E não é que agora temos um Terminal para iOS?! [atualizado 2x: saiu e voltou à App Store!]


Apesar de existirem milhões de apps na App Store, não me lembro de jamais ter visto um app de Terminal1.

O motivo, entretanto, é simples: o iOS, diferentemente do macOS, é bastante fechado. Cada app consegue acessar apenas o seu próprio escopo, ou seja, nada de se meter com outros apps ou outras áreas do sistema. Esse inclusive é um dos principais motivos de o sistema ser tão seguro (o mesmo cenário se aplica ao macOS ao instalar apps através da Mac App Store).

Mas o que uma coisa tem a ver com outra? Bom, um Terminal para iOS teria a princípio pouca utilidade, justamente pelas supracitadas limitações do iOS. Apesar disso, o desenvolvedor Louis D’hauwe mostrou que essa não era uma ideia tão ruim assim e tirou o projeto do papel, criando o app Terminal:


Ícone do app OpenTerm

OpenTerm

de Silver Fox

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3 (11.7 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

O aplicativo está disponível para iPhones e iPads e não apenas é gratuito, como é também open source (software de código aberto) — o repositório do projeto se encontra no GitHub.

App Terminal para iOS

São mais de 30 comandos aceitos, como cat, grep, curl e gzip. É possível gerenciar arquivos do iCloud Drive (limitado à pasta do app) de forma que você consiga inclusive acessar posteriormente tais arquivos pelo Mac (basta logar no iCloud Drive com o mesmo ID Apple).

Ainda tem bastante coisa a ser melhorada, como a inclusão de um editor de textos que rode no Terminal (como o famoso Vim), mas já é um bom começo.

Um tipo similar de app (esses não tão raros) são os que permitem acesso SSH2 a servidores/computadores, como o app Termius, por exemplo. A diferença é que os comandos estão sendo executados em um computador remoto, enquanto que o Terminal executa tudo no próprio iPhone/iPad — mas nada impede de que essa funcionalidade seja adicionada em uma futura atualização.

Essas iniciativas são um passo a mais na direção de transformar o iPad em um substituto cada vez mais decente para computadores/notebooks, principalmente quando se trata de tarefas mais avançadas. Infelizmente ainda não é uma solução oficial da Apple, mas pelo menos agora temos um Terminal no iOS!

via OS X Daily

Atualização, por Rafael Fischmann 16/01/2018 às HH:MM

Até que demorou:

Alguém da App Store resolveu encrencar com o aplicativo, que não está mais disponível na loja. Pudera, seu nome e ícone eram idênticos ao Terminal nativo do macOS.

Ao que tudo indica pela carta da Apple enviada ao desenvolvedor, basta ele resolver isso para que o app possa retornar à loja. Não houve nenhuma violação em suas funcionalidades, de fato.

Atualização II, por Rafael Fischmann 20/01/2018 às 11:30

Um novo nome (OpenTerm), um ícone um pouquinho diferente, e o app está de volta:


Ícone do app OpenTerm

OpenTerm

de Silver Fox

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3 (11.7 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

O desenvolvedor aproveitou e já implementou também novas opções de personalização (fonte, cores, etc.) e atalhos de teclado.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: