Apple cai da 5ª para a 29ª colocação em pesquisa de reputação de empresas americanas


Na maioria das vezes em que a Apple aparece em algum ranking de marcas ou empresas, ela geralmente está por cima da carne seca, no topo da lista ou sempre crescendo.

Esse não é o caso, entretanto, do ranking realizado anualmente pela Harris Poll, que lista as empresas com as melhores reputações dos Estados Unidos. Se no ano passado a Apple estava pomposa em 5º lugar, enquanto sua rival Samsung caía vertiginosamente, agora foi a vez da própria Maçã de sofrer uma bela queda.

Harris Poll 2018

Essa pesquisa é realizada desde 1999 e, desta vez, foram entrevistados 25.800 adultos nos EUA sobre a reputação das marcas corporativas “mais visíveis”, durante o período entre 11 de dezembro a 12 de janeiro.

Acredite se quiser: na pesquisa de 2018, a Apple caiu exatamente 24 posições, indo do 5º para um desconfortável 29º lugar. Mas ela não está só, nessa queda: o Google também foi uma das empresas que caiu consideravelmente, indo da 8ª para a 28ª colocação — mesmo assim, ainda uma posição à frente da Maçã.

John Gerzema, CEO da Harris Poll, contou à Reuters em uma entrevista que a Apple e o Google caíram provavelmente pelo fato de “não terem apresentado tantos produtos que atraíram a atenção do público como foi na época em que o Google lançou ofertas gratuitas como o processador de texto do Docs ou o Maps, e o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou o iPod, o iPhone e o iPad”.

As empresas que estão nas alturas este ano são a Amazon, que ficou em primeiríssimo lugar, a Wegmans em segundo e a Tesla, que acabou conquistando a terceira posição — especificamente em relação à empresa comandada por Elon Musk, o CEO da Harris apostou que a escalada até o topo se deu pelo grande apelo no marketing:

A Tesla, de Elon Musk, subiu […] com a força de enviar o Tesla Roadster para o espaço a bordo de um foguete SpaceX — apesar de um sucesso passageiro ao entregar carros a tempo na Terra. Ele é um estilista de carnaval moderno — é incrível. Essa atitude de “A Coisa Certa” é capaz de capturar a imaginação do público quando todas as notícias são incrivelmente negativas. Eles estão preenchendo um vazio de otimismo.

É, ao que parece, nem o iPhone X e seus Animojis conseguiram despertar tanto o interesse do público a ponto de fazer a Maçã permanecer com um lugar privilegiado nessa lista. Nem sempre se pode estar lá em cima, né?…

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: