O melhor pedaço da Maçã.

Conceito imagina como seria o “macOS 11”, com design seguindo o iOS e apps universais

Conceito macOS 11

O rumor sobre os aplicativos se tornarem universais nos sistemas da Apple mexeu com nossa imaginação, já que seria (será?) uma mudança e tanto permitir que um único app rode tanto no iOS quanto no macOS.

Publicidade

Essa informação mexeu mais ainda com a imaginação do designer Álvaro Pabesio, que criou um conceito para idealizar como seria o próximo sistema operacional dos computadores da Apple, o provável “macOS 11”.

Conceito macOS 11

A partir da ideia de utilizar apps únicos para o iOS e o macOS, esse conceito vai bastante além do que somente repensar os apps. Na verdade, o designer reinventou completamente o sistema do Mac para ser adaptado aos moldes do iOS, a começar pela barra de menus. Se você olhar atentamente, vai perceber que a icônica “faixa” que permeia hoje todo o topo da tela foi substituída por um simples menu com informações minimizadas no topo esquerdo e, na esquerda, ficaria algo como uma Central de Controle, idêntica à do iOS.

Publicidade

Além disso, todos os aplicativos — incluindo os nativos — se adaptariam ao esquema de visualização do iOS, com os mesmos designs e funções. O Finder, a App Store (não mais uma loja somente para apps de Mac) e o iTunes — que seria chamado de “Música”, como em sua versão mobile — também seriam modificados, contendo um novo design ainda mais minimalista e uma nova barra lateral.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

O app Photo Booth seria renomeado apenas para “Câmera”, seguindo o iOS, com as mesmas opções e design do dispositivo móvel. No Mensagens, seria possível criar e reproduzir Animojis, mandar efeitos de mensagens, GIFs, além de acessar os apps dentro dele — Apple Pay, jogos, etc. —, assim como no iOS.

Publicidade

Para aqueles que curtem, também existiria a possibilidade de utilizar um Modo Escuro por completo, em todos os apps. A Siri também receberia melhorias, se tornando proativa, ouvindo sempre e sugerindo apps, ações, e mais.

Um novo painel de Ajustes seria melhor organizado e seus ícones seriam todos modificados, a fim de que se pareçam ainda mais com os aparelhos mobile. Uma nova opção — muito bem-vinda — também estaria disponível nos Ajustes: em “Devices”, seria possível gerenciar todos os seus dispositivos da Maçã em seu computador, de iPhones, iPads, a Apple TVs, AirPods e HomePods.

Clique/toque nas imagens para ampliá-las.

Algumas opções são bacanas e não são tão, digamos, impossíveis de chegar algum dia; entretanto, se a Maçã vai de fato transformar o sistema operacional de seus Macs basicamente em um iPhone ambulante, aí é outra história. Mas, de qualquer maneira, é sempre muito legal imaginar.

Publicidade

Confira todo o projeto na página do Behance.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A imaginação fértil do músico Moby o levou a comentar sobre o iPod e iPhone antes de os aparelhos sequer existirem

Próx. Post

Você faz ideia de qual é o tempo de vida médio de um Mac, iPhone, iPad, iPod touch e Apple Watch?

Posts Relacionados