Imagem de destaque

No último trimestre, vendas de Macs caíram num ritmo superior ao da indústria… ou não


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
11/10/2017 às 15:17

Da última vez que falamos aqui sobre as vendas dos Macs e o mercado de computadores em geral, no início do ano, a Apple não tinha muito do que reclamar: as vendas estavam estáveis, com uma leve subida na comparação ano-a-ano; muito embora o quinto lugar em fatia de mercado entre as fabricantes não fosse lá o mais honroso do mundo, era uma situação razoavelmente aceitável.

Agora, os dados relativos ao terceiro trimestre de 2017 chegaram e a Apple pode acender a luz amarela lá na sua divisão de computadores. Ou não: tudo depende da fonte escolhida para analisar o cenário.

A Gartner foi uma das duas firmas que trouxe seus levantamentos acerca do desempenho da indústria de computadores e, das duas, é a que apresenta a situação mais preocupante para a Maçã. De acordo com a empresa, o mercado de PCs sofreu uma queda de 3,6% nas vendas gerais nesse terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado — uma decaída puxada principalmente pelos Estados Unidos, onde o índice chegou aos 10% negativos (já em outros mercados, como o Japão e a América Latina, as vendas permaneceram relativamente estáveis).

Neste levantamento, a queda da Apple foi ainda maior que a da indústria: se no terceiro trimestre de 2016 aproximadamente 4,9 milhões de Macs foram despachados, no período deste ano o número caiu para cerca de 4,6 milhões — uma queda de 5,6%. Com isso, a Maçã voltou para o quinto lugar entre as fabricantes (ela tinha subido brevemente para o quarto no segundo trimestre), com uma fatia de mercado de 6,9% — atrás, respectivamente, de HP (a única com um crescimento de vendas), Lenovo, Dell e ASUS.

Vendas de computadores no terceiro trimestre de 2017 (Gartner)

No total, foram aproximadamente 67 milhões de computadores despachados mundialmente no terceiro trimestre de 2017, contra 69,5 milhões enviados no mesmo período do ano passado — com isso, temos o 12º trimestre consecutivo com um encolhimento do mercado. Realmente, os smartphones e tablets sacudiram o mundo, não é verdade?

O outro levantamento da indústria vem da IDC e, nas estimativas da firma, a Apple não está num mar tão revolto assim. Aqui, o encolhimento do mercado de PCs é bem menor, com 67,1 milhões de unidades despachadas no último trimestre conta 67,4 milhões no mesmo período do ano passado (uma queda de 0,5%). A Maçã, por sua vez, teve uma leve subida de 0,3% na comparação ano-a-ano — 4,9 milhões contra 4,8 milhões de unidades despachadas, que garantiram o quarto lugar em fatia de mercado, com um índice de 7,3%.

Vendas de computadores no terceiro trimestre de 2017 (IDC)

Seja lá qual pesquisa se escolha analisar, é bom lembrar de um dado deveras importante: o último trimestre foi o primeiro de vendas dos iMacs e MacBooks [Pro/Air] atualizados e, em outras circunstâncias, seria o caso de vermos um salto no ritmo de vendas — como é normal quando novos produtos são lançados. Se os números tanto da IDC quanto da Gartner nos dizem algo, é que o interesse do público pelos computadores da Maçã, de um ponto de vista global, está esfriando — esfriando, aliás, até mais rápido que o interesse por computadores em geral, que é uma tendência inevitável.

Talvez seja a hora da Apple fazer uma escolha: ou admite que tornou-se uma empresa majoritariamente de dispositivos móveis e diminui significativamente sua linha de Macs (mantendo, digamos, apenas um modelo para poder concentrar-se nele com mais afinco) ou volta a dar uma maior atenção aos seus computadores, trazendo mais atrativos para os clientes fiéis ou possíveis novos consumidores. A Apple tem dinheiro em caixa para fazer a loucura que quiser com os Macs por décadas mas, do jeito que está, a situação está muito longe da ideal.

via MacRumors

Posts relacionados
Comentários
  • Bren

    Primeira coisa que fiz antes de ir para os EUA foi vender meu Macbook Pro. Comprei um Surface Book e garanto: melhor decisão da vida. Já tou rodando Fall Creator’s Update, sistema bem mais leve, jogos rodam melhor e uma loja atualizada ao contrário da Mac App Store. A Apple lança uma atualização aqui, outra ali e ambição que é necessário para vingar, ela não tem. macOS nunca mais.

  • Luigi S.

    Preço mais alto e menos funções… isso que dá

  • No caso eu tenho um Macbook Pro 2015 retina e não gostei do novo Macbook Pro, não trocaria pelo novo mesmo se tivesse muito dinheiro sobrando pois eu não considero o mesmo uma evolução e sim ao contrario, considero o mesmo pior, inferior, a Touchbar deve ser interessante, mas não compensa perder as outras coisas, custava deixar pelo menos uma saída USB normal…

  •  david

    o meu é um Macbook Pro 2010, vou continuar com ele.

  • Victor Hugo

    Concordo parcialmente, o MBP com TouchBar foi uma decisão muito arriscada pra uma época onde o padrão USB ainda é muito usado e nem se popularizou com a versão 3.0 direito

  •  david

    Fiz isso com o meu troquei o HD por um SSD (para o OSX) e coloquei um HD de 500 no lugar do leitor de CD. vou só colocar mais 8 Gigas de memoria ram e já era ficar mais uns 2 ou 3 anos com ele.

  • André Maia S. Costa

    Loja mais atualizada aí você deu uma forçada. =]

  • Eduardo Pires

    O “problema” dos computadores da Apple é que são duráveis. Tenho um Macbook Air 2012/2013 que esta com o High Sierra e funcionando perfeitamente. Para que irei trocar? Minha esposa a mesma coisa. Provavelmente só trocarei de Macbook em uns 2-3 anos se tiver alguma novidade interessante.

    OBS: Ainda uso um Macbook branco de 2007 que nunca apresentou defeito.

  • Eduardo Pires

    Falou em “jogos” já da pra saber que você não é foco do mundo Apple mesmo.

  • Marcos

    você mesmo trocou ou levou em algum lugar pra fazer isso? pagou quanto pra trocarem? ou se foi você mesmo que fez, é muito complicado?

  • Onurb

    Eu já fiz isso no meu macbook pro 13 de 2011. Facílimo a troca, basta comprar um adaptador pra tirar o drive de DVD e colocar o HD nele. O ssd fica para o sistema programas, e arquivos mais usados. Eu fiz em casa mesmo! Tem tutorial no YouTube.

  •  david

    Eu mesmo fiz, olhei no YouTube, e fui trocando, aliás troquei até a bateria que já não segurava carga

  •  david

    Exato !!!

  • Marcos

    Hmmm. bacana. Eu tava querendo colocar só um SSD e deixar o drive lá, mas já que é fácil assim, acho que vou tirar o drive então e colocar o HD no lugar também. hahaha

  • Jay Silva

    Boa parte dos consumidores opta por MacBooks, e sinceramente, os últimos decepcionaram.
    Nem vou entrar no mérito das polêmicas, pq isso já foi bastante discutido.
    Lí não sei onde que após o anúncio dos novos MacBooks teve aumento na procura de Macs refurbished. E o mercado de Macs usados está a todo vapor como sempre.
    O fato é que quem tem um Mac, principalmente um MacBook preferiu não trocar.

  •  knewitz_doug

    Eu acho que chegamos em um ponto onde as coisas tentem a ficar cada vez mais caras. $5.000 pro modelo de entrada (iMac pro), deve ser uma bela máquina, mas acaba elevando o preço da indústria toda. Hj computadores são feramente quase que exclusivas de trabalho pesado. Um iPad Pro quebra um baita galho, mas não substitui um MacBook ou iMac ainda. Eu chuto que ano que vem sim vermos as novas linhas dos iMacs com design novo, Face ID e um baita desempenho.

  • Bren

    Tá bom. Vou lá jogar Cuphead ou Age Of Empires Remastered no macOS 😉

  • Bren

    A loja do Windows 10 tem um aplicativo nativo da Netflix onde posso baixar meus filmes/séries e levar para qualquer lugar. Onde tem isso no mac?

  • Paulo Magrani

    Então a venda dos novos iMacs devem alavancar as vendas e valor agregado. Já os novos MacBooks Pro com Touchbar 2017 são maravilhosos mas temos que deixar nosso fígado como entrada do pagamento. E nem contemplam uma saidinha USB-A …
    É isso!!! Tem muito usuário se apegando ao passado…

    Já o iPad Pro é legal para desenhar e mesmo com o iOS 11 ainda está muito distante de entregar o mínimo de um macOS.
    – Digo, joge as suas pedras quem quiser, em termos não de funcionalidade e capacidade de entregar um trabalho completo.
    O Safari é capado! Fullbrowser mesmo só no macOS. Os apps de edição de imagem são capados, legais e maneirismos para retocar e pintar, mas tem que finalizar no macOS.
    Muitos outros apps profissionais tbm só servem para anotar com os dedos ou com a canetinha…
    Anseio, pelo dica em que os Devs e os Prós poderão abrir mão completamente dos PCs e viver somente de Tablets, Smartphones e Watches…
    Aliás, quando a Apple vai liberar um iPhone com canetinha… passou da hora!!!
    O Note 4 da Sami já faziam sketches incríveis naquela telinha…
    A maçã tá muito roda pressa…
    Acelera Robinho

  • Rodrigo Braga

    tenho um MBP 2011, corei7, 16 de ram , ssd 128 e um hd 1 tera na leitora, vou ficar ate não funcionar mais kkk, não pago 10 mil em notebook nunca

  • Jayme Ricardo

    A Apple não tem ambição pra vingar…. ótimo comediante mexmuhhhh…fale isso pra empresa com maior valor de mercado e caixa do planeta!!!

  • Julio Cesar Ferreira

    Tive a oportunidade de trabalhar com Mac Pro numa empresa e achava incrível aquela máquina. Acho decepcionante não só o que aconteceu com o Macbook Pro, mas também esse iMac Pro. Tim Cook e o Johnny Ivy esqueceram que ouvir o público alvo é a base do design – e design é tudo para esta empresa, é simplesmente o diferencial competitivo que leva alguém a gastar 5 vezes mais no produto deles que num concorrente

  • Igor Flores

    Macbook Air 2013 aqui voando ainda no High Sierra.

  • Paul

    Não msm… Mas acredita que tem gente que compra Mac pra jogar? Kkkkkkkkkkk

  • Uma loja de aplicativos se resume ao Netflix ? Caramba. A Apple vai mesmo falir por isso.

  • Bren

    É a minha opinião, se achas ruim: problema teu.

  • Bren

    Ui, minha concepção de “mundo Apple” está incorreta. Acho que teria que utilizar o dispositivo de outra forma ¯_(ツ)_/¯

  • Bren

    Não disse nada disso. O Netflix foi apenas um exemplo que estava sendo discutido antes de alguém se intrometer.

  • Marcos Venicius

    Tenho um Mac Pro 2011, fiz um upgrade com Ssd e 8gb RAM, a máquina ta voando, mesmo assim decidi comprar um Touch Bar, maquina linda e leve, continuo usando meu bom e velho MBP 2011, percebi que após 4 ciclos no novo não me encantei mais e anunciei, vou ficar com meu velhinho, esperava mais do Touch Bar, em perfomance não senti tanta diferença, e incrivelmente a bateria do meu 2011 após 2800 ciclos continua durante 6 horas, não sei dizer ao certo, mas perder o encanto desse touch bar, carregar esse tanto de adaptadores também me desanimou um pouco.

  • Guilherme Oliveira

    Boa noite Marcos, desculpa a curiosidade, mas já vendeu seu MBPro-TBar? Qual era a configuração dele?

  • Leandro “Morsa”

    O grande problema é o preço.. ok, é uma máquina estável? Sim … mas hj com a evolução que temos, tem mto pc mais barato q da porrada em mto Mac.. pagar 17k na lixeira? Eh dmais…

  • Leandro “Morsa”

    Fico com meu hackintosh i7 16gb ram e quadro 4000. Rs

  • Diego Heller

    Tenho uma MBP 2012 16GB ram e SSD de 240GB e voando

  • Marcos Venicius

    Boa noite Guilherme!
    Anunciei essa semana OLX.
    MBP Bar 2.9 Ghz 256 Ssd, 8Gb Ram, garantia até fevereiro 2018.
    R$6.800,00.

  • Rodolfo Oliveira

    iOS é uma plataforma de jogos muito importante…

  • Paul

    Jogos de PC. No mobile é o iOS msm.

  • Paul

    Na vdd no é só isso. Tem apps legais e úteis lá e alguns são portados do iOS.

  • Luciano Tallada Sato

    Cara vou te falar a minha experiência com o novo macbook pro de 13″touch bar. Sou designer freelance e sempre usei um iMac top de 2013. Comecei a usar o novo macbook pro com um monitor externo para trabalhar e o desempenho dele e igual e em alguns casos até melhor que o iMac. Abro o photoshop e ele não esquenta nem fica pesado, lembro do meu antigo macbook pro 17″ que quando abria arquivos pesados ele literalmente fritava, não dava para deixar o dedo em cima do teclado que queimava, sentia até uma perda de desempenho quando ligava no monitor externo. Ja este aqui mesmo ligado no monitor externo ele sempre está “cool” e respondendo bem.

    Moro no Japão e paguei uma bica nele, e a Apple como sempre nunca dá desconto nesses produtos lançamento, achei que iria me arrepender mas olha vai ser equipamento para mais 5 anos no mínimo. Só estou esperando as eGPUS baixarem de preço para testar ele com uma placa mais potente, nesse quesito mudar de equipamento valerá a pena pois o Thunderbolt 3 está rodando bem nas externas.

  • Phillip César

    Se a Apple tivesse mantido pelo menos 1 porta usb 3.1 normal, teria sido mais aceito.

    A Touch Bar é interessante, na minha concepção, tem futuro, são pequenas coisas que diminuem o tempo de produção do trabalho.

  • Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚ơb̴ͫͥ̊̑ͫ̚é̈́͂ŕ̛

    Oi @davidsonts:disqus , me diga uma coisa? Sua bateria é original? Se sim, onde vc o comprou?

  • Frederico Martins

    Um mundo onde a HP vende mais??? Meodéos!!! Já tive um, pra NUNCA mais. Se o destino permitir, não saio do MacOS. E olha que já cogitei um surface, pela mobilidade. Mas fiquei no Air 2015 só por conta do OS. (Sim, parei no tempo e não quero testar Windows novo).

  • Alexandre Isola

    Tambem tenho experiencia bem positiva. E essa coisa das saídas a gente resolve bem com os adaptadores. Ok. Tem que gastar com eles mas a versatilidade e a capacidade das portas supera. Enfim…

  • Marcos

    Eu tbm to nessa… Não tenho coragem de comprar Windows outra vez e nem Android.
    Só volto pra Android se me derem um topo de linha pra eu poder testar por 2 anos e ter certeza que eu não terei problemas. Kkk.
    Como isso não vai acontecer nunca e eu não vou pagar 3-4k pra fazer esse teste, continuo no iOS mesmo.

    Mas do MacOS eu não saio nunca mais.

  • gandralf

    Por que comprar um Mac?
    – Ainda são os melhores hardwares
    – O MacOS ainda é bem melhor que o Windows.

    Por que não comprar um Mac?
    – Encareceram o que já era caro. Substancialmente.
    – Touch bar não é apenas inútil, como um incômodo. Depois de seis meses ainda esbarro na tecla da Siri sem querer. “Aaaaimm… mas dá para customizar a barra e…” <= para de defender o indefensável!
    – O Windows até que dá para o gasto, hoje em dia.

  • gandralf

    Se reduzir o contexto ao mercado de computadores, como é o caso do post, a Apple ainda é relativamente pequena.

  • Renato

    Talvez essa seja a resposta dos consumidores que não querem equipamentos com tudo soldado impossibilitando upgrades e e nem equipamentos que vc precisa de adaptadores para tudo, sem contar o preço né e não estou falando de Brasil apenas (aqui nem conta) pelo valor cobrado por um retina de 15 nos EUA vc compra um notebook com hardware muito superior com possibilidade de futuros upgrades.
    Sobre a questão do sistema uso MacOs e Windows 10 e com toda certeza o W10 evoluiu muito, ainda mais com a atualização fall creators que será liberada dia 17.

  • Mas para isso instala Windows no Boot Camp. Eu tenho o Windows 10 no meu MacBook Pro e devo admitir que quando penso em jogar no computador, inicio o azulão e mando bala.

  • Paul

    Mas jogar o quê se os Macbooks ñ têm nem uma GPU decente? LOL, Tíbia ou Minecraft? Não tem lógica usar pra isso(a ñ ser que vc queira sofrer ”jogando”). Quem quer JOGAR msm(aqueles jogos AAA e tal), monta um The Glorious PC Gaming Master Race™! Hahahahaha

  • Pepe Fraccini

    eu queria comprar um MBP, mas eu detestei os atuais… e não consegui achar um 2015 lá fora que fosse confiável comprar X_X

  • Pepe Fraccini

    nem fala, eu tive alguns HP e nossa, era a morte com cada um deles X_X nunca mais compro, e nem dado eu uso, pq vsf, tive muitos problemas X__X

  • Igor Flores

    O Windows melhorou bastante. O problema é achar um hardware que preste e não custe o preço de um Mac.

  • gandralf

    Nem tanto. A série XPS da Dell tem boas opções, por exemplo.
    Na média, o preço estava um pouco abaixo que um MacBook Pro similar. O problema é que, a partir do ano passado, a Apple subiu bem estes preços.

  • Igor Flores

    De R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00. Não tenho coragem de gastar nisso num Dell.

  • gandralf

    Ainda assim a série XPS é mais competitiva, do ponto de vista de preço. Bem mais.

  • gandralf

    Comprei meu retina por 2 mil obamas. Agora o similar está por 2.4 trumps.
    Ninguém merece os 400 trumps a mais.

  • gandralf

    Estou usando um MBP 15″ com touchbar há uns seis meses e vou te falar:
    – As portas não me incomodaram tanto quanto imaginei. Nem de perto. MUITO DE VEZ EM QUANDO meto um adaptador lá e boa.
    – Uma vez minha irmã chutou o cabo de energia e antecipei o MBP voando para o chão, mas não aconteceu nada. Ele como um magsafe.
    – O touchbar é mais que inútil: é irritante. Já chamei a Siri 50 vezes sem querer, apertei o ESC sem querer, tem que ficar configurando aplicação por aplicação que usa as Fx… um saco.

  • Paul, discordo completamente do que você afirma. O Mac é um computador como outro qualquer, caro por causa de vários fatores e grife é um deles, mas roda qualquer coisa, inclusive Windows. Se eu tenho um Mac e ele é potente o suficiente para rodar o Windows 10 e os jogos que eu quero com qualidade aceitável e taxa de frames estável, qual o problema? Não preciso de um Glorious PC Master Race para jogar e passar tempo. Até porque esse PC também não é barato. Um desses tem que ter uma GTX1080ti com pelo menos 12 GB de VRAM para receber esse selo atualmente. Só essa GPU custa uns 3k comprada por meios legais.
    A GPU do meu Macbook dá conta do recado de jogar em 1080P60 toda a minha biblioteca da Steam com uma boa qualidade, comparável com os atuais consoles o que para mim está ótimo e não sofro jogando.

  • Rodrigo Cantarino

    Pra galera que quer trocar o HD/Memória em casa do seu MBP, só não se esqueça de descarregar a eletricidade estática. Tem essa dica muito importante no iFixit.
    De resto, o processo é bem fácil. Só acompanhar o tutorial deles (iFixit).
    Agora alguém sabe me dizer se rola de colocar 16GB de memória no MBP i5 2011? Eu queria 16, mas como no site da Apple falava que só reconhecia 8, acabei ficando com 8GB mesmo.

  • Acabei de comprar um igual ao seu, vamos ver como ele se comporta com as suites da adobe + FCPX


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: