O melhor pedaço da Maçã.

★ Review: converta basicamente qualquer tipo de vídeo (inclusive em resolução 4K) com o MacX Video Converter Pro

MacX Video Converter Pro

Em um mundo ideal, nós nunca precisaríamos converter um vídeo sequer. Um único padrão tomaria conta de todos os aparelhos, sistemas e dispositivos de captura, e nós, servos da era digital, teríamos uma preocupação a menos em nossas cabeças.

Publicidade

Obviamente, a realidade é outra e nós — uns mais que outros, naturalmente — precisamos lidar frequentemente com a incompatibilidade de formatos e enfrentar programas de conversão quase sempre divididos em duas categorias: ou simples e limitados ou poderosos e totalmente ininteligíveis. Quanto a isso, eu trago boas notícias: felizmente, há uma opção que foge de ambas as classificações e o seu nome é MacX Video Converter Pro.

MacX Video Converter Pro

Da desenvolvedora Digiarty — que já apareceu por aqui com o (também muito legal) MacX MediaTrans —, o utilitário para Macs é um conversor de vídeo que cumpre perfeitamente o que promete, aceita basicamente qualquer formato que você tenha aí na sua máquina e ainda traz alguns diferenciais interessantes. O principal deles: converter vídeos em 4K, inclusive com opção de upscaling.

Publicidade

A começar pela experiência de uso, o MacX Video Converter Pro traz um ambiente simples, ainda que eu tenha que destacar negativamente os elementos de interface que parecem ter saído direto da primeira metade dos anos 2000 — não é algo que interfira na utilização do software, mas passa a impressão de que estamos lidando com uma ferramenta datada (o que não é o caso).

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Outro ponto que pode atrapalhar um pouco é a ausência da conversão para português: ao contrário de outros aplicativos nos quais a operação é quase toda visual, um conversor de vídeo traz algumas configurações (relacionadas a formatos, ajuste de framerate, som e outras) mais complexas. Se você não tiver um mínimo conhecimento em inglês, portanto, poderá ter alguma dificuldade em operar o software e extrair dele todas as suas possibilidades. De qualquer forma, não é preciso falar fluentemente o idioma para se dar bem aqui: como a interface ajuda na operação, as coisas não são particularmente complicadas caso você saiba uma palavrinha ou outra do inglês.

Publicidade

Em termos de funcionalidade, o MacX Video Converter Pro converte vídeos de/para uma infinidade de formatos, como MOV, MP4, AVI, MKV, FLV, WMV, 3GP e muitos outros, em padrões de compressão como H.264 ou H.265/HEVC (aquele recentemente adotado pela Apple). Ele também pode comprimir vídeos, preservando sua resolução, a até 50% do tamanho original (particularmente útil com mídias em 4K) e ainda traz ferramentas para fazer o download de vídeos do YouTube no formato desejado e um pequeno utilitário para captura da tela do Mac — todos, recursos fáceis de usar e sem grandes problemas de performance.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Aliás, um dos pontos em que me surpreendi com o utilitário foi a sua velocidade de conversão. Um pequeno vídeo de um minuto em 720p, no formato MP4, teve o upscaling para 4K realizado em pouco menos de 30 segundos no meu MacBook Pro de meados de 2012 (este modelo aqui) — que, apesar de ser meu velho e amado companheiro, admitidamente não é mais nenhuma Ferrari. O resultado, apesar de não perfeito (afinal, estamos falando de um software e não de um mágico), ficou bastante satisfatório.

O MacX Video Converter Pro ainda traz um pequeno e bem básico editor que permite cortar o vídeo em questão, realizar crops na imagem, ajustar o volume do áudio, adicionar uma marca d’água ou, meu recurso favorito, adicionar um arquivo de legenda SRT para que ele fique gravado permanentemente na mídia.

Para todos estes recursos, a Digiarty cobra, normalmente, US$59,95 — por um tempo limitado, entretanto, o utilitário está saindo por US$29,95. Claro, não é exatamente uma pechincha, mas o MacX Video Converter Pro é uma ferramenta bastante capaz, poderosa e cheia de adicionais interessantes. Se o ato de converter vídeos é uma rotina para você, o investimento é altamente recomendado — seu tempo e estado de espírito agradecem. Ele (bem como sua versão para Windows) pode ser comprado no site oficial da desenvolvedora.

Promoção especial de Black Friday!

Melhor do que os 50% de desconto que citamos acima são 100% OFF! Sim, nesta Black Friday o MacX Video Converter Pro está saindo de graça!

MacX Video Converter Pro de graça

Mas é apenas pros 10.000 primeiros que baixarem, hein? Corra! 😃

Selo - Artigo Patrocinado

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: verificando o status de voos no iOS e no macOS

Próx. Post

Conecte as lâmpadas à energia e exercite o seu raciocínio com este relaxante puzzle infinito

Posts Relacionados