★ Review: converta basicamente qualquer tipo de vídeo (inclusive em resolução 4K) com o MacX Video Converter Pro


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
23/11/2017 às 11:12

Em um mundo ideal, nós nunca precisaríamos converter um vídeo sequer. Um único padrão tomaria conta de todos os aparelhos, sistemas e dispositivos de captura, e nós, servos da era digital, teríamos uma preocupação a menos em nossas cabeças.

Obviamente, a realidade é outra e nós — uns mais que outros, naturalmente — precisamos lidar frequentemente com a incompatibilidade de formatos e enfrentar programas de conversão quase sempre divididos em duas categorias: ou simples e limitados ou poderosos e totalmente ininteligíveis. Quanto a isso, eu trago boas notícias: felizmente, há uma opção que foge de ambas as classificações e o seu nome é MacX Video Converter Pro.

MacX Video Converter Pro

Da desenvolvedora Digiarty — que já apareceu por aqui com o (também muito legal) MacX MediaTrans —, o utilitário para Macs é um conversor de vídeo que cumpre perfeitamente o que promete, aceita basicamente qualquer formato que você tenha aí na sua máquina e ainda traz alguns diferenciais interessantes. O principal deles: converter vídeos em 4K, inclusive com opção de upscaling.

A começar pela experiência de uso, o MacX Video Converter Pro traz um ambiente simples, ainda que eu tenha que destacar negativamente os elementos de interface que parecem ter saído direto da primeira metade dos anos 2000 — não é algo que interfira na utilização do software, mas passa a impressão de que estamos lidando com uma ferramenta datada (o que não é o caso).

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Outro ponto que pode atrapalhar um pouco é a ausência da conversão para português: ao contrário de outros aplicativos nos quais a operação é quase toda visual, um conversor de vídeo traz algumas configurações (relacionadas a formatos, ajuste de framerate, som e outras) mais complexas. Se você não tiver um mínimo conhecimento em inglês, portanto, poderá ter alguma dificuldade em operar o software e extrair dele todas as suas possibilidades. De qualquer forma, não é preciso falar fluentemente o idioma para se dar bem aqui: como a interface ajuda na operação, as coisas não são particularmente complicadas caso você saiba uma palavrinha ou outra do inglês.

Em termos de funcionalidade, o MacX Video Converter Pro converte vídeos de/para uma infinidade de formatos, como MOV, MP4, AVI, MKV, FLV, WMV, 3GP e muitos outros, em padrões de compressão como H.264 ou H.265/HEVC (aquele recentemente adotado pela Apple). Ele também pode comprimir vídeos, preservando sua resolução, a até 50% do tamanho original (particularmente útil com mídias em 4K) e ainda traz ferramentas para fazer o download de vídeos do YouTube no formato desejado e um pequeno utilitário para captura da tela do Mac — todos, recursos fáceis de usar e sem grandes problemas de performance.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Aliás, um dos pontos em que me surpreendi com o utilitário foi a sua velocidade de conversão. Um pequeno vídeo de um minuto em 720p, no formato MP4, teve o upscaling para 4K realizado em pouco menos de 30 segundos no meu MacBook Pro de meados de 2012 (este modelo aqui) — que, apesar de ser meu velho e amado companheiro, admitidamente não é mais nenhuma Ferrari. O resultado, apesar de não perfeito (afinal, estamos falando de um software e não de um mágico), ficou bastante satisfatório.

O MacX Video Converter Pro ainda traz um pequeno e bem básico editor que permite cortar o vídeo em questão, realizar crops na imagem, ajustar o volume do áudio, adicionar uma marca d’água ou, meu recurso favorito, adicionar um arquivo de legenda SRT para que ele fique gravado permanentemente na mídia.

Para todos estes recursos, a Digiarty cobra, normalmente, US$59,95 — por um tempo limitado, entretanto, o utilitário está saindo por US$29,95. Claro, não é exatamente uma pechincha, mas o MacX Video Converter Pro é uma ferramenta bastante capaz, poderosa e cheia de adicionais interessantes. Se o ato de converter vídeos é uma rotina para você, o investimento é altamente recomendado — seu tempo e estado de espírito agradecem. Ele (bem como sua versão para Windows) pode ser comprado no site oficial da desenvolvedora.

Promoção especial de Black Friday!

Melhor do que os 50% de desconto que citamos acima são 100% OFF! Sim, nesta Black Friday o MacX Video Converter Pro está saindo de graça!

MacX Video Converter Pro de graça

Mas é apenas pros 10.000 primeiros que baixarem, hein? Corra! 😃

Selo - Artigo Patrocinado

Prós

  • Compatível com uma infinidade de formatos;
  • Conversão rápida e satisfatória;
  • Muitos recursos extras interessantes.

Contras

  • Elementos de interface datados;
  • Ausência de versão em português pode atrapalhar;
  • Preço normal pode ser considerado salgado.
NOTA
7,8
Posts relacionados
Comentários
  • Joaquim

    Ótima dica! Apesar de utilizar bastante o Handbrake pra conversão de vídeos, ele não têm algumas das funções encontradas no MacX.

  • Guilherme

    Da pra usar IphoneX pra fazer isso? Teria processamento?

  • A dica me pareceu excelente, mas o código de licença enviado não funcionou!!!

  • Bruno William

    Sempre pego ele nessas promo free. Estava querendo atualizar o meu mesmo

  • Leandro Lobo

    O serial que eles fornecem não valida o registro.

  • Jaime Camargos

    Gosto de utilizar uma versão antiga o Wondershare Video Converter Ultimate. Dá gosto ver ele ligando a ventoinha do processador i7, um dos poucos que faz isto. Ótima dica MM, já esta funfando!

  • sigma7777777

    Tenho a versão 5.9.4 que acho que peguei em um desses bundles e recomendo.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: