MM Responde: como identificar o aparelho que fez uma foto/um vídeo no Fotos?


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
10/12/2017 às 14:16

Hoje é dia de mais um post de nossa coluna MM Responde!

A pergunta de hoje é: como identificar o aparelho que fez uma foto/um vídeo no Fotos?

A Apple possui uma solução de armazenamento/otimização de fotos na nuvem intitulada Fototeca no iCloud. Escolhendo-a, suas fotos podem ser otimizadas em seus dispositivos, ocupando menos espaço e, consequentemente, cabendo mais e mais fotos. Isso vale também para Macs, não apenas para iGadgets.

O destaque para esse serviço é a praticidade, especialmente para quem tem dispositivos Apple, tem pouca quantidade de fotos ou der sorte de o serviço funcionar corretamente na hora do upload. Como o iCloud inicia seu armazenamento com apenas 5GB gratuitos, prepare o bolso para comprar mais espaço na sua nuvem. Os planos mensais disponíveis são os seguintes:

Como o centro das suas fotos agora é a nuvem, você também pode optar por manter apenas uma cópia otimizada delas no seu computador, exatamente como é possível em iPhones ou iPads. Quando precisar fazer edições ou criar projetos, você trabalhará com as imagens originais sendo baixadas sob demanda. O bom é que essa opção viabiliza o mínimo de consumo em disco, muito útil caso o seu Mac não tenha muito espaço dedicado a fotos e vídeos.

Álbuns inteligentes

Determinadas fotos, que atendam a certos critérios, serão filtradas nesses álbuns de forma automática.

Fotos - Álbum inteligente

Para criar um álbum inteligente com seu iPhone 8 Plus, por exemplo, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. No Fotos, clique em Arquivo » Novo Álbum Inteligente… (⌥⌘N)
  2. Defina um nome para seu álbum (ex.: “iPhone 8 Plus”);
  3. No item “Coincidir com a seguinte condição:”, selecione “Modelo de Câmera”, depois “é” e, em seguida, “iPhone 8 Plus”;

  4. Clique em “OK”. Você deverá repetir esses passos para cada dispositivo.

Um teste interessante é separar as fotos por modelo de iPhone; teste aí e aproveite para acompanhar a evolução da câmera dos iGadgets nos últimos dez anos!

·   •   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😃

Posts relacionados
Comentários
  • Marcelo Dumke

    Qual será os novos valores a partir de 2018?

  • André Luis Peçanha

    Muito show!!!!!! É por isso que vocês são o numero 1!!!! Não sabia disso. Aliás, não sei usar muito bem o fotos. Por favor, façam mais matérias sobre isso. Valeu mesmo!!!!!

  • Igor Alves

    Só foi divulgado os do Apple Music.

  • Marcos Perini

    Marcelo, excelente a dica! Fiz alguns filtros bacanas aqui e criei álbuns separados para Memes (“nome do arquivo” “termina com” “gif”). E realmente é mágico ver cada imagem salva na Fototeca ser direcionada aos álbuns inteligentes criados, facilita demais depois.

  • Henrique Mafra

    Tenho um problema com a fototeca e a localização, tenho fotos antigas que não tem localização, já coloquei manualmente e sempre perde com o tempo… Fiz essa lista inteligente só pra fotos sem localização e vira e mexe aparece as que coloquei manualmente lá.

  • Marcelo Melo

    Tente reparar a Fototeca. (command + option ao clicar no ícone do Fotos) 😉

  • Marcelo Melo

    🙂

  • Christian Tavares

    Excelente dica, não fazia ideia que o Fotos poderia filtrar dessa forma. Uma dúvida, como o Fotos identifica os gadgets que você tem à disposição? Não é pelo iCloud, pois notei que ele disponibiliza até mesmo câmeras digitais e dispositivos Android que possuo. No caso, seriam pelo gadgets que já conectei ao Mac um dia? Fiquei com essa dúvida.

  • Thiago

    que ideia boa!!

  • Jay Silva

    Uma dica interessante é quando vc sai de férias e conhece várias cidades ou locais durante as férias e vc faz álbuns separados. Dai vc pode usar um smart album e fazer um outro de todo o período de férias com o range do início e fim das férias.
    Dá para fazer também por ano, para vc saber quatas fotos e quais os locais conheceu.
    Pode fazer por modelo exato de câmera, para ver a evolução de cada câmera que vc usou.
    As possibilidades sâo infinitas nos smart albuns. Uso bastante.

  • Thiago

    Depois que instalei o iOS 11, o iPhone parou de manter as fotos recentes localmente. Depois que ele sobe a foto pro iCloud, ele deixa a cópia de baixa resolução no iPhone.
    Antigamente ele fazia isso somente com as fotos mais antigas, e as mais recentes estavam sempre disponíveis.

  • Marcelo Melo

    Tudo que foi importado conta 🙂

  • Henrique Mafra

    Obrigado! Irei tentar

  • Vinicius Porto
  • Esses preços são mensais né?

  • Priscilla Mansur

    Isso


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: