O melhor pedaço da Maçã.
Vídeo comparativo das câmeras teleobjetivas dos iPhones 7 Plus e X

Vídeo: como a câmera teleobjetiva evoluiu no iPhone X em comparação à do iPhone 7 Plus

Publicidade

As câmeras traseiras dos iPhones 7 Plus, 8 Plus e X são muito, muito parecidas. Na verdade, a lente grande angular, tecnicamente falando, é exatamente a mesma; o que muda é teleobjetiva — e a capacidade dos chips A10 Fusion (7 Plus) e A11 Bionic (8 Plus e X) de processar isso tudo. Enquanto nos iPhones 7 Plus e 8 Plus temos uma teleobjetiva com uma abertura ƒ/2.8, a do iPhone X tem abertura ƒ/2.4 — e, de quebra, ela ainda conta com estabilização óptica.

Na prática, isso quer dizer que as suas fotos e os seus vídeos utilizando a segunda câmera traseira do iPhone X conseguem captar mais luz (algo muito importante em ambientes com baixa iluminação) e saem menos tremidas(os). Nós tentaremos mostrar isso na prática em nosso review do iPhone X, que sairá em breve — o do iPhone 8 Plus, você pode conferir aqui.

No ano passado, quando o iPhone 7 Plus foi lançado, Glenn Fleishman (da Macworld) detalhou o funcionamento do sistema de câmera com duas lentes. Resumidamente, quando você toca no botão de zoom 2x, a câmera nem sempre muda para a lente teleobjetiva. Isso porque, em ambientes com baixa luminosidade, o iOS opta por dar um zoom digital utilizando a grande angular mesmo, que tem uma abertura maior e consegue captar mais luz. Então, para a Apple, vale uma uma imagem “recortada” com uma qualidade razoável do que uma original com qualidade ruim.

Galeria de fotos do iPhone X (by MacMagazine)

Dan Provost, então, resolveu fazer um ótimo teste comparando o sistema de câmera dupla do iPhone 7 Plus com a do iPhone X. Ele posicionou os dois aparelhos bem próximos, focando no mesmo objeto (uma câmera Rolleiflex). Utilizando luzes LED de estúdio, ele foi então aumentando a intensidade da luz (do escuro para o claro), para ver exatamente em que ponto os iPhones mudavam da grande angular para a teleobjetiva de forma automática.

Publicidade

No vídeo, fica claro como o iPhone X precisa de muito menos luz (16lx) para mudar automaticamente para a lente teleobjetiva — quando você está tirando uma foto com 2x, obviamente. O iPhone 7 Plus, como podemos ver, exige bem mais luz (88lx). Aos curiosos de plantão, a iluminação foi medida com o app Light Meter.

Publicidade

Claro, não é um teste científico totalmente controlado, mas nos dá uma ótima ideia da capacidade da câmera teleobjetiva do iPhone X — uma grande evolução em um ano, já que tal câmera fez a sua estreia ao lado da grande angular em 2016.

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova diretora jurídica da Apple, Katherine Adams chega com bônus de milhões em ações; Warren Buffett investe (ainda) mais na Maçã

Próx. Post

Mais ofertas da Black Friday na App Store: outros cerca de US$250 em descontos!

Posts Relacionados