Review: Expert, a mais nova cafeteira conectada da Nespresso


Há pouco mais de um ano, publiquei aqui no site um review completo da Nespresso Prodigio e não imaginava que em tão pouco tempo já teria a oportunidade de conhecer outra cafeteira conectada da marca com belos avanços.

Eis que a Nespresso surpreendeu e está lançando no mercado agora a Expert, não só uma nova máquina conectada como também a sua primeira com um design horizontal.

Nespresso Expert

E o visual dela realmente impressiona. A Prodigio já ficava muito simpática aqui no buffet de casa, mas a Expert deu um outro ar à coisa. Ela é maior, com uma aparência robusta e um estilo profissional; não é à toa que pesa mais de 4kg.

Olhando de frente, temos uma esfera metálica com a marca Nespresso que é onde ficam as saídas de líquidos. Sim, no plural: há uma saída para o café e outra, independente, para água. O porquê disso, vocês saberão mais adiante no review.

À direita da esfera, temos dois dials de ajuste: o primeiro é para você definir o tamanho do seu café, dentre cinco opções, e o segundo — inédito — serve para você determinar a temperatura que prefere para degustá-lo, entre morno, quente e muito quente. Só isso já me faria trocar a Prodigio pela Expert; em meus testes, a temperatura normal da Prodigio equivale à “quente” da Expert, e eu realmente achava que o café poderia sair numa temperatura maior. Taí.

Abaixo da esfera, temos uma prática gavetinha onde caem as cápsulas utilizadas (automaticamente, é claro) e uma superfície de acúmulo de líquido. Ela vem também com um apoio para xícaras menores, que basicamente sempre fica ali caso você seja um consumidor principalmente de espressos, como eu. O reservatório de água lateral é também maior que o da Prodigio (1,1L!) e, na parte superior, a inserção de cápsulas é bem simples, bastando deslizar uma tampa para a direita. Depois, é só apertar o botão ao lado para preparar o seu café.

Nespresso Expert

Eu disse cinco opções de café, né? Bom, são quatro na verdade: ristretto (25ml), espresso (40ml), lungo (110ml) e o novo americano (25ml de café com 125ml de água). A quinta opção é para água quente pura, excelente por exemplo se você quiser preparar um chá ou um chocolate quente. E é por estas duas últimas opções que a Expert conta com uma saída independente para água, o que é sensacional.

A Expert opera numa pressão de 19 bar, padrão da Nespresso com aquela espuminha bacana no topo. Embora ela seja a mesma da Prodigio, eu sinceramente senti um sabor um pouco melhor nos cafés preparados pela Expert. Mas isso pode ter a ver também com a temperatura superior da água.

Mas, obviamente, uma das coisas bacanas dessas cafeteiras modernas é que elas são conectadas (via Bluetooth). E, nesse sentido, a Expert também traz novidades.


Ícone do app Nespresso

Nespresso

de Nespresso SA

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.11.0 (112.8 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Com a cápsula inserida e a xícara posicionada, você pode pelo app oficial mandar ela fazer o seu café remotamente. Recentemente (graças a uma atualização do app), a opção de agendá-lo para um horário específico, tipo quando você acordar, também foi implementada — essa tanto para a Expert quanto para a Prodigio. É como ter um barista à sua disposição pelo smartphone; só que não, afinal, você ainda precisa ir lá pegar o seu café e tomá-lo. 😜

Um dos recursos dessa conectividade de que eu mais gosto, o da contagem de cápsulas, continua lá e funcionando maravilhosamente bem. Mas o que eu adorei mesmo, na Expert, foi a possibilidade de fazer ajustes da configuração dela pelo próprio aplicativo. Você pode personalizar as quantidades dos diferentes tipos de café e também configurar o tempo que ela demora para se desligar automaticamente.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Também dá para fazer pedidos de cápsulas diretamente pelo app (que está disponível não só para iOS, mas também para Android), de forma superprática. Eventualmente até rolam algumas promoções especificamente para quem usa ele, então fiquem ligados.

Na grande maioria das vezes, o que eu preparo para mim é o bom e velho espresso. Eventualmente curto um ristretto ou um lungo, mas gosto de ter essas opções para servir convidados que as preferem. O novo café americano, mais “aguado”, é um que dificilmente irei usar — mas entendo que muitos gostem isso (os americanos, por exemplo — hehe), assim como também tem bastante gente que curte café gelado.

Uma vez que você usa os dials e seleciona o tipo de café e a temperatura desejada, a Expert lembra essas opções mesmo após ser desligada — ou seja, não é algo que você precisa escolher todas as vezes, caso se repita. E a operação da máquina em si também é relativamente silenciosa, mais do que a Prodigio e certamente bem mais do que a minha antiga Pixie (a minha primeira Nespresso, que hoje mora na casa dos meus pais).

Nespresso Expert

A Nespresso Expert já pode ser comprada diretamente pelo site oficial da marca, pelo 0800-7777-737 e por boutiques e lojas parceiras espalhadas pelo país, com preço sugerido de R$999. Ela possui versões de 110V e de 220V, bem como um modelo que inclui o espumador de leite Aeroccino3 (este não veio na nossa unidade de testes, por isso não citamos neste review).

Prós

  • Máquina bonita, robusta e com ar profissional;
  • Novas opções de tipos de café e temperatura da água;
  • Conectividade com o app expandida, inclusive com configurações de funcionamento.

Contras

  • Há opções mais em conta da própria Nespresso que produzem cafés similares (se não iguais);
  • É uma máquina maior e mais pesada que outras;
  • Mandar fazer o café remotamente exige, é claro, que a cápsula e a xícara estejam no lugar.
NOTA
9,2
Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: