Play

Vídeo: como a câmera teleobjetiva evoluiu no iPhone X em comparação à do iPhone 7 Plus


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
23/11/2017 às 20:21

As câmeras traseiras dos iPhones 7 Plus, 8 Plus e X são muito, muito parecidas. Na verdade, a lente grande angular, tecnicamente falando, é exatamente a mesma; o que muda é teleobjetiva — e a capacidade dos chips A10 Fusion (7 Plus) e A11 Bionic (8 Plus e X) de processar isso tudo. Enquanto nos iPhones 7 Plus e 8 Plus temos uma teleobjetiva com uma abertura ƒ/2.8, a do iPhone X tem abertura ƒ/2.4 — e, de quebra, ela ainda conta com estabilização óptica.

Na prática, isso quer dizer que as suas fotos e os seus vídeos utilizando a segunda câmera traseira do iPhone X conseguem captar mais luz (algo muito importante em ambientes com baixa iluminação) e saem menos tremidas(os). Nós tentaremos mostrar isso na prática em nosso review do iPhone X, que sairá em breve — o do iPhone 8 Plus, você pode conferir aqui.

No ano passado, quando o iPhone 7 Plus foi lançado, Glenn Fleishman (da Macworld) detalhou o funcionamento do sistema de câmera com duas lentes. Resumidamente, quando você toca no botão de zoom 2x, a câmera nem sempre muda para a lente teleobjetiva. Isso porque, em ambientes com baixa luminosidade, o iOS opta por dar um zoom digital utilizando a grande angular mesmo, que tem uma abertura maior e consegue captar mais luz. Então, para a Apple, vale uma uma imagem “recortada” com uma qualidade razoável do que uma original com qualidade ruim.

Galeria de fotos do iPhone X (by MacMagazine)

Dan Provost, então, resolveu fazer um ótimo teste comparando o sistema de câmera dupla do iPhone 7 Plus com a do iPhone X. Ele posicionou os dois aparelhos bem próximos, focando no mesmo objeto (uma câmera Rolleiflex). Utilizando luzes LED de estúdio, ele foi então aumentando a intensidade da luz (do escuro para o claro), para ver exatamente em que ponto os iPhones mudavam da grande angular para a teleobjetiva de forma automática.

No vídeo, fica claro como o iPhone X precisa de muito menos luz (16lx) para mudar automaticamente para a lente teleobjetiva — quando você está tirando uma foto com 2x, obviamente. O iPhone 7 Plus, como podemos ver, exige bem mais luz (88lx). Aos curiosos de plantão, a iluminação foi medida com o app Light Meter.

Claro, não é um teste científico totalmente controlado, mas nos dá uma ótima ideia da capacidade da câmera teleobjetiva do iPhone X — uma grande evolução em um ano, já que tal câmera fez a sua estreia ao lado da grande angular em 2016.

via Daring Fireball

Posts relacionados
Comentários
  • Jhon

    A diferença é somente quando se usa o zoom de 2x, certo?

  • As cores parecem ser um pouco diferente (mais neutra para o iPhone 7 Plus e mais quentes no iPhone X) Ou será que é apenas por causa do angulo. Já que a Apple mesmo disse que é possível ter uma pequena variação de cores no X quando visto de lado.

  • hecnpo

    Sim.

  • Com 7 mil eu compraria um celular de 2 mil e uma DSL de 5 mil.

  • César Krentzenstein Borman

    O problema é sempre estar com a DSL na mão… Além de ter que usar (provavelmente) um Android o resto do tempo.

  • César Krentzenstein Borman

    Pode ser o TrueTone também.

  • Anselmo Segundo

    Engenheiro: Opa, temos uma câmera muito boa em 2016, com abertura tal, true tone, zoom melhorado…
    Executivo: Reduz um pouco essa qualidade para o iPhone 7 e ano que vêm lançamos ela no próximo iPhone…aí a gente consegue uma margem de lucro ainda maior!

  • Anselmo Segundo

    iPhone X batendo records de venda, maior comentário sobre ele… chegando no Brasil em breve! Aí o sujeito compra por 7.000 entra no seu carro e tem que plugar um USB para o CARPLAY abrir, aí vc tem duas opções nele: Escutar música ou Fazer ligações (e se a multimídia tiver comando por voz compatível com a SIRI burrinha)

    Seu amigo com um Moto G entra no carro e o Android Auto espelha o celular na central via Bluetooth para navegar no Waze, conversar no ZAP… etc!

    Parabéns Apple! Realmente uma revolução!

  • Sim, são experiências diferentes, mas ainda impressiona o custo-benefício.

  • paulobr

    Na verdade dá para pegar um SE por 2 mil de boa! 😉

  • Samuh Vogetta S

    Não pra falar da diferença da câmera em si…
    Mas olha a diferença de tamanho…já acostumei tanto com o tamanho do Plus que tenho medo de pegar um X e achar “pequeno”….

  • Edmilson Morishita Pereira

    Olá bom dia a todos, gostaria de saber o que vocês acham e se já ouviram falar de algo, na santa Efigênia tem um pessoa vendendo iPhone x por 4 mil tem vários anúncios no Olx, o que vocês acham, alguém já comprou lá? Desculpa essa pergunta não ser refente a publicação.

  • Frederico Martins

    Sinceramente iPhone ainda deixa muuuito a desejar em termos de câmera.

  • Jay Silva

    Deixa a desejar se comparado com uma DSLR.
    No segmento dele, que são os smartphones, é uma das melhores câmeras.

  • Gabriel Resende

    Fiquei impressionado com isso tbm!

  • Frederico Martins

    Sinceramente (de novo), ele perde pra muitos smarts. E comparei foi com celular mesmo. Nunca nem tive uma DSLR. A linha galaxy é muito superior, to falando só de câmeras. Rsrs. Tenho um galaxy S8 e um iPhone 7. Nem se compara. Até coisa simples como o flash, é melhor. Ilumina mais.

  • Frederico Martins

    Não compre! É golpe. O preço ainda tá por volta de 5 mil. Esses vendedores todos pedem depósito antecipado. E não permitem a venda direta, vc indo pegar o aparelho.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: