Opinião:​ 15 dias e as 5 razões pelas quais o iPhone X foi um grande acerto


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
20/11/2017 às 10:08

Espere: este *não* é um review do iPhone X! Se você busca informações, avaliações técnicas e ponderações de cunho objetivo, aguarde o parecer detalhado que estamos elaborando. Isto se trata de um texto opinativo, argumentativo e altamente subjetivo. Sem mais delongas, iPhone dez.

Dez anos se passaram muito rápido. Me lembro como se fosse ontem, os renders e conceitos do que seria o iPhone. Apenas iPhone, o original. Click Wheel era vislumbrada como uma interface possível (e fora inclusive testada internamente para tal), mas o Multi-Touch ganhou, e com uma tela gigante. Naquele tempo, as 3,5 polegadas eram consideradas exageradas e grande. O tempo mudou, os cenários mudaram e as telas também. E isso nos leva à primeira razão pela qual o iPhone X é um grande acerto.

A tela do futuro: tamanho, qualidade e precisão

Na ocasião do lançamento, a Apple declarou como seu objetivo criar a tendência para a próxima década com o iPhone X, e se tem uma coisa que realmente é do futuro nesse momento iPhone, é a tela. Em todos os quesitos imagináveis, a tela do novo iPhone é uma obra de design e engenharia. A começar pela sensibilidade ao toque, fundamento básico do Multi-Touch.

iPhone X

Diferentemente dos novos iPads Pro — lançados inclusive três meses antes dos novos iPhones —, a tela Super Retina HD não é equipada com a nova tecnologia ProMotion, que torna a tela mais responsiva ao toque. Todavia, a fluidez das animações foi elevada, e isso somado à elevação de densidade de pixels, e a qualidade de uma tela OLED de ponta, tornam o seu uso único: definitivamente é como se, a cada toque, seus dedos entrassem na tela e tocassem as barras e os ícones. Os deslizes para arrastar, pinças para zoom, e o simples deslizar para fechar um app são tão fluidos e naturais. Ao usar uma tela LCD com a tecnologia antiga é ainda mais perceptível o quanto faz falta e, no uso do dia-a-dia, foi uma das coisas que mais me encantou.

A qualidade geral da tela Super Retina HD também é algo impressionante. Sempre fui muito cético quanto às atualizações de display dos iPhones — e dos devices em geral. Tirando as migrações para o mundo Retina, a única vez que me lembro de ter percebido um ganho relevante de qualidade foi do primeiro Apple Watch para o Series 2, enquanto em *todas* as gerações de iPad, iPhone, etc., a Maçã cite o quão grande estão sendo as atualizações em suas telas. Meh.

Essa diferença de qualidade de cores, contrates e brilho é nítida desde o primeiro uso, mas é quando você assiste a um vídeo que ela se torna um marco. Vi todos os episódios de “Designated Survivor” no iPhone X e confesso que uns 20% do meu amor pela série foram pela qualidade do áudio e do vídeo entregues pelo iPhone.

Quanto ao tamanho, também não poderiam ser mais felizes. Na verdade, poderiam (e serão): lançando um modelo Plus no corpo dos então iPhones Plus. Desde quando passaram a existir, me tornei um fã assíduo dos modelos gigantes, diferentemente dos meus colegas que escrevem neste site. E, apesar da ser agradável e saciável, sou do grupo que espera “quanto maior, melhor”. Por hoje, ideal e suficiente… até o “X Plus” chegar.

Por último, um detalhe que para mim fez toda a diferença são as curvas da tela, mas sobre isso eu comento daqui a pouco.

Câmera iSight

A câmera, ou melhor, o conjunto de câmeras traseiras do iPhone X é incrível, e essa é uma afirmação de alguém que gosta de reclamar das câmeras. Uma coisa que sempre me incomodou nos iPhones era o tempo para tirar a foto, aqueles dois segundos eternos entre abrir o app, focar, ajustar a exposição, clicar e repetir tudo por que dava para ficar melhor. Esses dias acabaram, e as fotos estão mais fluidas, equilibradas e bonitas do que nunca.

A prova de fogo foi repetir o processo com baixa luminosidade e ver se continua tão redondo, e continuou. Fiquei positivamente surpreso, e tenho usado o iPhone X para tirar mais fotos do que nunca. Se a cada ano a câmera evolui, digo que evoluímos uns três anos com a câmera do iPhone X.

Uma prática que sempre gosto de fazer, quando estou no período de análise crítica, é repetir os exemplos apresentados pela Apple. Então, como clássico, tirei várias fotos de flores (como eles fazem todos os anos), mas o meu preferido foi recriar um vídeo na água da praia — e ficou incrível, assim como o demonstrado.

TrueDepth Camera

As selfies dominaram o mundo e, apesar de termos a câmera frontal desde do iPhone 4, hoje dá para falarmos que chegamos ao nível “avançado” das câmeras frontais. A primeira novidade é que, devido aos sensores 3D, a nova câmera, os sensores e a qualidade das fotos ficam incríveis.

Enquanto heavy-user do Twitter e de Stories do Instagram, uso a câmera frontal o dia inteiro, e não poderia estar mais satisfeito. Ambientes com baixa luminosidade, em especial, foram as que mais evoluíram em relação ao iPhone 7 Plus. As fotos em Modo Retrato com a câmera frontal foram o segundo ponto mais bacana para mim, conforme a foto abaixo:

Teste da câmera TrueDepth

Seria difícil para mim, há algum tempo, acreditar que se trata de uma foto tirada de um celular. Que dirá de uma câmera frontal de um celular.

Os Animojis, apesar de parecerem meras firulas daquelas que você usa nos primeiros dias e depois esquece, são bem mais legais do que podemos imaginar. Tenho usado com frequência diária, e sua única falha é não estar disponível para aplicativos de terceiros. Mas quem sabe a Apple não abre uma API no futuro, né?…

Face ID

A Apple arriscou com o Face ID. Não consigo imaginar quantas reuniões e debates ocorreram em Cupertino até baterem o martelo entre o “sim” e o “não” para decidir se valia a pena e se era a hora certa. Pois eu digo (spoiler): valeu a pena e era, sim, a hora.

Recorte superior do iPhone X

O uso no dia-a-dia é mais natural que o Touch ID, e depois dos 2-3 primeiros dias você nem lembra que ele está ali. É só você deslizar para cima, e lá está seu iPhone. No entanto, há alguns hábitos que para alguns podem atrapalhar um pouquinho.

Meu noivo tem o hábito de deitar e ficar usando o iPhone e, como sabemos, o Face ID não funciona com o iPhone deitado. Outra limitação é o fato de só poder ter um rosto cadastrado (meu noivo também acha isso um problema porque ele sempre teve quatro dedos cadastrados no meu iPhone, mas eu já não vi como tão problema assim).

No geral, superaram o Touch ID. No decorrer do dia, constantemente o Touch ID não funcionava de primeira, então eu nunca esqueci que ele estava ali. Enquanto isso, conto nos dedos as vezes em que o Face ID falhou para mim. Quando estou cozinhado, o Touch ID sempre falhava. Chovendo, falhava. Correndo, falhava. Enquanto o Face ID funciona em todas essas e mais: baixa/alta/normal luminosidade, com óculos escuros, etc., situações que me preocupavam funcionar. É realmente surpreendente a velocidade e o quão bem funciona.

Eu particularmente prefiro usar sem requerer atenção, mas fiz testes com ele e não muda muito o uso.

A experiência com apps, principalmente Starbucks, bancos e Safari, é muito satisfatória, principalmente porque não requer ação (apesar de ter animação), o “just works” é maior que com o Touch ID. O Face ID sem duvidas é o futuro da segurança, e mal posso esperar para ele se espalhar por toda a linha de produtos da Maçã.

Design

Lindo. Lindo. Lindo. O MacBook unibody foi o primeiro produto que eu, particularmente, achava uma obra-prima de design. A peça única e sólida de alumínio escovado era tão nova, bonita e única.

Após ele, apenas em 2014 Jony Ive realizou tamanha maestria, com o Apple Watch original de aço inoxidável. O vidro curvado e unindo a estrutura de aço inoxidável polido, os detalhes do botão lateral e da Digital Crown. Era novamente um desenho único.

Em 2017, Jony Ive explorou no iPhone X toda a essência desse design tão bonito do Watch, e usou o que há de mais bonito nas demais gerações dos iPhones: o vidro traseiro do iPhone 4, o aço curvado do iPhone original, a tela curva do iPhone 6, etc. É interessante porque, para mim, todos os iPhones tinham pontos de atenção e melhoria de design — por exemplo, o iPhone original com aquele plástico horrendo, ou o iPhone 6 com aquele rejunte de piso. O iPhone X não só é o iPhone mais bonito já feito, como também um dos produtos mais bonitos da história da Apple.

Apple Watch no braço com iPhone X

Uma outra coisa que falta para mim, e acho que resolverão na próxima geração, são opções de cores. Veja só, no iPhone 7 tínhamos seis(!) opções de cores: preta brilhante, preta matte, prateada, vermelha, ouro rosa e dourada. De seis, fomos para duas; lamentável. Sem dúvida a minha favorita seria a PRODUCT(RED), mas, por se tratar de produto de alto valor, duvido muito que mexeriam na tão delicada margem de lucro para tal, mas não faria mal ter ao menos uma opção do tão bonito “new gold” dos iPhones 8. Não consigo nem imaginar esse acabamento em inox, sem dúvida seria matador.

iPhone 8 em cima do iPhone X

Mas e o recorte na tela? Ele foi necessário para acomodar o Face ID. Uma vez que isso tenha ficado claro para a Apple e eles simplesmente aceitaram, se aproveitaram disso para criar o novo design-base dos iPhones, tal qual um dia (até três meses atrás) era a tela, o botão de Início, a saída de áudio e a câmera frontal.

Novo ícone do iPhone X no Apple Watch

Para mim, se houvesse chance de, no período de tempo curto ou médio, abrir mão do recorte, tenho certeza de que teriam feito, ou aguardado para tal. Em vez disso, aproveitaram para criar uma tela que acompanha a margem, com diversas curvas, e acreditem: ficou lindo. No primeiro uso é claro que se estranha, estamos habituados a ter uma tela inteira e limpa, e do nada surgem duas abas superiores, é diferente. Mas não tenho dúvida de que, no iOS 12, e com as atualizações dos apps, essas abas serão cada vez melhor utilizadas na interface e passarão a fazer parte da experiência.

O único momento que eu volto a lembrar que ela existe é quando assisto a vídeos, que ela deixa de ser um acessório e passa a ser de fato um recorte na imagem, e para tal gostaria de ver no futuro uma máscara curvada tampando a notch. No demais, a simetria, a tela acompanhando as curvas, o vidro + inox… é realmente uma peça linda de se ver.

·   •   ·

O iPhone X é não só o melhor iPhone já feito, mas provavelmente o produto mais bem acabado já feito pela Apple.

Eu, apesar de fanboy declarado, sempre fui bastante crítico e duro (até mesmo a pequenas imperfeições ou falhas de planejamento), e pela primeira vez recomendo sem nenhuma ressalva — e com veemência — o novo iPhone, o qual tenho certeza estar definindo os próximos dez anos da indústria.

Posts relacionados
Comentários
  • Guilherme

    O meu chegou a uma semana. Uso desde o 3GS iPhones. Esse sem duvida é o melhor já lançado de longe. É quase perfeito!

  • Victor Moreno

    Estou usando há 15 dias também e vale a pena. É um peça de design matadora, não tem igual. Matou meus rins e os olhos da cara mas sigo vivo.

  • Tirando os memes de bichinho falando, o que ele faz de diferente no meu dia a dia que valha o upgrade em relação ao 6?

    Concordo plenamente que ele é lindo, features novas, etc.. mas na prática do dia a dia: continuo fazendo as mesmas coisas.

  • helmygalindo

    Sobre o “New Gold” do iPhone 8, acho uma aberração ter vidros de cores diferentes na parte traseira e dianteira do aparelho. Aliás, frente branca não tem nada a ver com nada. Espero que eles acabem de vez com isso nos próximos anos.

  • Rodrigo Vieira

    Acho que essa pergunta somente você poderá responder, pois não sabemos como é seu cotidiano. Pode ser que o faceID não seja bom para você ou pode ser que ele melhore muito seu uso com o aparelho.. enfim, ser bom ou ruim é uma questão particular.

  • Estou com ele há pouco mais de uma semana e diria o mesmo. O Face ID tornou minha vida muito mais prática, dado que o Touch ID nunca funcionou bem pra mim, em nenhum aparelho que tive.

  • Marcos Escocard

    Estou há 3 dias com o meu iPhoneX e, sinceramente, já utilizo o face id e todos os demais gestos como se já fosse algo usado há tempos. É aquela história, com coisa boa acostumamos rápido. O aparelho é simplesmente sen-sa-ci-o-nal!!!

  • Douglas Knewitz

    Diga-me, qual tamanho de modelo vc tinha antes e como está a experiência cm o X ? Eu tenho um 7Plus e não sei se valeria a troca pra versão X, estou muito em dúvida sobre o aproveitamento de tela.

  • Cloud_edge

    Touch ID sempre funcionou bem para mim, conto os dedos de apenas 1 mão, quantas vezes ele falhou comigo
    Mas pegue des do iPhone 5S até o 7 Plus, não apenas uma geração.
    Acho que as pessoas fisicamente perfeita são egoistas o suficiente, para não ficar falando sobre as limitações do Face ID, só porque com eles funciona bem e resolveu.
    Deveriam fazer uma tabela, sobre as limitações das duas tecnologias e colocar lado a lado para saber os prós e contras.

  • Junior

    E quanto à bateria o que me dizem?
    A duração é igual ao do 7 Plus ou menos?

  • robertperuca .

    Semi-off topic
    Pretendo comprar o Iphone X pela internet e pegar na loja. Chego em Miami dia 31/12 às 10h! Será que as lojas estarão abertas? Não achei essa informação.

  • Douglas Knewitz

    Migo, muito mais pratico receber no seu hotel, assim vc chega e ele já está lá. Eu acho que as lojas fecham as 10 da noite, se não me engano.

  • Cássio Rosas

    É maior que do 7 Plus… com certa folga para meu uso.

  • robertperuca .

    O problema é que não vou ficar em hotel. Alugamos apartamento, não posso confiar. Eu terei tempo de ir direto do aeroporto para a Apple Store, mas não sei se vai ter disponivel. Por isso penso em comprar online e pegar.

  • Gustavo Jaccottet

    As lojas abrem às 10:00.

  • Marcelo Melo

    Inferior. Tem sido o maior problema pra mim. Pelo menos temos a carga rápida com os adaptadores de USB de MacBooks e MacBooks Pro…

  • Marcelo Melo

    A câmera é incrível. As possibilidades para os aplicativos também. Ah, o aparelho é lindo 😛

  • Gustavo Jaccottet

    Mas e a promessa de duas horas a mais? E sobre a carga rápida, como fica o problema da temperatura. Tive um problema com a carga rápida num Moto X. A placa dele literalmente “curvou” depois de uma tentativa de carga.

  • Douglas Knewitz

    As duas horas eram em relação ao modelo 7 normal. Eu já acho que o iPhone esquenta até pra ver yt, que dirá pra carregar seguido ….

  • Gustavo Jaccottet

    Vais sair do aeroporto pelo menos uma hora e meia depois. Se for locar um carro adiciona pelo menos 20min, dependendo da locadora demora mais. Vais chegar na Apple Store do Dadeland Mall, o mais próximo do aeroporto, por volta das 14:00.

  • robertperuca .

    Ah! então as lojas em miami funcionam normalmente dia 31/12?

  • robertperuca .

    O Carro ja está alugado. Pego ao meio dia!

  • Gustavo Jaccottet

    Ah entendi… não lembrava 100% da KeyNote… mas bateria é um item hoje fundamental. Eu até abriria mão de uma ou duas horas de autonomia, mas sempre ando longe de uma fonte de energia. O carregador veicular da Belkin cujo alimentador é de 36W parece ser uma baita saída.

  • Douglas Knewitz
  • Gustavo Jaccottet

    Claro. Devem fechar pelas 18:00. O feriado é dia 01/01.

  • Gustavo Jaccottet

    Então vais chegar no Dadeland Mall no máximo às 14:00.

  • brenopeck

    Como é um texto de opinião e a caixa de comentários é para opiniões também, preciso dizer: “lindo, lindo, lindo” o iPhone X não parece ser. Não é nem pelo recorte, que eu achei até legal. É pela traseira com câmera calombuda parecendo um semáforo. Aquilo tá horroroso.

  • Gustavo Jaccottet

    Cara, quando você ver ao vivo vai mudar de ideia.

  • Gustavo Jaccottet

    Parabéns Thiago.

  • robertperuca .

    ótimo. Na verdade vou avaliar o estoque no dia, na verdade. Pois se eu comprar pela Internet pago o IOF e a taxa de 6,5%. Se eu comprar na loja pago so a taxa de 6,5% sem o iof do cartão. É so se estiver ruim de estoque ainda. Pois vou sem celular. Ja quero pegar dia 31/12 mesmo. e Obrigado pelas respostas.

  • brenopeck

    Será? Vou tentar lembrar de te dar um Feedback sobre isso ali pelo começo de Dezembro.

  • Gustavo Jaccottet

    Olha… é talvez, junto do 4 e 4S, o iPhone mais “elegante” fabricado.

  • Gustavo Jaccottet

    Essas coisas é bom não arriscar, ainda mais com os estoques ainda se ajustando.

  • Thiago Silvério

    Acredito que continuará a fazer as mesmas coisas. Num aparelho bonito, com uma ou outra novidade (o FaceID deve ser bem interessante).

    Pulei de um 5S pra um 7. Os ganhos principais foram na melhor resposta de um aparelho mais rápido pras mesmas coisas, melhores fotos, e o ganho de um adaptador pra usar meus fones.

    Continuarei pulando duas gerações nas minhas trocas (antes tinha sido de um 4 pro 5S). Custando sempre os olhos da cara, vou tirar o melhor de cada aparelho (durabilidade inclusive) sempre, rs.

  • robertperuca .

    Estou vendo que vai ser o jeito comprar online. Dia 8 vou no shopping para por nas mãos o iPhone X. Vai que eu não curto muito, pois o meu é o Plus. Não sei se me acostumo com um celular menor. A tela do X é da mesma altura, mas a do Plus é mais larga. Veremos. hehehe

  • Victor

    Penso parecido, tenho um 7 Plus tb e acho que vou acabar perdendo espaço útil de tela

  • Gustavo Jaccottet

    Tem isso… 16:9 para 18,5:9 faz uma baita diferença.

  • Gustavo Jaccottet

    “O iPhone X é não só o melhor iPhone já feito, mas provavelmente o produto mais bem acabado já feito pela Apple.”

    Talvez concorra diretamente com o iPhone 4.

  • “possibilidades” = futuro, não presente certo?

    É o q falei: o aparelho é lindo, as features tb são interessantes, mas qdo vejo meu dia a dia, tirando o faceID para desbloqueio, para 99% da população, muda nada: mesmo aparelho para acessar whatsapp, facebook e instagram. E olha que uso ele para trabalhar com vários apps do serviço, toda minha vida bancária e meus hobbies organizados lá.

    Talvez mude tb para quem tira foto no espelho para postar nas redes sociais poder exibir seu “status” mas isso não é para mim.

  • Vitor C

    Ué sempre disseram que o touch ID funcionava perfeitamente, agora que lançaram o face ID vão começar a falar que ele não era tão bom assim ? Que falhava ? Eu ein…

  • Anderson

    Ainda acho mais do mesmo

  • brenopeck

    Em CNTP o Touch ID é ótimo, mas com dedo ou sensor molhados, por exemplo, não funciona.

  • Não sei se foi porque tive que trocar a tela, e não foi feito em uma autorizada, mas o meu falha sempre.

  • Felipe Beckert Canto

    Se viesse com iOS 10 estaria perfeito

  • Vitor C

    Concordo que tenha os seus contras, mas o face ID também já vem demonstrando suas falhas, como não funcionar quando a pessoa está deitada com a cara em um travesseiro por exemplo, ou desbloquear com parentes parecidos.
    Para mim a Apple não errou em oferecer o face ID, mas cagou em não oferecer o touch ID junto, seria muito mais completo e cômodo na minha opinião.

  • Igor Flores

    Cara eu sou meio hater do Face ID e do Notch mas esse marketing me afeta muito.

    Comecei até a gostar do Notch e achar ele bonito!!! Me levem para a Cruz

  • hecnpo

    “No decorrer do dia, constantemente o Touch ID não funcionava de primeira”?! Oi??? No Touch ID de 2a geração isso acontece tipo 1x por mês e olhe lá.

  • brenopeck

    Não é Apple oferecer uma penca de recursos redundantes. Bem, essa é a primeira geração do FaceID. Deixe dar três anos. A primeira do Touch ID era consideravelmente mais lenta e menos robusta.

  • Guilherme

    Quem tinha o plus ta sentindo um pouco isso, eu só tive 1 plus na vida.. Não consigo me acostumar com o tamanho grande. Acredito que o tamanho do X é perfeito pra mim!
    Agora a questão de perder área útil é pouca coisa, se você tem condições pegue, é ótimo aparelho, tela oled, até o som dele é bom pra caramba!

  • Guilherme

    Prefiro FACE ID. Muito melhor! Não precisa nem encostar é muito mais prático! Eles não estão mudando por nada!

  • Guilherme

    Prefiro FACE ID. vai virar padrão da Apple pq é MELHOR! Obs: Você já testou?? cara depois que testou você equece o Touch id.

  • Guilherme

    É quase perfeito, o mercado todo adorou e não é por acaso! Experimentar usar ele é como se todos telefones antes dele fossem de outra época!

  • Guilherme

    Nos primeiros dias nao durou nada pq nao desgrudei dele.. Mas ta chegando até final do dia com uso moderado! Se usa é maior dai sim falta final dia!

  • Guilherme

    Pra mim já segurou bem melhor com essas duas horas a mais, sempre usei modelo normal. É quase igual ao PLUS um pouco menos.

  • Guilherme

    Esse iphone vale a pena sob diversos pontos de vista! Até ler mais livros estou lendo

  • Guilherme

    Depois de usar então aí é caixão! Aparelho maravilhoso, lembro que no 6 demorei um tempo pra me adaptar com tamanho, esse aqui parece que já uso a anos!! e estou 1 semana com ele.

  • Guilherme

    Cara aquelas lerdezas que dava no 7 e nos outros não existe nesse novo. É tudo instantaneo!

  • Guilherme

    Essa geração vale a pena a troca, muido MUITO e pra MELHOR. Saí de um 7 e é oooutra coisa esse iphone! Mesmo achando o 7 muito bom nao da nem pra comparar.

  • Pepe Fraccini

    Eu não arrisquei e peguei pelo cartão… preferi gastar um pouquinho a mais e conseguir garantir o aparelho, do que ter q acordar todos os dias super cedo, ir pra fila e deixar de fazer as coisas q eu tinha em mente pra tentar pegar o iPhone :X

  • Show o seu “review”, Thiago… Acho que vale muito mais a opinião de um usuário mesmo, do que reviews técnicos que vejo por aí. De fato, só senti uma diferença no primeiro dia de uso. Toda hora eu procurava o botão Home. Hoje eu nem percebo mais!

  • Eduardo Pires

    Depois de usar o FaceID, o TouchID fica pra trás. A segurança das notificações só serem mostradas inteiramente no lockscreen após desbloqueio do FaceID é matadora pra mim (fico muito em centro cirúrgico, e o celular dando bandeira pra quem circula por ali). Outra, eu uso o FaceID deitado no travesseiro…..não entendi essa limitação do texto.

  • Eduardo Pires

    Comprei o preto e a minha esposa o branco. E, sinceramente, o branco é muito mais bonito.

  • Jhon

    Eu achei esse iPhone X bem feio, a frente até que é bem bonita (o recorte fica até legal), mas essas bordas cromadas são bem destoantes, parece um design de 10 anos atrás, coisa que eu to acostumado a ver em Samsungs intermediários de 5 anos atrás. Além da câmera na vertical que, ao contrário do iPhone 7 Plus onde era um ponto que deixava o celular mais bonito, não tem harmonia nenhuma com o design.

  • Eduardo Pires

    É algo pessoal. Tem também a questão de custo. É igual carro: pra que devo trocar? o que vai mudar no meu dia a dia? Depende…pra uns o custo compensa e outros não.

  • Guilherme

    Eu gostei mais do preto. Mais discreto. E destaca apenas a tela que é o que importa. Quero ver o dourado ano que vem!!

  • Carlos Dasmer

    Lindo, lindo, lindo não arrisco dizer, talvez se tivesse a camera na horizontal e uma cor preto fosco, como no modelo anterior, eu até concordaria. Ahh e se não for querer demais, o FaceID poderia ir direto da tela bloqueada para os Apps. – Mas enfim, não existe perfeito sem defeito.

  • Edson Pinheiro de Oliveira

    Tenho um iPhone 7 Plus e concordo que o Touch ID não funciona de primeira, e sempre no início do dia. A noite ele fica perfeito.

  • Edson Pinheiro de Oliveira

    Acho que a bateria irá melhorar no iOS 11.2.

  • Lucas Henrique

    Achei forçado quando ele disse que a câmera está a três anos na frente ou eu entendi errado.

  • João Luiz Gomes Silveira

    Desculpe fala isso, mas a foto do modo retrato, aquele detalhe do óculos que não foi cortado (imagem do fundo) ficou estranho, parece uma foto editada sem muito compromisso ou uma foto do Tim Cook

  • robertperuca .

    Parece que tem uma perto do apartamento. vou olhar a mais perto. Valeu, gente.

  • robertperuca .

    Pois é. Devo ir de cartão mesmo. Pelo menos 1! Serão dois! O casal vai trocar de telefone. Ambos estamos com o Iphones 6S e 6s+. Acho que da para trocar. Se eu tivesse com o 7 ficaria mais um ano.

  • brunossn

    No meu iPhone 7 falha pelo menos uma vez por dia.

  • gustavozaranza

    Acho engraçado que agora o touch ID não funcionava direito pra ninguém e antes do face ID era a oitava maravilha do mundo

  • Thiago Porto Drummond

    Faço das duas as minhas palavras.

  • Thiago Porto Drummond

    Eu sempre critiquei o Touch ID ehehe

  • Thiago Porto Drummond

    😛 thats the point!

  • Thiago Porto Drummond

    Valeu querido! Abraço

  • Marcos Escocard

    Eu tinha um 7. Para mim a diferença da tela foi absurda, mas como vc já usa um modelo plus que é maior na horizontal, creio que vá sentir diferença sim, pois o X apesar de ter mais polegadas que o plus ele é mais estreito e mais alto na vertical. Aí vai depender da sua preferência.

  • Vitor C

    Muitos usuários estão reclamando de problemas de leitura nessas condições que citei só isso.

  • Vitor C

    Tenho um colega que esta com um, achei ok porém é lerdo em algumas situações.
    Isso só vou saber quando tiver o meu já que pretendo adquirir (preciso atualizar meu o iPhone, mesmo achando o x feio) no S8 por exemplo eu duro o de Iris em conjunto com o de digitais, para mim ambos se complementam.

  • Para mim nunca funcionou direito.

  • Hades666

    Com certeza tem seu valor.
    Todavia, Apple lançou tarde demais, Galaxy S8 e outros asiáticos que o digam. Antes que alguém fale….perfeitos tanto de hardware como software, IOS que anda bugando ultimamente.

  • Maurício

    Comparado ao das concorrentes, era mesmo, ué.

  • sigma7777777

    Sinto muito, mas é impossível não visualizar de antemão o notch (“tarja preta”) na parte superior, o que inviabiliza dizer que não há ressalvas, mas esta é apenas a opinião do autor, como ele diz no início, subjetiva, etc. Essa ressalva não é meramente visual, pois apresenta reais implicações negativas em apps, especialmente na visualização de conteúdo. Portanto é um problema simultaneamente estético e prático.
    Já a protuberância da câmera permanece, o que ocasiona mais um probleminha estético.
    No mais, sim, ele é o melhor e mais belo iPhone lançado com este maior tamanho de tela, mas visualmente o iPhone 4 permanece no topo, por não possuir notch e câmera protuberante.

  • sigma7777777

    Se em 2018 surgir um modelo sem notch você vai olhar para o X com cara feia, kkk

  • Wagner Veloso

    É possível comprar pela internet com alguma antecedência (tipo 10 dias) e pegar quando possível?

  • Eu tinha um 7 Plus e estou com o X faz 2 semanas. A tela do X é muito, mas muitíssimo melhor que o 7 Plus, tanto no quesito qualidade, quanto em tamanho. Apesar de achar que ele é “só” um pouquinho maior, 5,45″ contra 5,65″ do X, a diferença é muito perceptível. O problema é que nem todo app (ainda) faz uso da tela do X. Só os ditos “principais”, como Facebook, Whatsapp, Telegram, Instagram, Twitter usam e aproveitaram bastante essa ela, principalmente nas extremidades. Com o tempo os desenvolvedores vão se adaptando. Eu uso um app de teclado (Swiftkey) e eles ainda não conseguiram se adequar a tela do X. Tem um espaço gigantesco sem uso abaixo do mesmo, que eles poderiam ou descer mais o teclado e deixar mais espaço para o app que precisa do mesmo ou então colocar alguns atalhos ali ou algo do gênero, sei lá. A galera do UX tem se rebolar agora para saber como tirar melhor proveito dessa tela! Mas se tiver oportunidade de pegar um X, pode pegar sem medo que o aparelho é muito bom.

  • Gustavo Pereira

    O meu funciona tranquilamente enquanto estou deitado no travesseiro, e de lado. O meu maior problema nesse momento é com a recarga. Optei por ter o 11.2 em fase beta, e minha bateria não dura nada e retamente carrega ate os 100%. Geralmente para nos 82, já levei na Apple, trocaram, mas o problema persiste.
    Tentei achar algo na net, mas achei quando nada a respeito. Já mandei alguns feedbacks pra Apple, mas nem um retorno ainda.
    Um saco isso!!
    Em 3/4 horas, e sem quase usar o celular, a bateria está no zero.

  • Juliano Araujo

    Eu tinha um Plus e estou com o X comprado no lançamento. Não tenho saudades do meu Plus… apesar de ter boas recordações, o tamanho da tela no bolso foi problema algumas vezes. Não tem esse problema no X e no geral a tela é melhor. Abraço!

  • Junior

    Então a bateria dura menos que um 7 Plus ???

  • Douglas Knewitz

    Eu estou muito indeciso, cada hora eu acho uma coisa, tá difícil!

  • Pulse Feuerharmel

    Comecei minha vida Apple no iPhone 5, e fui trocando a cada geração, 5s, 6, 6s, 7 e então entrei no 8 Plus, muito bom, porem não me adaptei ao tamanho dele, ruim de manusear com uma mão, no bolso então, nossa, um trambolho, fiquei assustado com a câmera traseira do iPhone X, mas foi só até pegar ele na mão, agora sim, celular perfeito, com tela perfeita e dimensões perfeitas ao meu uso, traduzindo, “The best of the best”, grande acerto da Apple, quanto ao Face ID, dispensa comentários, funciona muito bem, espero ansioso a transição de todos os app’s que uso (60 no caso, fora os nativos), fiquem otimizados a tela do X, questão de tempo, recomendo, quanto a bateria, meu uso é moderado, aguenta um dia inteiro sem problemas, faço muita coisa pelo Watch, e assim não tiro ele do bolso a cada nova notificação, enfim, muito satisfeito com ele, quem está em dúvida, com certeza ela acabara ao usar.

  • Guilherme

    Já estou usando a 1 semana e pode usar tranquilo que é super rápido e muito eficiente. Adorei!

  • Pepe Fraccini

    pra mim nunca funcionou direito, maaaaaaaaaaaaas, eu tenho um da primeira geração ainda 😛 então o face ID pra mim vai ser anos luz melhor que o Touch ID xD

  • Felipe

    Sentiu alguma diferença ao digitar? Por conta da largura da tela menor…

  • Juliano Araujo

    Cara nada que vc não acostume em algumas horas.

  • Eduardo Pires

    é algo do seu sistema. Tenta usar ele zerado.

  • Gabriel Cruz

    Não diria isso, o Android escaneia bem mais os dedos de modo que raramente (pessoalmente só quando o dedo está bem sujo) não funciona, fora o fato dos leitores serem maiores, então a concorrência é melhor.

  • Gabriel Cruz

    Ele tem uma grande vantagem em algumas situações porque o dedo suja, quando está mexendo com molhado raramente funciona, é uma boa vantagem

  • iLeo

    @Thiago Drummond, você quis dizer lançando um modelo x :”Quanto ao tamanho, também não poderiam ser mais felizes. Na verdade, poderiam (e serão): lançando um modelo Plus no corpo dos então iPhones Plus.”, não?

  • Don Corleone

    Superior ao do 7 Plus!

  • André Brandalise

    Estou com viagem marcada para USA e tento comprar pelo site da Apple um modelo Unlocked ou Sim-free ou full price, mas não encontro essa opção. Vocês sabem se retiraram do ar a venda desses modelos, deixando apenas os vinculados com as operadoras?
    Como conseguiram comprar os seus?

  • Junior

    Que estranho pois acabei de ver um vídeo do Breno Masi onde ele diz que a bateria não é mil maravilhas, mas que é melhor que a do iPhone 7 normal.

  • André Brandalise

    Valeu Rafael !

  • Don Corleone

    Muito boa a duração da bateria. Superior ao 7 Plus, ligeiramente inferior ao Plus…

  • Icaro

    Colegas, gostaria de saber se alguém fez upgrade do iphone 7 normal para o iphone X? Se acredita que vale a pena o investimento?

  • Guto brugnera

    Engraçado vários cometários sobre esse ser o melhor Iphone ja feito (Até mesmo pq é o mais atual, nada mais logico ser o melhor), também acho engraçado algumas revelações de que “esse iphone mudou minha vida” (não entendo como). atualmente TODOS os Smartphones são mais do mesmo e sem Fãboiolagens, eu achei que em nada, nada versus nada, acrescenta realmente na vida de 95% dos que postaram, “estou com meu iphone x e acordei melhor hoje”.

    Soa para mim como, “olha como tenho grana e viajo pro exterior”.

    Obs. Opinião própria.

  • Leonardo Da Silva Paes

    Concordo que o site é feito por applemaníacos, mas dizer que a apple acertou com a tal `tela do futuro : tamanho, qualidade e precisão`, como sendo algo inovador, sendo que foi uma das últimas empresas a adotá-la…

  • Leonardo F. M.

    Já o iOS 11… meu deus!!!!!!!
    Capricharam no iPhone X e deram um tapa no iOS, até hoje, depois de varias atualizações tá com bug atrás de bug, consertam um arrumam outro!

  • Leonardo F. M.

    Concordo plenamente, meu Touch ID funciona perfeitamente, nunca tive problemas!

  • Pelo contrário, o Android compara menos pontos das digitais, aí diminui a margem de erro e a segurança, já no iPhone por exigir mais precisão acaba que qualquer coisa atrapalha o escaneamento. Uma colega da minha mãe por exemplo consegue desbloquear o celular da minha sobrinha, mas só acontece entre elas.

    Quem tem mãos suadas acaba sofrendo com Touch ID

  • robertperuca .

    não sei. Já li aqui nos comentários que ele fica disponivel na loja por alguns dias.

  • OverlordBR

    No decorrer do dia, constantemente o Touch ID não funcionava de primeira, então eu nunca esqueci que ele estava ali. Enquanto isso, conto nos dedos as vezes em que o Face ID falhou para mim. Quando estou cozinhado, o Touch ID sempre falhava. Chovendo, falhava. Correndo, falhava.

    Sinceramente: acho que o Touch ID do teu iPhone tava com defeito.

    O meu, tanto dos iPhones antigos quanto agora do 8 Plus, sempre funcionou, mesmo com dedos molhados, gordurosos e até empoeirados!
    Fiz até um teste comendo um pacote de Doritos e “sacrificando” o pobre Touch ID e sempre deu 100% de reconhecimento.
    Detalhe: claro que o reconhecimento do Touch ID depende mais de como foi o cadastramento do dedo: se ele for mal feito, realmente parece haver falhas nos reconhecimento.
    Mas isto é facilmente contornável ou recadastrando o dedo com “problema” ou cadastrando outro dedo!
    Aliás o cadastramento de varios dedos é um dos pontos fortes do Touch ID sobre o Face ID.
    Já pensou se alguém da tua família morre e tu precisas da senha do celular para obter alguma informação?
    Basta cadastrar um ou mais dedos de outras pessoas da família e o problema está resolvido facilmente!

  • Gaius Baltar

    Ótimo artigo. É sempre bom a opinião de “gente como a gente”, pois baliza um pouco para o usuário comum (seja hard ou soft) as informações que o pessoal especializado do MM nos passa. Estou à espera do meu iX e esse relato só me deu mais certezas acerca da escolha.

  • Portal Zero Boi

    Pra mim uma decepção, meu iPhone X silver em menos de um mês sempre usando numa case, já arranhou as laterais na parte do aço inoxidável. De todos modelos que tive só passei por esse mesmo problema com o iPhone 3g e 3GS, uma pena pra mim que sempre zelo de meus iPhones. Único ponto negativo que em menos de um mês de uso eu tenho pra falar é esse .

  • Alexandre Reis

    Uai, o Face Id não funciona com a pessoa deitada?

  • João

    O iPhone mais bonito é o 5SE ouro rosé!

  • Jose Mario Sevegnani

    Seu texto parece com o novo IPhone…..
    Tudo aquilo que você quer dizer, mas não sabe por em palavras.
    Usuário desde o lançamento do 4, esse foi realmente meu melhor presente de Natal !! impressionado com os recursos e facilidades do Face ID.
    É difícil explicar para quem não usa, o que nos vicia nos IPhones, discutir termos técnicos, hardware, software, e números, me parece a pior forma de convencer alguém o quão maravilhoso é usar algo que funciona.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: