Cabo do HomePod é removível, mas a Apple não quer você mexa nele; reparo custa US$29 nos EUA


Assim que um produto é lançado, é natural que muitas notícias sobre ele apareçam, com uma descoberta aqui e outra ali. E com o HomePod, não está sendo diferente.

Quando fizemos o unboxing dele aqui no MacMagazine, achamos que o cabo de força era totalmente preso (embutido) no dispositivo, porém isso não é totalmente verdade.

Um usuário no Reddit registrou que sim, o cabo do HomePod é removível, mas é preciso uma certa força para que isso seja feito. Nós então resolvemos testar e comprovamos que, sim, é possível retirar o cabo… mas talvez essa não seja uma prática aconselhável.

Como é possível notar, existe um plugue feito para o (des)encaixe, porém a força que é necessária para retirar o cabo é um indicativo de que isso não deve ser feito — ou a Apple não quer que seja feito. A informação inclusive está lá no Guia do Usuário do dispositivo, conforme notou o MacRumors:

O HomePod inclui um cabo de alimentação incorporado que não deve ser removido.

Em raras circunstâncias em que o cabo é retirado ou danificado, não tente removê-lo ou encaixá-lo novamente no HomePod. Se o cabo for removido ou danificado, poderão ocorrer danos ao cabo ou aos componentes internos do HomePod.

Cabo do HomePod

Caso você insista em retirar o cabo ou, se por algum motivo, algo der errado, o reparo pode ser feito, mas custa US$29 nos Estados Unidos (£25 no Reino Unido e AU$39 na Austrália) — e você precisará entregar o HomePod inteiro para a Apple, não somente seu cabo!

Se existe tanto protocolo para um simples cabo, por que então a Apple definiu que ele seria, em parte, removível? Podemos pensar em algumas possíveis explicações — nenhuma de fato comprovada pela Maçã.

A maneira como todo o dispositivo foi revestido, seu acabamento e como ele foi montado, foi propositalmente feito a fim de que parecesse um único “pedaço” de hardware — a fixação de Jony Ive por dispositivos unibody. Ou seja, ele pode parecer totalmente não-removível por uma questão estética, de design.

Cabo do HomePod

Por outro lado, talvez a habilidade de removê-lo tenha a ver — conforme apostou o 9to5Mac — com a disposição do HomePod nas lojas da Apple. E uma boa explicação para que o dispositivo inteiro precise ser levado para reparo seria o fator segurança — uma vez que o cabo está danificado, é possível que isso afete todo o dispositivo.

Uma possibilidade de o cabo ser removível seria a facilidade para trocar de cabos de região para região, conforme a variação dos plugues ao redor do mundo — o que, para mim, é uma das explicações mais plausíveis.

De qualquer maneira, como já comentamos nos nossos vídeos, este é um dispositivo que carrega a palavra “Casa” no seu nome; ou seja, provavelmente você irá deixá-lo parado na sua casa e não será sequer preciso ficar retirando o cabo. Se, em última instância, você realmente precisar, saiba que poderá fazê-lo, mas por sua conta em risco.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: