Vendas de Macs aumentaram 5,9% em 2017 enquanto a indústria de PCs como um todo encolheu 0,2%

Imagem de destaque


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
12/01/2018 às 14:00

Passado 2017, agora já é possível analisar as vendas de computadores tanto do último trimestre (Q42017) quanto do ano todo.

Assim como acontece em todo novo trimestre, mesmo sem que as empresas divulguem números oficiais, a firma de análise de dados International Data Corporation (IDC) fez uma pesquisa e publicou os resultados que, desta vez, mostraram-se a favor da Apple.

Industria PCs Q42017

De acordo com a firma, a Apple conquistou 8,2% do mercado no quarto trimestre de 2017 (5,7 milhões de unidades vendidas), um bom aumento frente os 7,7% conquistados no mesmo trimestre de 2016. Com isso, as vendas da Apple cresceram 7,3%, ficando atrás apenas da HP, que cresceu 8,3% — a média de acrescimento da indústria como um todo ficou em 0,7%, já que muitas marcas perderam mercado e tiveram vendas mais fracas neste ano.

Os números de vendas de PCs, como afirmou a IDC, é mais centrado em demandas de empresas do que de fato em compras de consumidores domésticos. E o crescimento desse mercado aconteceu na Europa, no Oriente Médio e na Ásia. Nos Estados Unidos, a firma disse que o mercado de PCs permaneceu estável, mesmo com uma grande concorrência dos dispositivos móveis.

As vendas nas férias proporcionaram impulso suficiente para que o mercado de PCs se estabilizasse um pouco mais. No entanto, a crescente popularidade de dispositivos móveis levou o mercado geral de PCs dos EUA a ter uma performance abaixo das expectativas.

Industria PCs 2017

Focando nos números do ano todo, a Apple também conseguiu um bom crescimento de market share, passando de 7,1% em 2016 para 7,6% em 2017. Com isso, as vendas da Maçã cresceram 5,9% em relação a 2016, enquanto a industria encolheu 0,2%. Com esses números, a Apple garantiu o quarto lugar entre as fabricantes de computadores, com 19,6 milhões de unidades vendidas, ficando atrás de HP (58,8 milhões), Lenovo (54,8 milhões) e Dell (41,8 milhões).

via 9to5Mac

Posts relacionados
Comentários
  • Rodrigo Vieira

    Windows 10 colaborando

  • Will Walbr

    Uma pena que o macOS esteja no final da fila em prioridades lá dentro…

  • Francisco K F Alves

    Apenas o nº de unidades vendidas está equivocado no terceiro parágrafo. São 5.7 milhões de unidades.

  • Maurício

    Também tô achando um descaso com o macOS recentemente…

  • ricms

    Pois é, achei q ia morrer com meu Air 13 mid 2011, mas o Submarino fez uma boa ação de natal vendendo o Pro 15 2016 com touch por 8.000,00 no cartão submarino, tive que ajudar a aumentar a estatística.

  • hmb

    Ontem apareceu um perdido desse no site, comprei! hehe

  • Corrigimos, obrigado.

  • Will Walbr

    Pior que nem é tão recente assim, já vem sendo deixado em terceiro plano desde o começo da fase “moderna”, lá no Yosemite.

  • Rafael Boiko

    Será que ainda rola, tem o link ainda?

  • Marcio Vianna

    Exato!
    Conversei com alguns colegas programadores recentemente e a conclusão a que chegamos é de que dois sistemas operacionais sofrerão grandes mudanças nos próximos dois anos. Desde o Yosemite o macOS vem ganhando a experiência de uso equivalente do iOS onde a Loja Virtual torna-se o centro da experiência de uso.
    Outro sistema em que observamos essa mudança e que também passa a replicar a experiência do iOS é o Fedora 27 Gnome.
    Com a mudança no comportamento do usuário, onde aparelhos móveis estão mais presentes no cotidiano a computadores concluímos que ambos sistemas estão ao seu modo migrando para essa nova realidade econômica.
    Estamos vivendo mais um período de mudanças estruturais a de um descaso.

  • Will Walbr

    Infelizmente é só “transformando” o macOS num iOS que o vejo ainda recebendo alguma atenção da empresa. Não sei se isso é ruim, ou o quanto… do meu ponto de vista atual, de usuário desktop, não é nada animador. Veremos como será…

    Talvez seja um bom momento pro Windows se aprimorar ainda mais, já que aparentemente ainda é o carro chefe da Microsoft.

  • Ajustes

    Gente, estou com um problema muito sério… Preciso de ajuda!

    Meu iPhone X deu problema na tela no primeiro dia de uso, enviei para a Apple e agora eles mandaram e-mail falando que vão devolver o produto, pois perceberam dano acidental.

    Puxei na memória o que poderia ter sido e lembrei que limpei o celular com água, como sempre fiz por um ano inteiro, com o meu 7 Plus. Foram só respingos superficiais, certamente o aparelho tinha alguma falha na vedação.

    Agora perdi meu aparelho. O que eu faço? Já era a garantia?

    Estou muito chateado com a situação…

  • Marcio Vianna

    Não, se estiver entre as especificações do aparelho o suporte a poeira e água, acho que é IP67 ou IPV7, sei lá essa sigla. Aí o aparelho deveria ter suporte a respingo de água e você pode processar a empresa em qualquer juizados especial com base nesse fundamento: não atendimento das especificações publicadas.

  • Ajustes

    Mas eles falam que não está coberto pela garantia danos causados por água além do suportado pelo aparelho. Agora como vou provar que foram só respingos?

  • Victor Hugo

    Ajustes, cadê o iOS 11.3?

  • Marcio Vianna

    Sim, ao contrário do que muitos pensam, a porta da oportunidade nunca esteve tão aberta, pois nenhuma plataforma de programação conseguiu ainda fechar um ecossistema de forma efetiva em que o mesmo código possa ser aproveitado em toda sua gama de aparelhos.
    A conta não fecha quando se tem aparelhos que exijam equipes diferentes de manutenção de código e somente uma plataforma unificada é que torna viável essa conta. Daí a necessidade de unir plataformas, não necessariamente sistemas, pois é possível ter sistemas que aproveitem o mesmo código.
    Nesse ano que se inicia teremos alguns passos nesse sentido. Na WWDC a Apple deve apresentar sua solução. A Microsoft tem consegui respeitável êxito em unificar desenvolvimento de jogos eletrônicos, mas não consegue ingressar no mercado mobile. O Android não consegue ingressar no mercado de computadores, não é um sistema capaz de ser um ambiente de produção; e temos o Gnu/Linux com três propostas de peso baseados no ambiente gráfico Gnome para entrar na dança com o formato universal .flatpak, a central de entretenimento da Atari, o Ataribox, e seu Palmtop-smartphone, o Librem 5.
    A sorte está lançada.

  • Victor Hugo

    Negativo! O Windows há tempos deixou de ser o principal produto deles, atualmente o lucro passou a vir de computação na nuvem e servidores.

  • Ajustes

    Foda-se o iOS, estou com um problema grave.

  • Marcio Vianna

    O consumidor não é provido de condições de determinar em quais condições pode-se utilizar o produto desde que não seja algo absurdo.
    Tecnicamente há um princípio jurídico que sintetiza essa idéia. Se o fabricante publica uma campanha publicitaria em que destaca essa qualidade não é o consumidor o responsável caso o aparelho não resista à vedação que dele se espera. Você mergulhou o aparelho numa piscina ou apenas o lavou na pia? Se você apenas jogou alguns respingos de água e o aparelho não aguentou, o fabricante que disponibilizou ao mercado produto fora de suas especificações; agora se você mergulhou no mar, aí você é que abusou, né. Direito é bom senso.

  • Marcio Vianna

    Tive um problema semelhante há muitos anos com um Dell Inspiron. A placa mãe do notebook queimou sem qualquer pico de luz ou mal uso, nada.
    O técnico foi em minha casa e chegou a essa conclusão: a placa queimou em condições anormais.
    Como eu iria comprovar que nunca tinha usado o aparelho fora de suas condições normais?
    Na época a Dell nem criou qualquer empecilho, o técnico ligou para a Dell Brasil, eles o transferiram para a Dell EUA e de lá liberaram a peça. Só tive que aguardar cerca de uns 12 dias até a peça chegar no Brasil, mas a Dell prestou uma assistência técnica irretocável.

  • Marcio Vianna

    Eles já ganham mais com a plataforma Xbox (jogos) do que com o Windows também.

  • Ajustes

    Bom que resolveu seu caso!

    Na minha cidade não tem autorizada da Apple, tenho uma viagem para Belo Horizonte no dia 19, acho que vou levar em uma iPlace e conversar.

    Realmente, estou sem saber o que fazer. 7 anos usando Apple, nunca tive um problema sequer e agora que tive (com um de seus produtos mais caros) eles jogaram a culpa em mim. Decepção total.

  • Marcio Vianna

    Na boa, seu caso está mais para má vedação de fábrica do aparelho do que mal uso do consumidor. Se essas marcas não ocorreram em razão de queda, você leva essa. A única hipótese em que você perderia seria caso a perícia comprove que sua vedação falhou em decorrência de queda, a queda caracteriza o mal zelo do consumidor. Tirando essa hipótese, você leva. O aparelho está mais para má montagem e vedação do que mal uso. Sinceramente, eu entraria e tenho quase certeza que você leva essa sim.

  • Marcio Vianna

    Juridicamente esse é uma prova “maquiavélica” ou tecnicamente “prova impossível”.
    Não se exige a comprovação de prova impossível em Direito.
    Não é necessário fazer tal prova.

  • Don Corleone

    Acho que não cobre. O manual é bem claro em relação a isso…

  • Wilan

    Esquece Windows, aquilo não é funcional como o OS X. Agora a Apple realmente podia dar mais atenção tantos aos Macs quanto ao OS X eu mesmo espero um MBP descente ser lançado para comprar, a Apple anda abandonando cada coisa boa que ela tem, vide seus roteadores.

  • Wilan

    Quem pagava Windows era só as empresas grandes, logo melhor focar no mercado empresarial e o Windows hoje é mais nada que uma fonte de vender dados.

  • Marcio Vianna

    Acho que todos os sistemas estão se transformando nisso: apenas uma fonte para venda de dados, uma mera ponte entre o consumidor e o produtor de conteúdo, o programador.

  • Ajustes

    O aparelho não tinha um risquinho sequer. Ele apresentou o problema horas depois de ativado, eu o usei apenas configurando.

  • Wilan

    Você falando isso me lembra como o iPad é limitado em substituir os computadores mesmo em serviços básicos, nada se compara ao teclado e mouse/trackpad e a facilidade do sistema de arquivos de um OS oara computadores, a Apple podia criar uma versão do iPad diferente da do iPhone, assim ela teria uma ponte que abrange os dois sistemas e públicos.

  • Wilan

    Não sei se já chegou mas viu uso no touchbar com o tempo? Ou é só firula mesmo?

  • Wilan

    Tem email?

  • Ajustes

    Eu posso falar que molhei o aparelho? Não estaria me prejudicando? Talvez tenha sido sim uma má montagem, que permitiu a entrada de água, mesmo sendo molhado com uma quantidade muito pequena.

  • Ajustes
  • Marcio Vianna

    Abri a torneira, peguei uma esponja, a molhei e passei no aparelho. Claro!
    Abria a torneira, coloquei uma vedação no ralo, enchi e mergulhei o aparelho na pia. Claro.. que não!
    Direito é bom senso.

  • Marcio Vianna

    Até a data de compra (nota fiscal) e entrega – caso tenha sido entregue por serviço postal – te ajudam, colega. Só não demore para iniciar seu processo, pois o Direito não socorre a quem dorme.

  • Pedro Henrique Rodrigues

    Recentemente adquiri um MBA e tenho achado a experiencia do MacOS parecida com a experiência do iPad, no ios. Tenho usado muitos apps em tela cheia, como safari, excel, Spotify ou powerpoint, e poder mudar de um app para o outro com gestos no trackpad tem sido uma experiencia sensacional. Tudo muito fluido como era no iPad.
    Claramente o gerenciamento de arquivos no MacOS é praticamente incomparável com o que o iOS oferece, porém era de se esperar.
    O que quero dizer é, tenho usado o Macbook de forma parecida com o meu iPad. Tudo tem sido instantâneo, sem necessidade de desligar o Mac, sem necessidade de ficar reiniciando.
    Um pró enorme para os macs é o trackpad, visto que fica mais fácil de manusear do que a tela touch.

    A vantagem do iPad é ser mais “Maleável”, e para ambientes como viagens e faculdade, acredito que é mais fácil utilizar um tablet do que um notebook. Porém os apps não são como no PC ou Mac, por isso realizar trabalhos no Mac é muito menos custoso que no iPad, porem acho a experiencia bem parecida.

