Apple atualiza suas Diretrizes de Interface Humana sobre a criação de apps para o iPhone X, a Apple TV 4K e o Watch Series 3


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
13/09/2017 às 15:36

Os novos sistemas operacionais da Apple foram revelados na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, em junho deste ano. Logo depois do anúncio, desenvolvedores já puderam colocar as mãos nos novos sistemas a fim de adaptarem seus aplicativos a eles.

Depois de três meses trabalhando nessa direção, ontem a Apple divulgou, junto aos seus novos produtos, diversas regras que valerão especificamente para seus novos dispositivos; ou seja, desenvolvedores precisarão se preocupar com mais isso.

iPhone X

O iPhone X possui uma tela Super Retina HD que cobre todo o aparelho, para experiências mais imersas em aplicativos, e o Face ID, uma nova maneira segura de desbloquear, autenticar e pagar. A câmera TrueDepth funciona com o ARKit e o chip A11 Bionic foi projetado para funcionar bem com o Core ML e o Metal 2.

O recorte superior que desagradou muita gente e a nova maneira de invocar — por gestos — a tela inicial e a multitarefa no iPhone X fazem com que alguns cuidados a mais precisem ser tomados ao desenvolver apps para o dispositivo.

“O recorte foi uma boa idéia” — Fanboys da Apple, 2017

Apresento-lhes a primeira prova

A nova página de Diretrizes de Interface Humana (Human Interface Guidelines) do iPhone X explica exatamente como adaptar os conteúdos dos apps para preencher a sua tela de 5,8″ (com 2436×1125 pixels).

A largura continua sendo a mesma dos aparelhos de 4,7″ (375 pontos), porém é necessário atenção quanto à altura da tela (145 pontos mais alta), principalmente para não haver interações muito próximas, por exemplo, do indicador que chama a tela inicial, da barra superior e também dos cantos da tela.

Isso significa que, se o desenvolvedor continuar seguindo o padrão anterior, algumas áreas vão continuar não sendo usadas ou o recorte pode acabar escondendo a interface do app.

Nas indicações, é requisitado que o desenvolvedor “assegure-se de que os layouts preencham a tela e não sejam obscurecidos pelos cantos arredondados do dispositivo, a parte do sensor ou o indicador para acessar a tela inicial”. Ou seja, você, desenvolvedor, precisará ter em mente o pequeno recorte quando modificar seu app — tal como brincou Owen Williams:

Novo formato do iPhone: 16:9:recorte

Apesar disso, a Maçã afirma que não são todos os apps que precisarão ser modificados para a nova realidade, mas caso precise, o UIKit e o Xcode 9 facilitarão o trabalho.

Além da página oficial explicando todos os pormenores, dois vídeos falando sobre cuidados em relação ao design e também à criação de apps para o iPhone X foram publicados na página de auxílio para desenvolvedores.

Apple Watch Series 3

Apple Watch Series 3 entrelaçados

Com conectividade celular, seus aplicativos podem ser usados em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo quando os usuários não estiverem conectados a um iPhone ou [a uma rede] Wi-Fi. Os aplicativos de saúde e fitness também podem aproveitar o altímetro barométrico para exibir mudanças de altitude e obter uma precisão aprimorada para métricas de treino do HealthKit.

A empresa atualizou sua página do watchOS para desenvolvedores, publicando juntamente um vídeo explicando especificamente sobre as mudanças e boas práticas ao criar/modificar seu app para o Apple Watch Series 3, que agora tem conectividade celular e recursos aprimorados para saúde.

Apple TV 4K

Apple TV 4K num ambiente escuro com a televisão na frente

Agora, seus aplicativos do tvOS podem oferecer experiências surpreendentes de vídeo cinematográfico e qualidade de imagem impressionante aproveitando a resolução 4K, Dolby Vision e HDR10. E com o novo controle Siri Remote, você agora possui dados giroscópicos de três eixos disponíveis para criar jogos e experiências interativas ainda mais atraentes.

A página da set-top box da Maçã para desenvolvedores também foi atualizada com informações do novo hardware. Foi publicado, ainda, um vídeo com diversas informações de como atualizar e otimizar seu aplicativo para os novos padrões 4K e HDR, assim como utilizar melhor as opções de movimento do novo Siri Remote.

·   •   ·

Além das páginas de diretrizes e dos vídeos supracitados, vários outros tutoriais foram publicados para desenvolvedores explicando recursos como o chip A11, rastreamentos facial, Metal 2, entre outros, que podem ser acessados nesta página.

A empresa também anunciou que os desenvolvedores já podem enviar para aprovação seus apps do iOS, do watchOS do tvOS e até do macOS.

Posts relacionados
Comentários
  • Vinice WebDesig

    Ou seja… quem colocar a barra preta na área do recorte, é bem capaz de ter o app recusado.

  • Maurinho

    Eu vou continuar momentaneamente com meu iPhone 7 (apenas por usar o Watch, AirPods e AppleTV).

    Talvez, bem talvez, vá para o s8, se conseguir vender tudo, rs.

  • iPhone X não é uma boa ideia desde que vi os primeiros rumores. 😛

  • Leoni Murilo

    E tem gente que acha que estou falando absurdos quando falo que o iPhone 8 e Galaxy S8 são smartphones muito mais consistentes do que essa bizarrice ai kk

  • Fernando Vieira

    Cara não fala o que não sabe pelo amor de deus

  • Thiago

    Pelo mockups o iPhone X parecia ser uma ideia interessante por acrescentar novos controles ao espaço adicional da tela. Do jeito que foi apresentado, ficou bem ruim. Deu a impressão de que o sistema não está adaptado ao novo formato de tela. Os ícones da status bar parecem espremidos.

    Eu achava mais interessante que existisse um botão home virtual do que o gesto para retornar à home. E a área no entorno do botão poderia ser interativa, com mais comandos.

    O “notch” poderia se valer do OLED para se integrar ao status bar e ficar invisível.

    É bem desagradável ver esses “chifrinhos” na tela. Mas pode ser só uma questão de costume.

  • Vinice WebDesig

    Meu comentário que ainda não foi liberado, acabou de confirmar isso. Na página dos desenvolvedores, que fala sobre o desenvolvimento de aplicativos para o iPhone X, há um vídeo com explicações. Nesse vídeo está lá que não pode ignorar o notch (recorte) dos sensores.

    Dê uma pesquisada na página de desenvolvedores antes para vir aqui falar do que eu não sei.

  • Vinice WebDesig

    mas é tão pequeno que nem vale a pena explorar aquele espaço….

  • hecnpo

    A Apple deveria ter feito igual ao Essencial Phone, que também tem um recorte na tela inicial e bloqueada, mas quando se trata de visualização de fotos, vídeos e apps ele forma uma barra que engloba aquele recorte, ficando assim algo homogêneo. No caso da Apple, as fotos e vídeos ficarão inevitavelmente incompletos, fora a trabalheira que vai dar para os desenvolvedores para driblar aquele dente.

  • Renato Lucato

    Não gostei dessa solução de design da apple, essa ideia de um aparelho sem bordas é muito bonito em televisões e funcionou bem em alguns aparelhos celulares, mas no caso do iPhone é uma barra preta que incomoda! Fico imaginando o quanto seria horrivel se a Maçã implementasse esse pensamento de design em um Apple Watch com camera frontal (o que por si só já é bizarro), ou com um Macbook ou iMac sem bordas e essa barra preta.

  • Vinice WebDesig

    não dá ideia (2)

  • hecnpo

    Gosto é gosto, mas se fosse pra migrar para o Android iria de LG V30 ou esperaria o Pixel 2.

  • Renato Lucato

    Pois é mas é um futuro possível e horrível

  • hecnpo
  • Emmano Frota

    A Apple vai demorar pelo menos umas duas versões pra dar o braço a torcer e mudar/consertar essa gambiarra no iPhone X. Assim como precisou de duas versões pra mudar a gambiarra das listras atrás dos iPhones 6 e 6s.

  •  lover

    Tomara que fique assim nos vídeos do YouTube.

  • hecnpo

    Deveria ficar assim em TODOS os apps. É um absurdo obrigar os desenvolvedores e usuários a se adaptar àquele “dente” na tela.

  • Renato Lucato

    E pensar que o próximo iPhone pode se chamar iPhone Xs eu já quero que conserte antes de lançar! Da tempo Apple!

  •  lover

    Ela fez isso só pra ser a diferente. Prq estão dotado parecidas cm o S8. E esse design ninguém vai querer imitar.

  •  lover

    se a Apple perder vendas ela muda isso ano que vem no iOS 12.

  • hecnpo

    Eu achei esteticamente medonho e creio que muitos possíveis compradores também. A apple realmente deveria ter adotado a mesma solução do Essencial Phone.

  •  lover

    Eu não era fã de modo escuro, mas se ela lançar isso no iOS 11.3 vai ser a melhor coisa que ela faz. Dai esconderia essa barra ridícula.

  • hecnpo

    Bem observado, é uma solução de software apenas.

  • Vinice WebDesig

    ou piorar

  • Mario

    Mais uma encrenca devido a um projeto de aparelho errôneo.Acho que a Apple vai sentir no bolso, acho que a venda dos aparelhos deram um fiasco.

  • Fabio Lordelo

    Cara, os videos e fotos não ficarao incompletos! Essa visualização em tela cheio, com as fotos e videos sendo cortados pelo notch, é opcional. Em videos basta tocar duas vezes na tela para alternar entre a visualização em tela cheia ou com bordas, onde o recorte da parte de cima é ignorado.

  • Fabio Lordelo

    Pessoalmente, prefiro os controles por gestos. Instalei vários apps para permitir que eu controle meu S8 só por gestos e desabilitei os botões virtuais. Sempre preferi esse método de navegação, sempre usei nos iPads e fique satisfeito da Apple ter ido por esse caminho.
    Botões sao intrusivos, ou comeriam uma parte da tela (já basta o recorte em cima) ou teríamos que ficar invocando a barra de navegação/botao de inicio sempre que quiséssemos usa-lo, como acontece no Android. Odiava ter que ficar deslizando pra cima só para ir para a tela de inicio no S8, são dois passos ao invés de um, por isso que me livrei da barra e passei a usar gestos.

  • Eduardo De Oliveira Diniz

    Eu nao sei o que é mais tosco. O recorte interferindo no vídeo ou essa visualização:
    https://uploads.disquscdn.com/images/72ceaaf68470f2dd7c49b6cc734005029c6cc23589b327a3f6280011d8706dc4.png

  • Vinice WebDesig
  • hecnpo

    Mil vezes a primeira imagem, que é a que a Apple está proibindo. Eu admirava tanto as criações da Apple, isso está ano a ano mudando…

  • hecnpo
  • Vitor Silva

    Não faz o menor sentido os caras fazerem uma tela de ponta a ponta e você ir lá e colocar uma barra preta em cima e em baixo perdendo parte da tela. Os caras estão certos de exigirem isso. E por isso há uma Safe Area de mesma proporção da parte branca da imagem a esquerda..

  • hecnpo

    Eu acho de extremo mau gosto aquele dente preto na parte superior da tela, imagina isso em uma foto, deplorável!

  • Luiz Fernando

    Ah gente, sem drama, a versão da direita com os apps adaptados ficam lindos tbm https://uploads.disquscdn.com/images/d244133e74a668a8237bfe804f61cc46a61595fd78dfe55b11977a6f5726f172.png

  • Aqui na minha terra diriam que Jony Ive “viaja na maionese” since 2011.

  • Essa esbórnia de design é o Dente da Mônica by Apple.

  • É o dente da Mônica by Apple

  • Já que a Apple anda seguindo a tendência…porque não fez igual o Mi Mix?
    Essas orelhas não ficaram legal..
    Deu entender que, eles precisavam lançar algo pra comemorar e lançaram isso..!!

  • Vinice WebDesig

    Só se for pra vc, pois para a maioria que comentou aqui não gostou do recorte

  • hecnpo

    Continuo achando uma péssima solução estética.

  • hecnpo

    Asqueroso.

  • silva

    Não pode ser…

  • silva

    Se o objetivo for esse mesmo (ninguém querer imitar), creio que ela terá sucesso. Quem vai querer imitar uma coisa horrorosa dessa?

  • Luiz Fernando

    Já acostumei com as orelhas haha

  • Wrecked Machines

    o recorte é feio? sim um pouco, porém precisa de inúmeros sensores para estas tecnologias tanto face id câmeras e etc, onde vão ficar ? acredito que em alguns anos ou menos resolvam este problema, até la é acostumar ou nao comprar o telefone.

  • Wrecked Machines

    ta e onde vc colocaria os trocentos sensores?
    nao estou defendendo, porem é o que conseguiram pra hj.

  • Rafael Farina

    Ih gente, quando lançaram o primeiro iPhone todo mundo zoava aquele tecladinho não físico numa telinha de vidro. Quando a novidade é assim, meio “brusca”, é normal ter muita gente reclamando e achando feio mesmo.
    Logo o burburinho passa e vai ter gente dizendo “me acostumei e agora amo”, enquanto vai continuar tendo os “continuo odiando o recorte mas amando o novo iPhone”.

  • Wrecked Machines

    exatamente, levara algum tempo para polir o desing, fora que quem sabe nos próximos tbm consigam fazer o touch id embaixo da tela consigam esconder melhor os sensores do face id que são inúmeros hj, e isso leva tempo, a samsung tem os dois recortes em cima e em baixo, retangulares, outros aparelhos com o mesmo tipo de tela tbm tem recortes em cima ou embaixo, não tem escapatória, fora alguns apps no video foi onde incomodou porem tem a opção de ver com o recorte.

  • Vinice WebDesig

    Não cara… Aquilo foi uma ruptura. Isso ai em cima foi uma gambiarra muito mal feita.

  • Exato. Comparação sem sentido.

  • Alexander

    Se esse recorte fosse no celular dazinimiga, seria um enxovalhamento sem limites

  • Alexander

    Por que parar em mil?

  • Alexander

    A do meio ficou melhor

  • Carlos Dasmer

    Era só colocar, toda e qualquer informação nas orelhinhas em fonte branca com fundo preto! Não seria tela toda, mas de qualquer forma não é mesmo, com esse recorte!

  • paulobr

    “é o que conseguiram pra hj.”

    Jeito bem Apple de ser… #SQN

  • Dids

    Fábio. Quais foram os apps que você usou?! Eu deixo desabilitado os botões virtuais, mas na hora de trocar de app, gasto muito tempo entre deslizar para cima e tocar no botão de multitarefa.

  • Leonardo Torok

    Vou te falar que o Android puro não é lá essas coisas, a ROM da Samsung é bem completona e tem muita funcionalidade útil. Fora que o S8 é bem mais barato que o V30 ou o Pixel (até mesmo o 1). Pixel traz o problema de não vender no Brasil também, se a pessoa não estiver disposta a pegar lá fora.

    E em matéria de update, o suporte da Samsung está igual ao Pixel, só demora um pouco mais para chegar o update. Os patches de segurança chegam rápido e constantemente e o suporte deles é mantido por uns 3 ou 4 anos nas linhas S e Note. O S4 parou de receber updates esse ano só.

    Mas, de qualquer forma, vale a pena esperar o Google ao menos mostrar o Pixel 2 antes de sair comprando qualquer coisa. Eu não curto a ideia de comprar um telefone com outro anúncio grande próximo, nunca se sabe o que pode vir no meio que mudaria sua opinião.

  • hecnpo

    Cara, eu tive um S7 Edge e não gostei da ROM da Samsung, o aparelho não é tão fluido nem quanto um iPhone 6. Estou falando de fluidez, sabe? Não é nem de velocidade. Acabei voltando pro iOS.

  • Leonardo Torok

    Isso é uma reclamação comum mesmo. Já tinha visto gente falando que o OnePlus 5 por exemplo é mais fluido que o S8. De qualquer forma, ainda acho um celular bem rápido e fluido. E a quantidade de funcionalidades da Samsung compensa depois que você vai aprendendo.

    Eu tenho gostado bastante dos atalhos Edge, especialmente os de screenshot e gerenciamento de clipboard. O Samsung Health também é algo bem legal. Um ponto muito positivo deles é o hardware em si, a tela é muito boa, especialmente para vídeos HDR, enquanto a câmera tira fotos noturnas muito boas.

    Eu cheguei a cogitar um LG G6 e o iPhone 7 Plus. O primeiro eu descartei porque amigos meus tiveram muitas reclamações sobre defeitos e superaquecimento com os LG G3 e G4. O iPhone acabou sendo um problema porque eu estou desenvolvendo apps multiplataforma e preciso de um dispositivo para teste. Como não tenho Mac, o iPhone não ia rolar para desenvolver. São todos celulares muito completos, então acabam sendo os pequenos detalhes que fecham a decisão.

    Isso é algo que eu gostaria que a Apple repensasse, não vejo o porque de obrigar os devs a ter um Mac. Acaba que o custo inicial para desenvolver em Android é celular + 25 dólares, enquanto a Apple fica como celular + Mac + 99 dólares anuais.

  • Arlindo Neto

    Basta eles criarem uma barra preta rente ao recorte no iOS, ficaria lindo, o espaço seria muito bem aproveitado e sem ficar feio. espero que eles façam isso no próximo iOS

  • Tiago Celestino

    Deixa de ser “fãs descolado” e aceita o fato de que esse design ñ ficou bom.

  • Rafael Farina

    Verdade né. Porque o seu gosto é o gosto do povo, e se o meu é diferente, é porque eu sou “fã descolado” e não simplesmente uma pessoa diferente com gostos e vida diferentes.
    Enfim.

  • Tiago Celestino

    Se você interpretou assim, é um problema totalmente seu. Agora, sua argumentação que o “mimimi” do pessoal é porque a Apple está entregando algo que vai “revolucionar” como o primeiro iPhone, para mim é comentário de fã. Mas enfim, como você falou, minha opinião e não a do povo, apenas não concordei com a sua.

    Sem mais.

  • Rafael Farina

    Eu não disse que o recorte é uma revolução (nem usei essa palavra), é só uma mudança brusca no design, que nem todos estão acostumados ainda. É basicamente como quase todo iOS, sempre tem gente reclamando do sistema novo quando a Apple muda alguma coisa na UI, como a Central de Controle no iOS 11, por exemplo.
    Mas depois de um tempo se acostuma com isso. Quantas vezes não vi galera falando “nossa que coisa feia” e depois tava gostando do sistema… E isso nem só com iOS e Apple não.
    Eu sempre notei que as pessoas às vezes não estão prontas a mudanças de design, mas boa parte acostuma e acaba gostando, outra parte continua não gostando.

  • Tiago Celestino

    Quer apostar quanto que na próxima versão não teremos esse desenho? Mas enfim, gostos são gostos. Muita gente (inclusive, pessoas que serão afetadas diretamente) não está gostando devido a concorrência ter a mesma solução de design com mais eficiência.

    Mas enfim, não adianta ficar na especulação. Esperar pra ver.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: