Assim que a Apple lançou o iPhone X, muitas perguntas acerca do Face ID surgiram. Para acalmar os ânimos, a empresa respondeu às questões pelos seus executivos e também em um documento de suporte específico para isso. Mesmo assim, há uma situação que foi deixada de lado, mas acaba de ser “descoberta”.
De acordo com a Ars Technica, diversos usuários do novo aparelho da Apple registraram reclamações no fórum da Maçã, afirmando que não é possível realizar compras do Compartilhamento Familiar com o Face ID.
Com o compartilhamento de compras, filhos — por exemplo — podem pedir autorização do responsável pela conta (pai, mãe, etc.) para comprar ou não algum conteúdo, sejam aplicativos, filmes, entre outros. Uma vez que o pedido de compra é feito, ele aparece na tela do responsável e, se o aparelho tiver o Touch ID, ele pode ser usado para conceder a permissão de compra muito facilmente.
Essa possibilidade, entretanto, se perdeu com a chegada do Face ID, que pode até ser utilizado como método de autenticação no sistema, mas aparentemente não funciona para aprovar compras do Compartilhamento Familiar. Em vez disso, usuários do iPhone X precisam sempre digitar suas senhas do ID Apple manualmente e, como sabemos, a intenção é que essas sejam preferencialmente complexas para se manter a segurança; portanto, digitá-la diversas vezes pode ser bem desagradável para quem tem famílias grandes e necessita autorizar compras constantemente.
Observando as reclamações feitas pelos usuários, muitos acham que isso é apenas um erro ou, talvez, uma funcionalidade que ainda não foi adaptada para o Face ID. A Apple não se pronunciou sobre o caso até o momento, mas como ela já deixou claro que membros próximos da família, com uma semelhança de traços muito grande, poderiam talvez “enganar” o Face ID — o que já foi comprovado —, essa pode ser uma das razões para a decisão de não habilitar a forma de autenticação para compras familiares.
Então, será isso um erro ou uma opção da Apple? O que acham?
via The Verge