • Marcelo R. Bernardo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Pelo que “vazou” este ano, estou com sensação de que a Keynote só servirá para confirmar tudo o que vimos. Minha única ansiedade com tudo isso é saber sobre o início das vendas do iPhone X, dado a tantos rumores de atraso. Se isso se confirmar, temo por não conseguir tê-lo em dezembro. 🙁

  • Sebastião Fortunato

    Com todo respeito ao Guilherme Rambo e aos devs envolvidos, mas eu vejo estes atos como um verdadeiro estraga prazeres. Honestamente, qual é mesmo a graça em estragar uma belíssima apresentação de um produto novo, pensado e trabalhado por centenas de pessoas e que deveria ser o ápice para todos nós que gostamos da Apple e do seu ecossistema? Parece coisa de gente desesperada, ansiosa patológica que precisa cavar pra descobrir as minúcias do trabalho da empresa, DOIS dias antes da apresentação do produto.

    Detestamos os spoilers de séries e amamos spoilers de tecnologia. Nunca vou entender isto.

  • Talvez porque não seja “spoiler” de nada. Não é um filme ou uma série. É uma apresentação comercial de produtos.

  • Gente desesperada? Hahaha…
    Tô nem ai com uma apresentação fuleira feita em powerpoint do office 95 q dá até sono!
    Quero é saber das novidades o quanto antes e cada vez mais desapegar da ideia de pensar em comprar qquer outro cel q ja tem no mercado sabendo o q esta por vir!!
    Eu penso assim!
    Conta mais q tá pouco!

  • Adriano d’Avila Borges

    Rafa, acho que o sentimento do colega acima é recorrente, pelo menos em certos círculos de amizades que tenho. Eu entendo e sou a favor da “obrigação jornalística” que este e outros veículos especializados têm de reportar os acontecimentos, mas não dá pra negar que aquela mística que encapsulava um novo lançamento, hoje é quase inexistente. Claro que isso não é culpa dos veículos. Na verdade não é culpa de ninguém. É como a roda gira com qualquer instituição, artista, ou personalidade que movimenta uma legião de fans.

    A analogia com spoilers que o amigo fez acima tem até um certo fundamento se resgatarmos aquela sensação de uns anos atrás que era resultante da magia, quase que cinematográfica, que envolvia a espera e a apresentação de fato.

    Agora uma coisa é fato: se a Apple enxerga essa magia como asset da própria cultura interna e externa da marca, ela tem sido bem descuidada com este ponto. Este “vacilo” com o HomePod (proposital ou não) é tipo como se o George Lucas convidasse o Leão Lobo pra leitura de roteiro do Episódio IV. A culpa não é do Leão Lobo…

    Rumores alimentam o mercado, concordo. Vazamentos são inconvenientes, acredito. Não concordo com a demonização do Rambo e outros devs, mas torço pra que isso sirva de lição pra Apple no sentido de proteger e manter a magia das próximas vezes, pra que eu não me depare com um comentário do editor chefe e responsável pelo maior e mais relevante veículo sobre Apple em língua portuguesa, (e falo com todo respeito e admiração, entendendo que isso faz parte do seu trabalho), “sendo obrigado” a atestar a mais fria e pura verdade de que se trata de uma Apresentação Comercial de Produtos. É verdade, mas não deixa de ser triste que cada vez tudo esteja mesmo se resumindo a isso. O peso destas suas palavras que me fizeram escrever. Tive aquela sensação de perda de inocência, sabe kkkkk

    Tentei ao máximo ser claro pra não dar margem a uma compreensão dúbia quanto ao meu respeito a vocês. Espero ter me feito entender.

    Abraços

  • OverlordBR

    Só de trollagem, acho que a Apple deveria lançar uma nova versão ou modelo do iPad amanhã!

  • Guilherme

    Cara me desculpa, mas eles não estão nem um pouco preocupados com esses vazamentos dias antes do evento. E sim com aqueles de muitos meses antes.
    Acredito que isso alimenta ainda mais a troca de informações. E repercussão em toda mídia. A maior parte das pessoas que vai comprar nem acompanha esse mundo tecnológico.

  • Bruno

    Provavelmente, a apple não quer que o acesso ao multitarefa seja diferente do iPhone X para os demais, talvez traria confusão para os usuários, por isso ela resolveu simplesmente matar.

  • Guto Pagiossi

    Pessoal, larga mão de choradeira!!!!!

    Não quer saber das novidades antes do tempo? Cancela o 4G e a WiFi. Comprem livros e fiquem lendo e tomando chá.

    PS: TODO MUNDO CONVOCADO PRA VER O EVENTO AO VIVO AMANHA.

    :DDDDDD

  • Eu duvido muito que a Apple lançaria um iPod Touch com Face ID sendo que tudo indica que o iPhone 8 não irá suportá-lo. Seria no mínimo estranho.

  • Ming-Chi Kuo

    Aí que se engana meu amigo, vazamentos intencionais e selecionados geram curiosidades meses ou até anos antes de um lançamento, e esse tipo de ansiedade ataca não o consumidor leigo, mas sim os grandes jornais e mídias digitais que por sua vez irão usar sua influência para fazer um grande marketing gratuito!

  • Marcelo R. Bernardo ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    @insidegui:disqus
    Deixo registrado meus parabéns e minha admiração pelo trabalho que você e alguns outros devs fizeram, trazendo até nós (meros leitores) respostas para muitos rumores. Desejo todo o sucesso em sua carreira! =D

  • Na minha humilde opinião a apple aderiu aos vazamentos para fortalecer o lançamento do iPhone e gerar ansiedade nos fans. Pois isso não é mais prejudicial a eles, #FATO.

  • Cássio Teixeira

    Eu estava desanimado até lembrar que até com o iPhone 7, que vazou todas as informações e design, quando anunciaram eu fiquei todo empolgado, pq ver a versão final de tudo é maravilhoso. O fator surpresa já não é surpresa no iPhone desde o 4 rsrs

  • Cássio Teixeira

    kkkkkkkkk

  • Se ela ainda quiser vender iPods touch, ele precisa ser bem atrativo.

  • Lucas Ramos

    Brincadeiras à parte, parabéns pelo trabalho feito!

  • É um bom argumento.

  • Vinícius Guerra

    Espero que o IOS 11 tenha menos bugs que o IOS 10 e que a Apple continue melhorando e otimizando o seu sistema. Não há muito mais o que inovar, os sistemas hoje praticamente já tem quase todas as funções possíveis. O que precisa agora é aumentar a capacidade energética dos novos iPhones, pois somente o iPhone SE e os Plus, conseguem ter uma melhor autonomia.

  • Guilherme

    Sim Falar de Apple gera cliques. Eu falei que Iphone é um nome midiático, de grife e fui bombardeado aqui. Falou Iphone, gerou cliques e consequentemente visualizacoes e consequentemente mais dinheiro pra quem anuncia. Iphone é grife sim!! A marca hoje chama atenção sim! Pode ser que não seja BMW ou Bolsa de luxo, mas o nome gera repercussão e discussão sim!

  • Adriano d’Avila Borges

    Sim, claro… Minha manifestação foi estritamente com relação ao fator “magia” e a recente falta de cuidado com ele. Também concordo que novidades só deixam de ser novidades quando vão para o mercado, não importando quem ou quando elas são divulgadas.

    Mas, sinceramente, prefiria quando vinha de surpresa… hehehe Espero que um dia voltemos a ser impactados pela experiência surpreendente de ponta a ponta, desde a apresentação até o hands-on. Torçamos!!!

    anyway… amanhã a hora do almoço é mais longa pra mim , e o expediente é mais longo pra vocês. 😉
    abs e boa cobertura

  • Pedro Cohn

    Preciso discordar mais uma vez de você, Rafael. (Da última parece que você estava certo, vai ser tudo iPhone 8 mesmo, hahah).

    Esses vazamentos são péssimos! Ele quebra nosso primeiro encontro com o aparelho. Se essa primeira impressão é ruim, não tem a magia como o amiguinho de cima já falou.

    Parece que desde que o Tim Cook falou que iria “double down nos segredos” a coisa foi pro buraco. Esses segredos são parte importante! E sim, são spoilers, que por definição literal, estragam nossa experiência e percepção.

    Não é à toa que o venue da apresentação ganhou o nome de Steve Jobs, ele sabia o quanto as apresentações são importantes para o sucesso do produto!

    Eu sigo a Apple desde que me conheço por gente, há pelo menos 25 anos e nunca tive o sentimento que a Apple está virando uma Sony como tive nesse ano.

    Antes, Apple era uma (quase) uma religião, hoje está se mostrando uma apresa que faz uma “apresentação comercial de um produto”.

  • Felipe Guimarães

    E o Dark Mode foi colocado de canto… Lamentável!

  • Adriano d’Avila Borges

    Quanto a sua frase sobre a Sony, não se pode esquecer que o Akio Morita era o rei do “copia mas melhora”, algo que sabemos que o Jobs era bem adepto também… A Sony do Morita era uma empresa bem interessante na época….mas os genios não duram pra sempre…

  • estou mais ansioso para as imagens do novo teatro haha

  • hoje temos mais info do que quando um certo protótipo foi perdido num bar

  • Pedro Cohn

    Exatamente essa razão que eu comparei com a Sony.. Ela já foi a empresa mais revolucionaria, criou walkmans e discman, hoje não passa mais uma. Não existe magia nos produtos, somente plástico e baixas margens de lucro.. A Apple é a Sony de 1970.. E pelo caminho que está indo, está fadada ao mesmo destino.

  • Eu não disse que prefiro como está, eu também gosto de ser surpreendido.

    Se é “péssimo” ou não para a Apple, só o tempo dirá. Imagino que eles não curtam nada que saia do controle, mas ao mesmo tempo qualquer outra empresa do planeta daria tudo para ter como “problema” vazamentos e toda essa mídia gratuita absurda que a Apple obtém em volta dos seus produtos/serviços.

    No fim, isso para ela é tão “ruim” quanto ver os milhares de chineses comprando iPhones para depois revendê-los mais caro. Para ela, esses mesmos iPhones também estão entrando na conta do faturamento trimestral.

    E é claro que a Apple deve ser vangloriada por ter transformado suas apresentações comerciais de produtos (que são o que são, desde sempre) em grandes eventos midiáticos que reúnem milhões de espectadores no mundo inteiro, tal como o season finale de uma série ou a final do Super Bowl. Pontos para ela.

  • helmygalindo

    Karaka!! Um novo Ipod touch com a tela do “iPhone X” iria ser muito massa. Como o iPhone X será um dispositivo muito caro, talvez o novo iPod, mais barato, seja um estímulo para os desenvolvedores criarem aí ativos adaptados a nova proporção de tela.

  • Gustavo Jaccottet

    Sempre acredito que empresas como a Apple tem um coelho guardado na cartola… com tantos vazamentos, vamos aguardar se tal coelho aparece.

  • essa keynote só vai valer a pena assistir caso o ive vá pro palco.

  • Anderson Maciel

    “Déx” pau no Brasil

  • Maicon Bruisma

    Faz sentido um ipod touch nessa altura do campeonato?

  • Maicon Bruisma

    A ansiedade é pra confirmar os rumores e vazamentos. Imagina se nada do que vazou for real. Seria um combo de decepção

  • Maicon Bruisma

    Melhoria no Arkit, que vai usar mais do hardware do iPhone 7, provavelmente serão apresentados novos apps para tirar proveito disso

  • Maicon Bruisma

    E mais barato, já que até hoje eles foram caros e menos potentes que os iPhones da época e anteriores.

  • Não sei, teremos que esperar a Apple apresentar.

    Mas só jogando uma ideia: e se ele fosse igual ao “iPhone X” só que sem a parte do celular, quem sabe com uma tela um pouco menor e com uma câmera traseira em vez de duas, custando a metade do preço?…

  • Maicon Bruisma

    Ainda seria só um player

  • Oi? Ele seria tudo o que o iPhone é, menos ligações convencionais (VoIP entra). Que é, creio eu, o que as pessoas menos fazem num iPhone hoje em dia.

  • Maicon Bruisma

    Ainda sim é a mesma coisa que os ipods do passado, um player. Comprar um seria desinteressante do ponto de vista utilidade.

  • É, você não sabe o que é um iPod touch.

  • Maicon Bruisma

    Claro que não, tive vários, além dos classics que são meus preferidos, mas não entendo nada de ipod. Aliás, não entendo nada de Apple, nunca ouvi falar

  • João Gabriel Thomaz

    Então o iPad sem 3g é só um player? não te vem na mente inumeras outras funcionalidades não?

  • Leonardo Negrisoli

    a graça não é estragar a apresentação, pois só le sobre os rumores que quer mesmo descobrir sobre os itens, eu acho.
    a graça pra eles é decifrar as coisas, lógica, desafios, etc… o que eu admiro

  • Maicon Bruisma

    Não generalize. IPad é um tablet, pode ser usado para diversas finalidades úteis, um iPod é um iPhone sem conexão e mais fraco, com câmera piores, maioria das coisas piores na verdade. Você ode usá-lo para jogar, mas ele será mais fraco que o seu smartphone; pode usá-lo para fotografar, mas será inferior ao seu smartphone; pode usá-lo para escutar música, mas olha só, seu smartphone já faz isso e melhor. Se fosse um ipod nano ou shuffle, não diria nada, mas o touch é desnecessário


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: