Apple Music não é o maior dos serviços de streaming, mas aparentemente é o que mais atrai o público jovem


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
11/09/2017 às 10:48

Nos Estados Unidos, sabemos que o número de dispositivos da Apple é bem grande — muito maior do que aqui no Brasil, por exemplo. Portanto, ainda que a maioria das pesquisas realizadas em diversas áreas nos traga somente informações do público americano, os dados comparativos acabam sendo bastante válidos em se tratando de aparelhos da Maçã.

Desta vez, focando em software, a Fluent analisou os serviços de streaming de música e publicou dois rankings muito interessantes.

De acordo com a pesquisa, 7 entre 10 pessoas nos EUA consomem música todos os dias. Dentre os mais jovens, esse número passa para 9 entre 10, o que é realmente impressionante. E, destes números, grande parte prefere maneiras gratuitas de consumir o conteúdo — o que não é diferente dos brasileiros, né?

Tendo isso em mente, nós podemos ver o gráfico acima, que destaca em primeiríssimo lugar o nosso conhecido YouTube (66%), vindo em seguida serviços não tão populares por aqui, como Pandora (63%), iHeartRadio (47%) e Google Play Music (44%). Somente em 5º lugar nós temos o Spotify (36%), seguindo pelo Amazon Prime Music (19%) em 6º e, finalmente, pelo Apple Music com apenas 10%.

Talvez você ache isso pouco para o serviço da Apple, mas, como citei, a maioria dos serviços rivais oferece opções gratuitas (com propagandas), o que atrai realmente muito mais público. Também não podemos esquecer que, ainda que a Maçã ofereça opção para os aparelhos com Android, sua maior base é de usuários de iGadgets, o que enxuga bastante o seu alcance. Outro fator a se notar é que é certamente mais difícil competir com serviços que permitem ouvir suas músicas via web.

Ainda assim, o panorama muda drasticamente se dermos um zoom e considerarmos apenas os usuários pagantes dos serviços, que compreendem 30% do número total. Destes, veja só, os mais jovens são os mais propensos a pagar para ouvir suas músicas.

Nesta lista, o Apple Music e o Spotify alcançaram os primeiros lugares na disputa, com o mesmo número de usuários (5%) na faixa dos 35 anos ou mais. O serviço da Maçã, porém, se mostra muito mais popular entre os pagantes com menos idade: 19% pertencem à geração Z (18 a 24 anos), enquanto o Spotify conquista 17% desse público. Já entre a chamadas “geração do milênio” (ou “geração Z”, de 25 a 34 anos), o Apple Music conquista 14% e o seu rival, apenas 9%. Com uma diferença bastante grande do último gráfico, os demais serviços alcançam não mais que 10% em todos os públicos.

A razão pela qual a Maçã alcançou o topo no ranking de serviços pagos não é um mistério. Afinal, se os produtos da Apple são os preferidos das gerações mais novas, essas mesmas gerações são as que mais consomem e pagam, e os usuários são mais propensos a permanecerem com escolhas dentro do ecossistema do iOS.

Portanto, dependendo de qual foco cada um der, o serviço da Maçã está indo ou muito mal, ou muito bem. 😛 De qualquer modo, sabemos que a base de usuários continua a aumentar, e pode ser que veja um crescimento ainda maior graças ao grande conteúdo em vídeo que espera-se ter daqui para frente.

via 9to5Mac

Posts relacionados
Comentários
  • Murilo Herrmann

    estou usando o Apple Music desde o 1º dia, e agora considero migrar para o Spotify por 2 motivos:
    1º: PLAYLISTS, inifinitamente melhores no Spotify
    2º: dividindo assinatura com amigos fica mais em conta.

  • Luciano Assunção

    Simplesmente não consigo usar o Apple Music. O Spotify possui playlists muito superiores, além das musicas carregarem mais rápido por serem mais leves. O único diferencial do Apple Music, na minha opinião, é oferecer a letra da música diretamente no player.

  • Thiago Andrade

    A se o brasileiro conhecesse o Pandora, aaaaa se o brasileiro soubesse usar serviços como o pandora !!!!

  • Bruno Bacha

    Ainda que eu ache o layout do Apple Music a coisa mais horrorosa que a apple já fez, não consigo deixar de usar o serviço pelo simples motivo de ser mais globalizado que o Spotify (possuindo assim, música de diversos países que são quase ignorados no Spotify). Inclusive, acho que esse também é um dos motivos para os jovens usarem mais o Apple Music (visto que temos muitas tendências em países que n se concentrar na América do Norte e Europa)

  • Thiago Andrade

    Cara, peguei os 3 meses gratis do Apple Music para testar, ja sou premium no spotify a mais de 1 ano. Mas quis testar, afinal são 3 meses gratis, e consigo ouvir musicas no Apple Watch sem precisar carregar o celular comigo.
    “véi na boa” não da, sério!
    O negócio nao te convida a navegar nele. É impressionantes como tudo la fica complicado.
    Não da, infelizmente.

  • Rodrigo Gomes da Silva

    O Spotify nao tem o dobro de usuarios pagantes q o apple music? A não ser q metade deles estejam em outros paises e o apple music não tenha nada fora dos eua, nao da pra botar muita fé nesse grafico q mostra o apple music com mais usuarios pagantes.

  • Que tipo de playlist? Da exemplo

  • Hades666

    Essas pesquisas da Apple nos USA é interessante…..mesma coisa que pesquisa em Salvador que diz: 90% do povo come acarajé e pensar que no resto do Brasil seria igual.

  • Fábio Silva

    O mundo Spotify é melhor. Funciona em todos os celulares Android e IOS funciona em qualquer smart tv. Tablet, vídeo game. Daqui a pouco até em geladeira e microondas vai ter spotify. O mundo Apple é muito restrito infelizmente. Mas mesmo que tivesse em todos os dispositivos, spotify é mais inteligente nas sugestões a navegabilidade é convidativa a fuçar no app enfim. A Apple precisa trabalhar um poço mais

  • 199X KID

    nossa o Apple Music esmurra o Spotify, resta aceitar

  • Como assim? A variação de catálago pela Billboard é de menos de 1% entre os serviços.

  • iBooks

    Acabei de entrar no site e olha o que tomei na cara: “Pandora is only available in the U.S. right now – but we are working on bringing our music service to other parts of the world.”

  • Thiago Andrade

    Sempre foi amigo, pelo menos tem um ano que conheço ele e nunca aceitou conexão do BR. Única maneira de usa-lo aqui é com algum VPN mascarando a rede.

  • Thiago Andrade

    Me ensina? kkkkkkkkk
    So estou insistindo no teste com ele pra eu poder ter essa opnião, mas cara, negócio nao vai.

  • Thiago Queiroz

    Amo iHeart Radio! <3

  • David

    Concordo, as playlists do Spotify são vastas e diversificadas, outra coisa interessantíssima é o DailyMix, além de organizar as músicas por Gênero semelhantes , apresentam novas músicas de acordo.

  • David

    Esmurrar, só se for pro alto. Spotify reina

  • iBooks

    Desta forma ninguém vai ter interesse mesmo.

  • Leonardo N. Felix

    Só que ao contrário né?

  • Murilo Herrmann

    Sabe que tenho o problema do Watch também. Ainda não sei como lidar com isso.
    Quem sabe Spotify não lança logo o app deles pro Watch (compraram uma empresa pra isso né?)?

  • João Almeida

    Eu já acho as playlists do Spotify todas uma porcaria. São todas parecidas! E pra mim, o algoritmo do Apple Music seleciona perfeitamente no Para Você.

  • Jerson Salvioli Lima

    Spotify também, amigo. Se chama genius lyrics.
    Ou seja, Spotify é melhor mesmo e ponto.

  • João Almeida

    Eu tento ver como vocês conseguem achar o Spotify maravilhoso e não consigo kkkk Nunca engoli o Spotify e pra mim, o único ponto positivo que ele tem sobre o AM é o Web Player.

  • Christian Tavares

    Assinei os 3 meses e desisti. A Apple precisa ainda comer muito feijão pra fazer um serviço realmente atrativo. A primeira coisa que deveria fazer é aposentar o iTunes pra esse tipo de serviço e fazer apps separados. O iTunes tenta ser um simplificador, mas acaba ficando mais confuso a cada versão.

  • Guilherme

    Também prefiro o SPOTIFY.

  • Wilan

    Eu penso o mesmo, uso o Spotify, via todo mundo falando das playlist e quando fui testar a muito tempo atrás não me agradou em nada, achei bem fraquinha. Penso em ir para o Apple Music justsmente por causa disso.

  • Papai paga jeje

  • Wilan

    Né kkkkkk, a frase deveria ser: “A se o pandora quisesse conhecer o Brasileiro, a se ela quisesse…”

  • Luciano Assunção

    Não é a mesma coisa e você sabe disso. O genius lyrics não está disponível para todas as musicas. Fora isso, ele não mostra a letra da música toda. Ele mostra trechos da música e faz comentários sobre a música em si. Eu acho que além do genius lyrics poderiam implementar um modo onde seja possível ver somente a letra da música do início ao fim.

  • Luciano Assunção

    Daily Mix, popeline trends, today’s top hits, descobertas da semana, etc

  • Luiz Fernando

    A única coisa que eu acho legal no AM são os vídeo clipes e show exclusivos, fora isso o resto não me convence, nem o design que eu acho horroroso

  • Alecs Lima

    Ser Tim Beta + Deezer Premium grátis no plano + sem descontar da franquia de 20GB = muito ❤️ envolvido!

  • Bruno

    Tim Beta Lab, né? E ainda tem 2.000 minutos. Tudo isso por 50 reais por mês.

  • Bruno Martins Mendes Vieira

    Apple Music tem muito o que aprender com o Spotify

  • Matheus Dias

    Pagando o plano com NuBank pra completar 😉

  • Whirlpool

    Dá cabeçadas na mão.

  • Alecs Lima

    Simmm! Beta Lab 🙂
    Minutos para qualquer operado, além de SMS ilimitado e Tim Protect!
    isso, 50 reais e nada mais hahaha adoro

  • Caio Perez

    Thiago, sinceramente não consigo entender o motivo por achar ser tão difícil escutar música pelo Apple Watch. Acredito que a parte mais “chata”é que apenas consegue ouvir as musicas de uma determinada “playlist” escolhida anteriormente. (no Watch OS 3 até onde entendi, essa playlist será atualizada automaticamente). Após feito isso, não tem segredo: -> Menu -> Apple Music -> Escolha a origem das músicas como o Apple Watch (caso ainda n esteja selecionado -> Musicas -> Play. O passo-a-passo é idêntico a qualquer telefone…

  • Caio Perez

    Inclusive tem um time que reclama de quem faz time hahaha

  • iBooks

    Não estou reclamando, apenas observando, cada um faz o que quiser da vida e eu não tenho nada com isso, nem quero ter.

  • Caio Perez

    Estou a tempos esperando essa comparação… Até então a que tem é de quem em 1 de agosto de 2017 o Spotify obteve a marca de 60 milhões de usuários pagantes e o Apple Music em 17 de junho de 2017 tinha 27 milhões. (fonte: Google)

  • Wesley

    Uso ambos, Spotify e Apple Music. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. O Apple Music gerencia as músicas offline mais fácil. Nele as músicas offline aparecem separadas, já o Spotify só as sinaliza pelo ícone verde. Porém o Spotify tem mais integração com a web, e dá pra reproduzir músicas no computador e controlar no celular sem estarem na mesma rede. Então cada um me atende de uma maneira.

  • Caio Perez
  • Caio Perez
  • Thiago Andrade

    Fala Caio, joia?
    Hahaha, nao vejo dificuldade em fazer esse procedimento, pelo contrario, isso é bom, motivo pelo qual eu estou insistindo em ter o Apple Music é justamente ouvir no watch sem precisar levar o telefone comigo, isso é top. Acho que agora você entende a minha colocação citada acima.

  • Pepe Fraccini

    mas por exemplo, musicas coreanas, japonesas e chinesas por exemplo não tem no Spotify, eu pelo menos não achei nenhuma das q eu escuto :3 no Apple Music ce ja consegue escutar elas e tals, claro, desde que tu tenha uma acc no pais correspondente xD

  • Pepe Fraccini

    eu sou um usuário bem incomum no Spotify, pq eu não escuto nenhuma playlist que ele indica, principalmente as brasileiras SHAUHSAUS a maioria das musicas q eu escuto não tem no spotify, e as que eu tenho salvas, é pq não cabe mais coisa no meu iPhone e fodeu uhauha X só não migrei pro Apple Music por preguiça X_X

  • Desse nomes em inglês, são listas internacionais ou mesmo com esses nomes, entre o top hits nacional, pois aí vai estragar tudo. Gosto das playlists do Apple Music, justamente por ser mais internacional, tipo “Joias Raras do Trash Metal”, “Influências de The Cure” e assim vai… acho boas. Mas pra coisas nacionais, minha patroa odeia o Apple Music, nunca gosta das seleções sertanejas, e aquelas cantoras tudo que tão fazendo sucesso, as gordinhas…. 😀

  • Douglas Henrique

    Uso os dois. Em casa uso o Spotify, pois a conectividade com os outros aparelhos é uma coisa ótima, Na rua uso o Apple Muisc, pois o volume do Spotify no fone de ouvido é horroroso comparado aos outros streamings.

  • Marcio Ferreira

    Nossa, eu ja acho as do Spotify muito melhores, depende muito do que vc procura. Em termos de genero, o que voces procuram?

  • Marcio Ferreira

    e todas as suas listas tem novas sugestoes de musicas baseadas nela mesma. Tem o radar, o discovery. Tem as abas de descobrir muito mais cheias de sugestoes. E vc consegue navegar por todos os mesmos curadores que tem na Apple, alem de muito mais. Consegue add musicas do Shazam diretamente lá. Tem o conect…. e por ai vai…. A Apple tem o catalago a seu favor, conteudo original e videos.

  • Gabriel C.

    Spotify: melhor interface, melhor design, melhores playlists, melhores algoritmos. O Apple Music mais parece um iTunes onde em vez de ouvir as prévias sem pagar, você pode ouvir as músicas completas.

  • Vinice WebDesig

    é cada um q tenta pagar de moralizador…

  • Cássio Teixeira

    Eu cai do cavalo com o premium familiar do spotify. Se vcs não estiverem no mesmo endereço, e eu acho que eles puxam isso por localização, eles cancelam sua conta sem pensar duas vezes. Um saco. Então hj pago o spotify só pra mim msm

  • Bruno Bacha

    Sim, basicamente n tem nada da ásia no spotify, bem como nada do continente africano, o que é o ponto decisivo na minha escolha pelo Apple Music. E quanto a variação de catálogo citada pela billboard, eles obviamente listaram com certas restrições e focados nas paradas que eles atendem e abrangem.

  • iBooks

    Se for pra pagar algo, que paguem minhas contas 😉

  • Marlon Fuhlendorf

    A maioria só usa Spotify aqui, eu uso o Apple Muito tbm no Android, prefiro ele ao Spotify.

  • Pepe Fraccini

    exatamente hahahahaha gosto dessas musicas também, por isso o Apple Music me agrada mais, mas é aquilo, tenho preguiça de salvar TUDO de novo AUHAUHUHA mas um dia farei! e como tu disse, a Billboard só lista aquilo que é de interesse dela 😛


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: