O melhor pedaço da Maçã.
Multitarefa com 3D Touch

Craig Federighi confirma que gesto do 3D Touch para evocar multitarefa voltará ao iOS em breve

O iOS 11 chegou à sua forma final e a sua taxa de adoção, embora não esteja nos níveis dos seus antecessores, mostra que o sistema está sendo instalado num bom ritmo nos dispositivos compatíveis.

Publicidade

A atualização traz uma leva de novidades bem apetitosas para os usuários, mas os donos de iPhones (6s/6s Plus em diante, ao menos) sentiram falta de um recurso muito útil introduzido no iOS 9: a capacidade de evocar o menu de multitarefa com um gesto do 3D Touch, deslizando o dedo a partir do lado esquerdo da tela com uma leve pressão aplicada.

Enquanto o iOS 11 estava em fase beta, usuários acreditavam que o recurso tinha sido removido temporariamente e voltaria na versão final do sistema. Não foi o que aconteceu e logo nós passamos a nos conformar que a funcionalidade tinha sido, por algum motivo misterioso, morta pela Maçã.

Bom, aos que sentiram falta do gesto, podem comemorar! O vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, confirmou que o recurso foi suspenso temporariamente por uma “questão técnica” e voltará numa futura atualização do iOS 11. Esta foi a troca de mensagens entre um leitor do MacRumors e o executivo:

Publicidade

Adam Zahn: Seria possível pelo menos tornar opcional o gesto do 3D Touch para ativar o menu multitarefa no iOS 11, para que eu continue com a habilidade de trocar de aplicativo daquela forma em vez de ter que apertar o botão de Início duas vezes?

Craig Federighi: Oi, Adam. Nós infelizmente tivemos que suspender o suporte a esse gesto por conta de uma questão técnica. Nós o traremos de volta numa futura atualização 11.x do iOS. Obrigado (e desculpe pela inconveniência)!

O MacRumors confirmou a veracidade do email analisando o endereço IP atrelado à resposta de Craig, ou seja, podemos realmente esperar pela volta do recurso num futuro não muito distante.

Resta saber, claro, qual seria essa limitação técnica que o impediu de estar na primeira versão final do iOS 11 — algo relacionado ao iPhone X, talvez?

Por fim, se você usa o gesto frequentemente no iOS 9 ou 10, quero saber: vai atualizar logo o seu dispositivo ou preferirá aguardar até que a funcionalidade volte à vida numa futura atualização? Deixe a sua resposta logo abaixo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova Apple TV suportará Dolby Atmos em breve, mas nada de YouTube em 4K por enquanto

Próx. Post

Crie seus próprios códigos QR para links, emails, redes Wi-Fi e muito mais com o app Visual Codes

Posts Relacionados