  • Will Walbr

    Discordo. Desde o Vista(que usei por muito tempo) e o 7(idem) que as coisas melhoraram muito. Uso Mac desde o Snow, passei por cada versão desde então até chegar no High, e se ele é bem prático e funcional em muitos aspectos, o Windows é da mesma forma em muitos outros. Hoje tenho ambos, Vista e 7, rodando virtualizados, por necessidades que o macOS não atende, e eles não deixam a desejar comparados ao HS.

  • Will Walbr

    Se tem um elemento que distancia o macOS de todos os outros sistemas é o trackpad. Quando migrei na época do Snow, usava o Windows 7, foi uma experiência brutal. Isso também, de só reiniciar/desligar quando tem uma atualização que exige. Passo semanas sem desligar ou reiniciar o note.

  • Pedro Henrique Rodrigues

    Ah eu ja acho que o Windows deixa muito a desejar em estabilidade. S e m p r e vivenciei problemas no Windows, as coisas paravam de funcionar, e eu tinha que perder um tempo tentando resolver.
    O que me moveu para o MacOS foi essa estabilidade, espero que as coisas sejam melhores por aqui.
    Como meu computador pessoal, 0 vontade de voltar a usar Windows. Usarei somente quando necessário.

  • Will Walbr

    Tive esses problemas com Windows, mas também já tive com o macOS; uns inclusive, bem cabulosos. O mesmo enfrentei quando me aventurei no Ubuntu, no passado. Nenhum deles é imune.

  • Marcio Vianna

    Se eu disser que a tendência é justamente o contrário você não ficaria com raiva, não? Os sistemas operacionais vão em poucos anos tornar-se mais “fechados” em razão de segurança. Os programas já estão sendo compilados em formatos sandbox para que não tenham mais acesso às informações prioritárias. É uma tendência irreversível.
    Agora no Gnu a solução foi muito interessante. Exclui-se a possibilidade de acesso às informações prioritárias sendo essas de acesso exclusivo do kernel, mas as aplicações receberão essas informações através de um recurso compartilhado, uma API, a Portal. Considero que tal solução será replicada pelos demais sistemas, e aqui inclui-se o iOS.
    Quanto à capacidade do iPad substitui um notebook, acho que a incapacidade está mais ligada a ergonomia do que ao sistema em si. Quanto ao sistema, basta-se “enriquece-lo” fornecendo as API necessárias, mas a ergonomia não tem muito como corrigi-la, a não ser que abram exceção e aceitam o uso do Magic Mouse, aliás como é a proposta do Google Pixel C, a melhor proposta de convergência entre computadores e tablet que experimentei nos últimos anos. Outra proposta muito bem feita foi a realizada pela Microsoft com seu ultrabook top premium, o Surface Book.
    Eu gosto do iPad, mas quando tento usá-lo como notebook essa necessidade de ficar tocando a tela cansa meus ombros e não é uma experiência ergonômica adequada. Não sei se é a sua opinião também.

  • Pedro Henrique Rodrigues

    Exatamente. É um abismo de diferença! Tomara que continue assim, eu estou muito satisfeito mesmo com os resultados que tenho tido.
    E a bateria é algo simplesmente funciona também. Faço minhas atividades, uso o Mac como qualquer outro notebook e ainda sobra bateria. No fim do dia, nem parece que utilizei somente bateria.
    Nem me preocupo com tempo estimado ou quando terei que pegar o carregador, só lembro de usar e aproveitar ! haha

  • Will Walbr

    E mesmo assim, ainda me parece que eles dão mais atenção ao Windows, que a Apple ao macOS. : /

  • Marcio Vianna

    Esse o fundamento que iniciei minha explanação. Processo neles!

  • Ronan Arraes Jardim Chagas

    Ajustes, mas a Apple falou especificamente em dano por água?

  • Ajustes

    Não, eles falaram: Os nossos técnicos inspecionaram o produto. Eles constataram sinais de danos acidentais ou uso indevido, assim não podem repará-lo.

    No status do site fala: Encontrados danos acidentais ou violação.

  • O macOs é fantastico, ainda que não seja o foco da empresa, como os colegas falaram ai logo abaixo. Eu acho que android e mac é o conjunto perfeito nos dias atuais. Não que o iphone seja ruim, so que pra mim essa dupla ali é o melhor dos dois mundos. E digo tudo isso como ex usuario de mac e atual usuario windows, ou seja, sem fanatismo nenhum. Mas essa também é só minha opinião pessoal 😉

  • Victor Hugo

    Também, isso é verdade. Porém o que mais gera lucro hoje, em 1º e 2º lugar, é computação na nuvem e servidores

  • Ronan Arraes Jardim Chagas

    Cara, é seu direito saber que dano acidental foi esse. Liga para eles e pede o laudo de técnico. De qualquer forma, você vai precisar disso para iniciar o processo judicial.

  • Ajustes

    Falei com eles pelo chat, foi por contato com a água. Eu não molhei o iPhone nem por 10 segundos e depois sequei imediatamente. Fiz isso por 1 ano com meu 7 Plus, quase todos os dias e nunca aconteceu nada. Agora terei que pagar 3 mil de reparo.

  • Ajustes

    Falei com a Apple pelo chat, disseram que foi dano por contato com a água. Impossível o iPhone não resistir 10 segundos a respingos de água.

  • Ronan Arraes Jardim Chagas

    Da forma como disse, muito provavelmente a vedação da sua unidade não estava boa. Isso prova que, embora os celulares estejam vindo com IP6X, é bom não depender da vedação e usar apenas como um seguro.

    Você comprou seu iPhone X aonde?

  • Renata Porfirio

    Minha amiga teve um problema com o iPhone 7 dela, o celular mergulhou na piscina por muito mais tempo do que o recomendado e queimou, a “esperta” (malandra) entrou na justiça alegando que o aparelho contava com proteção IP67 e que ela tinha apenas derrubado o celular na água e retirado imediatamente, na decisão judicial o Juiz disse que a propaganda e especificações do produto salientavam uma característica e de maneira desproporcional avisavam que a mesma não era garantida, ou seja, a Apple vende uma proteção em letras garrafais e em letras miúdas no rodapé não dá validade a ela, no final a Apple foi condenada a indenizar minha amiga, a decisão final se não me engano se enquadrou em propaganda enganosa induzindo o cliente ao erro.

  • Marcelo

    Ok, Mas todo mundo sabe que o forte dos PCs são os montados, e não comprados de linha… Mercado bem diferente da Apple que não vende nada modular, não é? Upgrade e customização nem pensar…

  • Victor

    https://uploads.disquscdn.com/images/5d0774fa22271ca3f7289a7af624bcc754c226ae5b139e9973270a9a0a5f3d63.jpg

    A própria Apple ainda mostra o celular sendo usado debaixo de chuva no comercial, realmente induz o consumidor ao erro.

  • ricms

    Quando o Mac está na mesa eu uso com suporte e teclado com mouse externo, então fica fora de mão usar a Touch Bar. Mas vezes que usei ele como portátil o mais difícil é acostumar q ela esta ali, pq eu n digito olhando para o teclado. Algumas vezes é mais fácil clicar ali do que levar o cursor ate a caixa de comando.
    Mas da pra viver bem sem. o que ficou útil foi o desbloqueio por senha.

  • Wilan

    Claro que tudo na vida vai ter algo de bom para oferecer se não nem existia, mas colocando na balança para quem tem o uso hard dos dois sistemas o Windows fica anos luz ainda do Mac, tudo no Mac é mais simples e funciona melhor, se usar o eco sistema por completo da empresa ainda fica melhor, lembrei disso esses dias que precisei recuperar um Windows corrompido e me lembrei de como isso é fácil no Mac.

  • Wilan

    Assino em baixo.

  • Wilan

    Realmente, mas foi justamente esses dois tópicos que citei, a ergonomia e o sistema em si, a ergonomia não tem muito u que se fazer mas ok, agora o sistema mesmo que o iPad rode um iOS ou tenha as API junto com os outros sistemas ele tem que ter algo a mais que se destaque do iOS e se aproxime ao OS X, por isso citei a ponte. O iPad se quiser atingir o público desktop não pode mais ser um iPhone grandam, o sistema de arquivos que citei é só um dos fatos que atrapalham trabalhar nele o tornando menos pratico, e ao meu ver a solução que a Apple tentou dar que é o app Arquivos ainda tem que melhorar bastante.

  • Wilan

    Foi justamente isso que estranhei ai testar, a necessidade de ficar olhando para o teclado, vocé perde produtividade.

  • Will Walbr

    Curioso o exemplo, porque já recorri ao Time Machine num momento decisivo e ele -também- me deixou na mão, me obrigando a recomeçar tudo do zero, o que na época foi muito -muito- frustrante, ainda mais dada toda a proposta de “impecabilidade” do Mac. No uso hard discordo também, acredito que o macOS é justamente pro usuário básico/médio; um usuário mais avançado não conseguiria ficar longe do Windows, acho…

    Agora concordo que em se tratando de eco-sistema, nenhum supera a Apple. ; )

  • Pedro Henrique Rodrigues

    Devo concordar. De inicio tenho ficado um pouco desapontado com o finder. Porem parece que existem soluções para personalizar o finder, dentro do MacOS usando o automator (acho que é esse o nome). Dai ja ajuda ! Haha

  • Rafael Moreira

    Passei a utilizar o macOS final do ano passado. O macbook foi a melhor aquisição que fiz em se tratando de computador pessoal. Fui usuário de Windows a anos e não penso mais usar o sistema. Talvez uso como VM para testar alguns softwares, ou utilizar o Visual Studio. Fora isso não vejo mais necessidade, o sistema da Apple tem tudo o que eu preciso. Produtividade excelente. Hoje os sistemas operacionais está voltado também para o mundo mobile devido a integração. Usei Windows 10 nos ultimos meses e tive muitos problemas com instabilidade. E o meu desktop contava com excelente hardware para rodar o sistema. Windows de fato foi bom até o Windows 7 sem muitas firulas. Depois os caras quiseram mesclar com windows phone ai ficou ridículo. Iniciei no mundo Apple com MBP 2012, irei realizar um upgrade para deixar o Mac bala, e no futuro trocarei por outro Mac. Depois pretendo adquiri um Xbox para continuar jogando alguns jogos. Com a mudança do sistema, tive que abrir mão desse quesito. Não me arrependo nem um pouco.

  • Anderson Camões

    Ela pode botar o que quiser no manual.
    Se faz o comercial usando o celular debaixo da chuva demonstra para o consumidor que ele pode ser molhado.
    O visual é muito mais amplo, induz a compra, do que o manual, que só é lido após a aquisição do bem.

  • Wilan

    Eu também não gostei do Finder de começo, mas depois de uns anos acostumei e hoje funciona muito bem.

  • Wilan

    Opa ai deve ter dito algum problema de Hardware, porque mesmo que o backup ficasse corrompido bastava você instalar um sistema do 0 e depois copiar as pastas manualmente, ou então tentar recuperar o backup usando o assistente de migração com o sistema instalado do 0.

  • Wilan

    Pra mim o Windows começou a errar o dia que tirou o botão iniciar hehe.

  • Wilan

    Estamos falando de sistema, independente se rode em um super PC montado ou em um Toshiba da vida.

  • Jaime Camargos

    Gostaria de ver estes números no Brasil.

  • Will Walbr

    Não, Chefe! Não acredito nisso. HD em uso -até o momento!- sem nunca ter apresentado nenhum problema. Não vou descontar essa pro Time Machine, ele falhou. Foi o que eu disse, tive que instalar do zero, mas aí foge o propósito do recurso. Perco tempo fazendo isso manualmente, além de não recuperar muitas configurações/personalizações.

    Depois de uma hora vendo o serviço copiar arquivos, pra só então me dizer que não ia rolar… foi frustrante. Gosto muito do macOS, mas ele não é perfeito.

  • Don Corleone

    Debaixo da chuva é diferente de debaixo da torneira.. ademais o manual é disponibilizado antes do produto ser lançado. Se a pesso só lê depois ou não lê é outra coisa.

  • Anderson Camões

    Faz sentido, mas não é desta forma que a justiça de diversos países entendem.
    Existe uma ênfase muito maior ao fato de poder molhar, como o disposto nas peças publicitárias quando comparado com a informação que não cobre danos causados pela água.
    Outra questão é o fato de dizer possuir ter a certificação. Se afirma ser IP 67, deve cobrir em garantia o afirmado. Não pode ser assim, “olha eu tenho o ip67, mas não garanto”. Ou tem ou não.
    Se ele só garante a chuva deveria ser ip64. Este 7 da certificação significa: “ Proteção contra efeitos de uma imersão até 1m por 30 minutos”
    Ou seja, imersão até 1 metro por 30minutos cobriria a torneira com folga.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: