O melhor pedaço da Maçã.

Nova Apple TV suportará Dolby Atmos em breve, mas nada de YouTube em 4K por enquanto

Apple TV 4K num ambiente escuro com a televisão na frente

Nilay Patel, no seu review da Apple TV 4K para o The Verge, afirmou que um dos problemas da nova set-top box seria a falta de suporte à tecnologia de som tridimensional Dolby Atmos.

Publicidade

Para aqueles que não conhecem ou não sabem o que é a tal tecnologia, o próprio Patel explica:

A Atmos e seu concorrente DTS:X são a próxima geração de formatos de som surround, que a indústria chama de “surround com base em objetos”. Ao contrário do surround tradicional, que envia faixas específicas de áudio para alto-falantes específicos, a Atmos permite que os engenheiros de áudio coloquem “objetos” de som no espaço 3D e seu receptor ou a barra de som descobre uma maneira de recriá-lo.

Porém, para quem curte a tecnologia, ainda há uma luz no fim do túnel. Isso porque a Apple confirmou ao The Verge que esta falta “não é uma limitação no hardware” e que o suporte à tecnologia “está nos planos” da empresa. Como o tvOS é regularmente atualizado, logo os usuários da nova Apple TV poderão usufruir do Dolby Atmos.

Além desse fator, Patel também apontou alguns outros problemas na Apple TV 4K, como o fato de não ser possível ainda reproduzir vídeos do YouTube em 4K e/ou HDR.

Esse problema especificamente, que também afeta o Safari no macOS e no iOS, vem da diferença de formatos: enquanto a Apple TV 4K suporta vídeos nos codecs H.264, HEVC e MP4, o servidor do YouTube para conteúdo 4K HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. funciona no formato de código aberto VP9.

O problema somente seria resolvido se pelo menos uma das empresas adicionassem um formato suportado pela outra, mas qual será a primeira a ceder? Por enquanto, nenhuma das duas confirmou se isso acontecerá. Isso quer dizer que, pelo menos por enquanto, os usuários da nova set-top box da Maçã irão poder reproduzir vídeos do YouTube no máximo a Full HD 1080p.

Os problemas não acabam por aí: de acordo com Patel, o processamento em HDR da caixinha preta acaba por tornar a qualidade de imagem do conteúdo em HD ruim e não existe possibilidade de modificar isso nas configurações — em relação a essa opção, a Apple afirmou que não a implementará pois “mudança de modo” é algo “deselegante”. Entretanto, a boa notícia é que eles disseram que continuarão a melhorar o processamento, então esse problema pode logo ser resolvido em uma próxima atualização.

Em relação ao conteúdo disponibilizado em 4K, a Apple não é responsável pelos títulos que suportam a tecnologia. Por exemplo, não há títulos da Disney nem da Marvel disponíveis em 4K na iTunes Store pelo simples fato de que o estúdio (ainda?) não se movimentou para disponibilizá-los. Entretanto, já existe uma gama de títulos muito bacanas disponíveis para aluguel ou compra, que inclusive estão em destaque na iTunes Store.

Conteúdo em 4K na iTunes Store

A experiência de assistir a um filme em 4K HDR significa ter acesso a uma resolução incrível e cores vibrantes. Com 4K, você tem quatro vezes mais pixels em comparação à tecnologia HD, resultando em imagens mais nítidas e claras. E o HDR entrega cores mais brilhantes, ricas e fiéis às imagens reais. Explore uma seleção de filmes disponíveis com todas essas qualidades impressionantes.

Esta seleção de títulos está divida em sete seções: “Filmes recomendados”, “Qualidade de imagem impressionante”, “Ação e aventura”, “Dramas e mais”, “Comédias”, “Crianças e família” e “Filmes em 4K”.

O bom de isso tudo é que os preços continuam os mesmos dos títulos em HD, então aproveite!

via 9to5Mac: 1, 2

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm perde duas batalhas importantes na disputa judicial contra a Apple e a novela pode estar chegando ao fim

Próx. Post

Craig Federighi confirma que gesto do 3D Touch para evocar multitarefa voltará ao iOS em breve

Posts Relacionados