O melhor pedaço da Maçã.

“Unsane”, filme de Steven Soderbergh inteiramente gravado com iPhones, estreia no Festival de Berlim; equipe conta detalhes da experiência

Pôster oficial de “Unsane”
Pôster de "Unsane", filme de Steven Soderbergh totalmente gravado num iPhone

Já falamos aqui sobre “Unsane”, novo filme do célebre diretor Steven Soderbergh inteiramente gravado com iPhones — na época, entretanto, o projeto ainda estava em pós-produção e não havia muitas informações ou sequer um trailer para ser mostrado.

Publicidade

Agora, a história é outra: o filme já teve sua première no Festival de Berlim, onde equipe e elenco se reuniram numa coletiva de imprensa e compartilharam alguns pontos da experiência (quase) inédita de realizar uma produção de grande porte trocando as câmeras enormes e os pesados equipamentos de áudio pesados por um simples smartphone. Quem informa é a Reuters.

Pôster de "Unsane", filme de Steven Soderbergh totalmente gravado num iPhone
Pôster oficial de “Unsane”

Soderbergh, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro em Cannes, reiterou comentários realizados no último mês e afirmou que o processo foi tão libertador que será difícil para o cineasta voltar ao esquema tradicional de câmeras e microfones. Segundo o diretor, a grande diferença de filmar com iPhones é a natureza “direta” da experiência — não é preciso fazer buracos na parede ou prender câmeras no teto, tornando o processo muito mais natural e propício ao exercício de ideias.

O espaço agora entre a ideia e a execução da ideia está diminuindo e isso significa que você pode tentar mais ideias, então eu gostaria de ter tido esse tipo de equipamento quando eu tinha 15 anos.

Apesar disso, nem tudo são flores: Soderbergh lamentou a suscetibilidade do iPhone a pequenas vibrações, que forçaram o diretor a implementar várias soluções — físicas e digitais — que corrigissem o problema.

Publicidade

O ator Joshua Leonard, por sua vez, afirmou que a experiência de filmar com iPhones é extremamente benéfica para quem está na frente das câmeras pois não é necessário esperar horas para que todos os ajustes de equipamento sejam realizados — os atores simplesmente vão direto do ensaio para a gravação, sem interrupções.

De acordo com Leonard, o método também favorece performances mais naturais, por um motivo óbvio: todos nós já estamos acostumados com iPhones em nossas caras a todos os momentos, ao contrário de uma enorme câmera com lente maior que a nossa cabeça. “Isso realmente minimizou qualquer auto-consciência sobre o processo de fazer um filme”, disse o ator.

“Unsane” apresenta-se como um thriller psicológico sobre uma mulher (Claire Foy, da série “The Crown”) que se vê presa num manicômio contra a própria vontade e sente a presença próxima de uma figura que a persegue. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil, mas chegará aos Estados Unidos daqui a um mês, no dia 23 de março. Você pode conferir o trailer logo abaixo:

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=Uq_mL1Xib-w

Curtiram?

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Inacreditável: centro de reparo da Apple fez mais de 1.600(!) ligações acidentais para serviços de emergência

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Cubes, WorkVisual App, Lossless Photo Squeezer e mais!

Posts Relacionados