Review: Pastebot, aplicativo da Tapbots para gerenciar a área de transferência do seu Mac


Existem aplicativos para macOS que são simplesmente essenciais, como um bom navegador, um bom cliente de email, um bom gerenciador de fotos, entre muitos outros. Há alguns, porém, bem nichados, que fazem sentido apenas para quem realiza alguma determinada tarefa no Mac e que, por isso, definitivamente não merecem a atenção de todos.

Eu não sei dizer se um app capaz de gerenciar a área de transferência é algo que todos precisam. Diria que não. Mas, dependendo do que você faça no seu Mac, é algo que pode lhe ajudar bastante. No meu caso, que passo boa parte do meu dia conversando no Slack com a equipe do MacMagazine, selecionando pautas, copiando/colando links, etc., um utilitário desses é simplesmente indispensável.

Quando eu reconheci que precisava de um app assim, optei pelo Paste — até porque, o Pastebot nem sequer existia nessa época. Eu adoro o aplicativo, mas sentia falta de algo simples, porém bastante útil: poder copiar/colar informações em sequência (mais sobre isso abaixo). E foi aí que Pastebot entrou na minha vida.


Ícone do app Pastebot

Pastebot

de Tapbots

Compatível com Macs
Versão 2.1.4 (9 MB)
Requer o macOS 10.11 ou superior

R$ 32,90

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app PastebotScreenshot do app PastebotScreenshot do app PastebotScreenshot do app PastebotScreenshot do app Pastebot

Não foi simples. Para falar a verdade, eu tentei uma vez adaptar ao Pastebot, não consegui e desisti. Só que a falta desse recurso no Paste realmente faz falta e eu acabei dando mais uma chance ao Pastebot há alguns meses. E, agora, consegui me adaptar.

Talvez a minha primeira tentativa não tenha sido feliz por eu justamente estar vindo do Paste, um aplicativo muito mais visual e fácil de se adaptar/usar do que o Pastebot. Tentando explicar de uma forma rápida, é como se o Paste tivesse sido feito por um designer e o Pastebot por um programador. Não que Paste seja um app lindíssimo e o Pastebot sem qualquer capricho. Não, não é — eu arrisco a dizer que eu até prefiro o visual mais sóbrio do Pastebot. Mas o acesso aos recursos em si, as muitas combinações de atalhos de teclado e a identidade mais developer do aplicativo da Tapbots podem afastar algumas pessoas.

O fato é que, depois de me obrigar a usar o Pastebot por alguns dias e entender a forma como ele foi criado, eu provavelmente não voltarei mais ao Paste. Pensando de uma forma simplista, um aplicativo desses serve para você manter um histórico do que foi copiado e para facilitar a colagem da informação em si no local desejado (em quase todos esses utilitários, você pode instalar um auxiliar para colar o texto copiado de forma automática no campo em questão), oferecendo recursos como busca, atalhos para você ser mais produtivo, uma lista negra de apps para que o utilitário não guarde a informação no histórico (por exemplo, as senhas que você copia de apps como o 1Password), opção de colar em texto plano (plain text), sincronização via iCloud, compatibilidade com a Área de Transferência Universal da Apple e por aí vai.

O Pastebot, porém, vai muito além disso. E alguns recursos me chamaram a atenção, como a possibilidade de “passarmos” o texto copiado por filtros bem interessantes. Por exemplo, você pode copiar diversas palavras e transformar isso em uma lista (HTML); transformar textos em emojis, remover emojis de um texto, retirar qualquer letra maíuscula de um texto ou fazer o inverso, Transformando As Primeiras Letras Minúsculas em Maiúsculas, TODAS EM MAIÚSCULAS e por aí vai. Aqui “o céu é o limite”, já que você pode criar os seus próprios filtros.

Criando uma lista no Pastebot para macOS

Criando uma lista no Pastebot para macOS

O que realmente me pegou no Pastebot foi a possibilidade de copiar algumas informações e colar em sequência. Isso é muito comum aqui no trabalho que fazemos no MacMagazine, seja selecionando links de pautas ou copiando URLs e títulos dos artigos mais lidos e mais comentados para o nosso post dominical.

Em vez de eu ficar indo e voltando nas abas do Safari copiando/colando as informações, eu simplesmente copio tudo na sequência desejada e depois vou colando tudo nos campos desejados. E isso tudo, é claro, através de atalhos configuráveis no próprio aplicativo. É uma mão na roda e tanto!

Sequência de texto copiado no Pastebot para macOS

Sequência de texto copiado no Pastebot para macOS

Errou a ordem da sequência? Não tem problema. Basta abrir a janela do Pastebot e, utilizando as setas esquerda/direta do teclado, você pode colocar ou retirar algo da sequência individualmente.

Há, porém, uma grande ausência que eu simplesmente não entendo. Em casos casos, como esse que eu descrevi do post dominical, colar as informações em sequência faz todo sentido; em outros, contudo, eu simplesmente quero copiar uma lista de links, por exemplo, e colar em algum lugar de uma vez só. E isso não é possível fazer no Pastebot. Ou eu copio um link e colo, copio outro e colo (e assim por diante) ou faço uma sequência, copiando todos os links desejados e colando todos eles em sequência. Em vez de usar o atalho V para colar essa sequência, link por link, custava oferecer um atalho para colar toda essa lista de uma vez só?

O Paste também não oferece algo assim, mas nele eu posso ir colando todos os links desejados, abrir o histórico, fazer uma nova cópia da lista desses links e colar no locar desejado — algo que o Pastebot não permite. Ainda assim, acabei me acostumando mais com a ideia de copiar uma sequência e colar um por um do que fazer isso no Paste.

Outra coisa que me incomoda no Pastebot são as duas janelas que ele oferece, uma acessível pelo ícone na barra de menus e outra pelo ícone no Dock. Eu entendo a ideia de oferecer um acesso mais simplificado na barra de menus e algo mais completo pelo Dock, mas isso pode acabar confundindo mais a cabeça das pessoas do que ajudando.

Janela mini do Pastebot para macOS

Janela mini do Pastebot para macOS

Janela normal do Pastebot para macOS

Janela normal do Pastebot para macOS

Janela expandida do Pastebot para macOS

Janela expandida do Pastebot para macOS

Até porque, a janela acessível pela barra de menus oferece três opções de visualização (mini, normal e expandida). Então, a meu ver, o app poderia ser somente um ícone na barra de menus com essas três opções (com a expandida sendo na verdade a mais completa, exatamente como a que temos hoje ao acessar o app pelo ícone no Dock).

Janela principal do Pastebot para macOS

Janela principal do Pastebot para macOS

Deixando essas duas críticas de lado, porém, o Pastebot é um utilitário e tanto! Ele chegou à Mac App Store no fim de 2016 após um pequeno período de testes e está atualmente na versão 2.1.4. O app tem tudo para se tornar cada vez mais completo — quem sabe até mesmo resolvendo esses problemas comentados por mim. Caso queria testá-lo antes de tomar a decisão de compra, há uma versão de testes disponível no site da Tapbots [DMG].

Então, se você está em busca de um gerenciador de área de transferência assim, taí uma ótima opção!

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: