Perito do FBI chama engenheiros da Apple de “babacas” e “gênios do mal” por continuarem aprimorando a segurança do iPhone


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
12/01/2018 às 09:00

A eterna disputa entre a Apple e o FBI não é uma que deve ser levada na brincadeira — existem argumentos convincentes e sólidos dos dois lados, tanto o que defende a segurança e o direito à privacidade do consumidor acima de qualquer coisa (como diz a Apple) como o que afirma que, em alguns casos, é necessário quebrar essa proteção para que crimes sejam solucionados e investigações possam prosseguir (como defende o FBI).

Agora, entretanto, um perito do órgão de inteligência americano pegou um pouco pesado demais. De acordo com o Motherboard, o especialista em segurança forense do FBI Stephen Flatley não foi nem um pouco amistoso com as iniciativas de segurança da Apple numa conferência internacional de ciber-segurança realizada na quarta-feira passada (10/1). Nas palavras de Flatley, os engenheiros da Maçã são “babacas” e “gênios do mal” por tornarem o seu trabalho e o dos seus colegas mais difícil.

Até que ponto eles estão somente tentando tornar as coisas mais seguras e não tentando prejudicar o cumprimento da lei?

Como exemplo, o perito trouxe uma novidade implementada recentemente pela Apple que torna o processo de decifrar uma senha por força bruta muito mais lento. A Apple recentemente aumentou o número de mudanças de hash de 10.000 para 10.000.000, fazendo com que a taxa de senhas tentadas diminuísse de 45 por segundo para uma a cada 18 segundos. “Seu tempo para crackear o dispositivo saltou de dois dias para dois meses”, disse Flatley.

O especialista continuou, perguntando “até que ponto eles estão somente tentando tornar as coisas mais seguras e não tentando prejudicar o cumprimento da lei?” Nas palavras dele, “a Apple é muito boa nessas coisas de gênios do mal”.

Por fim, Flatley ainda elogiou a Cellebrite, empresa israelense de extração de dados que é o braço direito do FBI no desbloqueio à força de iPhones — foi ela que auxiliou o órgão no desbloqueio do iPhone 5c do atirador de San Bernardino, no caso que representou o estopim do conflito da Apple com os agentes da lei.

As declarações do perito não são, de forma alguma, uma exceção dentro do FBI: no início dessa semana, o diretor da agência, Christopher Wray, já tinha classificado a criptografia dos smartphones como um “problema de segurança pública urgente”. Ou seja: muita água ainda vai rolar nesse rio até que o impasse chegue a uma solução (será que isso vai acontecer algum dia). Opiniões?

via Cult of Mac

Posts relacionados
Comentários
  • Matheus Stout

    Essa encenação que eles fazem é otima haha

  • Phillipe Ramon

    No dia que a Apple desbloquear o primeiro iPhone, no dia seguinte o FBI vai levar caixas de iphone para desbloquear e será uma zona.

  • Marcos Dassie

    Se nos EUA tiver tanta corrupção quanto aqui, talvez a Apple não esteja nada errada de tornar as coisas mais seguras pro usuário, não é mesmo?

  • Wellington Agudá

    Parece uma jogada de marketing.

  • Phillip César

    Daqui a pouco viveremos igual ao filme Minority Report.

  • Carlos Luna

    O Oscar vai pra Apple ou para o FBI? Tudo conversa pra boi dormir.

  • Antes de existir smartphones eles faziam como???

  • duhardo lem

    nao faziam ué

  • André Maia S. Costa

    Faz doce para o FBI e manda os dados da galera para os servidores na china por exigência do governo da ditadura de lá. Tá “sertu”

  • Wolfpack

    Nós usuários da maçã, pagamos caro para ter uma rígida segurança, ao meu ver os engenheiros fazem bem seu trabalho, o FBI que está com presunção em arrumar um programa melhor que faça o trabalho deles em menos tempo.

  • duducolares

    Sem dúvida uma excelente propaganda para a Apple. Americano é bom vendedor,

  • Thiago Ribeiro

    Interessante vindo de um cara que ganha dinheiro para invadir a privacidade dos outros. Mesmo pensando que pode ser balela para nos iludir, acho graça dessa galera do FBi que até hoje é doida pra colocar as mãos no Snolden kkkk.
    Vindo da galera do EUA que vive sendo esplanado por espionagem, eles são os babacas.

  • gsanchez

    Meus 0,02.

