O “Módulo de Segurança” de bancos pode estar detonando o seu Mac; saiba como só ativá-lo quando necessário, neste tutorial

Imagem de destaque


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
18/11/2017 às 16:29

Há um certo tempo, estava achando meu Mac em muitos momentos lento de uma forma inexplicável. Mesmo com a atualização 10.13.1 do macOS High Sierra, continuava com uma instabilidade atípica.

Eis que, após algumas análises em momentos variados, descobri — pelo Monitor de Atividade (app localizado dentro da pasta /Aplicativos/Utilitários/) — um processo identificado como core que estava comendo toda a minha CPU e boa parte da memória, também.

Módulo de Segurança de bancos detonando Macs

Num primeiro momento, até pelo próprio nome do processo, achei ser algo nativo do macOS que estava com alguma falha absurda. Mas não, não é nada nativo.

Após uma investigação mais profunda, descobri que esse processo core na verdade faz parte do “Módulo de Segurança” que o Banco do Brasil adotou após abandonar o Java do seu internet banking. Pois é, e eu aqui comemorando o adeus ao Java…

O tal “Módulo de Segurança” do BB é o que outros bancos chamam de “Guardião”, por exemplo. É basicamente o mesmo software utilizado pelo Itaú, pela CAIXA e por outros bancos nacionais para prover essa tal camada de segurança obrigatória no acesso às nossas contas bancárias.

Senhoras e senhores, meu Mac é outro depois que matei esse processo. A seguir, vocês saberão como fazer isso também.

Impedindo que ele seja carregado automaticamente

Se você já instalou um desses “Módulos de Segurança” em seu Mac, saiba que ele é automaticamente executado e fica rodando em plano de fundo, no sistema, sempre que você liga a sua máquina.

O primeiro passo deste tutorial, então, é eliminar esse inicializador automático.

Módulo de Segurança de bancos detonando Macs

Para isso, abra o Finder e vá até a pasta /Biblioteca/LaunchAgents/, na raiz do seu drive principal.

Lá, entre outros arquivos diversos (depende de que outros softwares você tem instalados na sua máquina), você encontrará um chamado com.diebold.warsaw.user.plist. Jogue esse arquivo longe. Apague-o. Elimine-o. Zuna com ele!

Mate o processo

Agora, precisaremos da nossa boa e velha linha de comando. Para isso, abra o app Terminal localizado na pasta /Aplicativos/Utilitários/ do seu Mac.

Copie e cole a seguinte linha de código e pressione Enter:

sudo launchctl unload -F /Library/LaunchDaemons/com.diebold.warsaw.plist

O sistema provavelmente solicitará a sua senha de administrador. Digite-a e pressione Enter novamente.

Pronto, em alguns segundos, se você olhar de novo lá no Monitor de Atividade, o processo core deverá sumir e a performance do seu Mac voltará ao normal.

E quando eu de fato quiser acessar o internet banking?

Bem simples, caro Padawan. Da mesma forma, abra o Terminal e digite:

sudo launchctl load -F /Library/LaunchDaemons/com.diebold.warsaw.plist

Observe que o comando é o mesmo do outro, apenas trocamos a palavra unload por load.

Quando você finalizar a sessão do banco, não esqueça de matar o processo novamente.

Desinstalando o “Módulo de Segurança”

Se você por acaso tiver instalado um desses “Módulos de Segurança” por engano, ou quem sabe usa isso muito raramente no seu Mac (afinal, os apps mobile desses bancos hoje em dia funcionam muito bem, obrigado), o ideal é mesmo é desinstalá-lo por completo.

Para isso, abra o Terminal e digite:

sudo /usr/local/bin/warsaw/uninstall.sh

Depois, é só reiniciar o seu Mac.

·   •   ·

Aos bancos brasileiros, fica aqui o nosso puxão de orelha por oferecerem uma solução de segurança tão precária como essa. Isso é inadmissível!

Ao menos no caso do BB, o abandono do acesso via Java ocorreu já tem um bom tempo e, acho eu, esses problemas com o “Warsaw” (desenvolvido pela GAS Tecnologia, do grupo Diebold) só começaram há algumas semanas. Não sei dizer ao certo se foi uma atualização do “Módulo de Segurança” ou quem sabe um conflito com versões recentes do macOS, mas a coisa está feia e atinge muitas pessoas — segundo apurei.

Em uma rápida pesquisa pelo Google, encontrei também casos de gente que sofre com isso desde 2014(!), e no mundo Windows; este outro, também com Mac, é de meados de 2015. Ou seja, pode não ser um problema tão recente quanto eu imaginei inicialmente. E eu nem vou entrar aqui nas implicações reais de segurança do usuário dessa solução…

Nós esperamos anos pelo abandono do Java. Nunca imaginei que enfrentaria esse tipo de problema sem ele, também… 😕

Posts relacionados
Comentários
  • Victor Milani

    Teve uma atualização do Windows lançada em meados de 2011 e 2012 que estava inutilizando a máquina. Apurou-se que só acontecia no Brasil e adivinha o motivo!?
    Eu uso somente os apps de celular justamente para não ter que instalar esse guardião. Para quem usa o Itaú, ele criou um app de Mac e Windows que esse monstro de app não é necessário.

  • Bruno S.

    Esse Warsaw é um câncer nos PCs. Eu já desisti de acessar os bancos no Mac. Agora só mobile.

  • Igor Flores

    Olhei aqui e tenho esse processo aberto também, mas bem menos problemático, 0% da CPU. O Santander possui um módulo desses, mas não sei nem quando o instalei pra ser honesto…

  • Lucas Amorim

    E é por isso que eu tenho uma máquina virtual só para acessar o banco, isso quando precisa fazer algo no PC, porque a maioria das vezes faço tudo no celular.

    Esse Warsaw parece mais um spyware, roda o tempo todo, até quando o navegador está fechado.

  • Phillip César

    Como voce acessa os bancos pela maquina virtual? Tentei uma vez acessar o banco do brasil e bloquearam meu acesso .

  • Phillip César

    Gente, é só desinstalar e instalar novamente que esse problema de ficar sugando CPU some. Tanto no meu macbook quanto no do meu irmão, fizemos isso e sumiu.

    Talvez seja algum bug com o High Sierra, mas acredito que já foi resolvido pela GAS.

  • Lucas Amorim

    Sim, isso acontecia quando tentava pelo Itaú, mas com a Caixa funciona normal.

    E o Bradesco funciona sem nenhum tipo de módulo, então acabo nem usando máquina virtual.

    Não sei a respeito do BB pois não tenho conta lá.

  • Usei pouco esse Warsaw detectei o desastre. Hoje só uso bancos no celular mesmo.

  • Victor Lins

    Pqp!!! Vocês devolveram meu Mac de volta!!! Adeus arco-íris rodando!!! Um beijo!!!

  • Eduardo Vieira

    Banco do Brasil não abandonou Java… apenas para pessoa físicas sem investimentos… por que o resto só acessa com Java…

    Banco Itaú agora usa máquina virtual para acessar… não precisa de nenhum programa adicional a não ser a máquina virtual deles…

  • Eduardo Vieira

    Voce pode montar uma máquina no Amazon ec2 por exemplo, uso Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Santander assim… pessoa jurídica… preciso de segurança… assim evito problemas…

  • John David

    Essa porcaria de WARSAW mata qualquer computador. Seja ele PC ou Mac. Por isso só rodo internet banking no iPhone ou iPad.

  • 868686

    Tô fora desses “módulos de segurança”, principalmente esse do Banco do Brasil.

    Mas porque vocês acessam o site do banco pelo computador?

    Desde que lançaram o app para smartphone nunca mais acessei pelo browser. Faço tudo pelo app.

  • Guilherme Oliveira

    O problema é que nem todos os serviços estão disponíveis nos apps mobile (ex: DARF, GRU e alguns impostos).

  • Romário Santos Fonseca Batagim

    O bando do brasil até demorou para trocar o Java, teve inumeras pessoas que teve suas contas hackeadas no Mac.

  • Romário Santos Fonseca Batagim

    Itaú sempre foi avançado neste quesito.

  • Igor

    A mesma coisa no meu tb, 0%.

  • Igor

    No meu mac o processo está usando 0% da CPU. Estou tentado a desinstalar isso depois dessa. Quem sabe seria uma boa o site fazer uma apuração mais rigorosa com um especialista pra ver se é seguro mesmo continuar usando isso.

  • Lucas Repolês

    No meu caso, além do com.diebold.warsaw.user.plist estar em /Library/LaunchAgents, ele estava também em $HOME/Library/LaunchAgents. Removi essa porcaria dos dois lugares.

  • Boa.

  • Alex Favilla

    Depois dessa vou até jogar dinheiro no Patreon de vcs!

  • israel jr.

    Passei um bom tempo sem saber o que era isso até que tive que formatar o Mac. Instalei a versão mais recente e ficou uma bala. Mas só pra deixar registrado, eu costumo usar o Macbook fechado + monitor Dell. Por causa desse processo maldito, ele esquentou tanto que chegou a queimar um pouco da tela (tá um pouco azul na extremidade inferior). Eu demorei pra perceber porque quase nunca uso o Macbook sem monitor.

  • Esses módulos de “segurança” são quase como vírus que se instalam em seu computador, uma burocracia medíocre das gestões de TI arcaicas desses bancos que parecem ter parado na década de 70.
    Nos sistemas operacionais móveis onde não é possível instalar esse tipo de lixo, o acesso ao internet banking funciona tão bem ou melhor do que no computador, sem que a segurança seja comprometida.
    Está na hora dos bancos brasileiros pararem com essa palhaçada, já temos a muito tempo ferramentas de segurança embutida na própria infraestrutura das redes e dos sistemas. Comércio online trabalha com transações financeiras da mesma forma que bancos, e não dependem de nenhum artifício desse pra tornar seus sites seguros, por essa lógica patética então toda a internet está insegura e apenas os bancos estariam seguros? É medíocre demais isso…

  • Não duvido de nada…

  • Eu particularmente não confio em um módulo de “segurança” q precise estar 100% do tempo ativo enquanto você acessa o site apenas umas poucas vezes por semana.

  • Acrescentando a dica do meu xará escritor da matéria, eu recomendo algo mais simples e seguro na minha percepção: criar uma máquina virtual só pra acessar o banco.

    Da pra fazer isso com Windows ou Linux totalmente de graça usando o VirtualBox. Se você é usuário do parallels mais fácil ainda.

    Eu acho bem mais pratico, subo a VM só na hora que preciso acessar o banco, e a porcaria do site q faça a bagunça q precisar no ambiente virtual, depois é só desligar…

  • Jônatas Lopes

    Uso o App Itaú e não tenho nenhum problema pois ele só ativa quando abro, diferente dos módulos antigos. Por App é muito mais seguro e melhor. Também no High Sierra, MacBook Pro 2010 13″

  • Wilan

    Aquilo é uma máquina virtual desde quando? Não passa de um app que simula um navegador com os itens de segurança já instalados. E ainda tem como instalar os itens de segurança e acessar pelo navegador.

  • Wilan

    No mobile é mais tranquilo porque da mesma forma que os bancos não podem instalar recursos, alguém mal intencionado também tem a mesma dificuldade de acesso.

  • Wilan

    Nem tudo temos nos mobile, o BB até que tem um aplicativo bem completo, mas no do iTaú por exemplo ainda falta muita coisa.

  • Wilan

    Bem lembrado kkkkkk.

  • Anderson

    Bom que o Bradesco não precisa disso

  • Victor Milani

    Resolveria eles acharem uma solução mais elegante! rsrs

  • Victor Milani

    Uma solução “fácil”e pouco elegante! Mas acho que rola alguma coisa, por que todos usam o mesmo!
    Como nenhum banco tentou usar coisa melhor ou fazer algo?!

  • Victor Milani

    Hahahaha…. bem provável! hahahaha

  • André Lima

    O rapport do Santander não faz esse estrago, só quando inicia o Mac

  • Anderson Silva

    Adotei essa exata postura depois de passar tanta raiva pra botar essa BOSTA de “””””””””Módulo de Segurança”””””””””” (e bota aspas nisso) pra rodar na minha máquina – melhor ainda, me desvencilhei totalmente de bancos nacionais que dependem desse lixo e hoje sou um feliz e extremamente satisfeito cliente do banco Neon – tudo roda direto no iPhone, sem frescura, sem cadastro de dispositivo específico, sem essas P(*$ˆ*!% que todos os demais bancos nacionais exigem – e que, na minha opinião, não protege é porcaria nenhuma – raramente, se eu precisar logar em alguma Caixa Econômica da vida, eu ligo essa VM, faço o que preciso e desligo!

    O meu computador é o único Mac de casa, mas todos os outros (q rodam Windows) estão uma CARROÇA por causa desse vírus – e, pra piorar a situação, não dá pra fazer essa desativação temporária, não dá pra tirar da inicialização do sistema, não dá pra alterar prioridade de processo… e dependendo do banco, tem versão que não dá nem pra desinstalar (daí, só formatando).

  • João Hess (Johnnie)

    Se esse post tivesse sido escrito uma semana atrás… Estava cm esse mesmo
    problema e meu MacBook esquentando demais. Fiz um clean install do High Sierra. Ao menos estou rodando mais rápido e ganhei alguns GBs

  • João Hess (Johnnie)

    Eu achei que era isso. Fiz um clean install

  • Saulo Tadeu

    Ia justamente fazer este questionamento. Acho que usando o app do Itaú no Mac não ficamos expostos a esse problema. Nunca instalei o Guardião. Preferia não usar o site.

  • elisio

    Aquele segundo, o kernel_task, que usa 1GB de RAM e escreve todos os dias gigas e gigas de dados no disco e cuja função, segundo a Apple é gerir as ventoinhas, também parece bastante preocupante

  • Por aqui não tenho esse tipo de problema, mas desativei por via das dúvidas. Obrigado pela dica !

  • Victor Milani

    Não sei se sabem, ele varre todo os sites que navegam e verifica se aquele site é um fake do banco, se for ele redireciona para o site oficial.
    Com isso ele varre todos os sites que você navega…

  • Reinaldo Rosa

    Malditos bancos ferram até com os nossos Macs.

  • Wilan

    Kernel_task é um processo de gestão interno do sistema, ele além disso gera os processos na cpu por assim dizer, ele é um processo do sistema e não oferece risco, tempos atrás já vi macs com a placa em curto principalmente depois de molhados que ficavam com um erro devido aos sensores com defeito que deixava esse processo com mais de 100%, o que causava lentidão.

  • Daniel de Lima

    Que baita dica! Tenho um MacBook novamente!
    Aconselho porque meu processador não parava de aquecer e já estava quase trocando tudo!

  • Gustavo

    O guardião do Itaú só funciona no Safari. Não reconhece no Chrome. Uma bosta

  • Exes Man

    Essa GÁS é uma das piores empresas de tecnologia que existe! Na realidade eles são os VÍRUS!! Totalmente incopetentes e os bancos quem pensa que são o máximo de tecnologia que existe, estão muiiiito enganados! São os mais atrasados que existem! Nem queiram sabem onde rodam e são armazenadas as contas correntes… Tudo é uma verdadeira roleta russa!

  • duducolares

    Nunca vi esse core, mas vou prestar atenção agora. Não quero nada detonando meu Mac, que já anda de bengala. Valeu.

  • Diego Meneghetti

    João, qual sua máquina? Estou na mesma situação que você… mas na dúvida se vou pro High Sierra.

  • Diego Meneghetti

    Jonatas, como está seu MBP com o High Sierra? Tenho a mesma máquina e estou na dúvida se faço o upgrade. Estou no El Capitan.

  • boa rs

  • elisio

    discordo, um processo que após utilizar o pc durante uma semana, sem ver videos, sem fazer downloads, apenas a usar texto e o terminal, menciona ter escrito mais de 40GB em disco, sem nenhuma razão aparente, estando assim a reduzir drasticamente o tempo de vida da memória flash, é, para mim, um processo de risco para o pc.

  • John David

    Para o meu perfil de utilização, não preciso desses serviços (ainda).

  • Fábio Vasconcelos

    Essa solução da Gas Tecnologia sempre foi problemática, não importa em qual sistema operacional esteja rodando.
    A dica do Rafael é a melhor solucao: se puder, use o app do banco pra dispositivo móvel. No caso do BB, quase todas as funcionalidades já estão nele.

  • Jônatas Lopes

    Tenho 8GB e SSD, então roda lindamente. O Sierra drenava a bateria e tinha muitos bugs, fiquei no El Capitan e fui betatest no High Sierra, estou muito satisfeito com o desempenho. Se tiver SSD, vai fundo. ‘-)

  • João Hess (Johnnie)

    Tenho um MBA Mid 2013. So far so good no High Sierra

  • Wilan

    Amigo então para de usar o OSX, porque esse processo é um processo interno do próprio sistema que nem tem como ser finalizado.

  • Hudson Tan

    Eu uso o Itaú e o Bradesco aqui no meu iMac e não encontrei o arquivo CORE em execução, o que percebo no meu monitor de atividade é que o kernel_task consome perto de 800 MB da minha memória. Isso é normal?

  • Eu tenho contas PF e PJ no Santander e não precisei instalar modulo algum, faz tempo que não é obrigatório, pelo menos nas minhas contas, faço tudo nas contas sem o modulo instalado…

  • Igor Flores

    Tua conta já migrou pro novo internet banking? A minha ainda não, to indignado.

  • Paulo Magrani

    O photoanalisys do app Photo está destruindo meu iMac, tanto que ao comecar a analizar as fotos do iPhone, e já são só do novo mais 98GB de imagens… e sem nenhum backup.
    Quando tento transferir e/ou capturar as imagens a CPU dispara consumindo praticamente todos os recursos … e acrditem por mais de uma vez quando deixo rodando a noite o iMac acorda com a tela toda branca e listrada, sem finalizar o boot. Sinistro!!!

  • HTK

    Como remover por completo o java do mac? usei o tutorial do java pelo terminal e sem sucesso @[email protected]

  • Victor Hugo

    Também notei isso no meu. Alguém sabe de algo?

  • Victor Hugo

    No High Sierra não é possível mais instalar no Safari

  • Victor Hugo

    Acredito que esteja se referindo ao app do cartão de crédito, Itaucard. Eles nao adaptaram até hoje pra telas de iPhone 6 e superior. Parece brincadeira, mas eles que fazem marketing pesado que são “o banco mais conectado” não conseguem adaptar um simples layout. Isso apenas pra citar o básico, também não habilitaram o Touch ID até hoje

  • elisio

    Pois não, eu sei, mas não quer dizer que nao esteja a funcionar mal.

  • OverlordBR

    Comércio online trabalha com transações financeiras da mesma forma que
    bancos, e não dependem de nenhum artifício desse pra tornar seus sites
    seguros,

    Hein?

  • Michael Christian Buratti

    Abram reclamação no banco contra este aplicativo, se o banco não resolver abram reclamação Banco Central. Só assim para os bancos mudarem e enterrarem o Warsaw.

  • Vinicius Porto

    Vim todo esperançoso aprender, porque acesso todos os dias os bancos Sicoob, Santander, Itaú e Bradesco. Pá. Não tenho esse Warsaw instalado. De fato, no LaunchEvents só tem Chrome, Spotify e TunnelBear.
    ¯_(ツ)_/¯

  • efilho

    Santander em meu iMac não tem esse processo, aliás nenhum processo sobrecarrega a cpu ao acessar o site do banco nem realizar transações…

  • Leandro Nascimento

    certeza! hahahaha

  • Leandro Nascimento

    E pensar que a GAS Tecnologia fica aqui na minha cidade, Indaiatuba/SP. Já visitei lá. Antigamente era a Kaizen, depois comprada pela Sonda I.T. e depois virou a GAS Diebold. Todos os sistemas bancários e da VISA rodam por lá e ficam armazenados nos servidores Mainframes da IBM em Hortolândia/SP que usam o Cobol, do arco da velha.

  • Leandro Nascimento

    E pensar que a GAS Tecnologia que desenvolve esse Warsaw aí fica aqui na minha cidade, Indaiatuba/SP. Já visitei lá. Antigamente era a Kaizen, depois comprada pela Sonda I.T. e depois virou a GAS Diebold. Todos os sistemas bancários e da VISA rodam por lá e ficam armazenados nos servidores Mainframes da IBM em Hortolândia/SP que usam o Cobol, do arco da velha.

  • Trabalho com desenvolvimento de software e certa vez um cliente ligou para o nosso time de suporte informando que o programa simplesmente encerrava. Do nada, sem erro algum. Parecia que usavam um ALT+F4 (command+q no Mac) e o programa simplesmente encerrava, isso no meio de uma operação ou processo. E olha que tinha “trocentas” proteções para que isso não acontecesse, ou seja, o programa não deixava de forma alguma ser fechado em determinadas circunstâncias. Fui para este cliente e passei uma tarde inteira lá e realmente isso acontecia com frequência e somente em um computador. Nos outros funcionava certo. Só depois de muito tempo é que fui saber que aquela máquina acessava o Banco do Brasil e a tal da proteção desenvolvida pela GAS Tecnologia era que fazia a mágica por trás: simplesmente ela derrubava o executável (matava o processo diretamente) porque tinha diversas strings dentro do código e em arquivos de script assim: “Connect Banco” ou “Banco.Active” e tal proteção “achava” que o programa estava tentando acessar o banco para roubar alguma coisa! Putz… Até hoje é assim. E avisamos aos clientes: separe um computador ou crie uma máquina virtual só para o banco!

  • Praticamente todos os sistemas bancários ainda usam o Cobol e apenas possuem uma “camada” que faz a ponte entre o cliente e o mainframe da conta. E eles pensam assim: “pra que alterar algo que tá funcionando a anos sem problema?” Tá funcionando certo? Então não mexa!!!

  • Hein o que cara pálida?
    Algum site que você acessa e que precisa de segurança para realizar transações depende de algum software adicional?

  • Nenhum banco não! Faz anos que o Bradesco não depende de Java ou Módulos de segurança pro seu internet banking funcionar.

  • Desktop tem mecanismos para esse tipo de contenção a muitos anos.
    A propósito, Android está bem longe de ser uma plataforma segura…

  • Sim ambas já migraram estou usando o novo internet banking tanto na conta PF quanto na conta PJ…

  • Murilo Herrmann

    hhahahahahahahahahah

  • Elton Fonseca

    Nosssa muito obrigado!

    Meu Mac mesmo i7 com 16GB estava muito lento, a bateria indo muito rápido.

    Já tinha atualizado, removido algumas coisas e nada.

  • Marcelo A R Dias

    Todo modulo de banco serve para travar sua maquina, foi pra isso que eles foram feitos kkkkkk

  • Jaime Camargos

    Bancos e Mac’s nunca deram certo. É só tranqueira. Os bancos tem muito dinheiro mas não tem competência para contratar profissionais competentes. A melhor forma de utilizar um banco através dos Mac’s chama-se Windows rodando no Parallels ou VMWare (com um bom anti-vírus), ou através de um iPad. Cansei das tranqueiras que o BB joga na gente. Pior, você ainda corre os risco de colocarem a culpa em você. Mac’s e Bancos no Brasil, fique longe disto ou terá sérios problemas. Algum dia você vai lembrar deste conselho.

  • Jaime Camargos

    É por isto mesmo que não utilizo esta porqueira que virou o Fotos e prefiro pagar R$ 35,00 mensais para usar os verdadeiros profissas Lightroom e Photoshop. Viva o cozinheiro incompetente que deixou-nos na mão sem o Apertute.

  • Jaime Camargos

    O Spotify também é outra tranqueira que deixa os Mac’s lentos.

  • Daniel Amaro

    Monitoro constantemente meu uso de CPU e faz alguns meses (uns 2, no máximo) comecei a notar esse uso absurdo. Constantemente tinha que dar um force quit pelo monitor para me livrar dele. Parabéns ao MM pela matéria e solução apontada, e vamos torcer para isso ser resolvido de forma definitiva pelos bancos em breve!

  • Anderson

    Bradesco não tem

  • Anderson

    Bradesco que sempre foi, nunca usou isso é não precisa baixar nada tudo no navegador

  • Conrado Martins

    Estranho, testei aqui, o meu só quando estou no site do banco que funciona.

  • Gaius Baltar

    Eu sempre acho engraçado quando escuto que o sistema bancário brasileiro é um dos melhores do mundo, pois é uma falácia repetida incessantemente. O sistema bancário brasileiro é jurássico, pois usa uma solução aberrante como essa para o homebanking, não tem cartões virtuais de uso único e com limite definido pelo usuário, não tem um sistema de ATMs integrados, com cada banco precisando ter ser próprio caixa eletrônico, por cobrar transferências entre bancos, por não efetuar operações (inclusive online) depois de certas horas, etc. É um atraso em todos os níveis.

  • Lucas Repolês

    Depois de seguir as instruções do artigo, vi que o processo `core` ainda estava rodando no meu Mac. Fui investigar e encontrei o bendito warsaw também em /Library/LaunchDaemons! Cara, Mas que praga!

  • E ainda oferece um navegador próprio para acessar o internet banking. É um chrome todo modificado para só abrir o site do Bradesco.

  • Nossa Rafael!!!!!!! Impressionante como essa porcaria de módulo do além estava detonando o meu Mac… Agora ficou lindo. No meu caso uso o App do Itaú no Mac e removi a “praga bancária” por completo. É um absurdo os bancos disponibilizarem essas porcarias sem nem se preocupar com os seus clientes. Parabéns por postar essa matéria.

  • Leonardo Lobo

    Caraca!!! Ganhei um mac “novo” depois de desinstalar esse “vírus”.

  • Jaderson Diego

    Descobri isso hoje na raça. Tambem achei que eles estavam minerando, só pode. Parabens pelo post.! ( sugestão: coloca alguma coisa no tag do post para a pesquisa: ” processo core no mac os ” 😉

  • SenHor

    Pensei o mesmo. Qual motivo teria para usar a CPU completamente?

  • SenHor

    Idem. Mas gosto do Santander pois agora não tem mais essa porcaria de inUtilitário para instalar. Ficou muito bom o novo site e funciona perfeitamente em minha máquina Linux.

    Tenho problemas com esse maldito Warsaw desde sempre! Ao menos o Java rodava em qualquer máquina. Já esse Warsaw, além de ser difícil de instalar em terras geladas de pinguins, fica usando toda a CPU.

  • Jônatas Lopes

    Está excelente, consigo mesmo tempo de bateria que o El Capitan e o ganho de cópia de arquivos grandes no APFS é um diferencial e tanto, ainda mais se precisar fazer duplicatas de arquivos de videos por exemplo ou copiar muitos ao mesmo tempo, ele usa um algoritimo fora de série. Lembrando que tenho 8GB de RAM e SSD.

  • Diego Meneghetti

    Maravilha, obrigado! Farei o update! Sempre fiz as atualizações em cima da outra (nunca fiz a limpa). Como você fez desta vez?

  • Jônatas Lopes

    Por cima do El Capitan, (esse sim tinha feito instalação limpa), no High Sierra preferi apenas atualizar, e foi tranquilo, rodei o Onyx depois pra limpar os residuos e estou muito feliz com o resultado.

  • Diego Meneghetti

    Legal. Valeu pelo feedback!

  • sgumz

    Desinstalei essa merda… sem condições!

  • Paulo Souza

    Olá. Quando o módulo é instalado, ou atualizado, algumas partes da versão anterior ficam na máquina. Apagando tudo e reistalando, volta a funcionar normalmente.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: