O melhor pedaço da Maçã.
Butterfly IQ iPhone ultrasom

Aparelho de ultrassom para iPhone ajuda médico a descobrir câncer em si mesmo

A fim de testar o Butterfly IQ, um aparelho portátil que torna possível realizar ultrassons quando conectado a um iPhone, o cirurgião vascular John Martin acabou comprovando que o aparelho funcionava bem de uma maneira… hum, nada agradável.

Publicidade

Martin vinha sentindo um desconforto peculiar em sua garganta, então resolveu testar o pequeno aparelho conectado ao seu iPhone exatamente no ponto em que sentia dores, como ele contou ao veículo MIT Technology Review.

[…] imagens em preto e cinza apareceram rapidamente. Martin não é especialista em câncer. Mas ele sabia que a massa escura de três centímetros que viu não era para estar ali. “Sou médico o suficiente para saber que eu estava com problemas”, disse ele. Era um câncer de células escamosas.

O Butterfly IQ, o tal aparelho que o ajudou a identificar o câncer, é a primeira máquina de ultrassom de estado sólido a atingir o mercado nos Estados Unidos. Para realizar a ultrassonografia, o dispositivo envia sons ao corpo e, então, captura os ecos.

Butterfly IQ iPhone ultrasom

Por se tratar de um aparelho que pode ser utilizado apenas com a ajuda de um iPhone, onde aparecem as imagens em tempo real, a fabricante Butterfly Network espera que o dispositivo possa ser usado sem sequer nenhum treinamento médico.

A empresa diz que espera combinar o aparelho com software de inteligência artificial o qual poderia ajudar um novato a operar a sonda, coletar as imagens certas e interpretá-las. No próximo ano, acredita, seu software permitirá aos usuários calcular automaticamente quanto sangue o coração está bombeando ou detectar problemas como aneurismas aórticos.

Martin contribui com as esperanças da empresa, afirmando que o dispositivo pode até ser levado para as casas de pacientes e, talvez, possa ajudar pais a descobrirem, antes que seja tarde, alguma fratura caso seus filhos se machuquem.

Publicidade

Olhar para isso como apenas um dispositivo de ultrassom é como olhar para um iPhone e dizer que é apenas um telefone. Se qualquer um pode ter acesso a uma visão do interior do seu corpo e pode interpretá-la, ele se torna muito mais do que um aparelho de ultrassom.

YouTube video

Publicidade

De fato, a Apple tem sempre tentado melhorar cada vez mais suas iniciativas de saúde, principalmente em relação ao monitoramento de batimentos cardíacos, pressão sanguínea, entre outras coisas. Portanto, é ganho também para a Maçã que desenvolvedores estejam pensando em soluções diversas de saúde dedicadas aos seus produtos.

O Butterfly iQ começará a ser despachado em 2018 e custará “menos de US$2.000”.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple busca permissão da SEC para excluir novas propostas de diversidade em cargos elevados

Próx. Post

Filme da semana: compre “Minha Mãe e Eu”, com grande elenco feminino, por US$3!

Posts Relacionados