O melhor pedaço da Maçã.
Touch ID no iPhone 6s

Polícia americana admite desbloquear iPhones via Touch ID com dedos de pessoas mortas

Os smartphones tornaram-se parte tão intrínseca da vida em sociedade que já despertam discussões em esferas que vão muito além do seu escopo usual. Até mesmo os limites da lei e dos agentes legais está em pauta quando o assunto são os pequenos e ultrapotentes aparelhinhos que carregamos conosco: até que ponto é aceitável que, digamos, um policial nos obrigue a desbloquear nosso aparelho para que ele possa examiná-lo?

Publicidade

Onde está a linha entre segurança e invasão de privacidade?

Esse é um questionamento que já vem há bastante tempo, e agora, uma reportagem da Forbes está contribuindo para acrescentar uma nova informação em meio a essa cacofonia de opiniões: a polícia americana confirmou que regularmente utiliza os dedos de cadáveres para desbloquear seus iPhones via Touch ID.

A matéria traz uma série de casos em que forças policiais encontraram corpos em cenas de crime e desbloquearam seus aparelhos com a identificação biométrica; segundo os agentes ouvidos, tal prática é comum e muito utilizada, por exemplo, em casos de pessoas mortas por overdose — investigar o iPhone da vítima geralmente leva a polícia ao contato de um traficante ou outra peça-chave do caso.

Publicidade

Um caso particularmente emblemático foi o de Abdul Razak Ali Artan, terrorista que invadiu o campus da Universidade Estadual de Ohio com um carro e saiu atacando estudantes e professores com uma faca. Artan foi morto por um policial e o FBI tentou desbloquear seu iPhone via Touch ID, mas deu de cara com a parede — o modelo era um iPhone 5, sem a ferramenta de desbloqueio biométrico. Somente depois de enviar o aparelho a um laboratório de ciência forense (provavelmente a Cellebrite, embora a matéria não cite nomes) é que o smartphone foi desbloqueado e a agência pôde determinar ligações do criminoso com o ISIS.

Toda essa história é para ilustrar o ponto de que, para as forças policiais, é muito mais simples, barato e rápido pegar o dedo de um cadáver e desbloquear o seu iPhone em busca de pistas do que enviá-lo para uma firma especializada, gastar uma nota e esperar semanas pelas descobertas. E, por mais que o ato soe questionável de um ponto de vista ético, perante a lei americana não há nada de errado nele: segundo advogados ouvidos pela Forbes, uma pessoa depois de morta não tem direito a privacidade e policiais não precisam de um mandado para explorar seu telefone, a não ser que ele tenha mais de um dono (e a outra pessoa esteja viva).

Ainda não há informações se a polícia já utilizou o mesmo método para desbloquear o iPhone X de um cadáver via Face ID — de fato, ninguém sabe se isso é sequer possível considerando a tecnologia utilizada pela Apple para seu método de desbloqueio facial (e eu suspeito que não tenhamos nenhum candidato disposto a tentar). Entretanto, o pesquisador Marc Rogers, da Cloudflare, sugere que o Face ID pode sim, ser utilizado com o rosto de uma pessoa morta, bastando que ela tenha um dos olhos ainda abertos.

Publicidade

Resumindo: é deveras improvável que aconteça, mas se você tem muito medo da hipótese de morrer e ter as informações do seu iPhone acessadas, talvez seja uma boa ideia não deixar o Touch ID ou o Face ID ativados. Sem querer agourar ninguém, mas vai que, né…

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple propõe novo grupo de emojis para melhor representar pessoas com deficiências

Próx. Post

Instagram agora permite hashtags e links para perfis na sua bio; botão de “novos posts” tornará a experiência mais suave

Posts Relacionados