O melhor pedaço da Maçã.

DuckDuckGo lança nova extensão para navegadores (incluindo o Safari) e app focado em privacidade

Extensão do DuckDuckGo

Você pode não conhecer, mas o buscador DuckDuckGo é uma ótima opção ao Google para pessoas que buscam mais privacidade em suas buscas.

Publicidade

Tentando fugir um pouco do mercado de buscas e oferecer mais aos usuários, eles agora estão uma novidade muito interessante: uma nova extensão para navegadores (por enquanto, Safari, Chrome e Firefox) e um app totalmente focado em privacidade na web.


Ícone do app DuckDuckGo Private Browser
DuckDuckGo Private Browser de DuckDuckGo, Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 7.115.0 (97 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app DuckDuckGo Private BrowserScreenshot do app DuckDuckGo Private BrowserScreenshot do app DuckDuckGo Private BrowserScreenshot do app DuckDuckGo Private BrowserScreenshot do app DuckDuckGo Private BrowserScreenshot do app DuckDuckGo Private Browser

A premissa é a seguinte: impedir (ou pelo menos ser mais transparente) em relação à vasta gama de redes de rastreadores (administradas por grandes empresas como o Google e o Facebook), as quais monitoram tudo o que nós fazemos online a fim de segmentar cada vez mais os seus anúncios nas respectivas plataformas. Veja bem, não há nada de “errado” nisso; é o modelo de negócios deles. O que pega, aqui (pelo menos na minha humilde opinião), é que muitas vezes isso tudo acontece sem o nosso conhecimento, de forma agressiva demais.

A nova extensão/novo app do DuckDuckGo quer simplificar a privacidade online, bloqueando redes de rastreamento, oferecendo uma criptografia mais inteligente1Se algum site oferece uma versão criptografada, mas não o envia automaticamente, o DuckDuckGo irá. Essa criptografia nos protege de espiões, como ISPs (internet service provider, ou provedor de serviço de internet), pegando informações pessoais à medida que navegamos pela internet. e, obviamente, uma opção de pesquisa na web privada. Agora, o que eu mais gostei foi de um novo recurso que mostra uma classificação de privacidade (a qual vai de “A” a “F”) quando você visita um site. De acordo com eles, esta classificação permite que você veja de forma clara como você está protegido com base na prevalência de redes de rastreadores ocultas, disponibilidade de criptografia e práticas de privacidade do determinado site.

Extensão do DuckDuckGo

Ainda segundo a empresa, a maioria das políticas de privacidade é difícil de entender e não é revisada o bastante. Assim, mesmo que bloqueiem todas as redes de rastreadores e atualizem a criptografia, um site ainda pode usar nossos dados para diversos fins. Por isso, eles se juntaram ao TOSDR (Terms of Service; Didn’t Read), para incluir índices dos termos de serviço e políticas de privacidade do site (quando disponíveis, obviamente).

Publicidade

Particularmente, eu acho que algo assim faz mais sentido no macOS e no Android, que são ambientes mais abertos. No iPhone, por exemplo, eu dificilmente trocarei o Safari pelo app do DuckDuckGo por razões diversas que incluem principalmente conveniência. Mas, ainda assim, o serviço está disponível também para iOS, caso você se interesse.

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Se algum site oferece uma versão criptografada, mas não o envia automaticamente, o DuckDuckGo irá. Essa criptografia nos protege de espiões, como ISPs (internet service provider, ou provedor de serviço de internet), pegando informações pessoais à medida que navegamos pela internet.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Planett, Canary Mail, SQLPro for SQLite e mais!

Próx. Post

Apple libera as versões finais do iOS 11.2.5, do macOS High Sierra 10.13.3, do watchOS 4.2.2 e do tvOS 11.2.5 [atualizado 5x: iTunes 12.7.3 e mais]

Posts Relacionados