O melhor pedaço da Maçã.

Bug no APFS do macOS High Sierra pode causar perda de dados ao escrever em imagens de disco

Depois de tantas pisadas de bola em relação aos sistemas operacionais da Apple este ano, com brechas, erros, etc., não temos como não entender e apreciar a ideia de quererem abandonar as atualizações anuais estratosféricas para concentrarem-se em updates de segurança e terem mais tempo para aprimorarem seus novos recursos, tornando as atualizações mais significantes algo bianual, provavelmente.

Publicidade

Engraçado foi o Eduardo Marques ter comentado, no MacMagazine no Ar #266, que a Apple conseguiu migrar seus sistemas para o Apple File System (APFS) tão bem, sem problemas, sendo que, agora, nem essa migração parece ter sido feita realmente da maneira que esperávamos da Maçã.

O desenvolvedor Mike Bombich publicou em seu blog, na última quinta-feira (15/2), uma notícia que pode afetar os usuários que migraram para o novo sistema de arquivos da Apple:

Nesta semana, informamos a Apple sobre uma falha grave no macOS que pode levar à perda de dados ao usar uma imagem de disco formatada em APFS. Até que a Apple emita uma atualização do macOS que resolva esse problema, estamos abandonando o suporte para imagens de disco com formato APFS.

Mas antes de você se desesperar, saiba que esse problema não afeta os volumes normais de APFS, isto é, os discos de inicialização SSD. O problema aconteceu com imagens de disco esparsas (sparse disk images) em APFS, que simulam uma unidade física montada em seu Mac e são normalmente utilizadas para realizarem backup ou clonagem de discos (o que, para alguns, pode vir a ser um grande problema).

De acordo com o relato de Bombich, o disco apresentou dois principais problemas: o primeiro era que o drive criado em APFS esparso não atualizava conforme os dados iriam sendo colocados nele, sempre mostrando que a unidade estava vazia. O outro problema é a falta de relatórios de erros quando as solicitações de gravação não conseguem expandir dinamicamente a imagem do disco, o que termina por “escrever” os dados num espaço vazio.

Abaixo, você vê um vídeo de Bombich reproduzindo o bug:

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=k60NvrJnNOY

Você pode ler mais detalhes no post original no blog do desenvolvedor.

Com mais esse bug, não existe a possibilidade de ignorarmos que algumas mudanças precisam de fato ser feitas na Apple. E que bom que aparentemente isso já começou, pelo menos.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Shazam, WhatsApp Messenger, apps do Google, Fantastical e mais!

Próx. Post

Em entrevista, game designer do grande sucesso Horizon Chase conta como começou a sua carreira

Posts Relacionados