Saiba como bloquear a sua conta no WhatsApp em caso de perda ou roubo do celular


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
15/12/2017 às 17:00

Para um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares do mundo (e, de longe, o mais popular da nossa querida república), o WhatsApp ainda tem algumas deficiências bem estranhas. Claro, o Facebook tem até se esforçado em introduzir novos recursos ao aplicativo e a adição da criptografia de ponta-a-ponta nas mensagens trocadas aumentou significativamente a privacidade do serviço, mas e quando você tem o seu dispositivo perdido ou roubado?

Poucos sabem, mas existe uma forma simples de bloquear a sua conta no WhatsApp temporariamente, como explica esta página de suporte do aplicativo. O processo envolve simplesmente bloquear o seu chip e, caso você não obtenha um novo cartão SIM com o mesmo número imediatamente, enviar um email para a equipe de suporte do serviço solicitando o bloqueio temporário da conta.

Confira o passo-a-passo completo do processo caso seu aparelho suma ou seja roubado:

  1. Primeiramente, entre em contato com a sua operadora para bloquear o cartão SIM do número atrelado ao WhatsApp;
  2. Envie um email para [email protected];
  3. No assunto, digite a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”;
  4. No corpo da mensagem, repita a mensagem acima e, em seguida, escreva o número do telefone atrelado à conta em formato internacional (código do país, código de área e número).

Como bloquear a conta do WhatsApp

Ao bloquear a sua conta, ela não poderá ser acessada até que seja reativada — o que será feito automaticamente quando você configurar o WhatsApp em um novo aparelho equipado com um novo cartão SIM com o seu número. É bom notar que o bloqueio é temporário e dura por 30 dias; durante esse período, seus contatos podem lhe mandar mensagens e elas serão recebidas no ato da reativação. Se os 30 dias se passarem e a conta não for restaurada, entretanto, ela será permanentemente excluída — portanto, é bom ficar atento quanto a esse período!

Além disso, é bom lembrar que o bloqueio do WhatsApp impede apenas o acesso ao aplicativo, suas conversas e mídias compartilhadas dentro do ambiente; caso o seu smartphone não tenha alguma forma de segurança própria, um indivíduo mal-intencionado ainda pode ter acesso a suas fotos, mensagens de texto comuns e outros dados. Portanto, nunca é demais lembrar: sempre proteja o seu aparelho, seja com uma senha, com a sua digital ou com o seu rosto.


icon

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessageCompatível com Apple TV
Versão 2.18.12 (158.6 MB)
Requer o iOS 7.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via UOL Tecnologia

Posts relacionados
Comentários
  • Claudio

    Poderiam ter dado a dica da autenticação em 2 passos. Roubado ou não, a senha irá evitar qualquer problema sem se quer ter que entrar em contato com alguém, seja operadora ou support. 😉

  • Rogerio Coelho C

    Quer dizer então que se eu sei o número da pessoa, eu envio email para o suporte e os caras vão bloquear assim? Não acredito que seja tão simples, seria caótico fazer isso sem comprovar, trolagem total isso nào acham?

  • Alexandre Justino

    Como faço pra restringir a à visualização da msgm no wattsapp do iPhone,ou seja pra não aparecer em azul como se eu tivesse lido a msgm como acontece no Android?

  • L3O07

    Configurações -> Conta -> Privacidade -> Leitura, algo assim, o meu tá em inglês e não sei a tradução do app.

  • Raniere Dantas Valença

    Não!

    “Primeiramente, entre em contato com a sua operadora para bloquear o cartão SIM do número atrelado ao WhatsApp;”

  • Lucas Henrique

    Deixo com senha, do próprio Whatsapp

  • Anderson

    Praticamente é isso mesmo, já fiz isso sem bloquear na operadora só queria sair do App do meu celular que havia sido roubado e bandido tem medo de ficar com o chip achando que vai ser rastreado

  • Simples assim

  • Acredito que o Face ID trabalhe da mesma forma que o Touch ID, coletando mais e mais detalhes do usuário conforme o tempo de uso, porém nada justifica reconhecer você e não seu pai, que era o rosto cadastrado.
    Esses testes que andaram fazendo aos montes quando lançou o aparelho vi um que dois rapazes parecidos fizeram, um cadastrou o rosto e em seguida o outro tentou desbloquear o aparelho, então o desbloqueio ocorreu naturalmente com o outro, mas em seguida deixou de funcionar com o original, aceitando apenas o segundo.

  • Guilherme

    Ta mas como eles vao desbloquear o aparelho? No caso o Touch ID ou o Face ID?

  • Victor Moreno

    Método não muito seguro para desativar o Whatsapp… algumas pessoas maldosas podem mandar este e-mail com o telefone de outras pessoas…. bom, penso eu. Logo depois é só reativar, é claro, mas sei lá, existe maneiras melhores de proceder com isso…


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: