O melhor pedaço da Maçã.
CNH Digital

CNH Digital já está disponível gratuitamente no estado de São Paulo

Em novembro passado nós falamos aqui no site sobre a chegada da Carteira Nacional de Habilitação Digital ao Distrito Federal. Na época, falamos também sobre o prazo de implementação da CNH Digital, que era para chegar a todos os estados brasileiros no dia 1º de fevereiro de 2018, mas foi adiado para 1º de julho.

Publicidade

Pois bem. Hoje, o estado de São Paulo disponibilizou o acesso a ela. E de forma gratuita!

Para ter a sua CNH Digital, é preciso ter uma carteira de habilitação com um código QR impresso na sua parte interna (elas começaram a ser emitidas em maio de 2017). Se você ainda está com a versão antiga da carteira, é possível solicitar uma 2ª via do documento pelo site do Detran do seu estado ou presencialmente (obviamente, trata-se de um serviço pago; em SP, o custo é de R$42,41). Se você já tem essa carteira com código QR, existem duas opções para ter acesso à versão digital:

  1. Se você já tiver um certificado digital, o e-CPF, pode fazer o pedido da CNH digital após preencher o cadastro no site do Denatran.
  2. Se você não tem um certificado digital, é preciso ir a um posto de atendimento do Detran para finalizar o cadastro.

Feito isso, basta acessar o aplicativo CNH Digital com a sua conta, fornecer um código de ativação enviado pelo Denatran e criar uma senha de quatro dígitos para acesso. Por segurança, os dados do documento digital ficam atrelados sempre a somente um aparelho; caso você troque de smartphone ou ele seja roubado, será necessário informar o seu novo aparelho (utilizando a mesma senha de acesso ao Portal de Trânsito para desbloqueio do telefone novo). Fazendo isso, a CNH Digital do aparelho anterior será bloqueada automaticamente (após o desbloqueio do novo).

Publicidade

Aos que tiverem alguma dúvida sobre o processo, o Denatran colocou no ar uma página com um tutorial bem detalhado, explicando todos os passos para você tirar a sua CNH Digital.

O documento digital possui o mesmo prazo de validade da versão em papel e o mesmo valor jurídico — e sua emissão é, obviamente, totalmente opcional.


Ícone do app Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.7.2 (83.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo hub USB-C da Satechi traz saída dupla de vídeo, portas USB de alta velocidade e muito mais para o seu MacBook [Pro]

Próx. Post

Categoria “Serviços” vai superar o iPhone como motor de crescimento da Apple ao longo dos próximos cinco anos, diz analista

Posts Relacionados