    Eu acredito que a Apple deve, sim, implementar medidas cada vez mais fortes para a segurança de seus usuários, pois o fato de haver criminosos usando iPhone não justifica baixar a guarda. Agora, a Apple se recusar a desbloquear aparelhos de criminosos, havendo mandado judicial e todo o aparato legal para isso, aí não, a Apple tem que cumprir a lei, tanto para os cidadãos de bem como para criminosos.

  • Edson Pinheiro de Oliveira

    A questão aqui não é ela NÃO QUERER, e sim ela NÃO CONSEGUIR.

  • willyan

    Apesar de achar sim que temos que ter direito a privacidade em nossos smartphones, acho errado não liberarem o acesso com ordem da justiça, em um caso que muitas vezes poderia ajudar a capturar um criminoso, que pode estar ai matando pessoas.

  • Cizenando G de Lima Junior

    Prefiro assim. Do mesmo modo que a segurança dificulta o acesso ao FBI, deve dificultar também a ação de gente com menos “boas intenções” que deve haver por aí.

  • Bruno S.
  • Deboísta

    Mas da mesma forma que eles poderia usar a invasão para evitar crimes eles tb podem usar para bisbilhotar adversários políticos internos e externos, roubar segredos comerciais de empresas e uma infinidade de outras coisas.

  • Bruno

    A questão é que se não existe meio de desbloquear, como a empresa vai fazer isso mesmo com ordem judicial? Acontece a mesma coisa com a criptografia de ponta a ponta do Whatsapp. A senha é local, e se existir algum backdoor, todo conceito de segurança vai pro espaço.

  • Bruno

    Vou postar a mesma resposta que dei pro amigo alí de cima:

    A questão é que se não existe meio de desbloquear, como a empresa vai fazer isso mesmo com ordem judicial? Acontece a mesma coisa com a criptografia de ponta a ponta do Whatsapp. A senha é local, e se existir algum backdoor, todo conceito de segurança vai pro espaço.

  • Otávio Castro

    Muiiiito diferente. Os dados são armazenados na China, o que não quer dizer que o governo chinês terá acesso a eles. O fbi quer ver fotos, ler msgs, conversas e afins.

  • Marcelo KG

    Parece que senti um cheiro de House of Cards? A não, é de Brasília mesmo XD

  • Marcelo KG

    Pois é, isso que a galera não entende: se a Maçã criar um backdoor pro FBI usar em casos de criminosos, é muitíssimo provável que esse mecanismo caia na mão dos próprios criminosos… Daí ferra tudo de vez.

  • Felipe Marchiori

    Esse marketing tá sendo bom hein Apple!

  • Gustavo Silveira

    Se entendo oficialmente/corretamente a questão, sim, a maçã atende sim a justiça (no que é possível), mas, somente depois de um processo formal. E as agencias de segurança preferem a porteira escancarada.

  • Gustavo Silveira

    Na real… ela NÃO QUER carregar o ônus de CONSEGUIR, e depois se enrolar mais ao negar a colaborar com algo que poderia fazer…. ela prefere tentar ficar de fora criando sistemas “invioláveis” inclusive para ela…

  • Gustavo

    Apple: ” eae FBI, blz? ow, sabe aquela backdoor que vc me pediu? parece que vai rolar, mas se me faz um favor?

    FBI: “Opa, diz ai”

    Apple:” Vai na mídia, e diz o quanto nossos aparelhos são incrivelmente seguros e que ate mesmo vcs tem uma dificuldade imensa pra desbloquear?”

    FBI: “Só isso? pode deixar então”

    Apple: ” Fmz então. Precisando tamo ae”

    FBI: “Fmz cachorro!”

  • Gustavo Silveira

    Eu consigo entender uma empresa que vende cofres, em trabalhar muito intensamente para produzir o cofre perfeito, inviolável, e na eventualidade de se descobrir uma falha neste, toda sua base de clientes entrar em risco junto com sua reputação… Consigo entender que as malas, nos aeroportos, sejam inspecionadas no raio-x, e requeiram cadeados que sejam abertos por chaves mestras dos oficiais de segurança aérea, consigo entender que passemos por detectores de metais ao entrar em lugares de grande concentração de pessoas.
    Mas atualmente tenho tido mais dificuldade de entender essa conversa sobre segurança absoluta nos dispositivos móveis, aceitamos ter nossas malas reviradas, mas não nossos celulares? o que guardamos neles que não guardamos em nossas malas?
    O Smartphone é último bastião de nossa rota privacidade? com esta batalha de smartphones ganha a “Apple das malas de viagens” poderá fazer a mala inviolável que nos permita transportar nossos segredos mais importantes sem monitorizações de segurança? e daí por diante…
    Comparativamente, no smartphone hj já não temos mais segurança que em todos os outros aspectos de nossa vida combinados? Precisamos de mais segurança que isso? de 10.000 para 10.000.000 não é mais um capricho da Apple do que uma necessidade de nós clientes?
    De outro lado em meu entendimento educação e respeito pela lei me inibem a cometer crimes, e na falta deles o medo da justiça cumpre a mesma função, se ao saber que as provas de meu crime estarão seladas num smartphone inviolável, acredito que a propensão a alguns crimes passaria a ser mais provável uma vez que seria mais difícil a justiça me alcançar, será que nós sociedade queremos/precisamos dispositivos assim tão invioláveis? e se queremos isso por quê damos toda essa moral pros facebooks que arregaçam nossa privacidade por aÍ?

  • fulvioramos

    no primeiro parágrafo tu já deu a resposta pra todo o questionamento…

    se tu aceita uma chave mestra pra abrir cadeados de segurança aérea, tu aceita que QUALQUER PESSOA abra a mala de outra, simplesmente pq as “chaves mestras” estão disponíveis na internet para quem quiser abrir um cadeado

    a recíproca serve para qualquer coisa… o mesmo aconteceria para backdoors em celulares ou qualquer outra forma de entrar sem autorização do dono

    a privacidade serve para nos proteger dos abusos do Estado, não o contrário.

  • Andre Bustamante

    Justamente…..A apple podia abrir o codigo do sistema como ocorre com o android…Quem sabe o oscar iria para o desenvolvedor…. e posteriormente para o consumidor….. Iphone/Ipad mais acessivel, etc…..etc… Sua ultima frase foi objetiva….

  • Kkkkkkkkkkkkkkk piada do mês.

  • Restrições de segurança é uma coisa, agora abrir as pernas para malware e assemelhados é outra coisa.

    Quer código aberto pode ser um futuro próximo, mas não agora. iPhone esta excelente do jeito que está. Claro que precisa de ajustes.

  • Bruno Martins Mendes Vieira

    ” fmz cachorro” kkkkkkk demais

  • Rodrigo Serni

    Não quer falar a senha ? Então poem o dedo aqui…. Ou a cara no iPhone X kkkkk

  • Filipi

    cara, não quero ninguém acessando meu celular, vendo meus nudes, tendo acesso as minhas redes sociais e apps de mensagem e muito menos minhas contas bancarias e cartões não.

  • Décio Sampaio

    Seria uma jogada de marketing se fosse uma empresa brasileira, com a polícia brasileira e no Brasil. Só porque acontece aqui neste país, vocês acham que acontecem lá fora? Brasil é um país fora do normal, com tanta corrupção, com tantos políticos sendo investigados, um país que libera R$ 5 milhões para Claudia Leite fazer uma turnê e por aí…

  • Nelson

    Encenação precisa existir né, os clientes precisam se sentir seguros kkk

  • Paul

    Melhor comentário… Kkk

  • Zico

    O FBI já faz tudo isso sem consentimento nem da Corte Americana, nem precisando de ordem judicial para tal.
    Isso aí é só encenação para reforçar os dois lados.

  • Anderson Camões

    Era mais fácil. As pessoas se comunicavam ligando.
    E capturar uma chamada sempre foi bastante fácil e simples de se fazer.

  • Jefferson Eduardo de Souza

    Em um mundo aonde qualquer um acha que pode xeretar sua vida só porque deu vontade, a Apple está mais que certa.

  • Fred Duarte

    Alguem acredita de verdade nessa “briga” ?! kkkk

  • Renato Valadares Pereira

    Cara o celular te conta sua vida sua rota diária semanal anual se vc tiver rede de dados ligado 24 horas celular prevê até sua mudança de rota do dia simula qual vc pode esta fazendo hoje grava locais horas velocidade que vc andou em tau rua cuidado celular sabe mais da sua vida que vc t

  • Renato Valadares Pereira

    Cara o celular te conta sua vida sua rota diária semanal anual se vc tiver rede de dados ligado 24 horas celular prevê até sua mudança de rota do dia simula qual vc pode esta fazendo hoje grava locais horas velocidade que vc andou em tau rua cuidado celular sabe mais da sua vida que vc


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: