Como comprar os iPhones 8, 8 Plus e X, o Apple Watch Series 3 e/ou a Apple TV 4K na pré-venda


No dia 15 de setembro (mais conhecido como “amanhã”), às 4h01 da madrugada pelo horário de Brasília, começará a pré-venda dos iPhones 8/8 Plus, do Apple Watch Series 3 e da Apple TV 4K — se você está interessado no iPhone X terá que esperar um pouco, já que a pré-venda dele se iniciará apenas no dia 27 de outubro.

O Brasil nunca fez parte da primeira leva de lançamentos da Apple e, neste ano, nada com relação a isso mudou. Então, se você deseja adquirir um desses produtos na pré-venda, terá que comprá-los na loja online da Maçã em um dos países integrantes desse seleto grupo — a lista completa deles, você encontra neste artigo.

Como funciona a pré-venda?

Adquirir um produto da Apple em pré-venda não é uma tarefa fácil. O processo de compra em si é relativamente simples; o problema, aqui, é diretamente relacionado aos estoques desses produtos. Ainda que a Apple se esforce para disponibilizar o maior número possível de dispositivos no lançamento, são milhões de pessoas no mundo inteiro acessando o mesmo site para garantir o seu. E, sim, os produtos simplesmente “evaporam”. Com isso, o prazo de envio que começará (neste caso) no dia 22 de setembro rapidamente pulará para uma, duas, três, quatro… semanas a contar a partir do dia 22/9. O que eu quero dizer com isso? Que você precisa ser rápido! 🏃🏃‍♀️

O passo-a-passo para a compra dos produtos é muito similar. A diferença se aplica aos pormenores como, no caso do iPhone, a escolha de uma operadora ou do modelo SIM-free. Com isso em mente, o tutorial abaixo será focado no smartphone da Apple — mas saiba que o processo, como eu disse, é bastante similar para os outros produtos.

Como comprar os iPhones 8/8 Plus, o Apple Watch Series 3 e/ou a Apple TV 4K na Apple Online Store americana

Como a maioria opta por comprar nos Estados Unidos, focaremos nele. Mas o processo é praticamente igual em qualquer um dos países com pré-venda.

Para comprar o aparelho na Apple Online Store americana, é preciso ter um cartão de crédito. Sem isso, infelizmente, não é possível fazer a compra. A boa notícia é que, agora, mesmo quem não tem um cartão internacional pode fazer compras online em sites estrangeiros.

Como já expliquei, a pré-venda começará às 4h01 pelo horário de Brasília (equivalente à 0h01 em Cupertino) de sexta-feira, 15/9, mas não deixe para escolher o seu produto na hora da compra. Durante o dia de hoje, entre na Apple Online Store, escolha o produto em questão e toque/clique no ícone de coração para marcá-lo como favorito e deixá-lo já separado para a futura compra.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Apenas como exemplo, eu selecionei aqui o iPhone 8 Plus cinza espacial de 256GB. Ao escolher o seu, atente-se a duas coisas: operadora e forma de pagamento.

Conforme falamos, muito provavelmente os modelos que serão homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aqui no Brasil serão os comercializados pelas operadoras T-Mobile e AT&T (A1905 para o iPhone 8 e A1897 para o 8 Plus). Minha sugestão, então, é optar por uma delas1.

Pela primeira vez, tudo indica que a Apple comercializará também o modelo SIM-free (ou seja, não atrelado a nenhuma operadora) desde o primeiro dia de vendas. Todavia, ele é o mesmo modelo comercializado pelas operadoras Sprint e Verizon (A1863 e A1864), conforme notou o nosso leitor Gustavo Jaccottet.

Não há problema nenhum em adquirir esses modelos já que o 4G funciona perfeitamente no nosso território e todos são desbloqueados (ou seja, bem parecidos como os da T-Mobile e da AT&T). A única diferença é que esses muito provavelmente não serão os modelos homologados por aqui. Contudo, a Apple passou oferecer garantia também para esses modelos não-homologados. Ainda assim, eu sempre prefiro adquirir o modelo que será comercializado no meu país para evitar uma possível futura dor de cabeça.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Sobre a forma de pagamento, existem duas opções: “Pay monthly with no interest” (“Pagamentos mensais sem juros”) e “Pay in full” (“Pagamento completo”). Por motivos óbvios (já que você não deve ser um residente americano), opte pela segunda opção para pagar o valor cheio do aparelho (à vista).

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Com o seu produto devidamente favoritado, volte à loja às 4h01 (ou melhor, fique a postos antes disso, né) para fazer a sua compra. Para visualizá-lo, toque/clique no ícone da sacola no menu do site e, depois, em “Favorites” (favoritos; ícone do coração). Ao tocar/clicar nele, você será levado à página de compra.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

É importante prestar atenção ao prazo de envio. Atualmente, como os aparelhos ainda não estão à venda, a loja mostra a mensagem “Currently unavailable” (“Atualmente indisponível”), mas quando as vendas começarem você precisa ver se o prazo de envio está de acordo com o seu desejo — dificilmente a Apple oferecerá a opção “Personal Pickup” (buscar na loja) já nesta primeira fase. Está de acordo com o prazo? Estão prossiga com a compra tocando/clicando no botão “Add to Bag” (“Adicionar à Sacola”) e depois em “Review Bag” (“Revisar a Sacola”).

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Como o iPhone 8 Plus ainda não está disponível para compra, simulamos a compra de um iPhone 7 Plus para mostrar o processo

Serão apresentados, então, todos os produtos que estão na sua sacola. É realmente o que você quer comprar? Então toque/clique em “Check out with other payment options” (“Finalizar com outras opções de pagamento”), já que a outra opção é pagar por Apple Pay (que ainda não está disponível para nós, brasileiros).

Você agora deverá digitar o seu ID Apple e a sua senha — ou, se preferir, faça a compra como um convidado ao escolher a opção “Continue as Guest” (“Continuar como Convidado”). Particularmente eu prefiro entrar com o meu ID Apple pois, assim, as compras ficam registradas sob o meu cadastro e eu posso acessar as informações de uma forma mais fácil e simples.

Como provavelmente a Apple não oferecerá a opção “Personal Pickup”, a única alternativa será mesmo a entrega no prazo estipulado por eles. Caso concorde, toque/clique no botão “Continue” (“Continuar”).

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Como o iPhone 8 Plus ainda não está disponível para compra, simulamos a compra de um iPhone 7 Plus para mostrar o processo

Em “Shipping Address” (“Endereço de Entrega”), preencha os campos normalmente, colocando o endereço (necessariamente nos EUA, se você estiver comprando na Apple Online Store americana — não adianta colocar um endereço brasileiro pois não vai funcionar) que você deseja receber o produto:

Se por um acaso você estiver enviado o produto para um endereço comercial (a empresa que um familiar ou amigo seu trabalha, por exemplo), não esqueça de marcar a opção “This is a business address” (“Este é um endereço comercial”). Isso ajudará os entregadores a escolher um horário mais de acordo com entregas para estabelecimentos comerciais.

As “Shipping Notifications” (“Notificações de Envio”) são opcionais, mas eu recomendo você colocar ao menos o email (campo “Email Address”) para acompanhar o andamento da entrega do produto; se você tiver um número de telefone celular (adquiriu um chip de alguma operadora para usar durante a sua viagem, por exemplo), vale a pena inseri-lo (campos “Area Code” e “Mobile Phone”) pois assim você receberá SMSs7 informativos sobre a entrega.

Após isso, clique em “Continue” (“Continuar”).

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Como o iPhone 8 Plus ainda não está disponível para compra, simulamos a compra de um iPhone 7 Plus para mostrar o processo

Aqui é onde muita gente tem dúvida e não sabe como proceder, afinal, o Brasil não está listado em “Country of Billing Address” (“País do Endereço de Cobrança”). O que eu sempre faço — e funciona — é deixar marcado “United States” (Estados Unidos) e preencher os campos do endereço de cobrança com os mesmos dados do endereço de entrega. Outra opção é pegar os cinco primeiros dígitos do seu CEP aqui no Brasil e ver se os números batem com algum ZIP Code americano. Se sim, utilize um endereço com este ZIP Code.

Quer um exemplo? Os cinco primeiros dígitos do meu CEP são 22451; lá nos EUA, esse CEP existe e fica em Virgínia (VA). Eu então busquei um endereço com esse CEP pelo Google Maps e estou utilizando ele.

Em “Billing Contact” (“Contato de Cobrança”), preencha os campos com os seus dados pessoais — lembrando você precisará obrigatoriamente colocar algum número de telefone, seja o do chip que você está usando, o do hotel ou qualquer outro.

Já em “Payment Method” (“Método de Pagamento”), você só poderá utilizar a opção PayPal se tiver uma conta americana do serviço (nem adianta tentar usar a sua brasileira, que não funcionará). O jeito, então, é usar mesmo um cartão de crédito. A boa notícia é que, agora, mesmo quem não tem um cartão internacional pode fazer compras online em sites estrangeiros.

Tudo devidamente preenchido? Clique em “Continue” (“Continuar”) e, se tudo der certo, você acabou de comprar o seu produto!

Eu sempre faço assim e funciona, porém, muitos leitores já nos relataram diversas vezes não conseguir fazer uma compra dessa forma — algo diretamente relacionado ao setor de segurança do cartão. E, caso seja negada, você muito provavelmente perderá o prazo de envio dos primeiros lotes pois, como eu disse, tudo é muito rápido na pré-venda.

Em muitos casos (pré-venda de produtos, lançamentos com prazo de entrega para algumas semanas, etc.) a Apple não faz a cobrança logo após a compra; ela simplesmente deixa o pedido “em aberto” e cobra quando o produto estiver bem próximo de ser despachado. Então, não estranhe se por um acaso você comprar algo e não receber nenhuma notificação do seu cartão de crédito (caso você receba este tipo de aviso) logo após a compra.

Por conta disso, pode ser que tudo siga perfeitamente bem no passo-a-passo descrito por mim acima e, depois de alguns dias/semanas, você receba um email da Apple informando que a compra foi negada no seu cartão ou algo do tipo (justamente por ela ter deixado para fazer a cobrança depois). Caso isso aconteça, não se desespere pois a empresa lhe dá a chance de ou trocar a forma de pagamento ou entrar em contato com o seu cartão para tentar autorizar a compra.

Como evitar o problema do cartão de crédito

Como falei acima, muitos passam por problemas na hora de confirmar a compra e acabam perdendo o produto por isso. Se você não está preocupado com isso, ótimo, basta seguir o tutorial; se está, uma ótima dica é adquirir um Gift Card da Apple Store no valor do produto que você deseja comprar, bem antes do início da pré-venda. Assim, você testa o seu cartão de crédito (se ele passa mesmo em compras na Apple Online Store), fica com o saldo especificado na sua conta e pode adquirir o produto sem dores de cabeça. Mas muita atenção a essas três dicas valiosas!

A primeira é: não confunda App Store & iTunes Gift Card com Apple Store Gift Card! Como o nome indica, o cartão-presente da App Store e do iTunes lhe dá crédito para as lojas multimídia da Apple (App Store, iTunes Store e iBooks Store); preste bastante atenção e opte pelo Apple Store Gift Card, pois é esse que lhe dá crédito para adquirir produtos físicos na Apple Online Store.

A segunda dica é prestar atenção às duas formas de entrega do cartão-presente: pelo correio e por email. Obviamente você precisa necessariamente escolher a opção por email pois, do contrário, é capaz de nunca receber o cartão-presente… 😝

Para finalizar as dicas referentes ao Gift Card, não coloque o valor exato do produto. Se você pretende adquirir o iPhone 8 Plus de 256GB, não coloque o valor exato dele (US$949) como crédito. Isso porque ainda entrarão nessa conta os impostos locais que variam de acordo com o Estado onde o iPhone será entregue (em Miami, a taxa é de 7%; em Nova York é de 8,875%; em San Francisco, de 8,5%; em Chicago, 9,5%; etc.). Procure saber qual é a taxa da cidade que você enviará o produto; caso não consiga achar, faça uma conta com 9,5% (a maior taxa) que você conseguirá comprar o produto sem problemas. É possível que sobrem alguns poucos dólares como crédito na sua conta, mas não tem problema já que você poderá usar isso numa outra oportunidade.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Para comprar o Apple Store Gift Card, entre nesta página e clique/toque no link “Email a gift card”.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Escolha o design do cartão, preencha o valor desejado, preencha o formulário com os seus dados (já que você enviará para você mesmo) e depois toque/clique no botão “Add to Bag” (“Adicionar à Sacola”). Agora toque/clique em “Check out with Apple Pay” (“Finalizar com o Apple Pay”), digite as informações do seu ID Apple ou prossiga como um visitante para fazer a compra sem atrelá-la ao seu usuário.

Conforme disse acima, o grande problema de comprar na Apple Online Store americana é que não existe a possibilidade de escolhemos um endereço de cobrança no Brasil. Siga as dicas supracitadas para ver se o seu cartão passa. Deu certo? O valor entrará de crédito na sua conta e você poderá efetuar a compra do seu produto com ele, sem se preocupar se o cartão de crédito vai passar ou não na madrugada da pré-venda. Não deu certo? Veja qual foi o erro (se o cartão negou a compra por conta do endereço de cobrança ser diferente do original) e tente resolver com o seu cartão de crédito. Caso não consiga, utilize outro cartão (quem sabe de algum amigo ou de familiares) ou algum serviço como o Privacy (que “cria” cartões de crédito virtuais para você).

Deixando os dados armazenados na Apple Online Store

Para adiantar o processo, você também já pode deixar as informações do seu cartão de crédito (caso opte por comprar assim) e do endereço de entrega do produto na Apple Online Store. Isso é ótimo para você não perder tempo preenchendo dados na correria que é a pré-venda.

Tutorial de como comprar um produto Apple na pré-venda

Para isso, visite este link e toque/clique em “Change your default shipping or billing info” (“Altere as suas informações padrões de envio ou de cobrança”). É por aqui, no link “Check the balance of a gift card” (“Verifique o saldo do seu cartão-presente”), que você consegue visualizar o saldo disponível na sua conta após comprar o Gift Card.

Dica bônus: comprando pelo aplicativo Apple Store

Sempre um pouco antes de a pré-venda começar, a Apple tira a sua Online Store do ar para preparar tudo. Pois, ao menos nos últimos lançamentos, o aplicativo Apple Store para iOS voltou ao ar antes do site desktop e milhares (quem sabe milhões) de pessoas conseguiram comprar os produtos antes por ele. Então, optar pelo aplicativo da loja da Apple pode ser uma boa pedida.


Ícone do app Apple Store

Apple Store

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 5.0 (68.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

O processo de compra é exatamente mesmo, só que feito numa tela menor, então o conteúdo é simplesmente adaptado.

·   •   ·

Esperamos ter lhe ajudado a colocar as mãos nos novos dispositivos logo no lançamento do produto. 😉

Boas compras!

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: