O melhor pedaço da Maçã.

Atenção: após instalar o macOS High Sierra, não é mais possível baixar o Sierra caso você queira voltar ao antigo sistema

Siri rodando no macOS Sierra num MacBook

Sempre que um novo sistema operacional desktop da Apple é lançado, usuários podem baixar a versão anterior dele no histórico de compras da Mac App Store. Os argumentos para voltar ao SO anterior são muitos: um possível desempenho ruim do sistema recém-lançado, uma possível incompatibilidade com algum software essencial para o usuário, entre outras muitas razões. Então, ter acesso ao sistema antigo ali, no seu histórico de compras da MAS, era uma mão na roda. E tudo funcionava dessa forma desde que a loja foi lançada; agora, porém, isso mudou.

Publicidade

Alguns usuários que instalaram o macOS High Sierra e, por algum motivo, quiseram voltar ao Sierra, repararam que o macOS 10.12 não está mais listado no histórico de compras da loja. Por quê? Ninguém sabe ao certo, mas a decisão foi tomada deliberadamente pela Apple, conforme este artigo de suporte1A versão em português do artigo ainda não foi atualizada. nos mostra:

Para reinstalar o Safari, o Mail, a App Store ou outros aplicativos que estão incluídos no sistema operacional do Mac, reinstale o macOS. O macOS Sierra ou posterior não aparece na aba “Comprados”. Em vez disso, use o campo “Pesquisar” no canto superior direito para encontrar e abrir a página da App Store para esse macOS.

Siri rodando no macOS Sierra num MacBook

Ok, não listá-los na aba “Comprados” é o de menos… se você buscasse por “macOS Sierra” e encontrasse o bendito sistema operacional na loja. Com o lançamento do High Sierra, o Sierra simplesmente sumiu do mapa e usuários não têm mais como baixar o instalador dele (como expliquei acima, há motivos nobres para alguém fazer o downgrade).

Publicidade

Os sistema operacionais anteriores ao macOS Sierra (El Capitan, Yosemite e Mavericks, por exemplo) estão todos vinculados ao seu ID Apple e listados na MAS, caso você tenha passado por todos eles.

Resumindo: ao menos por enquanto, não há uma forma de você voltar ao Sierra caso não tenha guardado o instalador do sistema num pendrive, cartão SD, HDD externo ou algo do tipo. Então, se você ainda está rodando o macOS 10.12.x, verifique se todos os seus apps estão atualizados e oferecendo suporte ao High Sierra para fazer o upgrade. Não deixe, também, de verificar se o seu Mac é compatível com o novo SO da Maçã — alguns usuários não checaram isso e, por incrível que pareça, a instalação do High Sierra começou a ser feita normalmente até dar um problema a não ter como voltar mais…

Só nos resta, agora, torcer para que a Apple ofereça alguma forma de usuários baixarem o macOS Sierra.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    A versão em português do artigo ainda não foi atualizada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: como fazer uma reinicialização forçada (hard reboot) no iPhone 8/8 Plus

Próx. Post

Entrando na onda dos fones totalmente sem fio, Bose lança dois novos modelos

Posts Relacionados