Apple promete consertar bug no recurso Alcançabilidade do iOS 11 que dificulta o acesso à Central de Notificações


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
10/10/2017 às 10:35

O iOS 11 chegou e, com ele, algumas limitações/bugs que chatearam a vida de muitos usuários ao redor do mundo. Uma delas — a ausência do gesto do 3D Touch para ativar o menu de multitarefa — já está sendo devidamente corrigida e voltará de vez no iOS 11.1; outras, entretanto, ainda não se sabe exatamente qual destino terão.

Por exemplo: alguns podem não conhecer o recurso Alcançabilidade (Reachability) do iOS, mas trata-se de uma função muito útil — especialmente para os donos de modelos Plus do iPhone — na qual toca-se (sem apertar) o botão de Início duas vezes seguidas para deslizar toda a interface do smartphone para baixo, permitindo que elementos no topo da tela sejam facilmente alcançados.

Alcançabilidade

Tradicionalmente, este recurso incluía também a Central de Notificações; ou seja, estando ele ativado, bastava deslizar o dedo de cima para baixo um pouco acima da “linha dos apps” (no meio da tela) para evocar suas notificações. No iOS 11, entretanto, isso mudou: agora, mesmo com a Alcançabilidade ativa, é necessário levar o dedo até o topo da tela para ver a Central de Notificações — o que não é muito bom do ponto de vista da usabilidade, já que esse é o gesto que exige mais “ginástica” dos dedos por envolver justamente o ponto mais alto da tela.

A Apple não se pronunciou sobre o motivo da mudança de comportamento da função, mas é fácil assumir que ele tem a ver com a mudança da Central de Notificações no iOS 11 que, agora, é basicamente uma réplica da Tela de Bloqueio do sistema — até o grande relógio centralizado e o papel de parede são os mesmos. O fato é que um leitor do MacRumors entrou em contato com o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, perguntando se haveria alguma chance de se ver o comportamento restaurado ao seu status original.

A resposta de Craig foi curta e grossa: “Nós estamos consertando.”

O uso da palavra “consertando”, no contexto, diz um pouco mais do que a superfície mostra: claro, ele pode ter se expressado mal, mas aparentemente a mudança é mais um bug (ou algo que não foi previsto pela Apple) do que uma mudança deliberada por parte da Maçã que está sendo revista após pedidos dos usuários.

Bom, o fato é que os usuários do recurso Alcançabilidade não precisarão se chatear por muito tempo; só não se sabe ainda de quanto tempo estamos falando. A beta 2 do iOS 11.1 ainda não traz a correção do bug, mas é possível que uma futura versão de testes do update já trate dessa questão. Ou não — teremos que aguardar para ver.

Posts relacionados
Comentários
  • Marcelo Ferraz de Souza

    Uso muito essa função… e assim vou postergando a migração para o IOS 11…

  • Eu reportei no beta ainda que a alcançabilidade não funcionava na nova tela de edição/compartilhamento de captura de tela também…

  • Isso e a bateria. Sempre achei psicológico isso de “atualizei e tive queda na bateria”…

    Mas pelo que vi em testes e todos meus amigos reclamando, realmente a bateria sofreu dessa vez.

    Sem conta que não temos mais uma central de notificações descente.

  • Ricardo Kundrat Eisenmann

    O iPhone X terá alcançabilidade?

  • Jhon

    Eu quero ver como vão fazer no iPhone X, se no iPhone de 4.7” eu já não consigo muito bem puxar a central de notificações quando usando com uma mão, imagina nesse novo iPhone que por enquanto nem sabemos se terá o reachability?

  • Rafael Farina

    Pra mim tem incomodado mais o bug de o sistema simplesmente parar de responder quando tá atualizando ou instalando algum app.
    Acontece a cada 2-3 dias. Tem que fazer hard reset toda vez.
    Fico pensando se é algum problema relacionado à memória RAM, como se o sistema chegasse num ponto máximo e travasse, ou se é no APFS mesmo, já que o problema acontece quando tá na parte final da instalação.

  • Cara, eles tem tantos bugs pra resolver.
    Mesmo após a instalação limpa aqui…

    • Sistema congela e/ou aparece uma tela preta com um loading e volta para a tela de gigitar senha (demora uns 3 minutos)

    • App fecha sozinho (acredito que tenha influenca do app tbm)
    • BT para de reconhecer as músicas no som carro e não aceita passar a música.

    • Aquele sistema de musica da central não reconhece (as vezes) quando é Spotify.

    • Retirar a frase de desbloquear da central de notificação (não tem o menor sentido isso nem essa central ter a cara da tela de desbloqueio)

  • Marcus Wesley Alcazas

    Depois que atualizei meu iPhone 7 para o iOS11.0.2 senti uma melhora muito boa na bateria e já não posso mais reclamar, só uma coisa está me incomodando, quando gravo a tela utilizando algum aplicativo com a minha voz ao fundo (tipo um tutorial explicativo) o arquivo fica perfeito porém quando vou enviar para alguém o áudio simplesmente some, fora isso ainda prefiro o iOS11 do que o 10.

  • Frederico Martins

    Era o que ia perguntar…. Será que tem no X? E como funciona sem o home?

  • Gerente da Epic

    Esse da tela preta com “loading” eu achava q era meu aparelho dando defeito ja. Mais um bug da família ios11.

  • Pedro Souza

    Aconteceu comigo também quando compartilhei pelo WhatsApp, mas quando mandei por iMessage o áudio foi.

  • Don Corleone

    Alcançabilidade não é software?

  • Alexandre Bernardini

    Eu to vendo esse recurso voltar nos iPhone 8 (e anteriores compatíveis) e nem chegar perto do iPhone X. Espero que realmente o X já venha com uma versão do 11 instalada onde de alguma forma tenhamos esse recurso nativo, mesmo sem o botão Home

  • Alexandre Bernardini

    Não tem no X, infelizmente. Hoje, como possível quebra galho para o X, tem uma função nos recursos de Acessibilidade chamada AssistiveTouch. Habilitando você aciona aquele botão Home virtual que fica como marca d’água na tela e através dele deixar ativa a função de Alcançabilidade. Ou seja, ou é isso (retrocesso) ou os caras implementam essa função de alguma forma nos novos iOS.

  • Alexandre Bernardini

    Não tem no X, infelizmente. Hoje, como possível quebra galho para o X, tem uma função nos recursos de Acessibilidade chamada AssistiveTouch. Habilitando você aciona aquele botão Home virtual que fica como marca d’água na tela e através dele deixar ativa a função de Alcançabilidade. Ou seja, ou é isso (retrocesso) ou os caras implementam essa função de alguma forma nos novos iOS. Uso muito esse recurso.

  • Ricardo Kundrat Eisenmann

    Obrigado pela informação. Tb uso muito esse recurso, entendo que não seria nada complexo implementa-lo no X, basta ativar a portabilidade dando um duplo toque na parte de baixo, para os engenheiros de software da Apple, deve ser fácil.

    Espero que eles implementem logo numa atualização de software.

  • Ewertton Oliveira

    Senti muita falta desse recurso. Abri um radar lá no feedback do beta do iOS 11.
    O recurso de alcancabilidade é primordial pro meu uso do Plus.
    Quase sempre seguro o aparelho pela parte de baixo, e não só pela lateral (muita gente reclama que ele escorrega, por só segurar pela lateral).

  • Marcelo Pinheiro

    Saudades do visual do sistema de notificações do iOS 9, viu?

  • Carlos Augusto Ribeiro

    Olá Alexandre. Estava procurando essa informação e não achei em lugar nenhum. Onde vc encontrou q no X não haverá alcançabilidade? Forte abraço!

  • Jhon

    A usabilidade desse iPhone X é terrível comparada aos atuais iPhones, tudo pra seguir essa “modinha” de aparelhos sem bordas. Pra mim a Apple teria capacidade de seguir sim essa tendência, mas sem sacrificar a usabilidade do aparelho.

  • Wilan

    Eles devem criar um gesto novo para isso, afinal a Apple já deixou bem claro que a nova moda são gestos.

  • Eduardo Pires

    Como vocês usaram ou qual video review completo tem do iPhone X que já sabem como será a usabilidade?

  • Luiz Alves

    Com o iOS 11, a bateria durou 1h. No modo espera. Voltei para o iOS 10 e nem cogito atualizar para o iOS 11.

  • Rodrigo Fernandes

    O meu quando gravo audio no whatsapp, messenger ou mesmo no gravador padrao, eventualmente o audio sai abafado com ruidos e inaudivel. Trocaram por um novo mas continua. Acredito q seja o ios. Alguem mais teve isso?

  • Murilo Herrmann

    Achei bateria muito ruim no iOS 11, mas assim como você noteicmuita melhora no 11.0.2

  • Marcus W Alcazas

    Parece que o problema não é o iOS 11 e sim o WhatsApp, o Telegram que também apresentava o mesmo problema foi atualizado e agora está normal.

  • Gustavo

    O pior que essa função não tem no iPhone x ….

  • Alessandro Amanajás

    Me pergunto como conseguiram lançar um sistema cheio de falhas, depois de tantos betas. O IOS 11 está canibalizando a bateria do meu 6s. #socorro.

  • Igor Flores

    Esse lance da multimídia e Spotify é culpa da Apple, acho que eles deram uma remanejada com aquela lista de tocados recentemente.

  • ricardopilatti

    Convenhamos que a Apple deu uma bela de uma cagada nesse iOS 11, né?!

  • Romário Henrique

    Outro bug que persiste até hoje desde o iOS 10 é fazer esse gesto na hora de arrastar para baixo para mostrar app recentemente abertos. Em seguida você toca duas vezes no Home para alcançar e seleciona qualquer um deles usando o 3D Touch. É uma bosta! Nunca funciona!

  • atigamente dava impressao de que quando erravam diziam que seria assim e abraçavam o erro, agora dão muito mais ouvidos aos usuarios na hora de incluir/remover recursos

  • OverlordBR

    Acho que são 2 fatores:
    – a quantidade de mudanças expressivas no “núcleo” do iOS e APIs
    Por exemplo, apesar do APFS ter sido lançado em março deste ano, na versão 10.3 do iOS, ele só será devidamente usadoaproveitado no iOS 11.
    Outro exemplo: a mudança do padrão de compressão de vídeo e imagens para o HEIF e o HEVC.
    Apesar de muitos de nós não percebemos, há muitas mudanças debaixo do “capô”.

    – a pressa em liberar o iOS 11 este ano, por causa do iPhone X

    Claro que uma empresa como a Apple possui recursos (tanto financeiros quanto humanos) suficientes para testar de forma eficiente seus produtos e bugs nunca são totalmente eliminados… mas a quantidade de problemas encontrados no iOS 11 realmente está muito grande.

  • OverlordBR

    Mas pelo que vi em testes e todos meus amigos reclamando, realmente a bateria sofreu dessa vez.

    Posso te falar com 100% de certeza: não foi só desta vez.
    Você é que, por alguma razão, não tinha percebido nas outras vezes. 😉

    Pode confiar: quando surgem vários relatos reclamando da mesma coisa, geralmente ela tem um fundo de verdade.

  • M7

    Só no iOS 11, desde o iOS 9 a coisa desandou!!!

  • paulobr

    Para mim começou a desandar no iOS 7.

    Algumas coisas melhoram e outras pioraram….

  • Ah também boto fé. Mas sempre imagino ser uma perda irrelevante. Pros meus parceiros com iPhone Plus reclamarem, o estrago foi bem maior nessa atualização.

    Meu 7 pequeno tá batendo 7:30h de uso e até 34 de espera. Não acho que perder essa autonomia monstra valha a pena só por causa de Gravação da tela.

    Isso sem botar na mesa os inúmeros defeitos do 11, rsrsrs.

  • M7

    Desde 2014, o iOS vem perdendo para o Android em estabilidade e, desde 2014 a Apple vem implementando mais modificações substâncias e incluindo novas funções em seu SO, isso é ótimo para om usuário, mas parece que a maça não polindo o sistema como deveria, antes de cada lançamento. O resultado disso, um sistema bugado, inacabado e problemático a cada nova versão, lembram do problemático iOS 9, pois é, a coisa só melhorou no final do iOS 10. Mesmo os inúmeros betas do SO, não conseguem entregar uma experiência satisfatória ao usuário, sinal que atualizações frequentes, porém inacabadas, não sejam a única solução para o problemas. Mesmo fragmentado, ao que parece, o Android (versão Stock ou puro) não anda apresentando tantos problemas como o iOS, mostrando que a gigante de Mountain View parece estar fazendo melhor o dever de casa.

  • M7

    Pois é, infelizmente!!!

  • Gustavo

    Por isso não atualizo mais e deixo meu iPhone com o iOS que veio de fábrica o meu vai morrer no 10, que está rodando muito bem nele. Atualizar para que, para dizer que tem o iOS novo com algumas frescuras a mais, que nem gostei e ainda vir cheio de bugs e deixar meu celular um pouco mais lento . Eu não caio mais nessa história… não mais …
    Aliás a alcançabilidade um recurso super usado para quem tem iphones maiores foi capado do iPhone x ….

  • Ricardo Fialho Henriques

    Isso é incompatibilidade do WhatsApp com o novo formato, mandei vários videos e só depois fui descobrir que ninguém ouviu nada. Por iMessage vai normalmente


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: