Estudo comprova que o Apple Watch pode detectar apneia do sono e hipertensão


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
14/11/2017 às 10:34

O Apple Watch tem sido um prato cheio para pesquisadores de saúde que têm interesse em saber até onde a tecnologia pode ajudar no bem-estar das pessoas.

A startup Cardiogram — que já criou um aplicativo homônimo para monitorar batimentos cardíacos — se juntou novamente à Universidade da Califórnia (em San Francisco) num estudo para verificar a possibilidade de o Apple Watch detectar apneia do sono e hipertensão.

Cardiogram Apple Watch

Esse novo estudo mostrou que o relógio da Maçã pode detectar apneia do sono com uma precisão de 90% e hipertensão com uma precisão de 82%, o que é realmente muito bom.

Para realizá-lo, eles utilizaram o aplicativo Cardiogram e tiveram 6.115 participantes usando o relógio durante um determinado período de tempo. O app foi capaz de detectar apneia do sono em 1.016 dos participantes e hipertensão em 2.230 dos testadores.

Mesmo que o estudo tenha sido realizado em um Apple Watch, o cocriador do app, Johnson Hsieh, acredita que ele pode ser aplicado a outros vestíveis que tenham monitoramento de frequência cardíaca por terem basicamente a mesma tecnologia.

A ideia aqui é que, ao selecionar de forma contínua, você identificaria pessoas com hipertensão que talvez não saibam que elas têm. E então, você as guiaria através do diagnóstico final apropriado, que seria através de um manguito de pressão sanguínea e, depois, tratamento.

Apple Watch

Para que tenhamos uma ideia do quão útil esse tipo de detecção pode ser, a American Sleep Apnea Association compartilhou dados que mostram que cerca de 22 milhões de adultos nos Estados Unidos sofrem com esse mal e, por incrível que pareça, existem mais 80% de casos não-diagnosticados. Já hipertensão — isto é, pressão alta — é um mal que afeta 75 milhões de adultos americanos, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC).

Agora, imaginem se as pessoas que utilizam seus vestíveis normalmente puderem ser “avisadas” de que sua saúde precisa de atenção para problemas como esses! Os dispositivos modernos trazem muitas vantagens e, felizmente, os testes não pararão por aí.

via TechCrunch

Posts relacionados
Comentários
  • hecnpo

    É uma pena que o Watch não tenha um sistema nativo de monitoramento de sono. É um grande desperdício.

  • Veronica Segal

    Esses estudos são com qual relógio?? Eu ainda uso o 1o Apple Watch.

  • Guilherme Auwarter

    Não consigo dormir com relógio no braço :/

  • Rômulo Souza

    Pelo que li e entendi abrange todos os relógios, pois, como a matéria informa esse “diagnóstico” acontece pela frequência cardíaca e pelo que eu sei todos os modelos tem medidor de frequência cardíaca.

  • Mágico !

  • Murilo Herrmann

    Quem sabe agora que a Apple Comprou a Beddit (acho que comprou né?) talvez até ano que vem vejamos um produto novo

  • Veronica Segal

    Pensei que o medidor de frequência cardíaca melhorou nos novos relógios.

  • Samuh Vogetta S

    Eu comecei a dormir, mas me viro muito à noite e to com medo de bater a tela do relogio na parede da cabeceira da cama eaehaueuaeh

  • Emerson WooDoo

    Meu Apple Watch já me salvou de uma situação delicada. Enquanto eu estava dormindo meus batimentos cardíacos foram a 170 e o alarme disparou… Fiquei assim por 40 minutos, mas pude tomar várias atitudes para melhorar a situação. Graças a ele meu cardiologista conseguiu identificar o problema e posterior tratamento.

  • fulvioramos

    se ele mal dura bateria no horário comercial, vai usar também enquanto dorme?

    vai carregar quando?

  • Vítor Cardoso

    Qual era o problema?

  • Murilo Callegari

    Me tire uma duvida, o seu Apple Watch, a bateria de como esta? Percebe se já “viciou”? A vida útil de uma bateria de iPhone é 1 ano no máximo, depois disso começa a se deteriorar e perder capacidade de contenção de carga.. queria saber como a minuscula do Watch reage com as recargas diarias tb…

  • Murilo Callegari

    Difícil gerir essa equação, um monitoramento seguro/competente e a preservação da bateria, isso mesmo que se possível iria possivelmente deteriorar rapidamente a vida útil da bateria do Watch, isso porque as recargas seriam bem mais constantes e esvaziariam mais rápidamente, levando em consideração que a vida útil de uma baterial é de no maximo 1 ano, depois começa a perder capacidade de contenção..

  • Vítor Cardoso

    Recurso ele tem, falta só desenvolver o software.

  • Emerson WooDoo

    Acabei descobrindo uma isquemia ventricular que foi confirmada com um angiocardiograma.

  • Murilo Callegari

    Acho que o problema nem é software apenas, acho que é mais de hardware, a bateria Vs sensor/processador, precisa daquela luz verde piscando aliado com o conforto de você não precisar recarregar… rs jájá eles fazem um chip iSleep que cuidará apenas disso 😛

  • Emerson WooDoo

    A bateria do meu Watch dura dois dias. Todo dia quando acordo deixo ele por uma hora carregando. Para mim é suficiente.

  • frederico

    Tenho ainda o série zero (estou com ele neste momento no pulso) e notei mínimo perda de capacidade da bateria após dois anos. Atribui mesmo esse aumento ao watch 4.0. Ainda é o relógio que uso 80% do dia. Comprei o série 2 para natação e gosto de dormi com ele à noite. Agora o processador do série 0 não aguenta mais. Prefiro correr com ele, pois tenho medo de assalto e preservo o série 2 apenas para nadar, mas recentemente comprei um air pods e aí ele (o série 0) fica muito lento para passar as musicas para os airpods e também modificar algun item que quero analisar enquanto estou correndo. Da para correr, mas fica um pouco lento e chato. Vou ter que correr com o série 2 (melhor processador), mas pretendo continuar usando o série zero durante o dia para trabalhar.

  • Gustavo Silveira

    Também uso para dormir, carrego quando chego em casa a noite, normalmente uma hora já basta, cedo de manhã as vezes completo a carga, prá mim o beneficio é muito maior que o inconveniente, meses atrás meu batimento enquanto dormia dobrava aàs duas e quatro da manhã, ficava assim por 40 minutos e depois voltava ao normal, meu médico identificou apnéia do sono….

  • Murilo Callegari

    Eu estou pensando em comprar o Apple Watch 2 no ebay e usar aquele “recaminhador” o recomendado MyVipBox para me enviarem aqui para o Brasil – Salvador, estou em duvida se vale a pena comprar, pelo que vi ele custa uns 880 reais aproximadamente”280 dolares” ou então eu pego logo o Series 3 mas ai já passa para 1.400 reais… será que tá valendo pegar o 2 ou a diferença para o 3 é sensível ao ponto de eu dar quase o dobro? :/
    Acho que vou pegar o Series 2 para conhecer e ver se me serve, até agora não imagino a utilidade pratica, nunca usei um… queria saber de quem tem.. você que tem, vê algo realmente útil ou é mais do mesmo? valeu irmão!!!

  • Murilo Callegari

    Eu estou pensando em comprar o Apple Watch 2 no ebay e usar aquele “recaminhador” o recomendado MyVipBox para me enviarem aqui para o Brasil – Salvador, estou em duvida se vale a pena comprar, pelo que vi ele custa uns 880 reais aproximadamente”280 dolares” ou então eu pego logo o Series 3 mas ai já passa para 1.400 reais… será que tá valendo pegar o 2 ou a diferença para o 3 é sensível ao ponto de eu dar quase o dobro? :/
    Acho que vou pegar o Series 2 para conhecer e ver se me serve, até agora não imagino a utilidade pratica, nunca usei um… queria saber de quem tem.. você que tem, vê algo realmente útil ou é mais do mesmo? To curioso para saber pra que isso serve no dia a dia… rsrs

  • Emerson WooDoo

    Olha. Sempre achei que não fazia falta até ter um. Hoje não carrego o celular quando estou trabalhando. Faço tudo pelo Watch. Respondo mensagens e WhatsApp e atendo o telefone pelo Watch também. Sempre usei relógio desde criança. Então porque não ter algo mais evoluído. Quanto ao modelo do Watch o processador do Watch 3 e bem mais rápido que o 2 ( modelo que eu uso) se não for problema para vc iria no 3. Acho que vale a pena.

  • Henrique Mafra

    Se acontece algo do tipo o Apple Watch faz um aviso tipo despertador é pra te acordar?

  • Emerson WooDoo

    Se vc estiver em repouso e ultrapassar 120 batimentos ele emite um alerta. Isso pode ser configurado, mas o mínimo de batimentos é de 120.

  • Henrique Mafra

    Ah sim. Obrigado pela informação. Acho interessante ele pra monitorar o sono.

  • frederico

    O série 2 está ótimo, principalmente porque não vamos poder usar o série 3 como celular no Brasil. Pegaria o série 2 que está barato e deixaria para comprar um outro com novas mudanças (quem sabe com a pulseira que mede glicemia? Será que vai vingar?). Eu que já tenho o série 2 não pretendo comprar o série 3. O série 4 com certeza.

  • fulvioramos

    interessante, ajudou bastante na tua saúde

  • iBooks

    Caraca, história legal, obrigado por compartilhar. E que bom que ficou tudo bem 🙂

  • iBooks

    Quando toma banho hehehe

  • Vítor Cardoso

    Na verdade, todos os sensores já tem, inclusive tem um aplicativo que o pessoal da MacMagazine já recomendou algumas vezes para esse fim, só não me recordo o nome agora, tinha ele instalado no iPhone a alguns meses atrás, baixei pra testar, desinstalei porque eu tenho a mi band da xaomi que já faz isso de forma nativa.

    A luz verde que você fala é para verificação de batimento cardíaco durante o sono que é opcional ou não, a própria mi band tem esse recurso de habilitar o monitoramento durante o sono ou não.

    A bateria talvez seria o maior problema, dependendo da forma que esse sono fosse monitorado, aumentaria o consumo em uns 50%.

  • hecnpo

    O mínimo é 100. Dá para escolher isso pelo app Watch no iPhone.

  • Bruno Nascimento

    AutoSleep! O melhor aplicativo para este fim. Inclusive ajudei na localização dele… Confere ai que é top!

  • iBooks

    Parabéns por contribuir!

  • Vítor Cardoso

    Muito bom a informação Bruno, vou deixar ele anotado aqui, já passei o olho e parece ser muito bom!

    Eu uso o Mi Band por enquanto, vou ficar com ele, usava ele no meu dia a dia antes de comprar o Watch, hoje uso só pra monitorar o sono mesmo, assim consigo deixar meu Watch carregando durante a madrugada.

  • Bruno Nascimento

    Usava a MiBand também (primeira versão), ela é mais confortável pra dormir, e elimina o medo de bater a tela do Watch durante a noite haha! Mas desde o Series 2 a bateria dura muito bem e consigo usar pra monitorar o sono e durante o dia sem problemas (coloco pra carregar de manhã enquanto me arrumo pro trabalho, cerca de 30 minutos). O medo de bater a tela ainda existe, rsrs.
    Tenho uma cardiopatia congênita, e desde o uso da MiBand eu conseguia acompanhar (mesmo sem aferir os batimentos) o quanto eu dormia mal, e depois que passei a usar o Watch para este fim (com o AutoSleep), percebi que meus batimentos são muito altos mesmo que em repouso. Passei a acompanhar isso muito mais de perto e inclusive mostrar esses resultados para o meu cardiologista.
    Me interessei tanto por isso que entrei em contato com o desenvolvedor do AutoSleep para traduzir/localizar o app.

    Ele também fez o HearthWatch, que também é fundamental para meu dia-dia, já que em função da minha doença o meu coração tem um “limite” de bpm muito menor do que a maioria das pessoas da minha idade. No final do dia recebo um relatório do meu bpm, em repouso, em atividade, etc. Muito completo mesmo! Esse ainda não foi traduzido por ser mais complexo, mas estou trabalhando com o dev também em cima disso.

  • Emerson WooDoo

    Obrigado. Acho que vou viver até conseguir comprar o série 4. Kkk

  • iBooks

    Hahaha com certeza! 😀

  • Emerson WooDoo

    Super correto. Obrigado pela correção.

  • Bruno

    Emerson, tenho um Series 2 e um Series 3, e já tive o primeiro Apple Watch também. O salto do 1 para o 2 foi muito grande em desempenho, mas do 2 para o 3 não é tanto assim, só é perceptível ao abrir algum app, coisa que nunca fiz muito, as principais funções do relógio já rodam automaticamente.
    Na minha opinião, se o Series 2 estiver com um preço bacana, iria de 2 sem pensar, já tem a tela com mais brilho, é a prova d’água, tem GPS e etc..

  • Emerson WooDoo

    Obrigado pela opinião. Ajuda muito para nós que sempre ficamos na dúvida pela upgrade ou não.

  • Bruno

    Magina, é bacana trocar experiências.. gostei de ler seus comentários também, e tenho uma dúvida… o Watch hoje detecta batimentos acima do normal em repouso, mas as arritmias ele detecta? Ou tem que instalar algum app de terceiros?

  • Emerson WooDoo

    Eu uso o aplicativo nativo. Ele mede de 10 em 10 minutos os batimentos. Não é suficiente pra detectar arritmias. Hoje vi a indicação da matéria e achei o aplicativo bem mais completo. Vou testar por alguns dias.

  • Murilo Callegari

    Irmão, eu falei que o Series 2 custa uns 880 reais e o Series 3 uns 1.400 reais aproximadamente, para importar o Series 3 sai bem mais caro, quase o dobro se contar com a porcentagem dos impostos sobre uma base maior etc.. Então eu acho que vou seguir o pensamento e pegar o Serie 2 para conhecer o produto, agora que já resolvemos uma duvida, a segunda é qual a cor? Estou falando da opção mais barata, a Sport correto? Eu estava pensando em pegar o preto mas estou com receio de descascar/oxidar ou bater em algum lugar e arranhar o preto, melhor então pegar logo o Silver/White não? Pelo menos é a cor natural do aluminium, o que deve ajudar né? Outra pergunta, se eu pegar o sport preto básico, eu posso comprar a pulseira da Nike e colocar neles? Acho lindas as versões Nike mas não entendo o porque são tão mais caras se só muda o design da pulseira..

  • Patrick Ribeiro

    Na minha opinião, se eu fosse você eu já pegaria o Series 3.
    Os aplicativos abrem muito mas muito mais rápido!

  • Fernando Alves

    Boa ideia amigo, vou buscar o meu final do mês. Vou recarregar quando acordar, depois vou para academia. Será gera algum desgaste ou prejudicaria a bateria recarregar logo quando acordar e antes de dormir?

  • Fernando Alves

    Cara, estou com a mesma dúvida. Vou nos EUA final do mês, o series 2 esta $280 e o series 3 $350 na bestbay. Acho que vou acabar pegando logo o 3, na hora de vender ajuda um pouco.

  • Emerson WooDoo

    Pelo que eu li em outros sites falando de vida útil de bateria (não especificamente da bateria do Apple Watch) não afeta em nada, apenas se recomenda de tempos em tempos deixar zerar a bateria para renovar o ciclo.
    Baterias de íons de lítio, funcionam por ciclos de carga. A vida útil dessas baterias depende desses ciclos, que não são encerrados por cargas completadas, e sim por descargas acumuladas. Isso significa que um ciclo completo pode ser atingido em vários dias.

  • Fernando Alves

    Vc usa o aplicativo citado no artigo? O Cardiogram?

  • Emerson WooDoo

    Uso o nativo do Watch. Baixei hoje esse aplicativo da matéria, mas ainda não formei uma opinião sobre ele.

  • Fernando Alves

    Desculpa minha ignorância, mas quando vc diz usa o nativo do relogio, quer dizer que não instalou nenhum aplicativo com esse fim? Ou seja, monitora o sono com as funções do proprio watch, não instalou aplicativo de monitoramento, correto? Se sim, precisa fazer alguma coisa ou simplesmente ele monitoria o dia e a noite toda? Obrigado pela paciência aí. Hehehe

  • Emerson WooDoo

    O relógio já vem com o aplicativo saúde pré instalado. Entre outras coisas ele monitora os batimentos cardíacos.

  • Murilo Callegari

    A minha duvida agora é qual cor pegar, o preto ou o silver/white… to com receio de pegar o sport/nike preto e ele descascar/oxidar, ou eu bater em algum canto e soltar a fina camada escura que reveste o aluminium, eu acho que vou pegar logo silver/white porque ai já esta na cor natural do aluminium né?

  • Frederico Martins

    Você dorme com ele sempre? E como faz a recarga? Quando acorda? Conta aí tua experiência com essa parte.

  • Emerson WooDoo

    Só tiro o relógio para carregar e tomar banho, sempre estou com ele. Faço a recarga quando acordo durante uma hora, como a bateria tem potencial para durar dois dias para mim é suficiente. Monitoro batimentos cardíacos com o aplicativo Saúde e agora estou testando o Cardiogram, depois dessa matéria. Qualidade de sono monitoro com o AutoSleep.

  • Akinaga

    No app Saúde do iPhone, que é alimentado em parte pelo Apple Watch, existe uma área de monitoramento do sono que não precisa de configuração.

  • Ricardo Carvalho

    Como encontro esta opção no app Watch do iPhone? Obrigado.

  • hecnpo

    Geral -> Batimentos

  • Frederico Martins

    Qual o teu modelo mesmo? Pq usando direto o meu dura um dia só. E com uma hora de carga apenas ele carrega todo???

  • Emerson WooDoo

    Estou com o series 2. No meu caso se eu não carregar de manhã ele dura dois dias. Quando coloco para carregar de manhã normalmente ele está em torno de 65%. Em uma hora ele completa a carga.

  • Frederico Martins

    Já baixei o to testando o sleep+ e dormindo com o Watch.

  • Emerson WooDoo

    Muito bom!!!! Poste depois sua opinião. Uso o autosleep. Mas sempre bom conhecer outros.

  • Fernando Alves

    Esse app autoSleep é pago né? Vou pegar meu Watch final do mês, quero monitorar meu sono.

  • Bruno Nascimento

    Sim é pago. $2.99!

  • Fernando Alves

    O cardiogram tbm poderia ser para monitorar o sono? Baixei esse cardiogram e o Sleep++, só deixei baixado aqui.
    Só uma pergunta, sou leigo e ainda não peguei o meu, vou agora dia 20/11 buscar. heheh. Para monitorar o sono, necessariamente terei que baixar esse app o autoSleep? Não tem nada que vem no watch que faça isso? Obrigado

  • Bruno Nascimento

    De certa forma sim, porém você não terá as informações específicas relacionadas ao seu sono, e sim aos seus batimentos. Cabe a você analisar o período em que está dormindo e mensurar os dados. Nesse caso o AutoSleep vai funcionar melhor.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: