O melhor pedaço da Maçã.

Outlook para macOS e Windows está para ganhar uma bela renovação

Redesign do Outlook para Mac

Qualquer pessoa que tenha tido uma mínima interação com um computador nos últimos 25 anos certamente já usou o (ou ao menos ouviu falar do) Microsoft Outlook, cliente de email da suíte Office que tem seus usuários fiéis mas também desperta reações adversas em muitos — incluindo este que vos escreve.

Publicidade

Sim, o Outlook parece ter ficado preso em 1998 em termos de design e facilidade (ou… dificuldade) de uso, mas traz, inegavelmente, uma série de recursos que a maioria dos concorrentes duas décadas mais jovens sequer sonham em ter.

Agora, tudo isso está para mudar, como afirmou a Microsoft. A gigante de Redmond já tinha anunciado, numa conferência para desenvolvedores há cerca de um mês, que estava trabalhando num redesign do Outlook para macOS e Windows; agora, o site MSPoweruser conseguiu imagens das novas versões dos softwares, e tudo o que podemos dizer é: Outlook, bem-vindo ao século XXI!

Redesign do Outlook para Mac

O novo Outlook não é idêntico nas suas respectivas versões para macOS e Windows — isso porque, segundo a Microsoft, a ideia era tornar a experiência de uso dele semelhante à de um app nativo, esteja você num Mac ou num PC. No caso da plataforma da Maçã, o cliente traz uma interface muito reminiscente àquela já conhecida por todos no Outlook para iOS, com uma predominância do azul e branco, muitos espaços de descanso visual e uma barra de pesquisas universal, aqui localizada no canto superior direito.

Publicidade

O calendário embutido também ganhou melhorias, com uma nova interface para gerenciamento de tarefas. Já o característico menu superior, presente nas versões anteriores (e ainda presente na nova versão para Windows) foi extinto, presumivelmente por não ser um elemento comum nos aplicativos do mundo Mac.

Redesign do Outlook para Mac

À primeira vista, é fácil pensar que o novo Outlook para Mac tornou-se uma cópia de outros clientes de email já consagrados como o Airmail ou o Spark, mas, segundo a Microsoft, a ideia é conquistar os usuários da plataforma da Apple “entregando o melhor que o Outlook tem a oferecer” — ou seja, podemos, ao menos em tese, ficar despreocupados com uma possível retirada de recursos para simplificar o software além da conta.

Redesign do Outlook para PC
Redesign do Outlook para PC

Como as novas versões ainda estão em fase de desenvolvimento e testes internos, a renovação do Outlook ainda não tem uma data certa para chegar aos usuários, mas acredita-se que ela chegue em algum ponto do próximo ano para os assinantes do Office 365 e seja disponibilizada amplamente na versão 2019 da suíte Office. Antes disso, entretanto, recursos pontuais (como a possibilidade de deletar ou arquivar mensagens por meio de gestos no trackpad ou a inserção de tabelas nos emails) chegarão ao Outlook para Mac proximamente, como afirmou o The Verge.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 11.1, watchOS 4.1 e tvOS 11.1 chegam às suas terceiras versões beta [atualizado: macOS High Sierra 10.13.1]

Próx. Post

O MM Tour VI foi sensacional e já deixou saudades

Posts Relacionados