Imagem de destaque

Em entrevista, Jony Ive fala sobre o iPhone X: “Não é a conclusão do iPhone, e sim o começo de um novo capítulo”


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
12/10/2017 às 16:01

Deram corda em Jony Ive. Alguns dias após conceder uma entrevista falando sobre a capacidade da Apple (segundo ele, intacta) de provocar revoluções, o chefão do design na Maçã falou novamente, desta vez para a revista japonesa Casa Brutus. O assunto principal da conversa, entretanto, foi bem diferente: o novo carro-chefe dos smartphones da empresa, o iPhone X.

De acordo com o designer, o projeto do novo smartphone é um dos mais complexos que a Apple já desenvolveu, tendo exigido mais de dois anos inteiros somente para a fase de incubação (ou seja, quando as tecnologias necessárias são reunidas para tornar a fabricação do dispositivo possível).

Até por isso, o próprio Ive afirmou que o lançamento do iPhone X e a comemoração dos dez anos de gênese do iPhone é, acima de tudo, uma “maravilhosa coincidência”. Quer dizer, ainda que a empresa tenha pressionado os responsáveis para que o aparelho estivesse pronto este ano, havia muitas chances de o projeto ser adiado por falta de recursos técnicos (o que, felizmente, acabou não acontecendo).

O designer afirmou que um dos pontos principais do iPhone desde o seu início é a introdução de novos paradigmas para a interação com a interface. Isso vem desde a apresentação da tecnologia multi-touch que revolucionou o mundo no primeiro smartphone da Maçã e continua com o iPhone X — especialmente com o Face ID, que altera a relação do usuário com o dispositivo e apresenta uma experiência, segundo ele, ainda melhor, por dispensar o contato exigido pelo Touch ID.

Sobre o design do novo smartphone, Ive reitera que ele é a materialização mais próxima até o momento da sua visão de um aparelho que é uma só peça de vidro, mas não é a sua concretização — a Apple continuará a trabalhar para evoluir essa ideia.

Antes dele, havia o sentimento de que dois componentes separados, chamados carcaça e tela, existiam. O que nós sempre quisemos fazer era abordar a essência de integrar o que nós consideramos peças diferentes. Olhando para o iPhone X desse ponto de vista, eu acho que levou vários anos, mas nós finalmente conseguimos.

[…] Nós temos mais um monte de grandes ideias e já estamos trabalhando nelas. Não é uma conclusão para o iPhone, e sim um novo capítulo e o começo do seu desenvolvimento.

Dito isso, é inevitável perguntar: o que será que os próximos dez anos do iPhone nos reservam? Eu mal posso esperar para ver como será o “iPhone XX”.

via MacRumors

Posts relacionados
Comentários
  • Stanley Vaz

    Curiosidade me consome, rss.

  • Julio Graziano
  • Ajustes

    A moda agora será diminuir, a cada lançamento, o recorte na tela, aumentando as “orelhas”, e afinar a moldura preta ao redor do display.

  • helmygalindo

    Como serão os próximos iPhones? Mais finos, mais leves, mais rápidos e mais caros…

  • Pedro154

    Essa cor é muito linda. To quase desistindo de esperar pelo iPhone X por conta das notícias de atraso. Se eu for pegar o 8 Plus, muito provavelmente será essa cor.

  •  knewitz_doug

    Um iPhone X nessa cor seria matador, e eu acho que daqui uns 6 meses ela lança um X nessa cor pra impulsionar as vendas.

  •  knewitz_doug

    A dúvida de comprar esse X ou esperar pra ver como vai ser fixada as linhas de iPhones me consome…

  • Ferreira Jhonnatan

    Seria um possível beta do iPhone ? Rsrs
    Doido pra ver o X pessoalmente ❤️

  • Julio Graziano

    Com nossa beloved Apple aprendi uma lição valiosa. Sempre pule a 1st geração de um produto lançado por eles. Sempre compre da 2nd geração em diante. Particularmente acho mais negócio o iPhone 8 Plus nessa cor, por hora. O display da Samsung no S8, vem com configuração de 1080p mesmo tendo capacidade para 2K (podendo ser ajustado), e pessoalmente também, não acho as bordas do iPhone feia. Juntando tudo isso que falei na minha cachola, acho que vale a pena esperar o iPhone X avançar mais uma ou duas gerações, até porque as telas da Samsung, que são as melhores junto com a LCD Japan, possuem uma desvantagem, são casos e casos de efeito burn-in, nelas, então mais um motivo para esperar a troca de fornecedor.

  • Maurício

    Esse iPhone tá realmente muito bonito, pena que de frente…

  • Julio Graziano

    É válido para quem vem do Android ou está precisando trocar o 6/6S urgentemente.

  • Evandro Sousa 

    Esperar o iPhone X1 hehe

  • Rei

    Pior que não, cara. Não consigo pensar em como a linha iPhone 8 é equivalente ao s7, menos a tela oled, e o x é equivalente ao s8…

  • Pedro154

    Pois é. Por mais que o iPhone X seja a estrela do momento, um iPhone 8 é um iPhone 8. Caso eu me apresse e decida economizar um pouco, vou pegar o 8 Plus de 256GB dourado ou prata. Estou com dúvida entre as duas cores, apesar de achar o dourado muito bonito.

  • Julio Graziano

    Hmmm… deixa eu me explicar melhor, quando digo vir do Android, me refiro a não gastar os mil dólares no X, sendo que você tem o mesmo processador e câmera no 8 Plus, além de um display truetone com RGB, por um valor menor que o modelo mais caro, que não oferece muito mais (quem vem do Android pesa custo-benefício a todo tempo). O display do S8 possui uma capacidade de resolução de 2K, mas a maioria dos compradores não altera sua configuração de fábrica de 1080, por causa da bateria, ou seja… Agora, quem tem um 6/6S e precisa trocar, na real, mais quem têm o 6, faz uma troca segura. O Face ID pode sofrer rejeição como o Kuo bem lembrou, obrigando a Apple a inventar a roda se for preciso para o próximo modelo. Eu acho o Galaxy S8 e o Note 8 fantásticos de cara, agora, vai ver as reclamações de desempenhos e travamentos após 3 meses ou mais de uso, é incabível um celular com o segundo chip mais potente da indústria (Qualcomm 835) e 4GB de RAM ter essa perfomance. Teve o caso de um garoto que cancelou a compra dele quando pegou o Note 8 de 6GB de RAM na mão em um expositor e o mesmo travava no scrolling do twitter, Facebook e Chrome. Mil dólares.

  • Julio Graziano

    Bom, eu estou caidinho por esse creamy gold, mas isso é eu, cada um sabe das suas preferências. Talvez isso sirva para reflexão, a diferença de um modelo para o outro, é de no mínimo R$670,00 + como o Kuo bem nos lembrou, depender unicamente do Face ID, pode gerar uma rejeição muito grande do consumidor (e aí entra aquela história de sempre deixar passar a 1st geração de um produto deles), se isso acontecer, a Apple vai ter que reinventar a roda para o próximo X. Além de, com exceção das bordas e da pouca resolução mais do X, não vale muito a pena, porque tem tudo no outro.

  • Rodrigo Forbeck Odppes

    Júlio, estou usando o S8 há um mês e amando. Medo do que vou achar daqui a dois meses. Se a experiência continuar como está vai ser lindo, mas não estou tão otimista assim. Antes do S8, usava iPhone 7 plus, então meu nível de exigência é alto.

  • Ajustes

    O que vai desaparecer é o recorte preto na tela, aumentando aos poucos a área útil ao redor das câmeras frontais (chamada de orelha).

  • Julio Graziano

    Agora estou curioso demais, me diga, nenhum problema até agora?

  • Julio Graziano

    Mas precisam arrancar o recorte frontal e as bordas precisam ser brancas.

  • Wilan

    Eu achei essa cor ao vivo bem feia, é um creme, também não gostei do tom de cinza do modelo preto.

  • Phillip César

    A tecnologia 3D depth do iPhone X é algo realmente revolucionário para um device desse porte, Apple fez um ótimo trabalho ai.

    Isso vai proporcionar novas abordagens para realidade aumenta, com certeza. Esse vai ser o grande foco da Apple para o futuro.

    Esse recorte superior da Tela do iPhone X foi que, de fato, atrapalhou o design, ta parecendo um Motorola de frente… Mas creio que houve esse recordo exatamente porque os sensores agora presentes na parte da frente ocupam muito espaço. Nada que uma segunda/terceira versão do iPhone não resolve isso.

    Os outros smartphones tem o Bezel mais fino em cima por só ter a camera e o sensor de proximidade.

  • Fabricio Moura

    Esses iPhone tem dedo do Steve Jobs, virão outros por aí.

  • Pepe Fraccini

    eu tenho o 6 Plus que comprei no lançamento lá nos Estados Unidos e ele ta capengando X___X to esperando pela pre venda do X pra tentar garantir um…

  • Pepe Fraccini

    eu trabalhei no Rio 2016 e tinha vários stands da Samsung por lá pra você testar o S7 e S7+, os fones sem fio, o Gear VR, etc… durante os jogos eles distribuíam pins (bottons) que eram legais e então a gente retornava todos os dias por lá, mas enfim… Vários dos aparelhos de demonstração que estavam lá não funcionavam direito, e eles tinham sido trazidos lacrados pro evento… pelo menos eu vi uma das garotas abrindo 2. Conheço gente que tem o S8 desde o lançamento e está intacto, mas conheço gente que no terceiro mes deu problema… então talvez seja uma loteria? anyway… lá atrás, eu tive o Galaxy S4 e tive todos esses problemas também, inclusive levei na assistencia 3x e não resolveram o problema, tive que processar pra ter meu dinheiro de volta… mas o povo jura que mudou muito desde o S6…

  • Mavericks

    Poderia ser da mesma cor da traseira, inclusive.

  • Rodrigo Forbeck Odppes

    Honestamente, até agora não. Posso reclamar de algo idiota?A única coisa que eu destestei foi a forma como o Instagram usou a tela verticalizada na função stories. Corta as laterais dos posts dos amigos na visualização. Isso é mais sobre o app do que sobre o aparelho. Hehehe Curioso se haverá esse problema no iPhone X. Estou curtindo muito, mas quando pego o S7 da minha sogra, acho lento. Tenho medo! Hahaha

  • Julio Graziano

    Hmmm… o S6 tem um problema fodido de gerenciamento de RAM, ela lota sem nada aberto além de não ter slot para cartão de memória. Android sem slot, joga fora. O que ocorre é exatamente isso, o S6 foi batizado pela Samsung como project zero, o S7 por sua vez foi um sucesso inesperado e o S8/ Note 8, estão dando sequência nisto. Agora, realmente, muito bonitos, eu gosto de verdade do Android mas pelo preço, tanto aqui quanto lá fora, a fluidez tinha que estar no mesmo patamar. Não há desculpa. Um iPhone 6 rodando liso, enquanto que um S6 nem atualização para o Android Oreo, terá.

  • Julio Graziano

    Uma amigona minha tem o S7, toda vez que pego ele na mão, roda maravilhosamente bem, com exceção de uma página ou outra mas realmente, tem um probleminha no scrolling do twitter, dá uma congeladinha, não sei explicar.

  • Julio Graziano

    Vamos torcer para que sua experiência continue ótima. É aquilo, se você adquiriu o aparelho por um valor bem abaixo do praticado, ponha o pé nas costas, relaxa e curta, agora, se comprou na emoção, por um valor onde um pouquinho mais daria para pegar um Apple (Plus), aí a coisa vai ficar séria. Assistência Técnica não presta, e a da Samsung em especial é um lixo. Não vale o risco.

  • Julio Graziano

    A Apple geralmente obriga o mercado a adaptar-se a eles. Provavelmente vão adaptar os aplicativos.

  • Alex

    O unico fator plausível dessa nova geração sao as cores, pq de resto cagaram feio,Se compararmos com o que tem no mercado Samsung,Xiomi etc etc em termos de design estao anos luz na frente da Apple!

  • Pepe Fraccini

    então, o X é caro sim, mas o 8Plus 256 tbm é… paguei 949 no meu 6 Plus de 128gb em 2014… então eu nem vou gastar muito a mais do que eu já esperava gastar X_X e sim, é 1st gen, e não tive todos os problemas que o pessoal teve… eu tive um problema na câmera de perda de foco que fora arrumado no mesmo dia, e no final do ano passado começou a dar problema com o touch… mas é reparável xD então sei lá, eu vou tentar o X, pode ser que eu me dê bem e não tenha nenhum problema, como eu posso ter todos os possíveis e imagináveis :X

  • Achei esse conceito bem bonito, uma leve diminuição das bordas pretas já tornaria viável. Gosto pessoal claro… https://uploads.disquscdn.com/images/c3cc8523ec841f8fef49ca97c7790137db300ca28229bac3cbedeecb4c569067.jpg

  • Djalma Dias Freitas

    Comprei um S8 na semana do lançamento nos EUA, ou seja, faz muito tempo. Até agora está impecável… esse negocio do Android ficar lento com o tempo ficou no passado, celulares com 3gb de RAM não vão ficar travando… Não sou nenhum crítico da Apple, tão pouco famboy da Samsung. Tive muitos iphone pq achava o custo-beneficio válido, mesmo pagando bem mais, pois à época era muito superior aos outros smarts. Mas com o tempo essa superioridade foi acabando, hoje em dia não faz sentido um iPhone custar mais caro que um galaxy s8 ou um oneplus.

  • Maicon Bruisma

    “rodando liso”
    Meu amigo comprou o iPhone 8 Plus no PY e no primeiro dia já travou e ele não sabia reiniciar. Ele achou que teria uma experiência superior à que teve com meu OnePlus, mas não, até então é um 7 Plus de vidro. Tanto é que ele já vendeu o 8 e pegou novamente o 7 Plus e ainda sobrou grana, e tá feliz, não travou até agora apesar de já ter tido lags em inúmeros apps. É até estranho falar isso de iPhone, mas é como o amigo já mencionou acima, essa superioridade de desempenho não existe mais, não na prática. E vou além, digo que Samsung não é base de nada, o S6 ainda era TouchWiz e bem bugada, S7 já melhorou mas alguns aparelhos possuem pequenas travadas na interface (pelo menos no modelo Exynos) e S8 já é bem mais polido, conheço gente que tá com um desde o lançamento e até hoje nada de travamentos, mas um deles também mencionou um pequeno atraso no scrowling do Twitter, alguns sites no Chrome e também no Tumblr acho.

  • Maicon Bruisma

    Novo capítulo que a concorrência iniciou e a Apple só vai se juntar na história pra não ficar de fora mesmo.

  • Julio Graziano

    Ideal esse conceito e bem cara da Apple, trabalhar nos detalhes.

  • Rodrigo Forbeck Odppes

    Isso! Comprei por menos da metade do preço. Só por isso mesmo. Ainda ganhei carregador sem fio naquelas promoções de fazer cadastro no site da Samsung.
    Tenho até medo de contar com assistência. iPhone 7 plus a Apple me trocou duas vezes, ambos tiveram problemas no microfone, ninguém entendia o que falava do outro lado. Assistência foi perfeita!

  • OverlordBR

    Ive reitera que ele é a materialização mais próxima até o momento da sua visão de um aparelho que é uma só peça de vidro

    .

    Espero que não seja design acima da usabilidade. 🙁

  • Cadu Nunes

    Vai ser estranho quando lançarem o iPhone XXX kkkkk

  • Joel cachioli

    aí q tá. Dá burn-in pq a Samsung tá pouco se fodendo pro ciclo de vida e experiência do cliente final. Agora, no caso do iPhone, acredito que seja diferente pois a tela segue o padrão de qualidade da Apple.

  • Rafael Da Silva

    Capengando ??? EU sempre quis ter um iPhone desde 2008, fui conseguir a primeira vez ter um apenas esta semana , que ainda por cima estou esperando chegar. e é um 6S , será que valeu à pena ?? Sempre quis ter um iPhone


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: