Imagem de destaque

App ProtonMail Bridge permite a utilização do serviço de email criptografado em clientes como o Outlook ou o Mail


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
07/12/2017 às 16:37

Em março do ano passado, falamos aqui do ProtonMail, um interessante serviço de email focado em segurança e privacidade. Fundado por engenheiros do CERN e do MIT, e sediado na Suíça, ele é totalmente criptografado de ponta a ponta, o que é excelente do ponto de vista da proteção, mas traz alguns contratempos — por exemplo, para utilizar uma conta @protonmail.com num cliente de email em um computador ou smartphone seria necessário abrir mão da criptografia para o funcionamento correto de tudo.

No mundo móvel, os criadores do serviço solucionaram o problema criando aplicativos próprios do ProtonMail para iOS e para Android, mas nada semelhante tinha aparecido para os sistemas operacionais de desktop. E não aparecerá mesmo — a solução encontrada pelos engenheiros para o macOS e Windows é muito mais engenhosa.

Estou falando do ProtonMail Bridge, um pequeno aplicativo oferecido para os usuários das contas premium do serviço e disponível para Macs e PCs. O grande pulo do gato do utilitário é que, em vez de ser um outro aplicativo que você precisa utilizar para ver seus emails em adição aos já tradicionais Outlook (da Microsoft) ou Mail (da Apple), ele simplesmente permite que você adicione a sua conta do ProtonMail nesses clientes, sem abrir mão da criptografia e permitindo que as mensagens recebidas na conta protegida sejam copiadas ou movidas para outros serviços sem dificuldade.

O Bridge funciona, como o próprio nome já diz, como uma ponte. Ao baixar o utilitário, você configura a sua conta do ProtonMail nele e no seu cliente favorito e, a partir daí, ele atuará como uma porta de entrada e saída por onde todos os emails recebidos ou enviados por essa conta passarão antes de chegar ao cliente desejado. Assim, todo o processo de descriptografia ocorre localmente, sem comprometer a segurança.

Os criadores do serviço afirmaram que o ProtonMail Bridge funciona, oficialmente, com o Microsoft Outlook, o Mozilla Thunderbird ou o Apple Mail; eles acrescentam, entretanto, que em testes iniciais o utilitário trabalhou sem problemas com vários outros clientes com base no protocolo IMAP.

O ProtonMail Bridge está disponível para macOS e Windows, com uma versão para Linux prometida para ano que vem, e pode ser baixado aqui. A segurança agradece!

via MacRumors

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: