Receita da App Store em 2017 foi quase duas vezes maior que a do Google Play


A Apple se gaba constantemente dos números conquistados na App Store — e não é para menos: ela já divulgou, na semana passada, que somente no primeiro dia deste ano, a sua loja de aplicativos conseguiu faturar US$300 milhões. Se esse número foi tão grande em um único dia, quão bem sucedida a loja foi no período de 12 meses?

Isso a empresa ainda não divulgou, mas a firma Sensor Tower analisou os dados de 2017 tanto da App Store quanto do Google Play e concluiu que a loja da Apple conseguiu uma receita quase duas vezes maior que a de apps dos aparelhos com Android.

Receita bruta de aplicativos (App Store e Google Play) em 2017

Receita bruta de aplicativos (App Store e Google Play) em 2017

A pesquisa mostrou que a performance das duas lojas de aplicativos (compras de apps, assinaturas e compras internas) foi realmente impressionante no ano que passou; basicamente, o total arrecadado nas duas chegou a US$58,6 bilhões, 35% a mais do que em 2016, quando o número atingiu US$43,5 bilhões.

Destrinchando o número de 2017, porém, temos que a App Store representa US$38,6 bilhões (crescimento ano a ano de 34,7%), enquanto o Google Play ficou com US$20,1 bilhões (crescimento ano a ano de 34,2%). Os números parecem bem distantes, mas é importante lembrar que, diferentemente da loja da Apple, a do Google não está disponível na China.

Olhando especificamente para os jogos nas duas lojas, a receita chegou a US$48,3 bilhões, sendo US$30 bilhões na App Store e os outros US$18 bilhões no Google Play. O aumento foi de 30% no total e para cada uma das lojas.

Receita bruta de jogos (App Store e Google Play) em 2017

Receita bruta de jogos (App Store e Google Play) em 2017

A coisa muda de figura quando nos focamos somente no número de downloads das duas lojas: juntas, elas conseguiram alcançar 91,5 bilhões de apps instalados (pela primeira vez). É aqui que a loja do Google brilha: enquanto a App Store representa 28 bilhões desse grande número, o Google Play ficou com os outros 64 bilhões.

A mesma coisa ocorre com downloads de games: a loja do Google chegou a 27,2 bilhões, enquanto a Maçã comeu poeira com 8,3 bilhões.

Downloads de apps (App Store e Google Play) em 2017

Downloads de apps (App Store e Google Play) em 2017

Certamente, a Apple está se beneficiando da sua presença na China e em outros mercados emergentes, como a Índia. E, mesmo que o Brasil não represente um número muito grande na comparação de compras globais, agora que a App Store está disponível para nós em reais, será que isso contribuirá para o aumento da sua receita neste ano? Continuemos acompanhando.

via TechCrunch

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: