O melhor pedaço da Maçã.

Apple refuta alegações do New York Times sobre realocação de investimentos para um paraíso fiscal [atualizado]

Por mais que saibamos que muito do que ouvimos aqui e ali como rumor acaba sendo verdade, são poucas as vezes em que a Apple se dá o trabalho de responder ou comentar algo sobre ela ou seus produtos. Entretanto, há assuntos sérios que podem prejudicar a empresa como um todo e, então, a Maçã precisa intervir.

Publicidade

Foi isso o que aconteceu ontem (6/11), depois que artigos de grandes publicações, como o New York Times, a BBC e o The Guardian, usaram registros adquiridos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ou International Consortium of Investigative Journalists) para sugerir que a Apple estaria fazendo uso de um paraíso fiscal na pequena ilha europeia de Jersey e transferido seus investimentos da Irlanda para lá, depois que medidas mais restritas foram tomadas no país a partir de 2013.

Ilha Jersey

Sem perder tempo, a Apple entrou na jogada e disparou um comunicado oficial mostrando uma série de “imprecisões” nas informações ventiladas, dando a sua versão do ocorrido e alegando que “nenhuma operação ou investimento foi retirado da Irlanda”.

Publicidade

O debate sobre os impostos da Apple não é sobre o quanto devemos, mas para onde devemos. Como o maior contribuinte do mundo, pagamos mais US$35 bilhões em impostos de renda corporativa nos últimos três anos, mais bilhões de dólares em impostos de imóveis, impostos sobre folhas de pagamento, impostos sobre vendas e IVA. Acreditamos que todas as empresas têm a responsabilidade de pagar os impostos que devem e estamos orgulhosos das contribuições econômicas que fazemos para os países e comunidades onde fazemos negócios.

Sob o atual sistema fiscal internacional, os lucros são tributados com base no local onde o valor é criado. Os impostos que a Apple paga aos países de todo o mundo baseiam-se nesse princípio. A grande maioria do valor em nossos produtos é indiscutivelmente criada nos Estados Unidos — onde fazemos nosso projeto, desenvolvimento, engenharia e muito mais —, então a maioria de nossos impostos é devida aos EUA.

Quando a Irlanda alterou suas leis tributárias em 2015, cumprimos mudando a residência de nossas subsidiárias irlandesas e informamos a Irlanda, a Comissão Europeia e os Estados Unidos. As mudanças que fizemos não reduziram nossos pagamentos de impostos em nenhum país. De fato, nossos pagamentos para a Irlanda aumentaram significativamente e, nos últimos três anos, pagamos US$1,5 bilhão em impostos — 7% de todos os impostos sobre o rendimento das empresas pagos nesse país. Nossas mudanças também garantiram que nossa obrigação fiscal para com os Estados Unidos não fosse reduzida.

Entendemos que alguns gostariam de mudar o sistema tributário para que os impostos das multinacionais se espalhem de forma diferente em todos os países onde operam, e sabemos que pessoas sensatas ​​podem ter opiniões diferentes sobre como isso deve funcionar no futuro. Na Apple, seguimos as leis e, se o sistema mudar, nós cumpriremos. Apoiamos firmemente os esforços da comunidade global para uma reforma fiscal internacional abrangente e um sistema muito mais simples, e continuaremos a defender isso.

A Apple detalhou ainda o que foi dito, ponto a ponto, em relação à sua posição como a maior contribuinte do mundo e ao fato de possuir dinheiro no exterior por ter a maioria dos seus produtos vendidos por lá, lembrando ainda que a reforma fiscal internacional “é essencial” e que continua a defender uma simplificação do código tributário.

Tudo isso e mais pode ser lido nesta página.

via MacRumors

Atualização 08/11/2017 às 10:35

Depois de toda essa história causada pela mídia, as autoridades europeias estão agora pressionando a Apple para que compartilhe mais detalhes sobre seus planos fiscais apenas para verificar se “está de acordo com as leis europeias”, conforme contou o Washington Post.

Publicidade

O pedido foi feito por Margrethe Vestager, comissária da União Europeia, a qual deixou claro que as informações divulgada pela mídia foram a razão para a solicitação.

Publicidade

Por enquanto a Apple não se pronunciou, porém como ela já compartilhou ontem mesmo alguns detalhes, não deve demorar muito para que atenda ao novo chamado das autoridades.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone X tem a tela de smartphone “mais inovadora e de alto desempenho já testada”, afirma a DisplayMate

Próx. Post

iPhone X será lançado em mais 14 países até o fim do mês; Brasil continua de fora

Posts Relacionados