iPhones, Apple Watches, Apple TV 4K… saiba quais países receberão os aparelhos nas primeiras levas de lançamentos!


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
13/09/2017 às 18:09

No turbilhão das keynotes da Apple, algumas informações acabam sendo relegadas a segundo plano para que possamos focar no que realmente importa — os novos produtos lançados e as suas características, obviamente. Por exemplo: a Maçã sempre exibe (seja na própria apresentação ou posteriormente, no material disponibilizado para a imprensa) uma lista dos primeiros países que receberão os novos produtos com as suas datas certas de lançamento — nem todos, afinal, recebem os novos iPhones, Apple Watches e outros produtos na mesma data.

Portanto, trazemos abaixo um apanhado das datas de lançamento das mais recentes novidades da Apple em todos os países onde suas respectivas chegadas já estão marcadas. São informações particularmente úteis caso, digamos, você esteja interessado no iPhone 8 ou 8 Plus e tenha uma viagem marcada para o Bailiado de Guersney no fim de setembro (spoiler: vai dar tempo), então fique ligado.

Aí vai:

iPhones 8/8 Plus

Os novos (novos?) smartphones da Maçã que ainda incluem telas quadradas e sensores de impressões digitais terão, como já informamos, suas pré-vendas iniciadas no dia 15 de setembro (mais conhecido como próxima sexta-feira), com o lançamento oficial marcado para o dia 22 (sexta-feira da semana que vem).

Além dos Estados Unidos, os países que terão essa disponibilidade são: Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, França, Hong Kong, Ilhas Virgens Americanas, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça e Taiwan.

Todas as cores dos iPhones 8 Plus de trás na diagonal

Mais uma leva de países receberá os novos aparelhos a partir de 29 de setembro, a sexta-feira seguinte. São eles: Andorra, Arábia Saudita, Bahrein, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Grécia, Groenlândia, Guersney, Hungria, Ilha de Man, Índia, Islândia, Israel, Jersey, Kuwait, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Malta, Mônaco, Polônia, Qatar, República Checa, Romênia e Rússia. Não haverá, ao que tudo indica, período de pré-venda dos smartphones nestes países.

iPhone X

O (realmente) novo e (muito) caro smartphone da Maçã, ao contrário dos seus primos mais modestos, terá um lançamento único, com período de pré-venda, em todos os países cuja chegada já foi anunciada.

iPhone X com água espirrando

São eles: Alemanha, Andorra, Arábia Saudita, Áustria, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Chipre, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Groenlândia, Guersney, Hong Kong, Hungria, Ilha de Man, Ilhas Virgens Americanas, Índia, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Jersey, Kuwait, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, México, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Polônia, Porto Rico, Portugal, Qatar, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça e Taiwan.

Em todos estes territórios, o iPhone X entrará em período de pré-venda no dia 27 de outubro, uma sexta-feira; o lançamento oficial ocorrerá uma semana depois, no dia 3 de novembro.

Apple Watch Series 3

Aqui é que as coisas ficam um pouco mais confusas — são, afinal, alguns modelos do novo reloginho da Maçã para se escolher.

Apple Watch Series 3 com Digital Crown vermelha e conectividade celular

Já sabemos que o modelo com conectividade celular (GPS + Cellular) não chegará ao Brasil — e, se você é residente do território nacional, não há muito sentido em comprá-lo mesmo fora, uma vez que ele não funcionará com as operadoras nacionais; ainda assim, o modelo terá pré-venda iniciada no dia 15 de setembro, com o lançamento marcado para o dia 22 do mesmo mês, nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Japão, Porto Rico, Reino Unido e Suíça. A lista das operadoras compatíveis em cada um dos territórios pode ser conferida aqui.

O Apple Watch Series 3 (GPS), que é a nomenclatura utilizada pela Maçã para indicar o modelo sem conectividade celular, terá um lançamento em fases. Abaixo, segue uma lista com os países que receberão cada leva do acessório:

Apple Watch Series 3 com pulseira esportiva vermelha

O novo Apple Watch Nike+, por sua vez, será disponibilizado em quantidades limitadas, de acordo com a Maçã; será possível pré-comprá-lo no dia 15 de setembro, com o lançamento oficial no dia 5 de outubro. Os países são: Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guam, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Kuwait, Luxemburgo, Macau, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Polônia, Porto Rico, Portugal, Qatar, Reino Unido, República Checa, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia.

Por fim, o novo Apple Watch Hermès terá seu período de pré-venda iniciado no dia 15 de setembro, com a chegada às lojas marcada para o dia 22, nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e Suíça.

Apple TV 4K

A nova caixinha preta da Maçã — que pode ou não valer a pena — não teve, ainda, suas informações de lançamento formalmente divulgadas pela Apple. As datas que listamos abaixo, portanto, são retiradas das próprias lojas online da empresa nos respectivos países; é possível que outros países, como aqueles que não tenham loja oficial da Apple, também estejam incluídos no bolo. Ficaremos ligados para atualizar o post no caso do surgimento de dados mais concretos.

Apple TV 4K e Siri Remote de frente

De acordo com a nossa própria apuração, a Apple TV 4K entrará em período de pré-venda no dia 15 de setembro, com lançamento no dia 22, nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Japão, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Nos Emirados Árabes Unidos a pré-venda começará no mesmo dia, mas as vendas de fato iniciarão-se no dia 23.

Alguns países informam que a pré-venda da Apple TV 4K iniciará-se, também, no dia 15 de setembro, mas sem especificar a data de lançamento da set-top box. São eles: Áustria, Hungria, Polônia, República Checa, Rússia e Turquia. Por fim, a Finlândia verá a chegada da caixinha preta no dia 22, mas sem um período de pré-venda.

·   •   ·

Agora, eu quero saber: qual ou quais destes produtos você está planejando comprar no lançamento? A conta bancária está num status saudável? Deixe suas respostas logo abaixo.

Posts relacionados
Comentários
  • Nem que demore meses, o X será meu próximo iPhone.

  • Bruno Martins Mendes Vieira

    O que Andorra tem que o Brasil não tem pra chegar antes os devices ??

  • Hades666

    Complica para quem se programou de viajar para pegar o dentuçoX e teve essa diferença de data. Bom que deixei para viajar em Jan ou Fev. justamente por isso 😛

  • Hades666

    Existe isso?! Andorra é de comer ou beber??

  • LEONARDO MARTINS

    Comprar o X éum fato. Porém só chegará aqui no Brasil (provavelmente) ano que vem. Porque? Não sobrará nada e o lançamento somente em novembro. Os que chegarem aqui vão simplesmente SUMIR. Então uma saída e relaxar esperar pro ano que vem ( janeiro18) e ou comprar um  iPhone 8 novo com intuito de vendê-lo assim que comprar o  iPhone X. Como saber se  Apple Watch 3 funcionará aqui? E comprar então  Apple TV é AirPods

  • Leandro Lovato

    Esperando o X… Ou contatar uma boa alma que for para estas bandas para encomendar 1 exemplar 😉

  •  lover

    Dizem que eles os 3 iPhones chegarão antes de 2018. Por mim pode chegar em dez, não custando dois rins e uma cornia está ótimo.

  • Aqui também tem, mas a bufunfa está concentrada nas mãos de corruptos, juízes e alguns outros poucos afortunados.

  • amnoce

    Alguém saberia me responder se comprando um Apple Watch Edition (GPS + cel) ele funcionaria no Brasil na função GPS pelo menos?

  • Renato Lucato

    Eu se tivesse que apostar seria: Apple TV 5 – outubro ; Apple Watch Seres 3 – Outubro ; iPhone 8 e 8+ e X – final de novembro tudo junto. Se eu fosse uma operadora de telefone aqui no Brasil eu gostaria que esses 3 celulares fossem vendidos juntos pelo simples fato do cliente poder comparar e analisar em mãos o aparelho que ele vai querer. Não adianta só explicar a diferença entre o 8 e X sem ter o contato fisico dos dois aparelhos, essa experiência faz toda a diferença na hora de comprar. Pois isso eu acho arriscado esse gap de lançamento dos iPhones mesmo nos EUA, ao menos que nas Apple Stores e Operados tenham celulares de demonstração sem ser a venda…ai o cenário muda.

  • Francis

    Mas um país cheio de burocracia tem que ficar de fora mesmo, né?

  • amnoce

    Bands são as pulseiras…

  • Andrsonsp

    Tem muita neve 🙂 e é livre de impostos.

  • Andrsonsp

    O se tem rs, já fui lá pra skiar, lá as coisas são bem baratas!!

  • Andrsonsp

    Tenho uma Apple TV 3ª geração, depois que comprei uma Smart TV, nunca mais usei o Apple TV rs

  • Anderson Camões

    Olha o tamanho de Andorra e o tamanho do Brasil. A logística pra vender aqui demanda é bem mais complexa.

  • Bruno

    Tenho uma TV 4K 2017 da Samsung. O sistema dela não chega perto da Apple TV. Os aplicativos, os jogos…

  • Rodrigo Junqueira

    Nossa! Que vergonha! Obrigado…. é a vontade de ter o Watch 3 aqui. 🙂

  • Gustavo Pereira

    Vou comprar o Watch Series 3 (GPS + cellular), o Apple TV 4K e o iPhone X 256 GB – não importa a cor – o que estiver disponível eu compro!

  • Henrique Sales

    O que nos resta é a pulseira (não que faça diferença pra mim porque me recuso pagar o preço cobrado aqui no Brasil)

  • Guilherme Oliveira

    Aquele contorno branco no botão “menu” do Siri remote significa algo ou apenas falha na imagem?

  • Luiz Fernando

    iPhone 8 dourado, mds que elegância

  • Pedro154

    A Apple confirmou que os três novos iPhones chegarão ainda em 2017 no Brasil.

  • Andrsonsp

    Uso uma LG, mas na vdd uso mais o netflix

  • Pedro154

    Meus chutes para o lançamento no Brasil:

    iPhone 8 e 8 Plus:
    1) PV: 20/10 ; L: 27/10
    2) PV: 27/10 ; L: 03/11

    iPhone X:
    1) PV: 01/12 ; L: 08/12
    2) PV: 08/12 ; L: 15/12

  • Thiago Wolff

    Pessoal, uma dúvida: Comprando na pré-venda, alguém sabe qual é a previsão para recebimento, normalmente? Estarei de partida dos EUA, justamente no fim de semana do dia 03/11. Queria voltar com o X.

  • Vinny

    Foi criado para ter alguma assimetria de forma que a pessoa saiba qual a parte de cima do aparelho.

  • Vinny

    Já eu acho o contrário. Eu lançaria separado. Os ansiosos comprariam o 8 (que depois vai ter vendas mais baixas). O X lança depois (que vai vender muito de qualquer forma). Não é o que eu gostaria, mas se eu fosse empresa eu lançaria separadamente.

  • Luis gustavo

    Meu caso, viajo segunda agora, tava contando, ja com a grana separada para trazer todos, no fim so vou conseguir voltar com o apple watch e a apple tv, fiquei de cara com as datas, pq sempre foi uma semana depois, o jeito vai ser aguardar o X

  • Roney Beau

    Pessoal me tirem uma duvida: Meu tio esta indo para a Europa na terça 19. É possivel fazer reserva ja na sexta e pegar dia 22?

  • Ronaldo Silva

    No Brasil não tem pré-venda, se nao me engano.

  • Pedro154

    Tem sim. Inclusive, comprei o meu 7 plus na pré-venda brasileira e recebi exatamente no dia do lançamento (dia 11 de novembro).

  • Danilo Ribeiro

    A importância dada pela Apple ao Brasil é tão grande (pra não dizer ao contrario) que o Kuwait que foi arrasado por uma guerra devastadora há duas ou três décadas atrás recebe o iPhone bem antes do Brasil!

  • Rafael Russo

    Só eu reparei que a Apple trocou o metal por vidro por conta dos problemas de oxidação nos iPhones com alumínio sério 7000? Aliás, eu fui o primeiro no Brasil a ganhar processo frente esse problema de descascamento e abrir precedente pra galera. Chupa Apple!

  • Ganhou qto? Massa! O meu oxidou tb…

  • Gustavo

    Apple TV4k e iPhone x
    Meu séries 2 já tem tudo o que preciso e mais um pouco. Apple Watch é igual iPad, trocar de três em três, cinco em cinco anos no máximo. Funciona bem e as novas funções não justificam a troca

  • Rafael Russo

    Devolveram o valor do aparelho mais correção de juros e só. O juiz não julgou favorável danos morais, infelizmente.

  • Samuh Vogetta S

    Gabeee qual foi meu caso:

    – Reclamei do oxidado na garantia junto com tela, bateria e home defeituosos.
    – Trocaram na garantia os três últimos itens, mas a carcaça continuou a mesma
    – O MacMagazine informou que a marca passou a trocar iPhone oxidados
    – Liguei reclamando alegando que ja havia reclamado sobre na garantia e ameacei processar
    – Concordaram em trocar por um novo
    – Mandei pelo correio
    – Estou esperando chegar!

    Cade voce que sumiu do instagram?

  • O Kuwait não tem nem água e recebe iPhone antes da gente, caramba.

  • É o tempo de vender os bens pra poder comprar um

  • Ohhh que maravilha! Já da pra vender como novo e trocar pelo 8 ou X. Kkkk Eu tô um pouco sem inspiração pra Instagram… Mas vira e mexe tô no Stories!

  • Duvidas: é possível comprar na Alemanha na pré venda e retirar em uma loja?
    Terão unidades exclusivas par venda nas lojas fisicas?
    As unidades compradas na pre venda serão entregues dia 22?

    Se alguém souber, agradeço!

  • Exes Man

    Pelas minhas contas o iPhone X custará aqui no Brasil entre R$ 6.600,00 e R$ 7.000,00. Eu tenho esse dinheiro disponível, mas vejam bem, é surreal!!

  • Ed Mort

    A melhor definição do iPhone8 foi dada pelo Ben Lovejoy do 9to5Mac: iPhone 6SSS rs…sério, ele tem um ar de defasado e nem foi lançado. Não consigo imaginar um motivo pra alguém escolher ele ao invés do iPhoneX a não ser se o dinheiro estiver contado

  • Fabiano M. Aguilar

    nossa que rico você!!!

  • Fabiano M. Aguilar

    tbm acho desnecessario apple tv, as tv modernas de 4k tem tudo que ele tem e com comodidade de ter 1 controle, pra que quer outro controle

  • Leandro Silva

    Tb viajo segunda mas vou pegar o 8 plus pois no momento to sem aparelho nenhum. Quando sair o X pego o X

  • Gustavo Pereira

    Rico nada!

    Só moro num país onde eu não preciso vender todos os meus órgãos pra comprar alguma coisa.

    O iPhone pego pelo plano, já que posso trocar todos os anos por um aparelho em até €1000, pago só a diferença.

    O resto é mixaria.

    Abraços.

  • Luiz

    @disqus_VnWnLYeObP:disqus , vai trocar o S8 pelo iPhone X? Eu estava esperando esse lançamento para decidir sobre meu próximo celular, e, sinceramente, estou considerando muito o S8. (Se não, até mesmo o iPhone 8) Mas esse iPhone X, não sei, não me convenceu.

  • Filipe Abrão

    Eu vou continuar “defasado”… ainda to num 5s, e agora com a baixa dos preços, quem sabe eu nao consigo comprar um 6s…rsrs
    (vida de pobre é uma disgrama mesmo kkk)

  • Caio Ferreira

    2 …

  • Ed Mort

    Acho que foi pelo carregamento sem fio mesmo

  • Lucas

    Ou o dinheiro contado ou a pressa em adquirir… rs como o X deve sair quase 1 mês depois, com certeza farão filas e filas em busca do iPhone 8. Eu realmente não sei o que poderiam ter feito… Talvez chamado de novo iPhone SE.. Talvez chamado de 7s… De tudo, acho que a pior saída foi ter chamado de iPhone 8 e tentar dividir o protagonismo com o X, que é bem mais premium.

  • Lucas

    essa mudança de metal por vidro não é por causa do carregamento por indução?

  • Maier Gilbert

    Sou usuário do apple watch e fique bastante animado com ele mais que os próprios Iphone, porem este lance de não funcionar com as operadoras do Brasil me deu um banho de agua fria, estou indo para Miami em novembro se comprar o apple watch serie 3 com gps + phone vou ter que esperar a homologação da minha operadora para ele funcionar ou nem adianta comprar?

  • Geovane da Silva Coelho

    Temos que aguardar o anúncio do valor no mercado brasileiro. Agora vai depender do consumismo e gosto de cada um, hoje tenho um Galaxy S8, vou esperar o lançamento do próximo ano quando o X deve ser uma linha normal do iPhone, será que teremos o iPhone 9?

  • Lucas de Oliveira

    Pelo que li, mesmo que a Anatel homologue a função cellular, o Apple Watch Serie 3 comprado nos EUA não funcionará aqui, pois não utiliza a banda 7 (2600 MHz), que é a banda utilizada pelo Brasil. Os países que utilizam essa banda são: Austrália, França, Alemanha, Japão, Suíça e Reino Unido.

  • vacaemchamas

    Sim, a equipe da Macmagazine fez isso, tem vídeo no canal deles no youtube.

  • Eduardo Pires

    “Esqueceram” do Paraguai na primeira leva. Sempre chega por lá rs

  • Eduardo Pires

    kkkk eu ri

  • Gustavo

    Nenhuma chance da ATV4K chegar antes por aqui, como na última?

  • Moacyr Attab Coelho

    Apesar de termos uma loja aqui, é sempre assim. Rsrsrs

  • Moacyr Attab Coelho

    Concordo

  • Varella ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Eu nem sabia da existência deste principado onde teremos o lançamento do IPhone X… Espero que a turminha de políticos malandros brasileiros também não saiba… Pela Wikipedia diz-se:
    Liechtenstein se diferencia de Alemanha e Áustria por ser um microestado, sendo tido como um dos mais ricos do mundo e constantemente citado como uma das nações onde a prática de lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) ocorre frequentemente.

  • Varella ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Eles pagam em barris de petróleo…

  • Roney Beau

    certo, obrigado.

  • Maier Gilbert

    Obrigado pela atenção vamos esperar

  • Valeu vaca! Ajudou demais mesmo

  • que nada, vender um rim é mais rápido

  • Mavericks

    A nova Apple TV parece bem interessante usando o A10X.

  • Ed Mort

    Acho que quem quer o iPhone X irá esperar um mês tranquilamente, quem decidir comprar o 8 deve ser pelo preço mesmo e quem está com um 6 ou anterior. Eu chamaria de 7S mesmo, pra mim o problema não é nem tanto o nome e sim o fato que o design do aparelho não mudou quase nada em 4 gerações, isso em tecnologia é muita coisa…

    Quando a Apple ainda adotava o sistema tic tac de lançamento do iPhone eu sempre trocava de aparelho na mudança total de design, então eu tive o 3G, 4, 5 e 6. Aí quando a Apple lançou o 7 não senti aquela vontade de trocar, parecia o mesmo aparelho só atualizado. Decidi esperar a verdadeira evolução que é o 8.

    Todas as pessoas que conversei(geeks e pessoas comuns), repito todas demonstraram interesse zero no 8 e preferem pagar mais pelo X.

    Acho que a Apple poderia ter lançado um iPhone 8 com algumas mudanças como diminuição das bordas principalmente de cima e de baixo, deixado um meio termo entre o 7 e o X. Algo como ela fez com o ipad Pro de 10,5″

  • Michel Rodrigues

    Impressão minha ou a reportagem fez copia e cola do press release, porque sequer citou o Brasil pra data alguma em nenhum dos produtos. Ou isso nem importa pro consumidor brasileiro?

  • Ed Mort

    A reportagem não citou o Brasil simplesmente porque o país não foi mencionado pela Apple em nenhum momento nas primeiras levas de lançamentos(como sempre)

  • Michel Rodrigues

    Por isso o copia e cola, não poderiam como jornalista emitirem uma opinião própria a respeito? Eis a critica recolocada.

  • Ed Mort

    Tipo: No Brasil, iPhones geralmente são lançados tal mês, Apple Watch deve ser lançado mês tal? Mas seria só palpites, os países citados na matéria são certeza.

    Para os lançamentos no Brasil o MM certamente fará matérias separadas

  • Matheus

    Br só toma no ** mesmo, demora mt a chegar aqui e quando chega ainda tem o preço definido pelo “Dólar da Apple”: US$ 1 = R$ 10

  • Você quer o que, que a gente chute quando os produtos chegarão? Já fizemos uma matéria após a Apple dizer que todos virão para o Brasil este ano, ora: https://macmagazine.com.br/2017/09/12/novos-iphones-e-apple-tv-4k-chegarao-ao-brasil-ate-o-fim-do-ano-apple-watch-series-3-gps-cellular-nao-sera-lancado-por-aqui/

  • Sim, claro.

  • amnoce

    Obrigado pela ajuda. Nesse caso trocar o 1 pelo 3 mesmo sem a função LTE no Brasil já atende, por ser bem superior. O 1 é muito lento e a bateria acaba muito rápido.

  • Não citamos porque essa informação ainda não existe, né? Se tivéssemos, colocaríamos.

  • Michel Rodrigues

    Copia e cola então, porque não houve formulação
    Própria de crítica da ausência de data para nosso mercado, como critica ou não, de preço, logística, nada.? Difícil entender essa percepção que fiz. Ou não se tem crítica alguma. Reproduzir o que o press release faz, serviria como resposta.

  • Bem, é a sua opinião e eu vou respeitar, obviamente (pois é o que sempre fazemos). Mas vou discordar. A Apple nunca, nunca divulga os países do terceiro, do quarto ou do quinto lote. Isso seria ruim para ela (já confirmar algo que ainda pode mudar). Desde o primeiro lançamento de iPhone é assim.

    Criticar a Apple por isso? Acho besteira. Alguma outra fabricante libera o plano de expansão dos seus aparelhos assim, do jeito que você está falando? Acredito que não, então…

    Como vamos criticar o preço se ainda não sabemos quanto custará aqui? Enfim, não concordo com a sua crítica, mas vida que segue.

  • Michel Rodrigues

    Opinião própria nem nos comentários. Faltou isso.

  • Esse post, especificamente, fala das datas de lançamentos nos países que temos conhecimento. Não dá para reinventar a roda. O que você queria, de verdade?

    Criticar a Apple por ela não informar a data de lançamento no Brasil? Ela só pode fazer isso depois que o produto for homologado pela Anatel (não depende dela). Criticar o preço? De novo, não sabemos quanto vai custar ainda, vamos criticar o quê?

    Realmente está difícil entender a sua percepção.

    E, não. Nós não copiamos o press release. Entre no site da Apple e veja, por exemplo, em quais países a Apple TV 4K será lançada. Tente achar essa informação.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: