Agora você pode salvar suas melhores histórias do Instagram em murais no seu perfil; outras novidades estão por vir!


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
05/12/2017 às 18:20

O Instagram tem estado num ritmo interessante de novidades ultimamente — a última foi há menos de uma semana, com o recurso Remixar. Agora, enquanto muitas coisas são testadas pela rede, mais um novo recurso está sendo adicionado com efeito imediato — recurso, aliás, que parece ter saído diretamente do Snapchat. Mas qual a surpresa disso, não é mesmo?

A principal novidade do dia tem tudo a ver com as Stories, que viraram uma das principais facetas da rede. Num recurso bastante “inspirado” (ênfase nas aspas) no Memories, do Snapchat, o Instagram anunciou que, a partir de agora, arquivará todas as histórias que você posta no seu perfil em uma nova aba privativa. Aquelas que você queira poderão ser selecionadas para aparecer em murais públicos no topo da sua página, chamados de Stories Highlights (Destaques das Histórias).

Por exemplo, você pode ter um mural específico para o seu cachorro, um para comidas, um para uma viagem que você fez e um para a sua família e, quando quiser, salvar uma história passada em algum deles para que ela possa ser vista eternamente (ou até você apagá-la manualmente). A ideia por trás da novidade, segundo os desenvolvedores, é que as histórias são uma representação muito mais fiel da vida do usuário do que o seu próprio perfil e, juntando essas memórias na página de cada um, é possível construir uma persona muito mais próxima da realidade.

O novo recurso já está disponível na mais recente atualização do Instagram para iOS e para Android — no caso do sistema da Maçã, inclusive, o update corrige um bug no iPhone X que escondia a barra de volume atrás do recorte (notch) do aparelho.

·   •   ·

Essa acima é a novidade “concreta” do dia, mas outros recursos estão em fase final de testes e chegarão muito em breve à rede social das fotos e vídeos. Quer um exemplo?

Futuro recurso "regram" do Instagram

Futuro recurso “regram” do Instagram | Imagem: The Next Web

O Instagram está testando um “regram” nativo — ou, em termos mais simples, uma forma de compartilhar conteúdo publicado por outros usuários sem ter que recorrer a soluções de terceiros para isso. Particularmente, eu penso que a ideia tem problemas — o Instagram é uma das últimas redes sociais a encorajar a criação e a postagem de conteúdo próprio, e tal recurso seria uma direção contrária a essa característica. Mas se as pessoas já o fazem, quem sou eu para contestar, não é mesmo?

Opção de conectar a sua conta do Instagram com o Messenger | Imagem: TechCrunch

Outra novidade interessante que está sendo testada é um dos primeiros recursos de integração “direta” entre o Instagram e o Facebook: agora, no Facebook Messenger, será possível conectar a sua conta do Instagram para entrar em contato com os perfis que você segue diretamente pelo mensageiro instantâneo. Apenas perfis que se seguem mutuamente serão importados.

Querem mais? Em breve, será possível buscar GIFs dentro da rede social que poderão ser utilizados para inclusão nas histórias ou nas postagens tradicionais. Também há planos de se criar uma lista de “amigos próximos”, que permitiria ao usuário compartilhar alguns conteúdos apenas com esses contatos mais frequentes. Além disso, há planos dentro do Facebook de lançar um programa Instagram Beta para iOS, no qual usuários selecionados poderão testar os novos recursos com antecedência — como já acontece no Android.

·   •   ·

Por fim, uma novidade séria e extremamente necessária: o Instagram passará a exibir avisos antes de exibir fotos de maus tratos a animais e exploração de espécies silvestres e/ou ameaçadas de extinção. Como bem se sabe, muitas pessoas sem noção ainda gostam de postar selfies com animais exóticos — um processo que causa sofrimento aos bichos e apenas contribui para uma impressão falsa de que as espécies são meros bichinhos disponíveis para a nossa diversão, em vez de partes cruciais de um ecossistema cujo equilíbrio está cada vez mais ameaçado.

Portanto, a partir de agora, ao pesquisar por hashtags populares como #koalaselfie, #slothselfie e #exoticanimalselfie, o Instagram exibirá um aviso pedindo que os seus usuários protejam a vida selvagem, lembrando que as fotos que serão exibidas a seguir podem estimular comportamentos prejudiciais aos animais e/ou ao meio ambiente. Um link, disponibilizado no mesmo aviso, exibirá um texto ainda mais completo sobre o tema.

Caso o usuário queira, ainda poderá ver os vídeos e as fotos marcadas com a hashtag — não há, ao menos neste primeiro momento, um bloqueio a esse tipo de postagem. A ideia é conscientizar os usuários e promover uma mudança no pensamento geral das pessoas que queiram ver ou postar conteúdo assim.

O que acharam das novidades?


icon

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessageCompatível com Apple TV
Versão 26.0 (142.7 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via TechCrunch: 1, 2; 9to5Mac, Tecnoblog

Posts relacionados
Comentários
  • Leto Leitão

    Tenho medo do Instagram se tornar o “novo facebook”

  • Jordan Pablo

    Que demore mais um pouco rs

  • Gustavo Michels

    Tomara que sim, porque o Facebook está um saco, impulsionar no Instagram é melhor do que no Facebook. Você recebe muito mais views do que aqueles códigos malditos do Facebook.

  • Leto Leitão
  • Anderson1sp

    Não vai demorar muito não!

  • Gustavo Rosolem

    A verdade é que as redes sociais estão se tornando uma chatice, jogando conteúdo publicitário a rodo na nossa cara. Hoje em dia não da mais nem pra ver um vídeo de 1 minuto sem ser interrompido. A essência das diversas plataformas já se perdeu: compartilhar experiências, pensamentos, críticas, uma foto legal, uma opinião sobre um filme que você assistiu. Simplesmente tá virando um mercado e, honestamente, estou cada dia menos motivado a abrir os apps pra ver algo interessante.

  • Por isso não abandonei o Google+ . Além de não ter anúncios, tem comunidades das quais preciso e até o MacMagazine é atualizado por lá, diga-se jeje.. Onde não tem muita gente, a coisa tende a funcionar.

  • 199X KID

    Instagram pra iPad que é bom nada

  • Facebook já deixei faz tempo. Só está ativo pois tenho a página do meu negócio ativa. Se não fosse isso, provavelmente já teria excluído a conta.

    Hoje utilizo mais o Twitter. Apesar de também ter publicidade, não é algo tão intrusivo. Mas o melhor da rede é que os conhecidos que fazem parte do Facebook não estão lá! hahaha


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: