Enquanto o mundo esperava o lançamento do iPhone X, o iOS perdeu uma pequena fatia do mercado em vários países


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
05/12/2017 às 19:28

Obviamente, as vendas de smartphones — ou de qualquer coisa, por essa lógica — não são como uma rocha imutável que mantém-se basicamente inalterada por milhares de anos. A cada mês, os números variam de acordo com uma série de fatores e o interessante não é ver os dados em si, mas analisar esses fatores e as causas dos saltos e das quedas de cada fabricante.

Por exemplo: de acordo com a firma de estatística Kantar Worldpanel, a fatia de mercado do iOS nos Estados Unidos e em outros mercados importantes caiu alguns pontos percentuais nos meses de agosto a outubro de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Por que? Segundo a empresa, o motivo pode estar relacionado a um certo iPhone X e o seu lançamento “tardio”.

Fatia de mercado de sistemas operacionais móveis, Kantar Worldpanel, Outubro de 2017

Analisando os números friamente, vemos que, numa comparação ano a ano, o market share do iOS caiu 7,6% nos EUA e 8,5% na Grã-Bretanha. Outros países que viram uma queda do sistema operacional da Maçã foram o Japão (-6,9%) e a Alemanha (-1,6%), com quedas menores também na França, na Itália e na Austrália.

Enquanto isso, de volta à terra natal da Apple, o Android teve um salto de 8,2% na sua fatia do mercado. A Kantar afirma que a subida do robozinho deve-se à progressiva derrocada do Windows Phone, mas também não pode ser ignorada a queda da Apple e o “vácuo” do qual o Google tirou proveito. De acordo com a firma, a queda da Maçã era inevitável — afinal, os consumidores compraram menos iPhones no período para esperar pelo iPhone X, lançado um mês depois da data tradicional —, mas ainda assim põe uma pressão no mais caro dos modelos de Cupertino. Segundo o diretor da Kantar, Dominic Sunnebo:

Era inevitável que a Apple veria uma queda na sua fatia quando nós tivéssemos um mês inteiro de comparação levando em conta o iPhone 8, que não é carro-chefe, com o iPhone 7, que era carro-chefe em 2016. Essa queda é significativa e coloca uma pressão para que o iPhone X venda bem. Considerando a mudança completa trazida pelo iPhone X, consumidores podem estar adiando suas compras até que eles possam testar o novo aparelho e decidir se o preço mais alto, se comparado com o iPhone 8, vale a pena para eles.

Apesar da queda em vários países, a Apple conquistou uma fatia um pouco maior do mercado na China no período, com 17,4% do mundo dos smartphones no país. Agora, será necessário esperar para ver se a tendência de subida do iPhone X confirmar-se-á ou se veremos mais uma queda da Maçã. Em qual possibilidade vocês apostam?

via Apple World Today

Posts relacionados
Comentários
  • filipe

    sinceramente, não vejo nenhuma estratégia da apple pra mudar esse quadro de crescimento do android…

  • Igor Flores

    Vai continuar caindo, embora sejamos fãs da empresa, a maioria das pessoas hoje pensa em custo beneficio. Não é à toa que a Apple oferece hoje vários modelos de iPhone. Ela sabe que o jogo mudou, as diferenças são pequenas entre um topo de linha e um mid.

  • Rafhael Prates

    Antes de mais nada, eu era usuario android e fui para o IOS, senti um back enorme, funções que tinha a decadas no android, nem se quer tem previsão para entrar no IOS, não é só isso que os numeros mostram, mas mostra tbm o alto preço dos dispositivos, mesmo no EUA, por exemplo vc pode comprar um celular TOP android por 499 dolares ( galaxy s8 que tem a função de desbloqueio pela face), enquanto 999 no da apple, pessoal não é mais troxa como antigamente

  • Rafhael Prates

    o que mais me intrita é isso, desliga as coisas é ir no ajuste =/

  • Fernando Camilo Lino

    Pelo que percebi, se habilitar o modo avião, o Wi-Fi e Bluetooth são desativados como se fosse pelo ajustes.
    Tente fazer isso. Abra a central de controles, coloque no modo avião e desative o Wi-Fi ou Bluetooth e depois desabilite o modo avião…dá certo

  • Eu vi o artigo original e achei tão “ingenua” essa colocação (pra não dizer infantil). Parece coisa de torcedor de futebol que não quer admitir quando o time está ruim.

  • Quando o fanboyismo mina sua capacidade de enxergar os problemas claramente…

  • Paulo Roberto Ramos de Andrade

    Ta falando daquele desbloqueio de face que a selfie tirada em outro celular consegue desbloquear ? 😀

  • Patrick Ribeiro

    Se vai anunciar um aparelho, que ele esteja pronto pelo menos.
    iPhone X demorou demais a ser lançado.
    Ultimamente a Apple está anunciando seus produtos e tá demorando meses pra lançá-los no mercado.
    Vide iPhone X, AirPods, AirCharge e HomePod, iMac Pro…
    Da preguiça.

  • Kalino Pereira

    Tudo que sobe um dia desce.

  • John Wick

    Provavelmente está falando do Scanner de Iris.

  • Wisley

    Normal…
    O Android se tornou um concorrente tão bom quanto;
    Some as mais variadas faixas de preço e flexibilidade, dá nisso.
    Ainda prefiro o IOS, pelos simples fato de oferecerem atualizações pontuais.
    O resto, é mais do mesmo.

  • Wisley

    O scaner de íris anda longe de ser tão bom quanto o FaceID.
    Porém, até onde sei, não conseguiram burlar com foto.
    Inclusive, um dos sensores que compõe o faceID é o scaner de íris.

    No S8 há também o reconhecimento facial…
    Esse já foi comprovado, que com uma foto, o desbloqueio pode ser feito.

  • Hades666

    Eu fui um que mudou de plataforma, isso que sempre usei IOS desde 2007. Atualmente feliz proprietário de um S8. 😀

  • Hades666

    Vc sabia que já conseguiram burlar no iPhoneX com máscaras e gêmeos??

  • Luiz Fernando

    Tava pensando aqui, será que vale a pena mesmo essas atualizações pontuais? Antes do lançamento é a maior maravilha, mas quando lançar uma nova versão do IOS é o maior perrengue entre os usuários, bateria, lags e tudo que a gente já conhecem.

  • Gustavo Jaccottet

    iMac Pro vem esse ano?

  • Gustavo Jaccottet

    O preço do S8 aqui no Brasil é praticamente o mesmo do praticado nos EUA. Se pesquisar bem consegue pelos menos 499 USD.

  • Pepe Fraccini

    duvido que venha, mas a Apple disse que vem esse mes 😛 até o HomePod atrasou huahua

  • João Almeida

    É, mas se levarmos em conta os AirPods que está sendo um estouro, o atraso pode até ser bom mkk

  • Henrique Mafra

    Acho que falta mudanças. iOS sempre o mesmo com retoques, iPhone o mesmo com retoques. Não tem mais mudança significativa. Mais a maioria dessa queda imagino ser pelo fato do Android ser mais barato então é o que a maioria compra.

  • Você

    Tenho um S8 e o scanner de iris tem falhas esporádicas de leitura quando estou com óculos (3,5 de astigmatismo em cada olho). Meus óculos escuros com lentes polarizadas anulam totalmente o sensor. Já os normais vão bem.

    Já sem óculos é muito rápido e raramente tenho problemas. Porém eu prefiro a digital lá atrás, que é rápida e prática. O dedo já vai no canto certo de boa e libera o aparelho sem precisar ativar a tela antes.

  • alex bruno evaristo

    vendi meu iphone 7 plus e comprei o note 8 na pre venda paguei 3.869,00 ganhei o carregador wireless e o DEX da samsung, quando vi o iphone 8 sem novidades e o iphone X pelo preco onde a apple incrementou o carregamento rápido e nem manda o carregador. achei apple ja basta. quer explorar os seus usuarios ao maximo. tomara que caia muito as vendas ..

  • Luiz Victor

    A Apple perdeu e vai perder ainda mais porque parece que não sabe o que quer em relação ao seus softwares, todo ano fica mudando central de notificação e central de controle, só isso já mostra que parecem estar meio perdidos. Ultimamente em relação a software, a Apple só me trouxe dor de cabeça, tive uma quantidade gigantesca de problemas tanto com o mac OS quanto com o iOS, resultado, larguei tudo, voltei para o meu iPhone 4 no iOS 6, particionei meu HD, metade Mountain Lion, metade Yosemite e estão me atendendo muito bem.

  • Fernando

    Só abaixar o preço que isso muda…

  • Matheus Dantas

    nao é uma queda de 7,6% nos EUA e 8,5% na Grã-Bretanha, sao quedas de 7,6pp e 8,5pp respectivamente

  • gandralf

    A linha da Apple é muito capenga, em termo de opções. Basicamente a coisa gira entre o absurdo de caro (X), caro demais (Plus) ou muito caro (iPhone normal).

    SE é uma piada sem graça. É basicamente o iMac dos telefones, que não recebe atualizações há quantos anos? Nem trocar a porqueira do chip! O C foi uma piada.

    O Tim Cook é muito bom para faturar, mas como produtos, a Apple vem patinando há anos.

    E agora tem o iOS 11 e o High Sierra, aka Vista da Apple.

  • Paulo Roberto Ramos de Andrade

    A postagem diz ‘scanner de face’ =)

  • Guilherme

    To adorando meu IphoneX sem capinha, a espera valeu a pena!!!

    SEM CAPA E COM FONTES NO MAXIMO = TOP!!!!

  • heberth rodrigues

    Cara, a apple só vai mudar quando tiver resultados ruins no cash. Enquanto ela ver lucro exorbitante atrás de lucro exorbitante ela vai manter isso. Basta olhar os resultados trimestrais.

  • Saulo Victor

    Na vdd eles estão antecipando a divulgação… E fazem isso para passar a falsa impressão de estar lançando vários produtos, quando na realidade estão atualizando 1 ou 2.

  • Rodrigo Freitas

    Eu morro de rir que sempre os comentários em sites ‘Apple related’ falando mal da maçã são todos desse Hades666. Quão infeliz deve ser a vida desse cara? Entrar todo dia em sites relacionados a Apple apenas na tentativa frustrada, diga-se de passagem, de enaltecer a concorrente.

  • Rodolfo Oliveira

    Vamos esperar o iPhone X ter suas vendas contabilizadas. Ele é quem de fato trouxe as novidades esse ano.

  • Eduardo Pires

    Preço é relativo.
    Acho que o iPhone X vale o preço que tem. É caro? sim, mas o custo/beneficio contra concorrentes como o S8, esta acima. E obvio que produtos caros não serão maioria nunca. Nem é o objetivo da Apple. Sempre focaram no publico que paga bem.

  • Eduardo Pires

    Ai que esta…o FaceID veio pra mudar o mercado. Em 1 ou 2 anos todos terão seu FaceID. Com óculos, sem óculos, com lente de contato, óculos escuro, boné, com criança no colo, ele não falha. E a forma como foi implementada, não pra usar mais botão em celular.

  • Eduardo Pires

    ah é? e engraçado que tiveram que mudar as configurações dos ajustes padrão, fazer uma gambiarra gigantesca nessa mascara. Só mostrou que o FaceID é seguro.

  • Eduardo Pires

    Desde que entrei no mundo Apple (2006) ela nunca passou de 10% de participação.
    Ela foca em grupos de pessoas que pagam bem pra não ter estresse. E consegue ter o celular mais caro do mundo com maior venda. O iPhone como aparelho é o que mais vende e continuará sendo. Mas claro que Volkswagen sempre venderá mais que BMW (apesar de ter carros da VW tão bons quanto da BMW)

  • Você

    Eu gosto de ter opção. Conheço gente que não teve problema algum depois que se acostumou com o sensor. Eu prefiro a digital lá atrás, de verdade.

  • Eduardo Pires

    Respeito a sua opinião. Ainda bem que existe aparelho pra todo tipo de pessoa. Mas no mundo Apple é impossível a volta. o iOS 11 foi desenhado pra ser usado sem botões (a notificação na tela bloqueada foi genial pra privacidade). Nem percebemos as vezes que esta sendo feito desbloqueio de algo.

  • Você

    Não é impossível. Lembre que o S8 é antecessor nessa ideia de tela sem bordas e possui o leitor de digitais lá atrás. Não é botão, mas sim um leitor.

  • Eduardo Pires

    Ok, mas é uma questão de software. Talvez o Android ainda não tenha sido implementado pra ser usado um “face id” 100% do tempo.
    Duvido algum usuário de iPhone X como eu ainda pensar em leitor biométrico.

  • Você

    Vc não deve ter usado um s8, então. Eu já tiro ele desbloqueado do bolso. Meu dedo vai exatamente onde está o sensor naturalmente. Por isso até desativei o leitor de iris.

    É como eu disse: o usuário deve ter opção e não se fazer acreditar que tem a melhor coisa do mundo.

  • Bruno Ramalho

    Com o Pixel as atualizações são tão pontuais quanto…e se bobear mais frequentes até.

  • Eduardo Pires

    Você desbloqueia como eu fazia no meu 5s de 5 anos atrás ( e é impossível ter a privacidade que o FaceID faz com as notificações na tela bloqueada).
    Ok, é bom também. E não acho que todo mundo tenha que preferir um FaceID. Mas acredito que em 2 anos, poucos ainda terão leitor biométrico.

  • Você

    Tenho a opção de escolher desbloquear na digital lá atrás ou ir no sensor de íris e gosto disso. Talvez seja isso que vc não está compreendendo.

    Tanto faz se é como vc desbloqueava no 5s (mesmo não sendo uma pegada tão natural como fica com o botão atrás), eu posso escolher se eu preciso ou não toda estar em frente ao aparelho pra desbloquear.

    Meu intuito aqui não é brigar pra saber qual é a melhor. Tanto que apontei os defeitos sensor de iris e abandonei. Se eu não tivesse opção, talvez também tivesse tentando justificar a compra de um aparelho caríssimo, dizendo que é tendência e outros são iguais ao seu 5s.

  • Eduardo Pires

    Percebo que não esta brigando. Só colocando seu ponto de vista.
    Entendi o que quis dizer: ter as duas opções não mataria ninguém. Mas o leitor biométrico consome espaço, dinheiro, design e bateria pra estar ali. E caso venha a se tornar irrelevante, logo não terá o porquê estar ali, entende? Por isso acho que logo será raridade em 2 anos.

  • Você

    Ótimo. Acho que chegamos a um denominador comum. Eu era contra o sensor lá atrás, de verdade. Mas ele (graças a Deus sou destro) é muito bom para mim porque o dedo vai direto no sensor. Eu tenho pouco apego a mar

    Eu estive no iOS até que eu fui pra um galaxy s7 edge e agora num s8 (pra mim o celular mais bonito da atualidade) e estou bem satisfeito. Posso até voltar pra o iOS um dia, mas hoje não volto não.

  • Thiago Carvalho Petrolini

    E quando o celular está na mesa você precisa ver algo? Tem que levantar e por o dedo atrás. Nada tão prático comparado ao FaceID

  • Thiago Carvalho Petrolini

    Amigo, FaceID é um leitor biométrico.

  • Tenente Figueiredo

    Exatamente.
    As atualizações do iOS são boas por 2 anos (coincidentemente, o mesmo tempo que o Google oferece no Pixel).
    Exemplo: Vc compra um Iphone 8 com o novo ios 11.
    Por 2 anos as atualizações são boas.
    Mas a partir daí tudo começa a complicar exatamente no que vc citou.
    Todos os dispositivos com ios que eu tive foram assim, e pelo que vejo, de quase todo mundo é assim.

  • Tenente Figueiredo

    Vc dizer que vale o preço, até que vai pq aí vai de vc.
    Mas no que diz respeito a custo/beneficio já é outra história.

  • Wisley

    Também é um baita aparelho.

  • Diego

    Isso.Um exemplo didático: Se uma empresa tem margem de lucro de 10%, e depois passa a ter 18%, a margem de lucro aumentou 80% ou 8pp (pontos percentuais). Lembrando que margem de lucro é diferente do lucro em si (que depende do quanto se vendeu).

  • Douglas Fischer

    Eu concordo. O problema é que cada vezes mais a Apple está perdendo esse diferencial de “não ter estresse”. Os produtos novos (especialmente software) estão cada dia pior nesse quesito.

  • Jay Silva

    Android é um sistema tão bom ou até melhor que o iOS. Faz tempo que ter iPhone era sinônimo de ter o melhor sistema.
    iPhone 6, 6S, 7 e 8 é praticamente a mesma coisa. Câmera melhor, mais processamento e incrementos que necessariamente não fazem muita diferença, vide o 3D Touch que tem gente que nem sabe que tem no iPhone ou não usa.
    iPhone X pode dar uma mudada nesse cenário. Vamos ver o que o futuro dirá.
    O mais interessante é ver o último prego no caixão do Windows Phone no mundo todo.

  • phensalves

    Concordo em partes. Man, o SE foi lançado ano passado, e apenas passou batido de atualização esse ano, com os rumores de que possivelmente receberá atualização de hardware no próximo ano. Quanto ao comentário: “Piada sem graça”, também discordo, tenho um e foi um excelente custo benefício. 128GB e bateria excelente (obviamente não estraguei ele instalando a carroça do iOS 11, rs).

  • Guilherme Bezerra

    O dia que todos androids tiverem autalizacoes em tempo real com os pixels, a apple vai sofrer um baque gigante.

  • Guilherme Bezerra

    O iphone x e o absurdo dos absurdos você pagar mil dólares por um celular com 3gb de ram… anh mas o ios roda bem, sim roda espetacularmente bem, mas por mil dólares tinha que vir os airpods e a tela e a traseira serem de safira.

  • Guilherme Bezerra

    Apple nunca chegou perto de ser uma Bmw, a apple te cobra muito e em termos práticos ter entrega algo pouco potente, pouco durável e bem acabado. a apple e no máximo uma Hyundai em qualidade e uma Ferrari em preco.

  • Guilherme Bezerra

    eu entro aqui todos os dias porque gosto de tecnologia, e troquei meu iphone 6s por um s8 e estou muito satisfeito.

  • Eduardo Pires

    Quem é a Ferrari dos smartphones (desempenho, qualidade dos materiais, inovação, durabilidade e suporte)?? Não adianta vir com 6Gb e ter desempenho pior que um de 3Gb.

  • Eduardo Pires

    Concordo. Merecia muiiiiito AirPods. Fiquei frustrado com isso.

  • Guilherme Bezerra

    Primeiro você tem de entender que ram não trás desempenho.

    Mais memória ram lhe permite rodar mais apps simultaneamente, como por exemplo deixar o YouTube rodando um vídeo enquanto você tá respondendo uma msg no whatsapp ao mesmo tempo, isso o iPhone não faz por conta da limitação de ram.

  • Eduardo Pires

    Faz sim. Uso o Amerigo desde o iPhone 6


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: