O melhor pedaço da Maçã.

Apple matará os iTunes LPs neste ano; iTunes Store seria a próxima? [atualizado: confirmado]

iTunes LP

Quem aqui lembra do rumor do fim da iTunes Store? Não?! Pois eu vou refrescar a memória de vocês.

Publicidade

Em 2016, surgiu um rumor ventilado pela Digital Music News de que a iTunes Store (isso é, a venda de música digital) poderia acabar dentro de um prazo de dois anos. A Apple, é claro, negou. Um ano depois, o rumor continuou e a mesma DMN publicou uma nova história, afirmando não só que existe essa possibilidade como diversas fontes “confirmaram” que a Apple já teria até prazo certo (até 2019) para se livrar das compras de músicas.

Agora, o Metro.co.uk afirmou ter colocado as mãos em um email enviado pela Apple para o mercado fonográfico informando que, em 2018, o iTunes LP (referência ao famoso formato long playing, ou disco de vinil) será extinto.

Para quem não sabe, o iTunes LP, segundo a Apple, “oferece milhares de oportunidades de criar uma experiência multimídia interativa para os álbuns no iTunes. Os clientes podem ouvir um álbum e ver as letras, notas de capa, fotos da banda, vídeos de shows e muito mais”.

Publicidade

A notícia, é claro, foi recebida pela indústria como mais um indicativo do plano da Apple de acabar com as vendas de músicas digitais pela iTunes Store, dando total propriedade ao seu serviço de streaming, o Apple Music.

O email, segundo o jornal, foi enviado pela Apple há duas semanas com o assunto “O Fim do iTunes LP” e afirma que o formato não será mais aceito pela Maçã a partir de março. Aos poucos, ao longo de 2018, os iTunes LPs sumirão completamente da loja.

Está claro aqui que o Apple Music é o futuro da empresa no mercado musical. Resta saber, agora, se a morte do iTunes LP é o começo do fim da iTunes Store ou se, por enquanto, se trata apenas de um movimento isolado — afinal, uma boa quantidade de música digital ainda é comprada todos os anos, movimentando alguns milhões de dólares.

Publicidade

Que um dia a iTunes Store vai acabar, isso ninguém duvida — a pergunta é: será já agora (curto prazo) ou a Apple só puxará a tomada da sua loja online quando ela estiver realmente agonizando?

via Cult of Mac

Atualização, por Bruno Santana 06/03/2018 às 18:10

Já era basicamente certo, mas agora temos a palavra oficial da nave-mãe: a Apple confirmou, em comunicado ao The Verge, que abandonará o suporte ao iTunes LP ainda neste mês. A partir daí, artistas não mais poderão enviar conteúdos no formato e os discos digitais sumirão gradativamente da loja.

Descanse em paz.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Halide, Legacy 2, Infographics Lab for Keynote e mais!

Próx. Post

Apple patrocinará a abertura de um playground focado em acessibilidade na cidade de Sunnyvale

Posts Relacionados