Procon-SP notifica a Apple por reduzir a velocidade de iPhones com baterias antigas


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
03/01/2018 às 17:10

O assunto é polêmico e vem sendo comentado por nós exaustivamente, seja aqui no site ou no nosso podcast. Eis tudo o que já publicamos sobre o tema:

Ainda que a Apple tenha esclarecido tudo e tomado algumas atitudes para resolver o problema, o estrago está feito e, paralelamente, diversos processos foram abertos contra a empresa — em um deles, a parte queixosa exige o pagamento de US$999 bilhões!

Fato é que a história está longe de ser resolvida/esquecida e, hoje (quarta-feira, 3 de janeiro), um órgão brasileiro entrou na jogada: o Procon-SP informou que tentou notificar a Apple Brasil nesta manhã em razão da lentidão de processamento após atualizações do software. A Apple, porém, se recusou a assinar a notificação, mas os representantes do Procon mesmo assim deixaram o documento na recepção do prédio e consideraram a comunicação feita.

Assim, a partir de hoje, a Apple terá 10 dias para se manifestar sobre as seguintes questões:

  1. Qual é o problema de fato e os prejuízos que os usuários do iPhone estão tendo ou poderão ter;
  2. Inicialmente, a empresa anunciou a venda da bateria com desconto para os Estados Unidos. Depois para todo o mundo. O Procon-SP quer informações de como o consumidor deverá proceder, quais modelos estão incluídos nessa ação, qual o prazo para essa troca e o custo.

Particularmente, acredito que todas essas perguntas já foram respondidas pela Apple — veremos se ela irá somente repetir o discurso já feito ou se realmente alguma nova informação emergirá disso.

via Gizmodo

Posts relacionados
Comentários
  • Wilan

    Procon? kkkk faz me rir, procon e nada é a mesma coisa, não pode obrigar as empresas a nada infelizmente no fundo não tem poder nenhum.

  • Bruno

    pelo vista essa historia de apple mais bateria e iphone lentos vão permanecer o ano inteiro

  • Hades666

    Espero que seja apenas o inicio. Apple esta precisando ser bem mais clara do que apregoa ser.

  • Lucas Ribeiro

    Edu:
    “Ainda que a Apple tela (tenha?) esclarecido tudo” e “…a parte queixosa exige o pagamento de US$99 (não seria 999?) bilhões!”

  • Valeu, corrigimos.

  • Ivan

    Bateria mal dimensionada deu esse problema, apple no lugar de avisar do problema fez uma gambiarra que deu errado.

  • Décio Sampaio

    Onde pode acontecer alguma coisa com a Apple é nos EUA ou em outros países, porque aqui no Brasil meus caros, vocês já sabem como funciona as coisas…

  • Andre

    Procon sendo Brasil, notifica depois q a empresa já até resolveu a questão kkkkk

  • John Wick

    A Apple foi pega com a boca na botija, deu uma esmolinha e agora as pessoas começaram a relativizar a situação,péssimo.

  • Jhon

    Meu iPhone 7 tem menos de 1 ano de uso e já está mais lento. Felizmente o desempenho ainda continua aceitável, mas é lamentável isso pois eu não tive problema de desligamento (antes dele ficar lento) nenhuma vez.

  • Fábio Roberto de Araujo

    “…todas essas perguntas já foram (foram no plural, concordando com perguntas).” Certeza que foi erro de digitação. Abraço

  • Ronaldo Silva

    Kkkk

  • Daniel Moura

    Wilan Nao sei pra voce mas pra mim o procon já funcionou diversas vezes, inclusive contra grandes empresas ! É óbvio que sempre tinha fundamento as reclamações

  • Daniel Moura

    Não considero resolvido !

  • Wollfox

    Meu 7 Plus com 10 meses percebi certa lentidão, talvez até por causa do IOS 11, mais deixei quieto agora a gota d água, foi os pinos do conector do cabo original começar a soltar do nada e parar de carregar, levei na autorizada e negaram o conserto, alegando mal uso, informaram que isso ocorre devido a energia de má qualidade. Enfim sai de lá passei na Fast comprei um Note 8 e empurrei o Iphone pra um colega. Parei com Aplle!!

  • Avôhai

    Essa é a “lava-jato” da Apple.

  • Avôhai

    Não têm poder decisório, mas podem mover uma ação coletiva em favor dos consumidores.

  • Wilan

    Já viu alguma?

  • Avôhai

    Muitas.

  • Wilan

    Funciona porque a empresa quiz entrar em acordo, porque infelizmente se a empresa quiser bater o pé o procon não pode e não tem poder para nada, o que ele pode fazer é já deixar o processo pronto para você encaminhar para justiça, e claro na justiça um processo que já foi favorável pelo procon tem um certo peso, mas no fim o que conta é o judiciário, e pra mim isso é ruim acho que o consumidor deveria ter algum órgão com mais poder para lhe defender sem depender da lentidão da justiça.

  • Wilan

    No fim termina tudo no judiciário como mencionei no comentário a baixo, eu queria que o consumidor tivesse algo com mais poder para lhe defender sem depender da lentidão da justiça.

  • Diego Mendes Fernandes

    Na verdade verdadeira, deveria ser feito um Recall, sem ônus ao comprador.

  • Cassiano

    Para mim este é um caso de gambiarra para depois todos esquecer. Tenho iphone 7 e tem menos de um ano, minha bateria estava com 13% de degradação estava normal agora caiu para 18% e estou tendo problemas de travamentos. Estou escrevendo e ele demora pra escrever enquanto digito até parece android. O correto seria lançar uma atualização para corrigir essa c**ada.

  • Bryan Uhlig

    Muitas pessoas estão dizendo ser somente iPhone, mas eu digo samsung também ocorre isso digo pois tenho um celular da linha Top deles e o desemprenho caiu assim como a bateria que está morrendo.

  • Jonas

    Sera q vai ter propina? Kkkkk

  • Vitor

    E detalhe, esse gesto de bondade da Apple só vale por esse ano.

    Ano que vem quando a poeira já terá baixado, os preços voltam ao “normal”

  • Vitor

    Na Samsung não precisa de bateria. O próprio sistema problemático deles dão conta desse recado.

    Quando tinha um S7, era rotina ter de dar reset nele

  • Thiago Bolzani

    Quanta petulância dessa empresa ao não receber notificações do PROCON. É um órgão público brasileiro e como tal precisa ser respeitado.

  • Thiago Bolzani

    Você está muito enganado.

  • Papadoc™

    Faz um teste num app de benchmark e compara amigo, aproveita e compartilha conosco o resultado

  • André Maia S. Costa

    Pessoal tenho um iphone 7 que eu vou precisar por um erro que não deveria ter, alguém sabe como é o procedimento aqui no Brasil?

  • Ricardo Malias

    já resolvi muito problema contra operadoras de telefone/internet no Procon, graças a eles eu consigo usar minha velocidade contratada.

  • Ricardo Malias

    Antes tem um processo de conciliação em que o consumidor se reune com algum representante da empresa e um mediador do Procon, já resolvi dois casos assim.

  • Bruno Faria

    Hoje fui ao procon e “acionei” (não sei o termo correto) a Apple solicitando dinheiro de volta ou um aparelho sem o defeito. Um documento com 22 páginas repleto de notícias colhidas aqui e em outros sites e um relato do meu caso. Como o amigo mais pra baixo disse o procon não tem tanta força assim mas pode “tocar o terror”. Como trabalho em instituição financeira sei bem até aonde vão e ao menos o procon daqui não tem muito receio de empresas grandes. Vamos ver o que acontece…

  • Wilson Faustino

    Tenho um 6S há um ano e meio e não tenho do que reclamar.

  • Fabio Santos

    O Procon notificou por algo que a apple tentou amenizar, até porque neste caso o aparelho não reduz a velocidade em 100% do tempo, apenas nos picos elevados, se eu fosse a apple voltava atrás e deixava o aparelho morrer o Povo faz um tumulto por algo que foi tentado amenizar, e mais o povo acha que bateria tem autonomia infinita? Eu sempre fui uma pessoa de falar que penso, já citei muito mal da apple por aqui e em outros grupos, porém nesta a apple fez certa e foi julgada errada, deixa todos iphone morrer e este povo mimimi gastar com algo novo.

  • Carlos Renê

    5s com quase dois anos de uso normal aqui. Só afeta do 6 pra cima?

  • Dúvida: porque os iPads não entraram nessa lista, não estão com a mesma obsolescência??

  • Tiago Celestino

    Resolveu??

  • Lou

    Pra mim a gota d’água com a Samsung foi minha Smart TV. Comprei ela em 2012, e um dos recursos principais dela era o aplicativo YouTube. Neste ano eles simplesmente retiraram o aplicativo YouTube da minha televisão por meio de uma atualização no sistema e simplesmente cortaram deliberadamente um dos principais recursos da minha televisão. A Smart TV dos meus pais, que também é Samsung, mas mais recente, continua com o aplicativo do YouTube. Isso mostra como não houve nenhuma quebra de contrato entre a Samsung e o YouTube, a Samsung simplesmente está cortando os recursos das TVs mais antigas para forçar o consumidor a comprar uma nova. Samsung nunca mais.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: