Review: Expert, a mais nova cafeteira conectada da Nespresso


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
28/09/2017 às 10:42

Há pouco mais de um ano, publiquei aqui no site um review completo da Nespresso Prodigio e não imaginava que em tão pouco tempo já teria a oportunidade de conhecer outra cafeteira conectada da marca com belos avanços.

Eis que a Nespresso surpreendeu e está lançando no mercado agora a Expert, não só uma nova máquina conectada como também a sua primeira com um design horizontal.

Nespresso Expert

E o visual dela realmente impressiona. A Prodigio já ficava muito simpática aqui no buffet de casa, mas a Expert deu um outro ar à coisa. Ela é maior, com uma aparência robusta e um estilo profissional; não é à toa que pesa mais de 4kg.

Olhando de frente, temos uma esfera metálica com a marca Nespresso que é onde ficam as saídas de líquidos. Sim, no plural: há uma saída para o café e outra, independente, para água. O porquê disso, vocês saberão mais adiante no review.

À direita da esfera, temos dois dials de ajuste: o primeiro é para você definir o tamanho do seu café, dentre cinco opções, e o segundo — inédito — serve para você determinar a temperatura que prefere para degustá-lo, entre morno, quente e muito quente. Só isso já me faria trocar a Prodigio pela Expert; em meus testes, a temperatura normal da Prodigio equivale à “quente” da Expert, e eu realmente achava que o café poderia sair numa temperatura maior. Taí.

Abaixo da esfera, temos uma prática gavetinha onde caem as cápsulas utilizadas (automaticamente, é claro) e uma superfície de acúmulo de líquido. Ela vem também com um apoio para xícaras menores, que basicamente sempre fica ali caso você seja um consumidor principalmente de espressos, como eu. O reservatório de água lateral é também maior que o da Prodigio (1,1L!) e, na parte superior, a inserção de cápsulas é bem simples, bastando deslizar uma tampa para a direita. Depois, é só apertar o botão ao lado para preparar o seu café.

Nespresso Expert

Eu disse cinco opções de café, né? Bom, são quatro na verdade: ristretto (25ml), espresso (40ml), lungo (110ml) e o novo americano (25ml de café com 125ml de água). A quinta opção é para água quente pura, excelente por exemplo se você quiser preparar um chá ou um chocolate quente. E é por estas duas últimas opções que a Expert conta com uma saída independente para água, o que é sensacional.

A Expert opera numa pressão de 19 bar, padrão da Nespresso com aquela espuminha bacana no topo. Embora ela seja a mesma da Prodigio, eu sinceramente senti um sabor um pouco melhor nos cafés preparados pela Expert. Mas isso pode ter a ver também com a temperatura superior da água.

Mas, obviamente, uma das coisas bacanas dessas cafeteiras modernas é que elas são conectadas (via Bluetooth). E, nesse sentido, a Expert também traz novidades.


icon

Nespresso

de Nespresso SA

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessageCompatível com Apple TV
Versão 5.7.3 (92.3 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Com a cápsula inserida e a xícara posicionada, você pode pelo app oficial mandar ela fazer o seu café remotamente. Recentemente (graças a uma atualização do app), a opção de agendá-lo para um horário específico, tipo quando você acordar, também foi implementada — essa tanto para a Expert quanto para a Prodigio. É como ter um barista à sua disposição pelo smartphone; só que não, afinal, você ainda precisa ir lá pegar o seu café e tomá-lo. 😜

Um dos recursos dessa conectividade de que eu mais gosto, o da contagem de cápsulas, continua lá e funcionando maravilhosamente bem. Mas o que eu adorei mesmo, na Expert, foi a possibilidade de fazer ajustes da configuração dela pelo próprio aplicativo. Você pode personalizar as quantidades dos diferentes tipos de café e também configurar o tempo que ela demora para se desligar automaticamente.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Também dá para fazer pedidos de cápsulas diretamente pelo app (que está disponível não só para iOS, mas também para Android), de forma superprática. Eventualmente até rolam algumas promoções especificamente para quem usa ele, então fiquem ligados.

Na grande maioria das vezes, o que eu preparo para mim é o bom e velho espresso. Eventualmente curto um ristretto ou um lungo, mas gosto de ter essas opções para servir convidados que as preferem. O novo café americano, mais “aguado”, é um que dificilmente irei usar — mas entendo que muitos gostem isso (os americanos, por exemplo — hehe), assim como também tem bastante gente que curte café gelado.

Uma vez que você usa os dials e seleciona o tipo de café e a temperatura desejada, a Expert lembra essas opções mesmo após ser desligada — ou seja, não é algo que você precisa escolher todas as vezes, caso se repita. E a operação da máquina em si também é relativamente silenciosa, mais do que a Prodigio e certamente bem mais do que a minha antiga Pixie (a minha primeira Nespresso, que hoje mora na casa dos meus pais).

Nespresso Expert

A Nespresso Expert já pode ser comprada diretamente pelo site oficial da marca, pelo 0800-7777-737 e por boutiques e lojas parceiras espalhadas pelo país, com preço sugerido de R$999. Ela possui versões de 110V e de 220V, bem como um modelo que inclui o espumador de leite Aeroccino3 (este não veio na nossa unidade de testes, por isso não citamos neste review).

Prós

  • Máquina bonita, robusta e com ar profissional;
  • Novas opções de tipos de café e temperatura da água;
  • Conectividade com o app expandida, inclusive com configurações de funcionamento.

Contras

  • Há opções mais em conta da própria Nespresso que produzem cafés similares (se não iguais);
  • É uma máquina maior e mais pesada que outras;
  • Mandar fazer o café remotamente exige, é claro, que a cápsula e a xícara estejam no lugar.
NOTA
9,2
Posts relacionados
Comentários
  • Patrick Rademaker Burke

    Tenho uma Prodigio e achava que, com ela, eu também podia “agendar” um horário para o café ficar pronto.

  • Gabriel Caetano

    Rafa, so uma ressalva a Prodigio permite agendar o preparo do CAFE atraves do APP eu uso direto essa função. Com certeza otimos equipamentos para quem curte cafe!!

  • Rodrigo Siqueira

    Lá vamos nós com o que eu chamo de “evolução retrógrada” por empresas com zero know how em tecnologia, querendo ser tecnológicas.
    A primeira coisa que me vem na cabeça ao ler que é uma cafeteira conectada, é a possibilidade de iniciar o preparo do café à distância, ou criar regras para o processo, como ligar a luz do quarto e ligar a cafeteira, ou me pesar na minha Nokia Cardio Body Scale, ligar as luzes do banheiro e preparar o café enquanto estou no banho, mas não, em vez de lançar uma máquina deste porte, já com wifi, ou até mesmo BT 5.0 (pesquisei nas specs do manual da máquina e não diz sequer qual a versão), lançam apenas BT, ou seja, para acionar ou até mesmo efetuar a programação, preciso estar no mesmo andar e/ou a poucos metros da máquina para efetuar o procedimento.

  • Rogério

    Tenho uma Pixei com Aeroccino, os cafés da Nespresso são ótimos, pena é que vc só consegue comprar um Boutiques Nespresso que não tem em todo lugar ou em lojas onlines, e compras online você só consegue comprar acima de 50 capsulas, das marcas paralelas que testei eu gostei bastante do Café Pilão Fortíssimo, mas nenhum deles se iguala ao da Nespresso. Eu uso muito mais o Aeroccino que a Maquina, a maquina tbm faço leite ninho e chocolate quente kkkk, mas lembrando que só uso a facilidade de usar a água já quente kkk.

  • Fabiano ✈️

    Quero! ☕️

  • Sim! Mudamos o texto para refletir isso.

  • Dirceu Guerra Martins

    Podia ser compatível com o homekit!

    ‘siri, um ristretto muito quente!’

  • Fernando

    Amo nespresso.. mas esse negócio de agendar ou fazer por bluetooth eh realmente inútil.. demora 15 segundos pra máquina aquecer.. o bluetooth nao acrescenta mto na minha opinião..

  • Pensando assim realmente é algo inútil. Mas o que eu acho que faz mais falta é a possibilidade de armazenar internamente algumas capsulas, 5 pelo menos. Pois o que adianta vc ter que ir até a maquina para carrega-la. Da maneira que é hoje vc tem se acostumar a após o uso já deixar uma capsula no compartimento.

  • Foi algo que ele citou no primeiro review:

    “O outro recurso “conectado” que à primeira vista parece sensacional é o de preparar cafés remotamente. Você pode fazer isso no exato momento em que estiver mexendo no app ou agendar um horário futuro (independentemente do tamanho do café). O problema, claro, é que para isso funcionar você precisa ter a cápsula inserida na máquina e uma xícara posicionada. Considerando que a Nespresso também não irá levar o café até onde você estiver, é uma funcionalidade um tanto descartável. Na prática, ao fazer o café pelo app, o que você economiza são os ~25 segundos que ela demora para aquecer.”

  • Igor Flores

    Os cafés deles são práticos. Mas ainda prefiro minha DeLonghi Magnífica S.

  • MagicCarpetDriver

    pra q isso? serio… eu tenho q preparar td pra q se eu quiser um cafe daqui umas horas, ele esteja la pra fazer remotamente. detalhe: eu tenho q chegar rapido na maquina senao ele esfria, entao qual a necessidade disso?

  • Matheus

    Fora que se você vai lá “carregar” ela, é muito mais prático apertar o botão para fazer do que sacar o celular do bolso, acessar o app e mandar fazer o café… 🙂

  • Matheus

    Rogério, você pode comprar menos de 50 cápsulas sim, só que tem que pagar o frete.

  • Ednei P. de Melo

    Não há necessidade. Chamamos isso de supérfluo, uma tendência do consumismo… &;-D

  • MagicCarpetDriver

    uma cafeteira expresso eh superfluo, essa ideia eh uma porcaria completa

  • Ednei P. de Melo

    Eu tenho uma cafeteira expresso e ela é extremamente útil para mim! &;-D

  • Kloeckner

    Essa conectividade é tão útil quanto o carregador sem fio do iPhone.

  • Rodolfo Oliveira

    O que mata é o preço das capsulas. Eu como café varias vezes no dia gastaria fácil uns 500 reais com capsulas.

  • Ednei P. de Melo

    Utilizo um modelo da Phillips em que ao invés de usar cápsulas, utilizo o pó diretamente numa peça que o pessoal chama de “cachimbo”. A qualidade do café não é tão boa quanto a das cápsulas, mas o custo vs benefício é imbatível! &;-D

  • MagicCarpetDriver

    eu tb tenho, mas nao quer dizer q seja necessaria para viver…

  • Cassio Eskelsen

    NEsse caso também conhecido como Internet of Bullshit

  • Vinícius Marçall

    Café em cápsula e cheio de firulas hi-tech? Não, muitíssimo obrigado!

  • Samir

    Se não fosse necessário colocar a cápsula até seria interessante, mas como não é assim que funciona, não vejo utilidade.

  • Jay Silva

    Tenho uma Nespresso daquele modelo mais básico. Lembro que na época paguei 399,00 em uma promoção.
    Essa “conexão” desse novo modelo é algo tão desnecessário que chega a ser mais complicado. Nada mais prático vc colocar a sua xícara, cápsula e escolhe o tamanho do café na hora do que ter que abri o App. E vc vai ter que pegar lá do mesmo jeito!
    Se alguém for comprar uma nova e tiver grana pra investir vale pq ela é bem bonita. Mas para quem já tem um modelo convencional ou não se importa com essa conexão, tem modelos mais baratos que farão um bom café também.

  • Bruno

    Vamos ver, apertar um botão ou pegar o celular, abrir o app e então apertar um botão?
    Mais fácil ainda é colocar a cápsula e posicionar a xícara, e então agendar pra fazer o café que provavelmente já estará sem espuma e frio.
    Ó meu deus, é tanta tecnologia, preciso comprar essa máquina urgente! aff

  • Alisson Rocha

    Ué, não entendi porque “Mandar fazer o café remotamente exige, é claro, que a cápsula e a xícara estejam no lugar.” foi listado como um ponto negativo… teria alternativa para resolver este “problema”? 🙂

  • Juliana Smith

    Olá, você saberia informar se está máquina aceita capsulas compatíveis? Tipo pilão, moccato, Lor?

  • John Wick

    Eu tenho uma prodígio, não comendo nenhuma dessas maquinas com conectividade Bluetooth.
    Você paga a mais por uma função que não usa ,digo não usa de forma natural pois essa “facilidade” de mandar fazer o café remotamente, na pratica da mais trabalho do que solução.
    Antes que perguntem se não recomendo, porque comprei .. ganhei de presente de casamento !!!

  • John Wick

    Na sua resposta abaixo você diz que tem uma da Philips com cachimbo,provavelmente é uma Senseo,se for,você não tem uma cafeteira de expresso.É café coado na hora.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: