O melhor pedaço da Maçã.

Testes de câmera comparam agora o iPhone 8 Plus com o novo rei do pedaço, o Pixel 2

Teste da câmera frontal
Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2

Há cerca de um mês, uma espécie de guerra estabeleceu-se no mundo dos smartphones. A chegada de três aparelhos com câmeras excelentes — o iPhone 8 Plus, o Samsung Galaxy Note8 e o Google Pixel 2 XL — colocou um novo nível imagético a ser alcançado no mundo móvel, e a DxO Labs, firma de fotografia famosa por seus testes e sua pontuação, deitou e rolou.

Publicidade

Primeiro, o maior dos novos iPhones conquistou a maior pontuação da história do teste, com 94 pontos (o iPhone 8 menor ficou em segundo lugar, com 92). Em seguida, o Note8 igualou o score do seu concorrente cupertiniano e, alguns dias depois, o Pixel 2 e o Pixel 2 XL (que possuem exatamente o mesmo módulo de câmera) destronaram os competidores da Apple e Samsung, conquistando uma pontuação inigualável de 98.

Comparações fotográficas objetivas, entretanto, são quase impossíveis — ainda mais numa época em que a produção de imagens desses aparelhos está tão avançada que a escolha favorável a um ou outro é uma questão mais de gosto do que qualquer outra coisa. Por isso, agora que a disponibilidade do Pixel 2 está mais ampla, vários sites e canais especializados do YouTube resolveram colocar o novo aparelho de Mountain View contra o iPhone 8 Plus para que possamos ver, com nossos próprios olhos, quais as diferenças (e semelhanças) entre os dois concorrentes — tal como já tínhamos acompanhado entre iPhone 8 Plus e Galaxy Note8.

A CNET constatou que o Modo Retrato do iPhone 8 Plus é superior ao do Pixel 2, o que não é uma surpresa para ninguém — afinal, enquanto o smartphone do Google precisa depender somente das suas capacidades inteligentes, pois conta somente com uma câmera, o modelo da Apple tem as duas lentes que captam informações diferentes e produzem resultados muito mais consistentes. A câmera frontal do Pixel 2, entretanto, também pode desfocar o fundo da imagem, enquanto a do iPhone 8 Plus não (apenas o iPhone X terá este recurso); de qualquer forma, a câmera de selfies do Google se saiu muito melhor em reprodução de cores e detalhes.

Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera frontal

Em termos de performance da câmera traseira sem firulas de software, apenas com o modo automático ativado, ambos os telefones saíram-se muito bem, com o iPhone apresentando cores levemente mais saturadas e uma foto no geral mais “atraente”, enquanto o Pixel foi melhor nos detalhes. O iPhone, claro, se saiu muito melhor em termos de zoom por contar com uma lente teleobjetiva dedicada inteiramente a isso; o Pixel, com seu zoom digital, até que não foi tão mal, mas não conseguiu competir com as habilidades da Maçã. O iPhone saiu-se melhor também nas fotos em close, com saturação melhor e detalhes mais bem-preservados.

Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira

O smartphone do Google, mais uma vez, provou-se o campeão de fotos com baixa luminosidade graças ao algoritmo supersecreto e inigualável da companhia. Tanto o Pixel 2 quanto o iPhone 8 Plus têm estabilizador óptico de imagem em suas câmeras (no caso da Apple, apenas na lente principal), então não sofrem com mãos trêmulas ou coisas do tipo; o Pixel, entretanto, entregou resultados com menos ruído e mais definição.

Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira em close-up
Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira com baixa luminosidade

Quando o flash é ativado, entretanto, o iPhone ganha a dianteira por ter um sistema de quatro LEDs que produzem uma iluminação mais natural.

Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira com flash

Em termos de vídeo, o site fez… obviamente, um vídeo, opinando que ambos os smartphones trazem resultados extremamente satisfatórios; o Pixel faz filmagens mais suaves com sua combinação de estabilização óptica e digital, enquanto o iPhone se dá melhor com pouca iluminação e permite maiores resoluções no modo de câmera lenta. A captação de áudio em ambos é satisfatória e bem parecida; nenhum dos dois, entretanto, chegou aos níveis do Note8 neste quesito.

Publicidade

Vejam com seus próprios olhos:

YouTube video

No fim das contas, a CNET afirma que não há, de fato, um vencedor — ambos os smartphones trazem resultados excelentes que deixarão seus donos plenamente satisfeitos em quase todas as situações. O iPhone traz imagens, no geral, mais saturadas e que podem parecer mais atraentes ao olho destreinado, além de um Modo Retrato mais refinado; o Pixel vai muito bem em situações de pouca luz e produz resultados mais naturalistas.

·   •   ·

Publicidade

O USA TODAY fez um comparativo semelhante e declarou que o iPhone 8 Plus tem a sua câmera favorita entre os smartphones à venda hoje, mas por uma margem muito, muito pequena. O jornal declarou ambos os smartphones empatados em termos de vídeo e estabilização, e elogiou o fato de que o Google põe câmeras idênticas em seus dois aparelhos independentemente do tamanho, enquanto a Apple reserva os melhores recursos apenas para o iPhone maior e mais caro. Curiosamente, o veículo também preferiu o Modo Retrato do Pixel 2.

Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira
Comparativo de câmeras entre iPhone 8 Plus e Google Pixel 2
Teste da câmera traseira com baixa luminosidade

Em outros aspectos, entretanto, a Apple ganhou elogios mais efusivos, como no Modo Retrato, no zoom e na reprodução de cores. De dez fotos em cenários diferentes tiradas pelos dois aparelhos, o iPhone produziu as melhores imagens sete vezes, e o Pixel as três restantes, dando a coroa para o smartphone da Maçã… por muito pouco.

·   •   ·

Quem também fez um teste parecido foi o canal SuperSaf TV e, mais uma vez — assim como foi na comparação do iPhone 8 Plus com o Galaxy Note8 —, os resultados são estranhamente divergentes daqueles apresentados pela CNET e por outros veículos especializados.

YouTube video

Aqui, o iPhone trouxe resultados menos saturados e mais naturalistas, enquanto o Pixel teve um contraste mais apurado e detalhes que saltam aos olhos. Alguns pontos, como o Modo Retrato superior na seara da Apple e a estabilização de vídeos na do Google, permaneceram intocados.

·   •   ·

E vocês, o que acharam dos resultados? Têm preferência por um aparelho ou outro no quesito imagem? Deixem suas opiniões, como de costume, logo abaixo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 8/8 Plus serão lançados no Brasil em 3 de novembro, com a pré-venda ocorrendo uma semana antes

Próx. Post

Boomerang é um cliente de email para iOS com a sua própria assistente virtual

Posts Relacionados